Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Prazo máximo para legalizar carro em Portugal ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Prazo máximo para legalizar carro em Portugal ?

    Olá estou a pensar em importar um carro de um país da União Europeia e queria saber se após a compra do carro no estrangeiro sou obrigado a legalizar o carro dentro dos prazos conhecidos mesmo que este fique parado durante algum tempo?

    A minha questão é que pretendo importar um carro e guarda-lo durante algum tempo e legaliza-lo mais tarde assim que tenha o dinheiro necessário para pagar o isv e gostava de saber se esta situação é possível e poderei legalizar o carro mais tarde assim que tenha o dinheiro.

    #2
    Pelo que sei, apenas podes andar com um carro 6 meses, fechado na garagem não sei.

    Comentário


      #3
      acho que não existe prazo.
      só no caso de retorno de emigrantes abrangidos por isenção é que existe um prazo de 12 meses para usufruir da mesma, findo esse prazo é igual aos outros.

      Comentário


        #4
        Há a questão do seguro, em Portugal não conseguirás emitir uma apólice de seguro para uma matrícula estrangeira.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
          acho que não existe prazo.
          só no caso de retorno de emigrantes abrangidos por isenção é que existe um prazo de 12 meses para usufruir da mesma, findo esse prazo é igual aos outros.
          Tens 20 dias para apresentar o carro à Alfândega.

          Ou seja, tens de iniciar processo no portal logo que entre em solo nacional. Tens umas coimas associadas (30e ou 60e, conforme a situação), mas assim podes ter o carro em standby.

          Com a importação em alta... este limite dos 20 dias era praticamente esquecido. Mas com o menor fluxo, sei de fonte segura que estão a rever processos e aplicar coimas.

          Em caso de dúvidas ligas à Alfândega para veres todas as datas legais.

          Originalmente Colocado por ffg Ver Post
          Há a questão do seguro, em Portugal não conseguirás emitir uma apólice de seguro para uma matrícula estrangeira.
          Desde que o carro tenha uma chapa de matrícula (seja de onde for) pode ter seguro em Portugal.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
            Tens 20 dias para apresentar o carro à Alfândega.

            Ou seja, tens de iniciar processo no portal logo que entre em solo nacional. Tens umas coimas associadas (30e ou 60e, conforme a situação), mas assim podes ter o carro em standby.

            Com a importação em alta... este limite dos 20 dias era praticamente esquecido. Mas com o menor fluxo, sei de fonte segura que estão a rever processos e aplicar coimas.

            Em caso de dúvidas ligas à Alfândega para veres todas as datas legais.



            Desde que o carro tenha uma chapa de matrícula (seja de onde for) pode ter seguro em Portugal.
            Não tinha ideia, assumi que as companhias de seguro nacionais apenas conseguissem emitir apólices para matrículas nacionais, até porque há a questão da IPO, como consegues emitir uma apólice sem IPO nacional?

            Comentário


              #7
              ao importares o carro penso que tens que fazer seguro até 20 dias e sais de lá com matrícula provisória de importação, pelo menos é assim na alemanha. dantes havia matrículas de 8 dias, de 20 dias, etc. quando chegas a portugal, tens que ir declarar o carro à alfândega. só se fores residente nesse país (emigrante) é que o poderás trazer e andar aqui meio ano ou 1 ano escondido. o prazo máximo para permanecer em solo português sem ir ao país de origem são 6 meses. não sei se entrando em espanha e saindo meia hora depois conta, mas ninguém te passa um papel a dizer que "entraste" no país daqui a meio ano ou um ano. só se fores pedir especificamente (atenção que as fronteiras estão fechadas ainda, não podes sair nem entrar).

              quanto ao ainda não teres o dinheiro para o ISV, tem tudo para correr mal depois da importação. custos de manutenção, seguros, inspeção B, IUC, revisão, etc. vê se por pouco mais compensa em PT ou se valerá mesmo a pena esse risco extra.

              já agora, AQUI é que te dirão tudo de forms correta:

              https://forum.motorguia.net/road-boo...o-isv-198.html

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                Tens 20 dias para apresentar o carro à Alfândega.

                Ou seja, tens de iniciar processo no portal logo que entre em solo nacional. Tens umas coimas associadas (30e ou 60e, conforme a situação), mas assim podes ter o carro em standby.
                não sabia desse prazo de inicio de processo, mas se a coima for somente entre esse valores, independentemente de demorar 1 mês ou 2 anos, é capaz de ser secundário para quem pretende juntar uns milhares para a legalização.


                Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                Há a questão do seguro, em Portugal não conseguirás emitir uma apólice de seguro para uma matrícula estrangeira.
                ele diz que nem pretende circular com a viatura, deve manter em garagem até ter os €€€ para legalizar.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                  Tens 20 dias para apresentar o carro à Alfândega.

                  Ou seja, tens de iniciar processo no portal logo que entre em solo nacional. Tens umas coimas associadas (30e ou 60e, conforme a situação), mas assim podes ter o carro em standby.

                  Com a importação em alta... este limite dos 20 dias era praticamente esquecido. Mas com o menor fluxo, sei de fonte segura que estão a rever processos e aplicar coimas.

                  Em caso de dúvidas ligas à Alfândega para veres todas as datas legais.



                  Desde que o carro tenha uma chapa de matrícula (seja de onde for) pode ter seguro em Portugal.
                  Então e se trouxermos o carro mas ainda não tivermos decidido se queremos ou não legalizar?

                  Isso é um pouco estranho. Posso comprar o carro para uso em local privado, e mais tarde poderei decidir legalizar para andar na estrada. Como se processa isto?

                  É que veículos sem legalização para andar na estrada é o que não falta em portugal...

                  Compreendo que após seis meses se torne inviável andar com ele, seja pela questão de seguros, inspecções, etc. Mas quando for o momento seria levado em reboque para os procedimentos de legalização.

                  Faz sentido?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                    Não tinha ideia, assumi que as companhias de seguro nacionais apenas conseguissem emitir apólices para matrículas nacionais, até porque há a questão da IPO, como consegues emitir uma apólice sem IPO nacional?
                    Basta que a IPO do pais de origem esteja válida.

                    Se não tiver, tem de ter a IPO B feita cá (Portugal).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Então e se trouxermos o carro mas ainda não tivermos decidido se queremos ou não legalizar?

                      Isso é um pouco estranho. Posso comprar o carro para uso em local privado, e mais tarde poderei decidir legalizar para andar na estrada. Como se processa isto?

                      É que veículos sem legalização para andar na estrada é o que não falta em portugal...

                      Compreendo que após seis meses se torne inviável andar com ele, seja pela questão de seguros, inspecções, etc. Mas quando for o momento seria levado em reboque para os procedimentos de legalização.

                      Faz sentido?
                      Mesmo estando em propriedade privada sem circular é obrigatório ter seguro.

                      Imagina que um menor leva o carro para a via pública e tem um acidente..

                      Sent from my RMX1931 using Tapatalk

                      Comentário


                        #12
                        Então e se, hipoteticamente, for buscar um carro à Alemanha para peças ou para andar em pistas privadas, tipo para fazer uns track days de vez em quando e não quero legalizar, como se procede nesses casos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                          Então e se, hipoteticamente, for buscar um carro à Alemanha para peças ou para andar em pistas privadas, tipo para fazer uns track days de vez em quando e não quero legalizar, como se procede nesses casos?
                          carro com matricula cancelada/sem matricula não precisa de seguro.
                          podes abater a matricula de um carro durante anos, ficando isento de IUC e obrigatoriedade de seguro, ao fim desse anos podes fazer o processo de voltar a matricular, basicamente é quase o mesmo que se faz para carros importados.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ffg Ver Post
                            Há a questão do seguro, em Portugal não conseguirás emitir uma apólice de seguro para uma matrícula estrangeira.
                            Podes sim. Em Portugal, assim como noutros países fazem para carros estrangeiros. Aliás, basta quereres ir a um dos países que está "cortado" na tua carta verde e terás que fazer um seguro para isso. Nalgumas companhias, podes fazer a extensão territorial, mas nalguns casos terás que fazer seguro na fronteira.

                            Comentário


                              #15
                              Na Alemanha podes fazer matrícula de exportação com até 12 meses, o estado português e os outros é que não lhes interessa ver um carro a circular sem pagar impostos nesse país.

                              O processo deve ser iniciado num prazo de 20 dias, na minha opinião compensa ape as levar matricula para 1 mês, no máximo dois.

                              Os custos por ter um seguro mais longo cá é superior ao custo de levar um carro à inspecção num reboque.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X