Carro automático para 140km/dia

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Título: Carro automático para 140km/dia

  1. #1
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    Por Defeito Carro automático para 140km/dia

    1. Que tipo de carros gostas? Dos que é só fazer revisões, meter combustível e andar

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B mas pode ser outro

    3. Que marcas e modelos gostas e equaciona? Gosto de peugeot e Citroën mas equaciono qualquer uma

    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, é para ter cadeirinha

    5. Precisarás de levar carga com frequência? Nao

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 30.000km/ano a manter durante vários anos previsivelmente

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Viagens diárias essencialmente em autoestrada

    8. Os consumos terão grande importância? Sim, fundamental

    9. A potência do motor terá grande importância? Nao

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Nao

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Mínimo 2.000 e máximo uns 7.000€

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado

    Preciso da vossa ajuda para encontrar sugestões de carros para muitos km's diários, pelo que pretendo acima de tudo economia, fiabilidade, custos de manutenção económicos e segurança adequada. No entanto, é obrigatório que seja um modelo de caixa automática, com 5 portas (pode ter 4 lugares) e, preferencialmente, a diesel.
    Do que andei a ver o Audi a2 1.2 é muito económico, seguro e bastante fiável mas penso que os custos de manutenção fora das operações regulares serão mais elevados caso comece a dar problemas.
    Alternativas poderão ser 207 ou 208, corsas, clios ou parecido, mas são raros os automáticos. Ao subir um patamar de tamanho, subo também um patamar aos consumos e manutenções...
    Agradeço a vossa ajuda.
    Última edição por Thespy : 22-02-21 às 23:26:44


  2. #2

  3. #3
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Nenhum destes. O primeiro tem demasiados km, os outros 2 são híbridos a gasolina em que poupas apenas nos primeiros 10% da viagem e o resto é sempre a derreter gasolina à grande.

  4. #4
    Piloto de Testes
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Nenhum destes. O primeiro tem demasiados km, os outros 2 são híbridos a gasolina em que poupas apenas nos primeiros 10% da viagem e o resto é sempre a derreter gasolina à grande.


    Com um consumo real de 5.5l/100km a 130km/h reais o auris riu-se dessa afirmação.
    LuisMiguel gosta disto.

  5. #5
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
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    Aparentemente um achado: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#fa5ef5b0aa

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#a3655773bb (embora a caixa tenha assim uma reputação um bocado má)


  6. #6
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    Citação Originalmente Colocado por Illusion Ver Post


    Com um consumo real de 5.5l/100km a 130km/h reais o auris riu-se dessa afirmação.
    E os camiões e autocarros riram-do do Auris a 90 à hora na AE para fazer esses consumos irreais.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    E os camiões e autocarros riram-do do Auris a 90 à hora na AE para fazer esses consumos irreais.




  8. #8
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    Lino, informa-te sobre o funcionamento dos 2 tipos de hibridos que meteste no mesmo saco.

    Uma coisa é não gostares ou não te servir, outra coisa é simplesmente enganar quem cá vem.
    isso de poupar nos primeiros 10% da viagem é pura mentira, mas sem querer até acertaste noutro ponto. Um hibrido não tem qualquer vantagem em AE, apesar dos auris fazerem 5,5-5,8 sem grandes chatices.

    Thepsy, desengana-te em relação à diferença de manutenção entre os B e os C.
    Um B é um citadino, feito para andar em cidade, com relações de caixa adequadas a isso. Claro que faz AE, qualquer um faz, mas se é lá que andas mais e queres poupar e andar em segurança, não é a melhor opção.
    um C é mais polivalente, precisamente porque já foi planeado para ser usado com frequência em AE. Entre muitas outras coisas, as relações de caixa mudam.. Acabam por gastar menos em AE, e compensar a diferença minima de manutenção (mais meio litro de óleo a cada revisão, pastilhas em média 5€ mais caras, etc)

    Se queres um carro de caixa "auto" desse segmento que não te dê chatices, vai para grupo VW. Um Golf V 2.0tdi bem escolhido (também ha´problemáticos) cabe dentro do orçamento, gastas pouco em AE, com conforto e segurança, com uma caixa que não te dá problemas.

    Quando fizeres um shortlist dos teus carros preferidos, testa-os bem. Aposto contigo que, 2 minutos depois de experimentares um corsa com caixa auto, vais preferir fazer os 130km diários a pé
    A4B5 gosta disto.

  9. #9
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    E os camiões e autocarros riram-do do Auris a 90 à hora na AE para fazer esses consumos irreais.
    Estás um bocadinho enganado Lino.

    Os consumos de 5,5 L/100 km são facilmente atingíveis num IMA ou num Prius, por exemplo.

    O Prius de 2012 que há na familia já fez algumas viagens de 1000 km, em andamento normal 120/140, em que chegou com consumos abaixo de 5,5 km. Estamos a falar de sair do Ribatejo e andar a passear pela zona de Melgaço, ou da Serra de Montemuro, ou Viseu, por exemplo...

    Quanto ao IMA, tenho um amigo a fazer mais de 30 mil km/ano, com consumos abaixo de 6. Já andei N vezes à boleia com ele e não anda propriamente a pastar.

    As tuas referências devem ser os PHEV com "300 cv", e aí não há milagres.
    LuisMiguel gosta disto.

  10. #10
    Piloto de Troféu
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    Citação Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
    As tuas referências devem ser os PHEV com "300 cv", e aí não há milagres.
    Até há! é carregar em casa como é suposto fazerem, e não usar o modo de carregamento das baterias

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Nenhum destes. O primeiro tem demasiados km, os outros 2 são híbridos a gasolina em que poupas apenas nos primeiros 10% da viagem e o resto é sempre a derreter gasolina à grande.
    Não estarás a confundir hibridos plug-in com hibridos normais?

    O Toyota Prius ou Auris hibrido faz facilmente 5.5 ou até menos.
    LuisMiguel gosta disto.

  12. #12
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    não te posso ajudar em caixas automáticas, pois detesto-as, nunca fui com a cara delas e só me vejo a ter uma quando passar para um elétrico. até lá, o que te posso deixar é filosofia automobilística, nada mais. se tens um orçamento entre 2 mil e 7 mil, neste caso aconselho o contrário do que eu costumo dizer: gasta o máximo que puderes. se comprares um carro aí de 4 mil euros, digamos, estás a pedir problemas. demasiada idade, caixas antigas, talvez uns 150 mil kms ou mais, que para uma automática começam já a pesar alguma coisa.

    dos 7 mil, diria que uns 6 seria o mais lógico. já são modelos mais recentes, com 9, 10, 11 anos, acabam por ter poucos kms em média, pois são carros que geralmente foram comprados por causa das pessoas terem algum tipo de problema motor ou resquícios de lesão de acidente, desporto, etc e geralmente tratam os carros minimamente bem. é fazeres uma manutenção preventiva à caixa e revisão geral e tens caro que em princípio não trará grandes problemas no espaço de 2 ou 3 anos. convém teres noção também de que o teu orçamento é baixo e fazendo tu 30 mil, se considerarmos esse número, em 4 anos são 120 mil. aliado aos cerca de 100 mil que o carro terá, tens ali carro com 220, 240 mil e já com 14 ou 15 anos em cima. ou seja, se metes outros 4 anos em cima presumindo que continuas a fazer 25 ou 30 mil, é um carro que com cerca de 20 anos terá uns 340, 350 mil kms e ninguém irá depois pegar nele. aconselhava comprares, andares 4 ou 5 anos e tentares vender. se conseguires e puderes comprar algo depois de 10 ou 12 mil, então trocaria. se não conseguires vender, é andares com ele até ser incomportável o arranjo ou decidires que não vale a pena por variados fatores, idade, kms, peças, segurança, querer algo com menos 10 ou 12 anos em cima, um elétrico até.

    posto isto tudo, eu iria ver, se fosse da zona de lisboa, esse astra. segmento C, espaçoso q.b. para uma cadeirinha, um segmento C gasta nem meio litro de diferença aos 100 em relação a um 1.6, pois em AE fará sempre menos esforço, a manutenção serão mais 10 ou 15€ no final de cada uma... só tentaria uma unidade com jante 16 numa medida normal, 205/55R16, por exemplo. lembrei-me foi de uma coisa importantíssima: dado o ano e as caraterísticas do motor, de certezinha que é o motor problemático do insígnia. se fosse um 1.6 de 136cv diria logo "força". sendo assim, espero que alguém comprove o meu vaticínio e diga que sim, que esse é o motor problemático.

    ou então algo tipo esse C4 picasso, mas não é nada aerodinâmico e aí acredito que um carro com essas caraterísticas é muito bom para família, mas para andar na AE, apesar de seguro, não é nada aerodinâmico. nada de corsas, puntos, chevrolets e essas cenas. podes realmente tentar procurar um veículo com uma caixa dsg, como alguém referiu, que têm boa fama.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
    Quando fizeres um shortlist dos teus carros preferidos, testa-os bem. Aposto contigo que, 2 minutos depois de experimentares um corsa com caixa auto, vais preferir fazer os 130km diários a pé
    É assim tão mau?
    Apesar de tudo é automático.
    Mau é quando uma caixa manual é rude

  14. #14
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    Toyota C-HR 2.0 Hybrid (184 HP) - consumption on 130 km/h


  15. #15
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    Quanto a isto das caixas, a fama, e afins, seja de caixa auto ou manual e a sua fiabilidade, o melhor é mesmo consultar sites da especialidade.
    Para afastar preconceitos.
    É que no FMG, qualquer caixa manual é sinónimo de durar a vida inteira..

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    E os camiões e autocarros riram-do do Auris a 90 à hora na AE para fazer esses consumos irreais.
    Oh Lino, valha-te deus hóme.....

    Agora deste aso a 1 pilha de justificações constantes, mais não seja com recurso a videos do youtube.....

  17. #17
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    Tendo em conta as diversas restrições colocadas no post inicial (preço / cx auto / viagens AE), as opções são efetivamente poucas e com muitos anos e kms e por isso coloquei aquelas 3 que podem eventualmente encaixar bem no perfil esperado do comprador.
    Apenas chamo a atenção para o facto de um dos Civic que coloquei já ter trocado a bateria "Viatura com Bateria Hibrida IMA substituída recentemente.", o que para mim seria logo um enorme descanso pois o grande problema daquele carro já foi "solucionado". Isto obviamente, após confirmação real na Honda.

  18. #18
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    Agora deste aso a 1 pilha de justificações constantes, mais não seja com recurso a videos do youtube.....
    Tudo é melhor, face ao post que o Lino deixou aqui escarrapachado
    Também podia pegar num HSD e ir num instante a Leiria dar uma volta com ele, mas não posso..estou em teletrabalho loolol

  19. #19
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    Vá, confirmam que o motor do astra é o problemático ou não?

  20. #20
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    Citação Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    Toyota C-HR 2.0 Hybrid (184 HP) - consumption on 130 km/h

    Esse vídeo é um bocado enganador, o consumo médio vai nos 5.5 mas sempre que ele tenta manter o carro nos 130, a barra do consumo instantâneo vai sempre acima disso. O resto do vídeo são desacelerações, saídas de autoestrada e alguma nacional

  21. #21
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    Agradeço todas as vossas respostas que li com atenção.

    Tenho sérias dúvidas que o segmento C seja apenas ligeiramente mais caro ao final de 1 ano que o segmento B, tendo em conta, pelo menos, a alteração de pneus/jantes, maior consumo, maior IUC e maiores custos nas revisões periódicas. Logicamente que em AE terei mais conforto e segurança e que andam mais desafogados a 120/140km/h.

    Relativamente aos híbridos apresentados, fiquei curioso. Já percebi que os consumos são equivalentes a um a gasóleo, mas a diferença entre o custo do gasóleo e gasolina vai dar grandes diferenças ao fim de um ano. Essas diferenças conseguirão ser compensadas com redução de custos de revisões e IUC? Se não compensar não vale a pena...

    Da pesquisa que fiz, exclui logo o C4 picasso pois os 140km diários serão para fazer sozinho e apenas preciso de espaço para cadeirinha para deixar e trazer o miúdo da escola. O que me está a chamar mais é um Audi A2 1.2TDI com 53.000km a 6.500€. Acho que é algo intermédio entre B e C, seguro qb e muito económico em consumos. As revisões é que penso que serão algo mais caras e caso necessite de peças, estas não abundam. Adiciona ainda ser em alumínio, o que por um lado é bom para ficar na rua, mas as reparações são mais complicadas se tiver algum azar.

    Encontrei também outras opções:

    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#93779d9d52
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#5d0db99a20
    https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#5d0db99a20
    Opel Corsa C 1.3 CDTI Aut 2004, 150km, 5.000€
    Ford C-Max 1.6 TDCI Automatico 2004, 140km, 6.600€
    Toyota Corolla D4D Automático 2005, 140km, 6.000€

    Qual a vossa opinião sobre a fiabilidade e consumos destas opções?

    No segmento B são raros os automáticos e não se encontra um polo, ibiza, 207, c3, fiesta ou afins. Provavelmente, apesar de sair mais caro ao fim do ano, vou ter de subir para o segmento C onde as caixas automáticas são mais frequentes.

  22. #22
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    30.000km por ano, obviamente um carro a gasóleo. Se um hibrido fizer 5.5l/100 a 110 ou 120, um diesel qualquer da treta fará menos ainda, com a agravante da diferença de preços dos combustíveis. É no brainer mesmo.

    Em relação à citroen e outros PSA, evitaria as caixas manuais pilotadas (cmp6) porque não são grande coisa.



    Este negócio que colocaram é de facto muito bom, este carro custou uns 40.000€ (ou mais) em novo. A caixa é uma Japonesa Aisin, extremamente fiável. https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#6ae40a7a1d

  23. #23
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    Dessa lista, eu riscaria o A2, cujo anuncio já vi - importado de espanha, versão base com jantes em ferro, motor muito fraco para o pretendido.
    O Corolla D4D parece-me a melhor opção, o motor é bom, anda bem e não consome muito e parece estar num estado muito aceitável.

  24. #24
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    Citação Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
    É assim tão mau?
    Apesar de tudo é automático.
    Mau é quando uma caixa manual é rude
    é uma manual robotizada como as dos citroens, mas em mau, muito mau.

    As passagens estupidamente lentas são o problema menos grave. é frequente "baralhar-se" e ficar indecisa entre 3ª e 4ª, ou 4ª e 5ª. Troca tantas vezes de mudança que perde velocidade e tem que meter 2ª/3ª.
    Também acontece simplesmente desistir e aparecer 0 no quadrante, tens que pôr em N e depois em D outra vez. Entretanto paraste, ou bateste porque te distraiste...

    Estes carros não são para quem gosta de acelerar, mas se tentares, vais bater, porque ele vai-te meter mudanças a meio de curvas onde não é suposto, ou então mete os papeis para a reforma e dá-te o 0 de novo.
    Tens o modo manual, que permite uma melhor coordenação nas passagens de mudanças, sempre ficam mais previsiveis e suaves. Ainda assim, quando acha que estás a conduzir mal (tipo quase a mandar o carro abaixo num semaforo), passa para D. Só que às vezes não passa, então o carro vai mesmo abaixo porque paraste em 3ª ou 4ª num semaforo

    O modo manual do Corsa E já não tinha tantos bugs. Se estivessemos nos anos 90, já seria uma caixa razoável

  25. #25
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    Citação Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
    Dessa lista, eu riscaria o A2, cujo anuncio já vi - importado de espanha, versão base com jantes em ferro, motor muito fraco para o pretendido.
    O Corolla D4D parece-me a melhor opção, o motor é bom, anda bem e não consome muito e parece estar num estado muito aceitável.
    Aquele Corolla é sem dúvida uma máquina fiável, mas 7 mil €, mesmo em stand, já começa a ser um bocadinho de mais.

    Mas pronto, tem lá um manual ainda mais caro
    mpereira gosta disto.

  26. #26
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    Vá, confirmam que o motor do astra é o problemático ou não?
    É mais ou menos, depende.

    Se se descuidarem na manutenção ou andar com óleos long life a fazer trocas de 30 em 30 mil é meio caminho andado para dar chatice... Pelos registos, o carro do anúncio trocou óleo anualmente com intevalos de 10-12 mil km percorridos entre cada muda.

  27. #27
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    Os CDTI 2.0 que deram mais problemas foram os de 130 CV, embora aparentemente nenhum fosse perfeito.

  28. #28
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    Citação Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    Tudo é melhor, face ao post que o Lino deixou aqui escarrapachado
    Também podia pegar num HSD e ir num instante a Leiria dar uma volta com ele, mas não posso..estou em teletrabalho loolol
    Vocês são é uns rudes

  29. #29
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Os CDTI 2.0 que deram mais problemas foram os de 130 CV, embora aparentemente nenhum fosse perfeito.
    Foi como pendura num desses , com caixa auto, que me rendi às mesmas, e isto sem o conduzir hahaha.
    Mas depois de os conduzir, confirmou-se :P

  30. #30
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    É mais ou menos, depende.

    Se se descuidarem na manutenção ou andar com óleos long life a fazer trocas de 30 em 30 mil é meio caminho andado para dar chatice... Pelos registos, o carro do anúncio trocou óleo anualmente com intevalos de 10-12 mil km percorridos entre cada muda.
    Mas qual o intervalo que a marca diz ?

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