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Dúvida Seat Leon 1.6 tdi 105cv/110cv Fiabilidade

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    Dúvida Seat Leon 1.6 tdi 105cv/110cv Fiabilidade

    Boa tarde

    Este tópico não é para mim, mas como me pediram ajuda e não soube responder, achei pertinente expor aqui.

    Então é o seguinte, um amigo meu pretende comprar um sear leon 3 1.6 tdi, sabendo que existem versões de 105cv, 110cv e 115cv, no entanto, como o orçamento não estica, está a apontar para uma de 110cv, que dizem ser mais fiável e económica que a de 105cv.

    O que está a confundir é o facto de nas informações que pesquisou na net, a versão de 110cv style tem sempre caixa de 6, mas em vários anúncios dessa versão, nas fotos aparecem com caixa de 5.

    Alguém me pode confirmar essa situação?

    E já agora, se o motor de 110cv é efetivamente mais fiável e económico do que o de 105cv?

    Desde já obrigado
    Editado pela última vez por SantiMar; 07 March 2021, 09:00.

    #2
    110cv no Leon só os Ecomotive com caixa de 6v.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
      110cv no Leon só os Ecomotive com caixa de 6v.
      Pelo que ele pesquisou, também foi essa a conclusão que chegou.

      Então os stands querem vender gato por lebre, visto que o motor de 110cv tem melhores considerações.

      Comentário


        #4
        Pode verificar no documento único a potência do motor

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ffar00 Ver Post
          Pode verificar no documento único a potência do motor
          Pois, mas tem de pedir o documento ao stand para ver.

          Não há outra forma de ver? Pelo VIN ou assim...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
            Pois, mas tem de pedir o documento ao stand para ver.

            Não há outra forma de ver? Pelo VIN ou assim...
            Tem de pedir o VIN ao stand.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
              Pelo que ele pesquisou, também foi essa a conclusão que chegou.

              Então os stands querem vender gato por lebre, visto que o motor de 110cv tem melhores considerações.

              Não ando por dentro dos Seat, mas no caso das Octavias não vejo que o de 110cv tenha sido mais fiavel que um 105cv. Gastam menos e andam um pouquinho mais isso sim.

              Atenção que os 1.6 tdi de 105cv montados nos Leon 3 não tem nada a ver com os primeiros 1.6 tdi que surgiram.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                Pois, mas tem de pedir o documento ao stand para ver.

                Não há outra forma de ver? Pelo VIN ou assim...
                Por fora diz ecomotive na traseira da mala e por dentro tem caixa de 6v. É ver nas fotos se aparece a manete das mudanças.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                  110cv no Leon só os Ecomotive com caixa de 6v.


                  Os Ecomotive tem de facto caixa de 6v e 110cv...


                  Mas em meados de 2015, surgiu restantes niveis de equipamento, também com 110cv, mas com caixa de 5V.
                  Editado pela última vez por nto; 05 March 2021, 15:38.

                  Comentário


                    #10
                    https://www.matrizauto.pt/pt/carro-u...yle-s-s/56118/

                    Por exemplo este, indica que é de 110cv, mas só tem caixa de 5 e não diz ecomotive.

                    É a versão de 105cv então?

                    Comentário


                      #11
                      Basicamente é isto...

                      De 2012 a meados 2015.. caixa de 5V é de 90cv e 105cv...

                      Ecomotive de fins de 2013 a fins de 2016... caixa de 6V e 110cv.

                      De meados de 2015 a fins de 2016... caixa de 5V e 110cv...



                      De fins de 2016 em diante, só passa a existir caixa de 5V e 115cv.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                        https://www.matrizauto.pt/pt/carro-u...yle-s-s/56118/

                        Por exemplo este, indica que é de 110cv, mas só tem caixa de 5 e não diz ecomotive.

                        É a versão de 105cv então?



                        Poderá ser a de 105cv... ou mesmo de 90cv...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Basicamente é isto...

                          De 2012 a meados 2015.. caixa de 5V é de 90cv e 105cv...

                          Ecomotive de fins de 2013 a fins de 2016... caixa de 6V e 110cv.

                          De meados de 2015 a fins de 2016... caixa de 5V e 110cv...



                          De fins de 2016 em diante, só passa a existir caixa de 5V e 115cv.
                          Muito obrigado pela explicação.

                          E no meio destas, qual a melhor opção em termos de fiabilidade? sem contar a última de 115cv porque será cara para o que ele pretende.
                          Editado pela última vez por SantiMar; 05 March 2021, 15:47.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            Os Ecomotive tem de facto caixa de 6v e 110cv...


                            Mas em meados de 2015, surgiu restantes niveis de equipamento, também com 110cv, mas com caixa de 5V.

                            Desconhecia completamente que tinha havido 110cv com caixa de 5v.

                            Comentário


                              #15
                              anda aqui um membro a tentar uma skoda rapid e é de 115cv com caixa de 5, pelo que pesquisei num site das caraterísticas técnicas do modelo. os modelos de 110cv pensei que eram todos de 6, daí ter estranhado terem metido material "antigo" nos de 115cv.

                              pela explicação do nto, andaram para a frente e para trás várias vezes...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                                Muito obrigado pela explicação.

                                E no meio destas, qual a melhor opção em termos de fiabilidade? sem contar a última de 115cv porque será cara para o que ele pretende.
                                Fiabilidade não me posso queixar da combinação 105cv + 5v na octavia (2010), só troquei uma egr. E foi antes do fix.

                                Conduzi uma golf 110v + 6v, e prefiro está combinação, maior fluidez..

                                Na octavia bem falta faz a caixa de 6v.

                                Sent from my RMX1931 using Tapatalk

                                Comentário


                                  #17
                                  Já percebida a situação das diferenças entre modelos, potências e número de velocidades, a questão prende-se agora com a fiabilidade e consumos.

                                  Qual dos motores é melhor nesses aspectos? Ouviu-se falar de uns problemas de injetores, EGR e FAP, mas concretamente em que versões?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Basicamente é isto...

                                    De 2012 a meados 2015.. caixa de 5V é de 90cv e 105cv...

                                    Ecomotive de fins de 2013 a fins de 2016... caixa de 6V e 110cv.

                                    De meados de 2015 a fins de 2016... caixa de 5V e 110cv...



                                    De fins de 2016 em diante, só passa a existir caixa de 5V e 115cv.
                                    Alguém sabe o motivo de recuarem para a caixa de 5v nos modelos mais recentes?
                                    Editado pela última vez por pmvs1981; 07 March 2021, 11:27.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tivemos cá por casa durante 10 anos um de 105 cv´s fez 190mil nada a relatar e pelo que sei a nova dona também diz que continua sem problemas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                        Alguém sabe o motivo de recuarem para a caixa de 5v nos modelos mais recentes?
                                        Por ser mais barata?

                                        Sent from my RMX1931 using Tapatalk

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                                          #21
                                          A caixa de 6 é efetivamente uma vantagem neste motor? é assim tão mais suave e eficiente que a de 5?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                                            A caixa de 6 é efetivamente uma vantagem neste motor? é assim tão mais suave e eficiente que a de 5?

                                            A caixa de 6 tá associada ao pacote Ecomotive que tem umas diferenças na grelha e na altura da suspensão para o carro ser mais económico que a versão de 105cv.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                                              A caixa de 6 é efetivamente uma vantagem neste motor? é assim tão mais suave e eficiente que a de 5?



                                              Podendo, é ír para a Ecomotive... até é mais "desportiva", por de facto ter uma suspensão mais baixa...


                                              De facto e como referido, a versão Ecomotive (e outras, das outras marcas, que eram "ECO") tem certas itens pensados para menor consumo... tal como referido a suspensão mais baixa, relações da caixa mais compridas, viscosidade do óleo de caixa de menor atrito... (são meros exemplos), das alterações para as viaturas "normais".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SantiMar Ver Post
                                                A caixa de 6 é efetivamente uma vantagem neste motor? é assim tão mais suave e eficiente que a de 5?
                                                Eu preferia sempre caixa de 6, até porque já conduzi carros com o 1.6 tdi de 105 com a caixa de 5 e de 6 velocidades e tenho sempre a sensação que a de 6 é a que é mais suave e confortável, sinto sempre que o motor esforça menos, principalmente em estrada aberta, a nível de consumos e na minha utilização para ser sincero não vi grandes diferenças.

                                                Comentário

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