Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Viagem em carro antigo, Punto 85

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Viagem em carro antigo, Punto 85

    Boas malta,
    Eu no verão estou a pensar ir para o Algarve (cerca de 600km pra baixo, mais alguns lá, mais viagem pra cima de 600 tmb) no meu Punto 85 16v de 98 com 130k km. O que acham? É seguro? Não irá comprometer a saúde do carro?
    Queria saber a vossa opinião acerca disto, se fariam a viagem no carro se não...
    Caso não vá estou a pensar alugar um carro... Mas obviamente preferia ir no meu punto.
    Desde já obrigado malta

    #2
    Eu acho que tudo o que seja mais de 500 m e só para ir buscar pão já é demais para esse carro.

    Eu compraria o novo Mercedes Classe S para fazer essa viagem do demo. Dizem que está muito giro, o raio do carro.

    Comentário


      #3
      Só de pensar que apelidas um carro de 98 como antigo...torna-me velho!
      Entendo que te refiras a um carro, que deduzindo pelo teu nick seja mais velho do que tu 1 ano, como antigo.
      Eu no teu caso, realizava uma vistoria/revisão a todos os líquidos e tubagens e partia à aventura sem medo. Em caso de algum contratempo, tens sempre a assistência em viagem.

      Comentário


        #4
        Se não for para ir por aí abaixo no red-line, onde é que está mesmo o problema?

        Comentário


          #5
          Se tiver todas manutenções certas e em dia esse punto é carro até para fazer mais km do que essa viagem.
          Tenho um Toyota Carina E 2.0D de 1992 botava confiança nele ate para percorrer a europa de lés a lés

          Editado pela última vez por Rools; 17 April 2021, 11:58.

          Comentário


            #6
            Deves fazer uma revisão geral para evitares problemas e teres garantias de segurança, nomeadamente no sistema de travagem, pneus e refrigeração.
            De resto qualquer percalço tens a assistência em viagem e se não quiseres perder as férias alugas nessa altura um carro. Mas isto é o pior cenário

            Comentário


              #7
              Volto a dizer: a não ser que o carro ande preso por arames e que seja para ir sempre a esgalhar, faria essa viagem com esse carro sem pensar 2 vezes.

              Comentário


                #8
                Há dois anos fui com o meu Clio de 1999 aos Picos da Europa nas Astúrias e não se queixou, nem fiz nenhum tipo de revisão prévia além das habituais (anual, a cada 10 ou 15 mil km).

                Foi uma viagem de 1400/1500km que, devido a um imprevisto, teve de ser encurtada para apenas 3 dias. Aliás, no regresso tanto a A66 como a A52 foram feitas a ritmos de ~150km/h (agradeci os preços da SC95 em Espanha ) e foi tranquilo.


                Em resumo, tudo vai depender do tipo de manutenção que tem tido. Se está tudo controlado não tens com que te preocupar.

                Comentário


                  #9
                  Estamos mesmo a criar novas gerações de copos de leite.
                  E pensar que nos anos 70 e 80 havia quem percorresse a Europa em Dyanes, 4L e Fiat 600.

                  Comentário


                    #10
                    Meu amigo, eu teria mais confiança em fazer uma viagem dessas num carro com motor Fire, simples e basico que em muito carro 50x mais complexo e recente...

                    Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                      Meu amigo, eu teria mais confiança em fazer uma viagem dessas num carro com motor Fire, simples e basico que em muito carro 50x mais complexo e recente...

                      Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk
                      Com algumas ferramentas algum conhecimento de mecânica ele próprio faz reparação de uma possível avaria no canto da estrada

                      Comentário


                        #12

                        Comentário


                          #13
                          eu postei esse gif há umas semanas!

                          quanto ao punto e como sou do contra, é um carro com 23 anos. se for um carro que ande às voltinhas, como parece ser o caso, se calhar até poderá ressentir-se, especialmente pelo calor que se fará sentir nessa altura a nível de refrigeração, radiador, algo por aí. é ver como estarão as tubagens e decidir se valerá a pena. mas não arranjas nenhum alugado por menos de 50€ por dia, talvez nem perto disso, em mês de agosto e férias (e lucro para as rent-a-car). eu aluguei no início de junho e trabalhava lá. foi precisamente um punto, isto em 2013, com 3 anitos e 60 e pico mil em cima e foram 50€ por dia depois de percorrer durante alguns dias umas quantas rent-a-car e querer alugar com semanas de antecedência.

                          mas é uma questão de fazeres simulações na net e ficas com uma ideia.

                          Comentário


                            #14
                            Tenho um carro com essa idade, na verdade é de 1998 e não teria grandes problemas em fazer uma viagem desse género.

                            Se estivesse inseguro em relação a algum aspeto eventualmente moderaria os ritmos, um carro a velocidades entre 100/120 tem desgaste mínimo.

                            Comentário


                              #15
                              Exacto. É ir a velocidades calmas por aí abaixo (sem andar a ser ultrapassado por camiões ) e siga!

                              Comentário


                                #16
                                Qual é mesmo o problema!?

                                Kiko, se o carro tiver as revisões em dia e for minimamente bem tratado, vai bem para qualquer lugar da Europa [emoji6]

                                Comentário


                                  #17
                                  Até há quatro anos atrás eu fazia regularmente viagens de 600 km todas as semanas com um utilitário de 1995.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se apanhar daqueles dias de 40 graus no Alentejo pode correr mal, todos os anos vejo muitos encostados quando vêm essas vagas de calor. Na A1 para o Porto nunca vi tantos carros encostados como na A2 e tem muito mais movimento, porque será?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                      Se apanhar daqueles dias de 40 graus no Alentejo pode correr mal, todos os anos vejo muitos encostados quando vêm essas vagas de calor. Na A1 para o Porto nunca vi tantos carros encostados como na A2 e tem muito mais movimento, porque será?
                                      Mas - ainda assim - não são exclusivamente só carros mais velhos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Aqui é tudo pessoal muito optimista.

                                        Como não referes nada sobre a manutenção do carro eu diria que te deves preocupar em alguns pontos:
                                        - Refrigeração, refrigeração, refrigeração. Se o carro anda pouco e longe de trânsito ainda pior. Convem ter a certeza q tudo está a funcionar;
                                        - Pneus, até podem ter muito rasto, mas se têm 20 anos podem decidir separar-se do rasto na AE;
                                        - verifica fugas de combustível e lubrificante;
                                        E vai devagar!!!! Fazes a viagem a 100 q ainda por cima até fica mais barato. A 100 exiges menos dos pneus e sistema de refrigeração.

                                        Quando era jovem e pateta ( ou mais do que agora), também fiz centenas de kms com carros mais que velhos, porque também não tinha outra hipótese, mas a regra era devagar se vai ao longe.
                                        Editado pela última vez por ESPRIT; 17 April 2021, 21:11.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Também me parece que a malta aqui no fórum não costuma cruzar-se com puntos de 98 nem vê o estado em que 90% desses carros anda por aí a circular...

                                          Se esse fizer parte dos outros 10% que está em bom estado com manutenção em dia e sem barulhos “estranhos” fazia a viagem sem problemas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            se o carro tem aquela quilometragem apenas, é um carro que andará sempre pouco, quase de certeza a ritmos calmos. só ver o nível do óleo e meter ar nos pneus tem tudo para correr mal (e vá, ver se tem "água" no radiador). daí eu ter alertado para um dia que será em agosto, porventura com muito calor e é aí nesse tipo de dia que se verifica da pior forma que afinal há uma fugazita nas tubagens que faz disparar a ventoinha tarde demais ou que aquilo começou a perder força na AE...

                                            pneus e travões, tubagens, refrigeração sobretudo, verificar o ar da chaufagem e não abusar nem da velocidade por períodos de dezenas largas de minutos nem abusar da altura de calor.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sendo a manutenção (bem) feita a tempo e horas, e com um carro com tão poucos kms tendo em conta a idade, é verificar niveis, luzes pressões de pneus e fazer á estrada respeitando os limites e capacidades da viatura.

                                              Até há poucos meses eu o fazia com regularidade num carro da mesma idade e com quase 350 mil, com a manutenção e assistência sempre cumprida á risca nunca tive medo de me meter á estrada sem me preocupar com as distancias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                há por aí puntos com 3x esses kms que estão bons, outros com metade mal conseguem fazer uma viagem até ao outro lado da terrinha. O carro tem potêncial para fazer a viagem sem problemas. Se faz mesmo, só tu é que sabes, porque ninguém sabe o estado do teu carro.

                                                Se tu não sabes, ou metes num bom mecânico e ele diz, ou arriscas, que é o que muitos fazem.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  eu já arrisquei num muito pior, metade pela nacional, metade pela AE. era um zx de 92 com cerca de 210 mil. consegui trabalho, nunca pensei que fosse tão longe. foram mais de 300kms com a caixa das mudanças a partir, isto há quase 5 anos. o custo de arranjar andava pelos 200€, o carro valia pouco mais que isso funcional. bem, o único problema que tive nessa viagem? ficar sem gasolina em plena AE. a minha querida esposa disse para não meter muita gasolina, para encher a meio do caminho, pois se a caixa partisse, o carro iria para o lixo, dado o valor básico dele. fiquei sem gasolina mesmo antes da saída para fátima, uns 200mts antes. lá tive que ir pedir para me levarem a uma bomba de gasolina a uma empresa dali do lado.

                                                  entretanto andei meio ano com ele, a andar pouquinho todos os dias, lá em vila franca de xira e depois trouxe-o e pu-lo á venda. ainda me deram 325€ por ele, assim com a caixa a bater. nem quiseram desconto nem nada. experimentaram e disseram que ficavam com ele assim. passados uns tempos ainda o vi duas vezes numa terra a uns 10kms daqui.

                                                  por isso, se o teu não tem a caixa a partir, é verificar o óleo, travões, pneus, muito importante ver a circulação do ar e do radiador e tubagens e seguir. não sei é há quantos anos a correia foi substituída e se é que foi substituída, mas convinha ver isso mais lá para a frente também. de resto ires a cerca de 100kms por hora, 120 nalguns picos se fores em AE. pára mais 1 ou 2x que o que pensavas parar, nem que sejam 7 ou 8 minutos. no final perdes mais 1h a andares um pouco menos de força, mas consegues que o carro chegue lá. pensa em que é mais uma maratona e não um sprint...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    se o carro tem aquela quilometragem apenas, é um carro que andará sempre pouco, quase de certeza a ritmos calmos. só ver o nível do óleo e meter ar nos pneus tem tudo para correr mal (e vá, ver se tem "água" no radiador). daí eu ter alertado para um dia que será em agosto, porventura com muito calor e é aí nesse tipo de dia que se verifica da pior forma que afinal há uma fugazita nas tubagens que faz disparar a ventoinha tarde demais ou que aquilo começou a perder força na AE...

                                                    pneus e travões, tubagens, refrigeração sobretudo, verificar o ar da chaufagem e não abusar nem da velocidade por períodos de dezenas largas de minutos nem abusar da altura de calor.
                                                    Aqui está um problema, quando um carro de 98 já bebeu muita água para o radiador pode ser um mau sinal

                                                    Também tenho um carro de 98 a gasolina com 324 mil km's, já fez algumas viagens de 250+250, mas não teria quaisquer problemas em fazer 600km para o Algarve.

                                                    Como as coisas são...ainda o outro dia andava por aqui um tópico acerca da procura de um carro com o mínimo de 20 anos para uma expedição em Marrocos

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Rools Ver Post
                                                      Se tiver todas manutenções certas e em dia esse punto é carro até para fazer mais km do que essa viagem.
                                                      Tenho um Toyota Carina E 2.0D de 1992 botava confiança nele ate para percorrer a europa de lés a lés

                                                      Quem me dera fazer algo assim, mas não incluir Nordkapp depois de andar tão perto é sacrilégio...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        Quem me dera fazer algo assim, mas não incluir Nordkapp depois de andar tão perto é sacrilégio...
                                                        Era algo que também gostaria de fazer, mas teria que ser por um período de 1 ano para apreciar a viagem tranquilamente numa autocaravana minimamente equipada e confortável, ou melhor fazer disso vida
                                                        Mas para isso seria necessário ter independência financeira...
                                                        Quem sabe num futuro longínquo...

                                                        Editado pela última vez por Rools; 18 April 2021, 14:26.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já agora, um Honda Civic 1.4 de 2000 a GPL que faz várias vezes por ano Porto - Guarda e Porto - Lisboa.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado pelas opiniões, eu não disse nada mais cedo para ouvir mais pessoas e pensar um bocado.
                                                            Fiz recentemente a revisão dos 10.000 km (filtros, pastilhas travões, líquidos e ponteiras de direção) e o mecânico disse-me que o carro está ok, em bom estado e em principio aguenta a viagem. Disse-me só para estar sempre atento aos níveis, etc.
                                                            Antes de ir estou a pensar levar-lhe lá o carro outra vez para ele me fazer um revisão antes de arrancar.
                                                            Eu tenho o carro desde Maio do ano passado e o carro até ver não me deu problemas de maior, apenas peças de desgaste para já. Fiz os tais 10000 km desde que o tenho, incluindo algumas deslocações em auto-estrada para o porto, pois estudo lá e com isto da pandemia como apenas vou á faculdade de vez em quando opto sempre por ir de carro. Nunca notei nada de estranho no carro até agora.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X