Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Divórcios e Carros

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Divórcios e Carros

    Olá pessoal

    Esta situação é complicada, estou aqui a pedir conselhos em nome de outra pessoa que não tem lá muita literacia digital.
    Basicamente essa pessoa (homem) é casada e comprou um carro que colocou em nome da esposa porque na altura havia algo que o banco não aceitava, acho que era por ele ser residente fiscal no estrangeiro mas a esposa era residente em PT.
    Como nenhum banco lhe dava crédito por não ser residente em PT, o crédito ficou no nome do pai dele e a esposa ficou como fiadora (é estranho, mas funcionou) para que o carro pudesse ficar no nome do casal (neste caso da esposa).
    Infelizmente esta pandemia está a causar vários desentendimentos, e ele quer sair de casa por uns tempos. Mas a esposa diz que o carro está em nome dela, e basicamente ameaçou chamar a policia se ele levasse o carro.

    Daqui resultam várias questões:
    a) Sendo o pai do meu amigo o titular do crédito, o carro não é legalmente dele?
    b) Ele (o meu amigo) queria passar o carro para o nome dele, mas isso implica alteração do fiador que passaria da esposa para ele. O problema é que ele tem o nome na lista negra do banco de Portugal por causa de um cartão de crédito e isso não vai ser possível. Como é que ele irá conseguir vender o carro?

    #2
    O= que deverás esclarecer é qual é o regime de bens do casamento. Se casaram no regime de comunhão de adquiridos a viatura pertence aos dois e tem de ser partilahada em caso de divórcio. Até lá têm de se entender quanto à utilização da mesma. O titular do crédito pode não ser o titular do veículo. Que nome consta no DUA? Se é o da esposa e ele já estava casado com ela e o regime era o de comunhão de adquiridos o carro pertence aos dois.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
      O= que deverás esclarecer é qual é o regime de bens do casamento. Se casaram no regime de comunhão de adquiridos a viatura pertence aos dois e tem de ser partilahada em caso de divórcio. Até lá têm de se entender quanto à utilização da mesma. O titular do crédito pode não ser o titular do veículo. Que nome consta no DUA? Se é o da esposa e ele já estava casado com ela e o regime era o de comunhão de adquiridos o carro pertence aos dois.
      Ele disse-me que é comunhão de adquiridos. Então se ele levar o carro e ela chamar a polícia, não podem fazer nada? O DUA tem o nome dela com reserva de propriedade.
      Ah, o seguro está no nome dele.

      Comentário


        #4
        Nesse caso e por esse regime, o bem será dos dois..
        Editado pela última vez por nto; 19 March 2021, 09:59.

        Comentário


          #5
          A solução mais "simples" e menos onerosa de todas é ilegal e não a posso apresentar aqui...

          Dependendo do valor do carro em causa e do que falta para liquidar o crédito pode ser complicado a ponto de o carro valer menos que o valor ainda em dívida!

          O (ainda) casal que se sente como duas pessoas grandinhas e tentem chegar a um acordo entre eles, mas ela é sempre parte interessada, mesmo que não tenha pago 1 cêntimo!!!

          Comentário


            #6
            Este é um tema para um advogado analisar com toda a informação porque tem detalhes importantes, mas deixo algumas dicas:

            1 - Qual o regime do casamento? Se é comunhão de adquiridos e o bem foi adquirido depois do casamento, então será dos dois. Não é relevante que no DUA apareça só o nome da esposa. O bem é dos dois e em caso de divórcio terá de ser dividido. Até ao divórcio é muito difícil fazer alguma coisa.

            2 - Independentemente do regime de casamento, quem pagou o bem? Se o bem foi pago exclusivamente com dinheiro de uma das partes, então o bem pode ser considerado propriedade exclusiva dessa parte. É um tema controverso mas há acórdãos do Supremo Tribunal neste sentido. Seria sempre uma grande luta provar isto. Não me parece que seja esse o caso porque há um crédito e logo aí se destrói esta relação

            Em suma, a melhor solução é entenderem-se a bem. Se isso não for possível, duvido que haja grande coisa a fazer antes de concretizar o divórcio e aí o bem deveria ser dos dois e dividido.

            Comentário


              #7
              Se a tua questão, é; antes de sair o divórcio, de quem é o carro?

              Penso que é do "proprietário", neste caso, da mulher, pois está em nome dela.
              Caso chame a polícia, o dua está em nome dela...

              Comentário


                #8
                Isto é a chatice de comprarem carros que valem mais do que as mulheres. Ficam sempre com a sensação, ah e tal, a mulher que se lixe, mas o carro é que não pode ficar que tem muito valor.

                Comentário


                  #9
                  Se com o carro está filme...imagino com casa e restantes bens...há animais de estimação ao barulho?

                  Comentário


                    #10
                    Por isso, é que nunca fui na letra da Ágata:
                    “Podes ficar com as jóias, o carro e a casa, mas não fiques com ele”!

                    Comentário


                      #11
                      Tive uma situação semelhante com um amigo meu e abri um tópico aqui com o título que era qualquer coisa como "Como matar um carro". Deu azo a comentários mais e menos sérios mas o facto é que é sempre uma situação complicada esta coisa de separações e o meu e o teu...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                        Se a tua questão, é; antes de sair o divórcio, de quem é o carro?

                        Penso que é do "proprietário", neste caso, da mulher, pois está em nome dela.
                        Caso chame a polícia, o dua está em nome dela...
                        Informação errada! O carro pertence aos dois independentemente de apenas o nome de um dos membros do casal constar do registo no DUA.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                          Informação errada! O carro pertence aos dois independentemente de apenas o nome de um dos membros do casal constar do registo no DUA.
                          Eu sei isso.

                          Mas se estiverem os dois na rua e chamarem a polícia, penso que a polícia "entrega" mais facilmente o carro à mulher, pois é o nome que consta no DUA, do que ao homem.

                          Isto no imediato, antes de sair o acordo de divórcio.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                            Este é um tema para um advogado analisar com toda a informação porque tem detalhes importantes, mas deixo algumas dicas:

                            1 - Qual o regime do casamento? Se é comunhão de adquiridos e o bem foi adquirido depois do casamento, então será dos dois. Não é relevante que no DUA apareça só o nome da esposa. O bem é dos dois e em caso de divórcio terá de ser dividido. Até ao divórcio é muito difícil fazer alguma coisa.

                            2 - Independentemente do regime de casamento, quem pagou o bem? Se o bem foi pago exclusivamente com dinheiro de uma das partes, então o bem pode ser considerado propriedade exclusiva dessa parte. É um tema controverso mas há acórdãos do Supremo Tribunal neste sentido. Seria sempre uma grande luta provar isto. Não me parece que seja esse o caso porque há um crédito e logo aí se destrói esta relação

                            Em suma, a melhor solução é entenderem-se a bem. Se isso não for possível, duvido que haja grande coisa a fazer antes de concretizar o divórcio e aí o bem deveria ser dos dois e dividido.
                            Ele disse-me que a prestação é diretamente debitada da conta do pai dele. E eles pagam ao pai dele por transf. bancária ou dinheiro, depende dos meses.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                              Se com o carro está filme...imagino com casa e restantes bens...há animais de estimação ao barulho?
                              Epa, agora está mais calmo, mas se as coisas descambarem, ele disse que pega no carro e sai. Da última vez a mulher pediu-lhe o comando e se ele não desse chamava a polícia. Só que ele ainda tinha o suplente e podia ter bazado na mesma

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X