Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Averbamento Pneus IMT

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Averbamento Pneus IMT

    Olá a todos,

    Desde já peço desculpa se estou a abrir um tópico no sítio errado, ou repetente, mas já pesquisei e não consegui encontrar resposta a todas as minhas questões e penso que outros também terão estas dúvidas.

    Ora ao reparar que os meus pneus traseiros já estão perto dos avisadores nas laterais, comecei a pesquisar preços e pneus para ver o que me agradava embora só pretenda substituir lá para Outubro quando começarem as chuvas. No entanto rapidamente me apercebi que a medida que tenho(195/55R16) não é usual, e se fossem uns comuns 205/55R16 ficaria cerca de 25€ mais barato por pneu dentro do segmento que quero.

    Esta situação levou-me a pensar em averbar a medida mais comum e barata no livrete o que me fez surgir algumas dúvidas, a primeira é que no site do IMT é possível fazer o pedido com desconto de 10%, no entanto num manual disponibilizado pelo próprio IMT e no site avisa que só é possível fazer o processo online se a medida estiver prevista nas anotações especiais, e refere para confirmar isso mesmo após submeter o pedido e antes de avançar.
    Ora eu já simulei e fiz submeter pedido mas só me aparece a medida que já tenho e não vejo em sitio nenhum anotações especiais mencionado, alguém sabe onde se consulta? Será que a mim não me aparece por não existirem?



    Admitindo que a medida que pretendo não estará homologada junto do IMT, é necessário pedir uma declaração de conformidade ao fabricante, e é aqui que as coisas complicam, porque pelo que li vai depender da boa vontade de quem apanhar à frente e as experiências divergem muito.

    Posto isto alguém já fez o pedido online e sabe onde aparecem as anotações especiais para consultar as medida homologadas? Alguém pode indicar um concecionário Peugeot onde saibam que acedem a passar esta declaração?


    Obrigado a todos


    PS: O carro é um Peugeot 207 1.6hdi de 2008, já confirmei no livrete e não tem a medida que quero. Pela ficha de especificações de fábrica que tenho o carro terá jante com 6" de largura o que permite a medida de 205mm.
    Editado pela última vez por JCalado; 28 April 2021, 19:22. Razão: Correcção título

    #2
    Tens que ter uma declaração destas para juntar ao modelo 9:



    Também foi para um 207 1.6 hdi 99g de 2011(importado) que no DUA só tinha a medida 185/65 R15...

    Comentário


      #3
      Não venho acrescentar nada ao tópico, mas curiosamente passei pelo mesmo com um 207 CC 1.6 HDI de 2008 do meu patrão que utilizei durante uns tempos.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
        Ora eu já simulei e fiz submeter pedido mas só me aparece a medida que já tenho e não vejo em sitio nenhum anotações especiais mencionado, alguém sabe onde se consulta? Será que a mim não me aparece por não existirem?

        Admitindo que a medida que pretendo não estará homologada junto do IMT, é necessário pedir uma declaração de conformidade ao fabricante, e é aqui que as coisas complicam, porque pelo que li vai depender da boa vontade de quem apanhar à frente e as experiências divergem muito.

        Posto isto alguém já fez o pedido online e sabe onde aparecem as anotações especiais para consultar as medida homologadas?
        Também já me deparei com esse problema.
        O site só deixa averbar medidas que estejam nas anotações especiais do Documento Único do automóvel em causa.
        Mas se estão nas anotações especiais, é porque já estão averbadas!

        A única conclusão possível é que o site é completamente inútil. Não dá para averbar medidas novas.

        Acabei por ter de usar um solicitador.

        Comentário


          #5
          Tens que ter o papel de homologação da marca com as medidas disponíveis
          Neste caso graças ao user atadinho já sabes que essa medida não está disponível
          Tens que ver se te compensa legalizar através da lta ,prova ímpar etc

          Comentário


            #6
            Numa palavra: Esquece!

            Para poupares 100 paus em 4 pneus não vale a trabalheira, o tempo e os custos!

            Comentário


              #7
              Como referido... e através da marca, os 205/55R16 não serão viáveis...

              Podes ír pela homologação "externa", como indicado também... mas de facto, o custo associado... sinceramente também não parece que justifique.

              Comentário


                #8
                Obrigado a todos pela ajuda, de facto fazer uma homologação externa não compensa de todo. Dito isto ontem tinha feito uma comunicação pelo apoio ao cliente do site da Peugeot e hoje de manhã ligaram-me dando informações como proceder, já enviei email e vou esperar a resposta, como se costuma dizer o não está garantido. Deixo aqui o email, futuramente se alguém passar pelo mesmo com um Peugeot já vai saber como proceder.



                Quando obtiver resposta aviso aqui.

                Comentário


                  #9
                  "Solicitude" é muito bom

                  É uma vergonha o serviço ao cliente de uma grande marca não escrever português como deve ser mas é o que dá ser feito a partir do estrangeiro.

                  Comentário


                    #10
                    Boas,

                    Vou ter sucesso! Só não vou é poupar dinheiro
                    Então no "estudo de mercado" que fiz poupava 80€ na troca de 4 pneus, assim vou gastar 61,50€ na declaração da Peugeot + 30€ no IMT acaba a ficar mais caro, mas pronto é algo que fica feito, faz sentido e até o carro ir para a sucata tá sempre a poupar. Como nunca se sabe o dia de amanhã e embora não pretenda trocar pedi para averbar também a medida de jante do 207 RC.



                    De facto o contacto telefónico que tive foi com alguém que arranhava o português de forma muito esforçada, mas hoje em dia é o que temos, mesmo cá em Portugal temos muito call center que certamente fará atendimento ao cliente para outros países.
                    E por falar em português, se alguém da moderação passar aqui e fizer o favor de alterar o nome do tópico para "averbamento" em vez de "averbação" eu agradecia, está-me a fazer comichão

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem assim sendo.



                      Se bem que com essa medida, irá existir uma ligeira diferença entre a velocidade indicada e a real... por comparação à medida que tinhas.

                      Comentário


                        #12
                        Eu sei nto, mas julgo que com o diagbox da acesso a um factor de correcção que permite ajustar isso, embora não tenho a certeza. De qualquer forma obrigado pelo alerta!

                        Comentário


                          #13
                          Ainda bem que a marca foi recetiva a fornecer um documento para homologação dessa medida, é uma medida que não tem equivalência entre as que tens no "livrete".

                          Pois algumas marcas são um pouco "irredutíveis" em passar homologações mesmo em medidas que já existam na europa em determinado modelo, mas que não saiu em Portugal. Então medidas não equivalentes nem pensar.

                          Comentário


                            #14
                            Assim na próxima troca de pneus já dá para poupares para além da maior escolha de marcas e modelos que a medida permite
                            Mas isto é sem dúvida uma prova que vale sempre a pena requerer as medidas disponíveis pois temos aqui dois carros iguais que vão ter medidas diferentes

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                              Eu sei nto, mas julgo que com o diagbox da acesso a um factor de correcção que permite ajustar isso, embora não tenho a certeza. De qualquer forma obrigado pelo alerta!



                              Se der de facto para fazer essa "correcção", tanto melhor.


                              Mas ora essa, cá estamos todos para o mesmo.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por dftsa Ver Post
                                Assim na próxima troca de pneus já dá para poupares para além da maior escolha de marcas e modelos que a medida permite
                                Mas isto é sem dúvida uma prova que vale sempre a pena requerer as medidas disponíveis pois temos aqui dois carros iguais que vão ter medidas diferentes



                                Sem sombra de dúvidas e ainda bem para a situação em questão.

                                Comentário


                                  #17
                                  já disseram tudo. agora eu ajudo em relação ao título. clicas duas vezes no final do mesmo e dará para editares o título para o que queres. não edito títulos há anos e poucos tópicos abri, mas penso que continuará a ser assim.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por dftsa Ver Post
                                    Assim na próxima troca de pneus já dá para poupares para além da maior escolha de marcas e modelos que a medida permite
                                    Mas isto é sem dúvida uma prova que vale sempre a pena requerer as medidas disponíveis pois temos aqui dois carros iguais que vão ter medidas diferentes
                                    Aparentemente sim, mas o 207 dos meus pais era a versão "99g". Estava homologado com 99g/Km de emissões de CO2, acredito que não fosse possível homologar mais medidas precisamente para não alterar(muito) este valor...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Venho deixar mais um update, já tenho a declaração da Peugeot, nem sequer está carimbado vamos a ver se no IMT não levantam problemas... falta marcar e ver como corre.

                                      Comentário


                                        #20
                                        nunocadito agradeço a ajuda mas não consegui alterar o o nome do tópico, acho que não devo ter permissão para tal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                                          nunocadito agradeço a ajuda mas não consegui alterar o o nome do tópico, acho que não devo ter permissão para tal.


                                          Para editares, vais ao post original... depois fazes editar post... e em seguida, fazes pré-visualizar e aí, já dá para alterares o título.

                                          Comentário


                                            #22
                                            nunocadito...

                                            vamoe ver se no IMT realmente não levantam suspeitas em relação a essa declaração por causa de um carimbo...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Já consegui alterar o título, obrigado pela ajuda nto e caditonuno, desta vez não me enganei, não gosto de trocar nomes mas tem vezes que acontece

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mais uma etapapa ultrapassada, e só não digo que está feito porque isso só com o livrete na mão é as medidas lá! [emoji1787]

                                                No imt fizeram cara feia à declaração mas após algumas perguntas aceitaram.
                                                Pensava que ia ter uma espécie de guia e ficavam com o livrete antigo mas não, devolveram e recebo novo no correio, espero que seja já tipo cartão multibanco! [emoji3]

                                                Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JCalado Ver Post
                                                  Mais uma etapapa ultrapassada, e só não digo que está feito porque isso só com o livrete na mão é as medidas lá! [emoji1787]

                                                  No imt fizeram cara feia à declaração mas após algumas perguntas aceitaram.
                                                  Pensava que ia ter uma espécie de guia e ficavam com o livrete antigo mas não, devolveram e recebo novo no correio, espero que seja já tipo cartão multibanco! [emoji3]

                                                  Enviado do meu VOG-L29 através do Tapatalk
                                                  Quase certeza que sim, acho que já não emitem dos "antigos" em papel...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não gosto nada dos novos livretes, isto porque tenho-os na carteira e em cartão fazem muito volume

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Aqui venho deixar o fecho do processo, desde que dei o primeiro passo até hoje foi um mês e 2 dias, o livrete desde que fui ao IMT fazer o pedido chegou exactamente 1 semana depois e olhando em retrospectiva talvez conseguisse tratar do processo todo em 2 semanas ou menos.

                                                      Ao contrário do que seria de esperar todo o processo revelou-se bastante simples e diria relativamente rápido, em termos de custos foi 61,50€ para a declaração da Peugeot, 30€ para o IMT e assaltado em 4€ por meia duzia de impressões que tive que fazer, tudo ficou em 95,50€, não vai pagar a diferença dos pneus mas fica perto e digamos que fica um upgrade permanente com o bonús do livrete em cartão de plástico.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X