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    "Uma roda, pelo menos um motor" - carros com 4 rodas motrizes independentes

    Há uns quantos anos, nos primórdios dos PCs, o escritor Jerry Pournelle formulou uma "lei" que rezava: "One user, at least one CPU."

    Ora, nos carros, depois de inundados de pequenos motores eléctricos para janelas, limpa-vidros, faróis, esguichos, bancos, portas, etc., estamos a chegar aos "finalmentes" - motores eléctricos para mover as rodas. Já é corrente nos VE haver dois motores, um em cada eixo.

    E porque não quatro, já agora? Quem já andou num barco a remos sabe como se faz "inversão de marcha" no sítio, com o remo de cada lado a impulsionar em sentido oposto.

    Eu pensava que não havia disso em produção de carros, mas aqui deram-me gentilmente um ponteiro:
    Originalmente Colocado por Zar
    Se bem me lembro os Rimac têm isso.
    E acho que o model S mais recente também tem 3 motores, um para o eixo da frente e dois para cada roda no eixo traseiro.
    Fui procurar pelos Rimac, e encontrei algumas coisas. Têm um sistema a que chamam "All Wheel Torque Vectoring", AWTV - deixo um vídeo e um par de links:



    Leitura: https://saggystunzblog.wordpress.com/tag/r-awtv/ , https://en.wikipedia.org/wiki/Rimac_Automobili

    Portanto quatro rodas motrizes controladas independentemente existem em supercarros com pequenas produções. Será mesmo que os custos são tão altos e os benefícios tão pequenos que a tecnologia não se propagará brevemente a gamas inferiores?

    E se sim, quão brevemente? Ou seja, quantos meses / anos até ser anunciado pelo Elon Musk?

    #2
    Quando são os carros a conduzir as pessoas deixam de se carros e não passam de meios de transporte tipo autocarros, electricos, comboios, etc. Por isso, o que vale mais mesmo é andar de TPs

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      #3
      É uma arquitectura interessante, mas não sei até que ponto se vai disseminar pela generalidade dos carros.
      Basta pensar que a maior parte dos carros vendidos não tem tração integral, e boa parte das pessoas até conseguiria viver com um carro com tração numa única roda.
      Mas é um conceito interessante e que até já existe desde os primórdios do automóvel:
      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Wheel_hub_motor

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        #4
        Pois, há uns anos tinha olhado para a roda da Michelin com o motor incluído, e numa conversa não sei onde explicaram-me a questão de não interessar ter muito peso não suspenso.

        E de facto estas coisas não despencam dos protótipos ou assemelhados. Mas as vantagens de manobrabilidade e eficácia, mais até o factor de diversão (ali no video mostravam que se podia emular o comportamento como se quisesse, do "understeer" ao "oversteer") parecem-me inegáveis e difíceis obter de outro modo. Talvez os tais três motores do Tesla S (ainda não fui ver) bastem.

        Em termos de custos, não me parece que ter quatro motores de 60 kW seja assim tão mais caro do que dois de 100 kW, por exemplo (60 para fazer com 60+40 num eixo o que o de 100 faz, mas melhor).

        Alguém com noção de custos de produção dá um palpite de quanto mais caro? 10%, 20%? Só o "in-place U-turn" já devia dar para vender a versão de quatro motores - sobretudo apresentada numa keynote do Musk

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