Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Seat Leon X-Perience / 1.6 Tdi 115cv (2WD)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Seat Leon X-Perience / 1.6 Tdi 115cv (2WD)

    Conforme indicado no titulo, preciso de opiniões acerca deste veiculo, nas duas versões indicadas.

    Trata-se de uma variante da ST não muito comum (pelo menos não tanto como a normal), e isso dificulta a obtenção de mais informação.

    Que experiências têm, ou que experiências conhecem?

    O 1.6Tdi 115 (2018) e o 1.6Tdi 110 (2015) são fiáveis? Os primeiros Tdi, pelo que fui ouvindo, tiveram os seus quês, e estes?

    O sistema 4Drive é fiável? Tem alguma manutenção especifica?

    E relativamente a tudo o resto, há algo a relevar das vossas experiências?

    Obrigado desde já.

    #2
    Em relação ao motor preferia sempre o mais recente. Seja de que marca for dado que em geral vão sendo actualizados de acordo com os problemas que todos vão tendo. Isto é transversal à indústria.

    Em relação ao sistema 4drive, não conheço mas pelas datas envolvidas já terá bastante electrónica envolvida. O que para mim é bom.

    No entanto, a minha opinião acerca de variantes de tracção total é estudar minimamente como funciona e para que perfil de utilização estão optimizadas e ver se é isso que realmente se enquadra no uso da pessoa.

    Dou-te um exemplo concreto. Na minha família existe um liana 4x4. O carro tem uma suspensão mole e uns ângulos fracos. A única coisa que se safa é a distância entre eixos que sendo curta não expõe tanto a zona ventral... Moral da história: é um modelo desenvolvido para países com neve. Não para lidar com irregularidades do terreno mas apenas para ires para o trabalho em segurança quando cai um nevão usufruindo do know how que a Suzuki tem em transmissões deste tipo.

    Portanto estuda o sistema, como actua, compara com outros e verifica se se adequa ao que pretendes dele

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Conforme indicado no titulo, preciso de opiniões acerca deste veiculo, nas duas versões indicadas.

      Trata-se de uma variante da ST não muito comum (pelo menos não tanto como a normal), e isso dificulta a obtenção de mais informação.

      Que experiências têm, ou que experiências conhecem?

      O 1.6Tdi 115 (2018) e o 1.6Tdi 110 (2015) são fiáveis? Os primeiros Tdi, pelo que fui ouvindo, tiveram os seus quês, e estes?

      O sistema 4Drive é fiável? Tem alguma manutenção especifica?

      E relativamente a tudo o resto, há algo a relevar das vossas experiências?

      Obrigado desde já.
      O sistema 4 drive é exatamente igual ao 4Motion da Volkswagen,e primo da Quattro da Audi.

      Sim,é fiável mas traz como em todos os sistemas 4×4 um acréscimo de consumo,neste caso de 0.5 a 1 litro.

      Nem todas as unidades do 1.6TDI 110 tiveram e sofreram de problemas de injetores,volante motor/embraeagem e anomalias no cálculador de ciclos/saturação do cpu do fap.

      Manutenção desse tipo de sistema,mudas dos lubrificantes do mesmo a cada 60/100kkm,embora não seja preconizado neste espaço de tempo quilometragem não lhe fará mal nenhum,devido à pouca quantidade que leva mesmo.

      Comentário


        #4
        Agradeço desde já as vossas opiniões.

        No fundo, surgiu agora a hipóteses de eventualmente trocar o meu Megane, que tem 12 anos e 225 mil kms (11,5 anos e 210 mil kms nas minhas mãos), e que obviamente começa a necessitar de manutenções mais profundas, para além de entrar naquela fase de maior risco de avarias graves.

        Se se concretizar, até poderia optar por um carro mais barato e mais pequeno, mas a troca tem que ser feita por um carro que goste (passo muito tempo dentro do carro a trabalhar e gosto de certas "mariquices"), e no qual me sinta bem, considerando um espaço temporal de 10 anos e uma quilometragem estimada de 150 mil kms.

        Não tenho nem amores, nem ódios de estimação, e praticamente qualquer opção é válida, excetuando casos pontuais em que, por uma questão subjetiva de gosto não me entram.

        Outra coisa que tenho que ter em conta, talvez não no imediato, mas eventualmente em breve, é a colocação de engate de reboque para tracionar caravana com PB de 1200kg. Já o tenho na Grand Picasso, mas com a caixa robotizada não é a opção mais confortável de utilização.

        Nestas premissas, surgiu a hipóteses da Leon X-Perience 1.6 Tdi 115cv 2WD, de 2018, com quilometragens em torno dos 25/38 mil kms, e preços em torno dos 19500€, que é um carro que sempre gostei muito, e que tem muito equipamento para além do trivial, nomeadamente, TA panorâmico de abrir, full led, full link, travão de mão elétrico, chave mãos livres, bancos bem mais apelativos do que a Leon "normal", iluminação interior personalizável, entre outros.

        Entretanto surgiu uma de 2015, com motor de 110cv e 4Drive (4WD), com 50 e tal mil kms, e por menos 3500/3800€. Mas não tem TA, nem full led, nem full link...

        A única coisa que me faz pensar nela é mesmo o preço substancialmente mais baixo, e o facto de ter jante 17'' (contra 18'' das mais recentes), que é relevante quanto chega a altura de trocar de pneus.

        No entanto, considerando os tais 10 anos, acho que, futuramente, iria martirizar-me por não ter aqueles equipamentos, para além de possuir um sistema 4WD que, mesmo sendo fiável, é sempre mais uma hipóteses de avaria, para além da manutenção. Já para não falar do maior consumo.

        Claro que, na prática, e sabendo que o sistema 4WD traz mais segurança na condução, na prática, não posso dizer que me faça falta.

        Tenho que analisar bem isto tudo, que, acima de tudo está dependente da questão financeira, nomeadamente o valor de retoma do Megane...
        Editado pela última vez por Vanquish; 11 April 2021, 13:35.

        Comentário


          #5
          Eu conheço bem esses carros, não só porque já tive um Leon ST 1.6 TDI, como porque também já fiz uns milhares de km com a versão x-perience em diversos motores.

          Na minha opinião, o 1.6 4WD não é a melhor opção, pois as prestações são demasiado justas e os consumos longe de brilhantes.

          De resto, acho o motor 1.6 bastante competente em todos os sentidos, ainda que a sua melhor versão seja a que tem caixa de 6, o que penso só ter acontecido com a versão ecomotive.

          O Leon 5F, no geral, é um excelente automóvel, muito competente em quase todos os campos.

          Comentário


            #6
            São bastante giras, há branca, prata, cinza.

            https://www.carnext.com/pt-pt/carros...ssj-r118-5u77/

            Isso com o 2.0 deve ser um mimo.

            o tecto abre?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
              Eu conheço bem esses carros, não só porque já tive um Leon ST 1.6 TDI, como porque também já fiz uns milhares de km com a versão x-perience em diversos motores.

              Na minha opinião, o 1.6 4WD não é a melhor opção, pois as prestações são demasiado justas e os consumos longe de brilhantes.

              De resto, acho o motor 1.6 bastante competente em todos os sentidos, ainda que a sua melhor versão seja a que tem caixa de 6, o que penso só ter acontecido com a versão ecomotive.

              O Leon 5F, no geral, é um excelente automóvel, muito competente em quase todos os campos.
              A menos que haja alguma reviravolta, tenho ponderado bastante, e a 4WD está praticamente afastada, pelos motivos que referi, e essa tua experiência ainda ajuda mais.

              Eu andei uns dias com uma alugada, p'rai de 2016/17, e gostei bastante no geral (motor, habitáculo, construção, comportamento).

              E até por estar habituado desde sempre a carros franceses, gostava de mudar de ares, e esta Leon parece-me ser uma boa aposta, inclusive a longo prazo (10 anos).

              Já agora, face á tua experiência, o acréscimo de altura ao solo nota-se no acesso ao veiculo, na posição de condução, e no comportamento, ou é quase irrelevante?

              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
              São bastante giras, há branca, prata, cinza.

              https://www.carnext.com/pt-pt/carros...ssj-r118-5u77/

              Isso com o 2.0 deve ser um mimo.

              o tecto abre?
              Essas são uma das opções, sim, mas há várias por ai do mesmo ano/mês, provavelmente provenientes de rent-a-car.

              Caso a coisa avance, e sempre dependendo da análise presencial ao que há, a opção recairá na branca ou cinza prata, pois achamos piada ao realce das proteções laterais em cinzento nas cores claras.

              O tecto abre a metade frontal.

              Sim, com o 2.0 de 184cv (creio) era a loucura.
              Editado pela última vez por Vanquish; 11 April 2021, 17:19.

              Comentário


                #8
                Essa é uma carrinha que esteve na minha lista final de compra em 2018.
                Gosto da sua simplicidade, e entre essas 2 opções, optaria pela de 2018,pois na minha opinião o facelift resolveu algumas questões no interior que eu não gostava na original.
                Preferia, contudo, se fosse roda 17,pois os flancos da roda 18 são muito curtos para um carro com o qual se quer ir para "off-road"... Mas são mais bonitas, sem dúvida.

                O motor é que... Nem sei... Só o testei no Ateca e desagradou me muito...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                  Essa é uma carrinha que esteve na minha lista final de compra em 2018.
                  Gosto da sua simplicidade, e entre essas 2 opções, optaria pela de 2018,pois na minha opinião o facelift resolveu algumas questões no interior que eu não gostava na original.
                  Preferia, contudo, se fosse roda 17,pois os flancos da roda 18 são muito curtos para um carro com o qual se quer ir para "off-road"... Mas são mais bonitas, sem dúvida.

                  O motor é que... Nem sei... Só o testei no Ateca e desagradou me muito...
                  A principal diferença no interior é mesmo a parte multimédia e a inclusão de full link, que para mim é uma grande vantagem, mas que na prática pouca alteração estética faz. A menos que estejas a falar de questões de materiais e montagem.

                  Apesar de não querer o carro para off-road, não deixa de ser um bocado ridículo as jantes 18 e os pneus de baixo perfil. São muito bonitas e o aspeto geral é ótimo, mas em termos práticos, e de custo de utilização, nhec...

                  O motor só conheço da tal Leon "normal" com que andei uns dias, que até julgo ser ainda de 110cv, mas não desgostei. No entanto, os meus pontos de referência são o Megane 1.5 105cv e a Grand Picasso 1.6 115cv, pelo que é natural que não desiluda.

                  Comentário


                    #10
                    Entre essas duas especificamente que falas... Se houvesse possibilidade iria sempre para a mais recente. Tanto que a questão 4wd não te motiva por aí além.

                    Pessoalmente sou contra comprar carros com coisas que não se venha a necessitar ou valorizar. No caso da tracção estamos a falar de peças a mais, peso, consumo, etc.

                    Gosto muito dessa geração do Leon. Pensando bem, acho que gostei de todos no seu tempo.

                    Infelizmente não te vão dar muito pelo teu carro. Creio que terás noção disso... Mas prepare-se para o pior.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Entre essas duas especificamente que falas... Se houvesse possibilidade iria sempre para a mais recente. Tanto que a questão 4wd não te motiva por aí além.

                      Pessoalmente sou contra comprar carros com coisas que não se venha a necessitar ou valorizar. No caso da tracção estamos a falar de peças a mais, peso, consumo, etc.

                      Gosto muito dessa geração do Leon. Pensando bem, acho que gostei de todos no seu tempo.

                      Infelizmente não te vão dar muito pelo teu carro. Creio que terás noção disso... Mas prepare-se para o pior.
                      Bem, não me importava nada de ter uma 4Drive, mas de facto não necessito, e as desvantagens sobrepõem-se ás vantagens, embora, se falássemos da mesma geração, a indecisão seria muito maior.

                      Em relação ao meu, estou ciente de que o valor real dele é baixo, ainda há tempos fiz uma avaliação online na Peugeot e indicaram 3750€. Depois há sempre a questão do que se está a comprar. Por exemplo, existem por ai várias Leon iguais a essas da Carnext (exatamente iguais, "mesma" matricula e tudo, ou seja do mesmo lote), por mais 3000€ do que as deles. Obviamente que nesses locais o meu carro valerá sempre mais. No fim de tudo, o que interessa é o valor final a pagar, e não estou muito disposto a ultrapassar os 15 mil € + Megane. Vamos ver.

                      Comentário


                        #12
                        Esse valor que apontaste não é nada mau... Se te derem mesmo isso já depois de negociados todos os descontos (não antes) não acho mau.

                        Estou a estranhar não teres sido inundado de propostas completamente ao lado aqui no fórum. É que por esses valores tens mesmo muito por onde escolher em semi-novos e até alguns novos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                          Esse valor que apontaste não é nada mau... Se te derem mesmo isso já depois de negociados todos os descontos (não antes) não acho mau.

                          Estou a estranhar não teres sido inundado de propostas completamente ao lado aqui no fórum. É que por esses valores tens mesmo muito por onde escolher em semi-novos e até alguns novos.
                          Também não achei mau, mas mais 1000 euritos era o ideal, embora saiba que é dificil.....a menos naqueles sítios onde pedem mais 3000€ pelo que têm á venda.

                          As opções, de facto, são muitas, mas ando um bocado embicado para Leon/Golf, carro ou carrinha, pois sempre tive francius e apesar de não ter razões de queixa, gostava de mudar de ares.

                          Depois há a questão de pretender algo para manter, pelo menos, 10 anos, o que limita o ano (2018, ou máximo dos máximos 2017 se for bom negócio), e os kms (máximo 50 mil, mas o ideal seria quanto menos melhor).

                          Claro que, por exemplo, gosto muito do Dacia Duster, e por estes valores comprava um bifuel novo. No entanto, quando olho, por exemplo, para estas Leon, e depois para o Duster, tenho quase a certeza que daqui a 2 ou 3 anos vou estar a bater na cabeça por não ter escolhido a Leon.

                          Ainda vou bater ai uns stand, mas por 15 mil + Megane, não me parece haver propostas que ganhem a esta Leon, mesmo usada.

                          Quem diz esta, diz uma ou outra que andam por ai, das "normais", mas com o mesmo motor. Mas haverá sempre coisas que não vou dispensar, como o full led e o full link, e de preferência o teto de abrir.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                            Esse valor que apontaste não é nada mau... Se te derem mesmo isso já depois de negociados todos os descontos (não antes) não acho mau.

                            Estou a estranhar não teres sido inundado de propostas completamente ao lado aqui no fórum. É que por esses valores tens mesmo muito por onde escolher em semi-novos e até alguns novos.
                            Normalmente isso acontece quando o pessoal não sabe o que quer ou simplesmente não os conhecemos.

                            O que ele quer é um bom produto, eu apenas ficaria reticente no motor, optava mais rápido por outro 1.5 dci, os novos Méganes estão muito bons

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                              Normalmente isso acontece quando o pessoal não sabe o que quer ou simplesmente não os conhecemos.

                              O que ele quer é um bom produto, eu apenas ficaria reticente no motor, optava mais rápido por outro 1.5 dci, os novos Méganes estão muito bons
                              Eu confesso que também ficava mais á vontade a manter-me no 1.5 dCi, mas queria mesmo mudar de ares.

                              E depois, olhando a longo prazo, sou esquisitinho e não dispenso certas coisas, como seja o ecrã maior, que só vem normalmente nos Bose Edition, o que limita muito a escolha. Mas também há, tenho que começar a bater terreno.

                              Comentário


                                #16
                                a escolher, sempre a mais recente e sem o 4drive, pois não lhe darás uso aqui em PT. nem tu nem praticamente ninguém!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  a escolher, sempre a mais recente e sem o 4drive, pois não lhe darás uso aqui em PT. nem tu nem praticamente ninguém!
                                  Bem, uso no dia a dia, principalmente em condições meteorológicas mais adversas, acaba sempre por ter, mas sim, no geral não faz grande falta não.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu também ando há anos com franceses.

                                    Vais subir uns patamares em qualidade de construção. Por muito que digam que não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Há por aí um tópico onde alguns users dissertam sobre a evolução do 1.6 tdi e as suas maleitas. Obviamente que quanto mais recente for a versão, mais aperfeiçoada virá.

                                      Com o orçamento que referes, consegues aceder à generalidade dos segmentos C do mercado com 2/3 anos e poucos km. Será mesmo uma questão de preferência e de atenção ao peso rebocável no DUA, pelos vistos...

                                      Com esses km e orçamento até poderias olhar para os segmento C a gasolina novos, mas acredito que na tua situação exista a questão da fiscalidade...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esquece o 4WD que não te vai servir de nada! Apenas aumentar peso, consumos, complexidade mecânica...

                                        Agora falta mesmo é conseguir o melhore valor pela tua Megane.

                                        Se fores "acomodado", entrega-a na retoma e não te preocupes mais com isso!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                          Agradeço desde já as vossas opiniões.

                                          No fundo, surgiu agora a hipóteses de eventualmente trocar o meu Megane, que tem 12 anos e 225 mil kms (11,5 anos e 210 mil kms nas minhas mãos), e que obviamente começa a necessitar de manutenções mais profundas, para além de entrar naquela fase de maior risco de avarias graves.

                                          Se se concretizar, até poderia optar por um carro mais barato e mais pequeno, mas a troca tem que ser feita por um carro que goste (passo muito tempo dentro do carro a trabalhar e gosto de certas "mariquices"), e no qual me sinta bem, considerando um espaço temporal de 10 anos e uma quilometragem estimada de 150 mil kms.

                                          Não tenho nem amores, nem ódios de estimação, e praticamente qualquer opção é válida, excetuando casos pontuais em que, por uma questão subjetiva de gosto não me entram.

                                          Outra coisa que tenho que ter em conta, talvez não no imediato, mas eventualmente em breve, é a colocação de engate de reboque para tracionar caravana com PB de 1200kg. Já o tenho na Grand Picasso, mas com a caixa robotizada não é a opção mais confortável de utilização.

                                          Nestas premissas, surgiu a hipóteses da Leon X-Perience 1.6 Tdi 115cv 2WD, de 2018, com quilometragens em torno dos 25/38 mil kms, e preços em torno dos 19500€, que é um carro que sempre gostei muito, e que tem muito equipamento para além do trivial, nomeadamente, TA panorâmico de abrir, full led, full link, travão de mão elétrico, chave mãos livres, bancos bem mais apelativos do que a Leon "normal", iluminação interior personalizável, entre outros.

                                          Entretanto surgiu uma de 2015, com motor de 110cv e 4Drive (4WD), com 50 e tal mil kms, e por menos 3500/3800€. Mas não tem TA, nem full led, nem full link...

                                          A única coisa que me faz pensar nela é mesmo o preço substancialmente mais baixo, e o facto de ter jante 17'' (contra 18'' das mais recentes), que é relevante quanto chega a altura de trocar de pneus.

                                          No entanto, considerando os tais 10 anos, acho que, futuramente, iria martirizar-me por não ter aqueles equipamentos, para além de possuir um sistema 4WD que, mesmo sendo fiável, é sempre mais uma hipóteses de avaria, para além da manutenção. Já para não falar do maior consumo.

                                          Claro que, na prática, e sabendo que o sistema 4WD traz mais segurança na condução, na prática, não posso dizer que me faça falta.

                                          Tenho que analisar bem isto tudo, que, acima de tudo está dependente da questão financeira, nomeadamente o valor de retoma do Megane...
                                          Gosto bastante dessas Leon ST X-Perience, tanto pelo conceito como pelo facto de serem muito raras, tal como as Golf Variant Alltrack.

                                          Quanto às duas opções que colocas, eu escolheria a mais recente.
                                          Percebo o encanto da versão 4WD que, no teu caso, se pretendes transportar a caravana até pode ser eventualmente útil sobretudo em situações mais adversas e em carga, mas possivelmente isto será muito esporádico, enquanto que a versão mais recente tem um equipamento mais de acordo com o que pretendes e será mais apelativa esteticamente, o que fará com que daqui a uns anos olhes para ela com mais satisfação, continuando mais actual, uma vez que será uma compra para durar.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Com caixa de 6... de facto só Ecomotive, mesmo com restyling e 115cv continuou com 5V.


                                            Já agora, a versão de 4WD... aquando da IPO, é alertar os inspectores, para colocar o eixo em cima de rolos...
                                            Editado pela última vez por nto; 14 April 2021, 08:01.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                              Bem, uso no dia a dia, principalmente em condições meteorológicas mais adversas, acaba sempre por ter, mas sim, no geral não faz grande falta não.
                                              seria algo muito, muito raro. se vivesses numa serra com mau clima, em que houvesse muita chuva e nevoeiro, por exemplo. de resto é subir passeios e ir ao gerês ou algo assim. até o meu carro de perfil 45 já foi ao rali paris dakar no algarve e saiu de lá, com um jipe a não conseguir sair, tinha o meu carro cerca de 1 ano e tal. claro que não me meti em desníveis, mas tinha chovido bem na noite anterior e saiu de lá na boa. aqui em PT o 4x4 serve apenas para gastar mais e eventualmente dar alguma chatice, além de servir para subir duas rodas no passeio e eventualmente andar em terra batida numa ou duas saídas por ano.


                                              Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                              Gosto bastante dessas Leon ST X-Perience, tanto pelo conceito como pelo facto de serem muito raras, tal como as Golf Variant Alltrack.

                                              Quanto às duas opções que colocas, eu escolheria a mais recente.
                                              Percebo o encanto da versão 4WD que, no teu caso, se pretendes transportar a caravana até pode ser eventualmente útil sobretudo em situações mais adversas e em carga, mas possivelmente isto será muito esporádico, enquanto que a versão mais recente tem um equipamento mais de acordo com o que pretendes e será mais apelativa esteticamente, o que fará com que daqui a uns anos olhes para ela com mais satisfação, continuando mais actual, uma vez que será uma compra para durar.
                                              com a situação da caravana poderá realmente fazer algum jeito, mas só mesmo numa situação a cada vários anos, uma vez que todos os acessos de caravanas estão minimamente pavimentados. o que convém é ter um bom motor e binário disponível, além de poder conseguir rebocar a caravana sem grande esforço de peso do veículo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Towing" é uma arte bastante desconhecida por cá...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  Eu também ando há anos com franceses.

                                                  Vais subir uns patamares em qualidade de construção. Por muito que digam que não.
                                                  O mais engraçado é que não tenho nada de nada contra os franceses, mas 29 anos depois (apenas com 3 alemães acidentais pelo meio), gostava mesmo de mudar. Em relação á qualidade de construção, acredito que sim.

                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  Há por aí um tópico onde alguns users dissertam sobre a evolução do 1.6 tdi e as suas maleitas. Obviamente que quanto mais recente for a versão, mais aperfeiçoada virá.

                                                  Com o orçamento que referes, consegues aceder à generalidade dos segmentos C do mercado com 2/3 anos e poucos km. Será mesmo uma questão de preferência e de atenção ao peso rebocável no DUA, pelos vistos...

                                                  Com esses km e orçamento até poderias olhar para os segmento C a gasolina novos, mas acredito que na tua situação exista a questão da fiscalidade...
                                                  Sim, nestes valores há muita opção, mas o raio das X-Perience ficaram-me mesmo no goto!

                                                  A gasolina não é opção, não só pelos elevados consumos nos meus trajetos, como até pelo facto de os preços usados, inclusive de Leons, não serem assim tão dispares.

                                                  Em relação ao peso rebocável, sem duvida que há que ter em atenção, até porque uma vizinha minha aqui há uns anos teve um problema precisamente com um Leon (2006 salvo erro), que tinha um ridiculo peso rebocável com travão de 500kg.

                                                  Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                  Esquece o 4WD que não te vai servir de nada! Apenas aumentar peso, consumos, complexidade mecânica...

                                                  Agora falta mesmo é conseguir o melhore valor pela tua Megane.

                                                  Se fores "acomodado", entrega-a na retoma e não te preocupes mais com isso!
                                                  Mas é que nem me atrevo a vender a particular. Com a quilometragem que tem, se calha a acontecer alguma coisa, não faltará alegarem que eu sabia e meti o urso. Eu tenho a noção de que são máquinas, e que podem ter problemas de um momento para o outro (até como as pessoas), mas há quem não tenha essa noção, e não gosto de me meter em confusões desse tipo.

                                                  Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                  Gosto bastante dessas Leon ST X-Perience, tanto pelo conceito como pelo facto de serem muito raras, tal como as Golf Variant Alltrack.

                                                  Quanto às duas opções que colocas, eu escolheria a mais recente.
                                                  Percebo o encanto da versão 4WD que, no teu caso, se pretendes transportar a caravana até pode ser eventualmente útil sobretudo em situações mais adversas e em carga, mas possivelmente isto será muito esporádico, enquanto que a versão mais recente tem um equipamento mais de acordo com o que pretendes e será mais apelativa esteticamente, o que fará com que daqui a uns anos olhes para ela com mais satisfação, continuando mais actual, uma vez que será uma compra para durar.
                                                  Precisamente! Quero algo que dentro de 5 ou 6 anos ainda esteja minimamente atual, e com equipamento que me faça sentir bem ao utilizá-la.

                                                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                  "Towing" é uma arte bastante desconhecida por cá...
                                                  Basta vê-los a abrir por essas AE fora, com caravanas todas inclinadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu também tenho tido franceses sempre por perto, à mistura com outras origens. Também não me queixo demasiado de nenhuns deles e já aceitei que os franceses são os carros que mais gosto.

                                                    A minha percepção é que o grupo VAG está uns furitos acima na qualidade de montagem. Para quem quer manter um carro por uma década pode fazer diferença.

                                                    Tens aí uma vantagem também. Não se vendeu às paletes portanto nunca terá uma imagem massacrada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Basta vê-los a abrir por essas AE fora, com caravanas todas inclinadas.
                                                      espero não apanhar nenhum desses!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post


                                                        Sim, nestes valores há muita opção, mas o raio das X-Perience ficaram-me mesmo no goto!

                                                        A gasolina não é opção, não só pelos elevados consumos nos meus trajetos, como até pelo facto de os preços usados, inclusive de Leons, não serem assim tão dispares.

                                                        Em relação ao peso rebocável, sem duvida que há que ter em atenção, até porque uma vizinha minha aqui há uns anos teve um problema precisamente com um Leon (2006 salvo erro), que tinha um ridiculo peso rebocável com travão de 500kg.

                                                        Por acaso essas versões 4x4 um bocadinho mais altas, só me meteria nelas caso a profissão, ou a zona do país, assim o exigisse. Esteticamente não são do meu agrado, mas felizmente não gostamos todos do mesmo.

                                                        Na manutenção conta sempre com mais alguns custos em lubrificantes, e os cuidados extra com os pneus (4 iguais, rotação periódica). Com os km que referes e a tua utilização, duvido que o desgaste do sistema de tracção venha a ser um assunto. Conheci duas Skoda Octavia Scout que deram alguns problemas no diferencial traseiro, mas era carros utilizados na agricultura e já com bastantes anos e manutenção sabe-se lá como...

                                                        Relativamente ao interior das Leon, olhando para os exemplares que por aí andam à venda, acho-as algo datadas, com aquele monitor encafuado naquela cavidade. Aí, olhando para Megane IV, Focus, Golf e Octávia todas me parecem ter melhores opções estéticas.

                                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                                        Eu também tenho tido franceses sempre por perto, à mistura com outras origens. Também não me queixo demasiado de nenhuns deles e já aceitei que os franceses são os carros que mais gosto.

                                                        A minha percepção é que o grupo VAG está uns furitos acima na qualidade de montagem. Para quem quer manter um carro por uma década pode fazer diferença.

                                                        Tens aí uma vantagem também. Não se vendeu às paletes portanto nunca terá uma imagem massacrada.
                                                        Qualquer coisa é melhor que o Megane 3 em qualidade de construção. Por isso, qualquer troca será para melhor .

                                                        Sim, esta Leon não se vê muito, mas curiosamente apesar de existirem Megane 3 às paletes, continuo a achar a estética da carrinha extremamente agradável.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          A menos que haja alguma reviravolta, tenho ponderado bastante, e a 4WD está praticamente afastada, pelos motivos que referi, e essa tua experiência ainda ajuda mais.

                                                          Eu andei uns dias com uma alugada, p'rai de 2016/17, e gostei bastante no geral (motor, habitáculo, construção, comportamento).

                                                          E até por estar habituado desde sempre a carros franceses, gostava de mudar de ares, e esta Leon parece-me ser uma boa aposta, inclusive a longo prazo (10 anos).

                                                          Já agora, face á tua experiência, o acréscimo de altura ao solo nota-se no acesso ao veiculo, na posição de condução, e no comportamento, ou é quase irrelevante?
                                                          A última vez que andei numa x-perience foi há uns 5 ou 6 anos, quando levei uma para uns dias de férias para o Algarve. Por isso, não quero correr o risco de te induzir em erro, mas não tenho ideia que a maior altura ao solo fizesse grande diferença em termos práticos, tirando pela negaativa pela questão dos consumos em AE. Mas isso acontece sempre com este tipo de derivações.

                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          A principal diferença no interior é mesmo a parte multimédia e a inclusão de full link, que para mim é uma grande vantagem, mas que na prática pouca alteração estética faz. A menos que estejas a falar de questões de materiais e montagem.

                                                          Apesar de não querer o carro para off-road, não deixa de ser um bocado ridículo as jantes 18 e os pneus de baixo perfil. São muito bonitas e o aspeto geral é ótimo, mas em termos práticos, e de custo de utilização, nhec...

                                                          O motor só conheço da tal Leon "normal" com que andei uns dias, que até julgo ser ainda de 110cv, mas não desgostei. No entanto, os meus pontos de referência são o Megane 1.5 105cv e a Grand Picasso 1.6 115cv, pelo que é natural que não desiluda.
                                                          O full link não está relacionado com o facelift. O meu ex-Leon é pre-facelift e tem full link (Apple CarPaly e Android Auto). A única diferença do sistema multimédia dos modelos com o facelift é no tamanho do ecrã, que passa de 6,5" para 8", e no facto de passar a ter duas entradas USB ao invés de apenas uma.

                                                          De resto, o facelift trouxe melhor insonorização, travão de mão elétrico, keyless e melhor iluminação no caso dos faróis LED.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                            O full link não está relacionado com o facelift. O meu ex-Leon é pre-facelift e tem full link (Apple CarPaly e Android Auto). A única diferença do sistema multimédia dos modelos com o facelift é no tamanho do ecrã, que passa de 6,5" para 8", e no facto de passar a ter duas entradas USB ao invés de apenas uma.

                                                            De resto, o facelift trouxe melhor insonorização, travão de mão elétrico, keyless e melhor iluminação no caso dos faróis LED.
                                                            Por acaso pensava que o pre-facelift (ecrã mais pequeno com 2 botões redondos) nunca tinha tido full link, mas é uma boa dica, pois olhando para o antigo dizia logo que não tinha, e afinal pode ter.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X