Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro a diesel em 2021

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de carro a diesel em 2021

    1. Que tipo de carros gostas? Hatchbacks.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A ou B
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Polo, Golf, Serie 1, Classe A, Leon, A3.
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Aos fins de semana.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 30.000 km
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maior parte em nacionais.
    8. Os consumos terão grande importância? Não queria nada acima dos 7L/100km.
    9. A potência do motor terá grande importância? Alguma, mas não muito, só queria que fosse responsivo a velocidades baixas.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 10k-25k
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Indeciso entre usado e semi-novo.


    Boas,

    Tinha um Ibiza 1.4TDI de 2000 que usava desde que tirei a carta, infelizmente este bateu a bota e agora uso o carro dos meus pais quando posso, estou a precisar de um novo.
    Tenho visto pela internet e arredores e de todos o carro que mais me chamou à atenção foi o "novo" Classe A, tenho visto preços e não me importo de esticar um pouco o orçamento para ir buscar um desses.

    O que me mói a cabeça é o facto de o meu pai não apoiar a compra, e embora não seja ele a pagar, não queria ir contra a vontade dele. O seu argumento para não comprar um semi-novo a diesel é que estão a pouco e pouco a acabar com os de gasóleo(que é verdade) e que daqui a 5 aninhos vão meter impostos e regulações de modo a que os carros a diesel tenham de cair no desuso(o que eu acho conspirações rascas). O que ele recomendou foi comprar um usado e daqui a 5 anos tomar uma nova decisão e investir num hibrido/elétrico.
    Estou indeciso então decidi postar aqui para saber as vossas opiniões, vale a pena comprar um diesel hoje em dia? Estarei a cometer um erro para o futuro se o fizer? Se comprar um usado na volta dos 10k, o que recomendam?

    Qualquer outro tipo de sugestões também são bem vindas.

    Obrigado!

    #2
    Se gostas do A é esse que deves comprar, dessa lista era a minha escolha também, os outros não me dizem nada, um 180 D com 115 cv chega perfeitamente e procurava um com muito equipamento porque a potência podes aumentar mas equipamento não é fácil, por isso escolhe um bem equipado, em relação ao futuro ninguém sabe o que vai acontecer, a única coisa que sabes é que fazes km que justificam a compra a diesel só espero que o teu pai entenda.

    Cumps

    Comentário


      #3
      eu faço 100kms por dia e ando com um diesel de 2004. queria mudar de carro este ano, pois previsivelmente pelo período de 4 ou 5 anos mais irei continuar a fazer essa média de kms. vou esperar mais 1 anito e pouco, pois já poupei cerca de 11 ou 12 mil kms por causa da pandemia. se pudesse, ia para um elétrico, mas não tenho possibilidade de carregar ainda (prédio) nem a quilometragem diária permite muitas aventuras. teria de carregar a cada 2 dias e o posto mais próximo dista 1.5kms. para deixar lá o carro teria que ir a pé uns 30min ou mais para cada lado. híbrido pode ser uma solução mais viável para ti, no entanto a 30 mil por ano, pouco vais poupar neste tipo de veículos.

      um diesel não acaba amanhã nem daqui a um ano nem daqui a dois. estamos em PT, faz-se tudo muito lentamente. estivéssemos noutro local da europa e portugal seria um país melhor e mais atento à proibição do diesel. podes, isso sim, como o teu pai indica, gastar os tais 10 ou mesmo 15 mil e com 15 mil compras um diesel muito porreiro, mesmo um classe A aí de 2017. é procurar uma unidade com 80 ou 90 mil kms e tens um carrito porreiro. nem vais para nada com 8 anitos nem nada novo, ficas ali no meio. é uma ideia e podes sempre procurar um stand certificado e que te dê garantia de 2 anos...

      Comentário


        #4
        Eu voto no Dacia Sandero a GPL.
        Podem fechar.

        Comentário


          #5
          Skoda Octavia

          Comentário


            #6
            Em primeiro lugar, o teu pai tem razão.

            Em segundo lugar, eu ponderava comprar um elétrico usado, ou mesmo novo. Para 100kms/dia, a poupança é muita, mesmo muita.

            Contas por alto: num elétrico, gastas cerca de 60€ por mês em eletricidade, num a gasolina são cerca de 300€... Fora revisões, IUC, etc

            Eu fazia as minhas contas e pensava seriamente nisto.
            Editado pela última vez por pedrolima678; 02 May 2021, 08:35.

            Comentário


              #7
              o problema é carregar de 2 em 2 dias. além do mais, com 25 mil, máximo dos máximos que pretende dar, não compra quase nada novo. com 2 anos a conversa pode ser outra.

              Comentário


                #8
                Eu vou só responder para deixar isto em memória futura, em jeito de curiosidade, para vir aqui daqui a 5 anos:
                - o diesel nao vai morrer já
                - o diesel daqui a 5 anos vai continuar a ser o combustivel de escolha para quem faz 25.000 ou mais por ano
                - o diesel daqui a 5 anos vai continuar a ser o combustivel de escolha para quem nao tem acesso a uma rede facil e simples de carregamento eletrico em casa e no local de trabalho
                - o diesel vai continuar a chegar as cidades, mas nao aos centros historicos
                - os carros a diesel vao manter o valor mais ou menos sobreponivel ao atual na retoma
                - muitos fabricantes vao puxar a carta do eletrico/hibrido mas vao ter um diesel na manga para modelos em que sabem ser essencial, talvez exceptuando os japoneses/coreanos
                - um classe A 180 d daqui a 10 anos continua a ser um carro atual e relevante.
                - ha mto petroleo para vender... E apesar da industria querer empurrar o modo de vida eletrico e eficiente e limpo, ha muito poder ainda das grandes petroliferas e vontade de manter o status quo.

                Livres para discordar, pois claro!
                Vemo-nos em 2026

                Comentário


                  #9
                  Da lista de opções iniciais, parece-me que o Seat Leon será o melhor value for money, isto é, conseguirás eventualmente o melhor negócio por menos investimento inicial. E tendo o 1.6 tdi, será um motor quase perfeito para os trajetos EN, pois os consumos tenderão a ser muito baixos, o que para 30.000 km/ano ainda poderá fazer alguma "mossa". Exemplo bem abaxo do valor-limite: https://www.standvirtual.com/anuncio...tml#df0d5138aa

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Marbosa Ver Post
                    Eu vou só responder para deixar isto em memória futura, em jeito de curiosidade, para vir aqui daqui a 5 anos:
                    - o diesel nao vai morrer já
                    - o diesel daqui a 5 anos vai continuar a ser o combustivel de escolha para quem faz 25.000 ou mais por ano
                    - o diesel daqui a 5 anos vai continuar a ser o combustivel de escolha para quem nao tem acesso a uma rede facil e simples de carregamento eletrico em casa e no local de trabalho
                    - o diesel vai continuar a chegar as cidades, mas nao aos centros historicos
                    - os carros a diesel vao manter o valor mais ou menos sobreponivel ao atual na retoma
                    - muitos fabricantes vao puxar a carta do eletrico/hibrido mas vao ter um diesel na manga para modelos em que sabem ser essencial, talvez exceptuando os japoneses/coreanos
                    - um classe A 180 d daqui a 10 anos continua a ser um carro atual e relevante.
                    - ha mto petroleo para vender... E apesar da industria querer empurrar o modo de vida eletrico e eficiente e limpo, ha muito poder ainda das grandes petroliferas e vontade de manter o status quo.

                    Livres para discordar, pois claro!
                    Vemo-nos em 2026
                    Estás em negação, mas falamos em 2026, espero que de boa saúde os dois...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                      Estás em negação, mas falamos em 2026, espero que de boa saúde os dois...
                      Ainda falta muito para um electrico substituir um veiculo a combustão.

                      Há muito trabalho que tem de ser feito, postos de carregamento, tempos de carregamento e capacidades da bateria.

                      Uma pessoa normal ainda não vai dar 40.000 euros ou mais por um carro eléctrico para conseguir andar apenas 200 ou 300 kms de cada vez e estar dependende de um elevado tempo de carregamento e locais limitados.

                      Depois as taxas e taxinhas que já apareceram e ainda vão aparecer ainda vão fazer as pessoas pensar 2 vezes.
                      Imagino que no futuro carregar um carro eléctrico ainda fique mais caro do que atestar um carro a gasolina/gasóleo, isto simplesmente porque as receitas dos impostos têm de se ir buscar a algum lado.

                      Lá chegaremos, não sei se em 5 ou 10 anos, mas também acredito que o motor a combustão não morra já.

                      Comentário


                        #12
                        Eu tenho um Prius, portanto, apesar de híbrido, tem motor a gasolina, que tem 11 anos e já me mentalizei que vou querer que dure, pelo menos, mais 10 anos para o poder trocar por um elétrico mais maduro e com uma rede de abastecimento minimamente decente. A única coisa que me faria trocar o carro no curto ou médio prazo, seria este morrer (acidente ou avaria grave) e, nesse caso, compraria um com motor de combustão usado para se aguentar mais uns anitos.

                        Comentário


                          #13
                          O problema dos elétricos neste momento é que tens de fazer muitos km (que o OP até faz), porque são autenticos carros descartáveis. Daqui a 5 anos os elétricos vão dar 10-0 aos elétricos de hoje, e os de hoje vão valer "peanuts".

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                            Ainda falta muito para um electrico substituir um veiculo a combustão.

                            Há muito trabalho que tem de ser feito, postos de carregamento, tempos de carregamento e capacidades da bateria.

                            Uma pessoa normal ainda não vai dar 40.000 euros ou mais por um carro eléctrico para conseguir andar apenas 200 ou 300 kms de cada vez e estar dependende de um elevado tempo de carregamento e locais limitados.

                            Depois as taxas e taxinhas que já apareceram e ainda vão aparecer ainda vão fazer as pessoas pensar 2 vezes.
                            Imagino que no futuro carregar um carro eléctrico ainda fique mais caro do que atestar um carro a gasolina/gasóleo, isto simplesmente porque as receitas dos impostos têm de se ir buscar a algum lado.

                            Lá chegaremos, não sei se em 5 ou 10 anos, mas também acredito que o motor a combustão não morra já.
                            Tens razão em quase tudo o que dizes, mas se tu próprio dizes que, daqui a 5 anos os problemas que referes estão resolvidos, achas que terá algum sentido comprar hoje um carro diesel ou a gasolina, salvo exceções...
                            Quando o quiseres vender, daqui aos tais 5/10 anos, quem é que o vai querer?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                              O problema dos elétricos neste momento é que tens de fazer muitos km (que o OP até faz), porque são autenticos carros descartáveis. Daqui a 5 anos os elétricos vão dar 10-0 aos elétricos de hoje, e os de hoje vão valer "peanuts".
                              ...porque os diesel e a gasolina vão valer uma fortuna... (ironia)

                              Comentário


                                #16
                                Dependerá do teu tipo de utilização, 30 mil km maioritariamente em circuito urbano, são diferentes de 30 mil km maioritariamente em EN/AE.

                                Em situação normal, faço mais uns 10 mil que tu, maioritariamente em EN/AE. Se a Megane morresse hoje, ainda viria um diesel preferencialmente sem baterias associadas.

                                Relativamente aos exemplares que apresentas, tirando o Polo que é um segmento B, entre os outros é escolher o que mais te agradar. Uns mais premium, outros menos, é uma opção pessoal. Sugiro-te apenas experimentares também o Focus...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                  Tens razão em quase tudo o que dizes, mas se tu próprio dizes que, daqui a 5 anos os problemas que referes estão resolvidos, achas que terá algum sentido comprar hoje um carro diesel ou a gasolina, salvo exceções...
                                  Quando o quiseres vender, daqui aos tais 5/10 anos, quem é que o vai querer?
                                  Quem hoje em dia comprar um carro a combustão interna tem de ser apenas com o intuito de o manter até ao fim de vida.

                                  Não pode pensar em o dar à troca daqui a 10 anos. Só se for com um programa de incentivos bem generoso. Acredito que isso venha a acontecer.

                                  Mas infelizmente eléctricos ainda não são para o povo em geral, nem há oferta suficiente para isso e nem a preços acessíveis.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pelo que vi, o único elétrico que me chama a atenção e fica mais em conta é o e-Golf usado, só que a autonomia de 190km não me alegra muito. Outras alternativas?

                                    Com as respostas aqui dadas sinto-me inclinado a comprar um diesel usado até 10k€ e daqui a uns 5 aninhos ponderar um elétrico. Se for seguir com um Diesel, qual faz sentido comprar dentro deste orçamento? Gosto bastante dos Golfs e alguns 1.6TDI de 2010 ficam por este preço, nota que é um carro que daqui a 5 anos pretendo dar de retoma ou vender.

                                    Comentário


                                      #19
                                      É preciso ter em mente que daqui a 10 anos, as zonas urbanas de Lisboa, Porto e afins estarão na mesma situação que hoje, ou seja, os prédios sem garagem continuarão assim e vejo com dificuldade haver uma rede alargada de postos de carregamento na rua, por ex, de zonas suburbanas ou mais propensas a criminalidade / vandalismo. Nessas zonas, os veículos a combustão irão perdurar até ao limite da possibilidade.
                                      Depois temos situações como a minha, que precisei 7 lugares e em elétrico, apenas o Tesla que obviamente é logo riscado das opções. Mesmo em PHEV os preços são proibitivos, pelo que quem não tiver um poder de compra acima da média, ter-se-á que continuar a governar com gasolina/diesel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        vou muito pelo post do mpereira. é a minha ideia também. não vai "desaparecer" nada de repente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                          Ainda falta muito para um electrico substituir um veiculo a combustão.

                                          Há muito trabalho que tem de ser feito, postos de carregamento, tempos de carregamento e capacidades da bateria.

                                          Uma pessoa normal ainda não vai dar 40.000 euros ou mais por um carro eléctrico para conseguir andar apenas 200 ou 300 kms de cada vez e estar dependende de um elevado tempo de carregamento e locais limitados.

                                          Depois as taxas e taxinhas que já apareceram e ainda vão aparecer ainda vão fazer as pessoas pensar 2 vezes.
                                          Imagino que no futuro carregar um carro eléctrico ainda fique mais caro do que atestar um carro a gasolina/gasóleo, isto simplesmente porque as receitas dos impostos têm de se ir buscar a algum lado.

                                          Lá chegaremos, não sei se em 5 ou 10 anos, mas também acredito que o motor a combustão não morra já.
                                          Num país de tesos, onde a maioria compra carros usados, que dormem na rua, por falta de garagem, os electricos só vingarão daqui a 20/25 anos.

                                          E quando muitos tiverem migrado para os eléctricos e os pulhiticos virem o imposto sobre os outros a baixar, logo tratarão de ir buscar ainda mais pilim em impostos sobre os eléctricos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não se esqueçam que a idade média do parque automóvel português é superior a 12 anos e tem vindo sempre a aumentar. Um em cada 6 carros tem mais de 20 anos.
                                            Maioria do povo tuga não tem dinheiro para fazer a transição para o eléctrico.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                              Num país de tesos, onde a maioria compra carros usados, que dormem na rua, por falta de garagem, os electricos só vingarão daqui a 20/25 anos.

                                              E quando muitos tiverem migrado para os eléctricos e os pulhiticos virem o imposto sobre os outros a baixar, logo tratarão de ir buscar ainda mais pilim em impostos sobre os eléctricos.
                                              Tens razão no que dizes, mas como já o disse, as marcas não vão esperar que Portugal tenha poder de compra, para deixarem de fabricar carros a combustão, com a norma euro 7, tudo irá mudar.

                                              O problema será nosso, quando chegarmos a um stand e só lá estiverem elétricos e o mais barato custar 20.000€...

                                              Comentário


                                                #24
                                                ainda ontem fui "desconfinar" e ia na estrada a reparar nos carros de 93, 92, 91 que passavam por mim. ainda foram uns quantos!

                                                elétricos???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                  Num país de tesos, onde a maioria compra carros usados, que dormem na rua, por falta de garagem, os electricos só vingarão daqui a 20/25 anos.

                                                  E quando muitos tiverem migrado para os eléctricos e os pulhiticos virem o imposto sobre os outros a baixar, logo tratarão de ir buscar ainda mais pilim em impostos sobre os eléctricos.
                                                  O problema é que nos próximos tempos nem a classe média desenrascada poderá comprar um novo.

                                                  Maus tempos aí vêm para quem gosta de automóveis.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                    Tens razão no que dizes, mas como já o disse, as marcas não vão esperar que Portugal tenha poder de compra, para deixarem de fabricar carros a combustão, com a norma euro 7, tudo irá mudar.

                                                    O problema será nosso, quando chegarmos a um stand e só lá estiverem elétricos e o mais barato custar 20.000€...
                                                    Atencão que não é só por cá. A idade média do parque automóvel está a aumentar a nível europeu.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                      Tens razão no que dizes, mas como já o disse, as marcas não vão esperar que Portugal tenha poder de compra, para deixarem de fabricar carros a combustão, com a norma euro 7, tudo irá mudar.

                                                      O problema será nosso, quando chegarmos a um stand e só lá estiverem elétricos e o mais barato custar 20.000€...
                                                      O problema será deles, que não vão conseguir vender os carros eléctricos caros

                                                      Para os portugueses vai sobrar o refugo dos carros a combustão dos outros países europeus, ou então vão ter de se contentar com o que sobra no mercado nacional (a preços sobrevalorizados).

                                                      Como disse ontem, vivemos momentos de transição comuita indefinição, e há coisas difíceis de mudar.
                                                      Sei que és do Porto, por isso tal como eu podes já imaginar os cabos pendurados das varandas a carregar os carros cá em baixo , ou então é agora que vão aparecer mais alguns postos, senão talvez só em 2025 quando voltar a ser ano de eleições

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                                        O problema será deles, que não vão conseguir vender os carros eléctricos caros

                                                        Para os portugueses vai sobrar o refugo dos carros a combustão dos outros países europeus, ou então vão ter de se contentar com o que sobra no mercado nacional (a preços sobrevalorizados).

                                                        Como disse ontem, vivemos momentos de transição comuita indefinição, e há coisas difíceis de mudar.
                                                        Sei que és do Porto, por isso tal como eu podes já imaginar os cabos pendurados das varandas a carregar os carros cá em baixo , ou então é agora que vão aparecer mais alguns postos, senão talvez só em 2025 quando voltar a ser ano de eleições
                                                        Vivo numa grande freguesia (população de 25-30k) de Oeiras, e há um posto de carregamento na rua.
                                                        há uma larga maioria de habitação sem garagem, e as que tem garagem devem estar a fazer o caminho das pedras como eu, para garantir carregamento de um PHEV no final do ano [emoji23]
                                                        O progresso é lindo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu concordo com o pai do OP.

                                                          O mais sensato é comprar um carro a gasóleo usado e/ou barato.

                                                          As coisas estão a mudar e os sinais são no sentido de haver mais restrições aos carros a gasóleo nos próximos anos. As próprias marcas estão a desinvestir e a tendência é reduzir as opções a gasóleo.

                                                          Naturalmente ainda vai haver gasóleo por muitos anos, mas cada vez será menos apetecível.
                                                          Editado pela última vez por SalvadorP; 04 May 2021, 07:28.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sim, vamos entrar numa nova era

                                                            Quem comprar um diesel nos próximos anos, em que realmente estão a ser descontinuados, vai ter de lidar com uma de duas coisas:

                                                            - ou o valor de retoma no futuro é ridiculo

                                                            - ou o valor de retoma é enorme porque já não os há para venda novos e as pessoas gostam deles. Tipo o 190d

                                                            Lindo. É que não faço ideia se será melhor esperar ou agarrar um dos últimos.

                                                            Isto faz parte da magia de estarmos entre Estocolmo e Rabat. Mas mais perto de Rabat

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X