Anúncio

Collapse
No announcement yet.

De quem são as peças danificadas ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    De quem são as peças danificadas ?

    Boa tarde a todos, agradeço a vossa opinião, numa pequena questão sobre a qual tenho uma dúvida:

    Há uns tempinhos um dos meus automóveis precisou de uma intervenção de bate-chapas.

    No geral (pelo que vejo de fora) o trabalho de chapa ficou bom, mas durante as várias intervenções, certos revestimentos de porta interiores, frisos, e painéis ficaram danificados / riscados e molas de encaixe partidas... provavelmente ao desmontar e montar novamente.

    O bate-chapas lá arranjou peças de substituição em 2ª mão do bolso dele, mas dizia na altura que repondo estas do bolso dele, ficava automaticamente com as minhas danificadas para ele (para diluir o prejuízo da despesa dele).

    A minha duvida é:
    Não tendo eu e ele antecipadamente combinado nada nesse sentido (que eu lhe cederia as peças danificadas de bom grado), por lei terá ele direito a fazer dele as minhas peças antigas, só porque pagou as outras em 2ª mão ?

    Obrigado.

    #2
    Se tivesses pago as peças novas, as antigas seriam sempre tuas.
    Num caso destes, até me admiro que ele as tenha posto do bolso dele (a não ser que tenha mesmo feito m**** ao desmontar/montar), diria que seriam para ele. Basicamente, ele fez-te um dano não esperado e repôs o carro como o entregaste. Peças antigas seriam para ele.
    Se levares um telemóvel, dentro da garantia, para reparação, e se te derem um novo, o antigo não fica para ti.

    Comentário


      #3
      As peças danificadas são da oficina de modo as poder reciclar (como exige a lei).
      Claro que em determinadas casos particulares poderá existir algum tempo de devolução.

      Comentário


        #4
        Antigamente algumas marcas deixavam a peças mudadas num saquinho dentro da bagageira para o cliente ter a certeza que o material tinha sido mudado.
        Por causa destas novas políticas das marcas e reciclagem ando há que tempos para arranjar uma corrente de distribuição e não encontro nenhuma

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
          As peças danificadas são da oficina de modo as poder reciclar (como exige a lei).
          Claro que em determinadas casos particulares poderá existir algum tempo de devolução.
          Numa revisão,/reparação, se pedires explicitamente as peças antigas, a oficina não fica com elas. O caso do op é diferente.
          Se fores fazer uma reparação paga por uma seguradora, por exemplo, as peças já não são tuas.

          Comentário


            #6
            As peças usadas são de quem paga as novas. A não ser que combinem previamente algo contrário.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
              As peças usadas são de quem paga as novas. A não ser que combinem previamente algo contrário.
              Tenho ideia que nem sempre, por causa das questões ambientais (óleos e afins).

              Tens é sempre o direito a ver as peças usadas.

              Comentário


                #8
                É a questão da gestão de resíduos, consagrado no Decreto-Lei 73/2011 de 17 de Junho

                Comentário


                  #9
                  Boas,

                  Obrigado a todos.
                  Algumas observações:

                  - as peças em questão são respectivamente; friso de nogueira da forra interior da porta, friso metálico de moldura do vidro de uma das portas e painel plástico de baixo, do pilar interior (abaixo de onde entra o cinto de segurança)... todas com riscos profundos de quem tentou sacar aquela porcaria à pressa com chave de fendas ou algo;

                  ( Tendo em conta que não há aqui nada de óleos, filtros ou peças de motor - portanto nada para reciclar e o fulano queria ficar com estas peças para devolver ao fornecedor de peças dele, este re-aproveitá-las e assim diluir as suas despesas, continua a aplicar-se a lei dos resíduos ? )


                  - o fulano em questão conseguiu ao longo dos quase 2 meses que o carro lá esteve, riscar-me essas peças por completa negligência... e claro está, inicialmente entregou-me o carro com aquelas m3rd4s danificadas, caladinho como se nada fosse;

                  - as peças que colocou do bolso dele não foram novas, mas em 2ª mão embora sem marcas, e por mim tudo bem que também não estou cá para dificultar as coisas a ninguém... e como trabalha com familiares meus tentei sempre facilitar;

                  - dessas 3 peças que colocou do bolso dele, conseguiu novamente danificar 1 das peças - o encaixe do painel de plástico interior do pilar.

                  (Cálculo que como não teve para estar a desmontar peças adjacentes e montar aquele encaixe no ângulo correcto, decidiu antes dar um calorzinho com pistola e depois insistir com marteladas, claro que lixou o encaixe de plástico do painel.)
                  ... e vai de me entregar o carro novamente assim, ora assim que toco no painel aquela ***** estava quase a soltar-se.

                  Em cima disto tudo, foi careiro como a porra (embora o trabalho de chapa e pintura estivesse muito bom), e agindo sempre como se um gajo pudesse deslocar-se à oficina as vezes que D'el Rei achasse necessário (embora eu more longe para caramba), visto que ele pela 2ª vez voltou a fazer asneira com as peças, tirei o carro de lá para fora.

                  Comentário


                    #10
                    No teu caso, e como já referiram, como ele assumiu a despesa da troca de peças, acho "normal" que fique com as danificadas (um pouco como se levasses o carro em garantia, as peças usadas ficam lá).

                    A questão é: queres assim tando as peças?

                    Comentário


                      #11
                      A questão dos "resíduos" aplica-se basicamente a todas as peças... já que na generalidade tudo será reciclável...



                      Mas já agora e como mera curiosidade, já que o referes, ele indicou-te que iria devolver as peças retiradas ao fornecedor dele ou estás tu a supor?

                      Comentário


                        #12
                        Quem nunca andou de super cola 3 na mão a disfarçar peças depois do carro vir da pintura? É mais ou menos 'normal', especialmente em carros mais antigos, partir-se 3 ou 4 encaixes de plástico ao desmontar peças que estão ressequidas, mesmo quando desmontadas com muito cuidado.

                        Aliás, até é habitual o chapeiro / pintor colocar outras peças em substituição das que partiram (originais ou não) e cobrar-se delas na fatura final. Afinal, não faz grande sentido o pintor ter que pagar do bolso dele todas as peças que se danificam aquando da sua remoção, até porque há muitos casos em que as peças já vão para lá partidas e coladas / atamancadas pelos proprietários ou anteriores chapeiros.

                        No teu caso, ficaria satisfeito por ele substituir o que partiu, nem queria sequer saber das peças partidas. Por outro lado, simpatizo com a tua frustração de entregar um carro direitinho e ele vir com material partido sem justificação...
                        Editado pela última vez por LuisPedro; 27 May 2021, 11:11.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                          No teu caso, e como já referiram, como ele assumiu a despesa da troca de peças, acho "normal" que fique com as danificadas (um pouco como se levasses o carro em garantia, as peças usadas ficam lá).

                          A questão é: queres assim tando as peças?
                          Em boa verdade, faz também sentido para mim que assim seja pois ele repôs o que danificou, é certo.
                          As peças agora riscadas não as quero para nada (apenas queria era alguém que soubesse arranjar 1 coisa sem estragar outras 2 ou 3.)

                          A questão de não lhe as ter dado naquele momento:
                          - foi a forma prepotente como abordou o assunto, disse logo em mau tom que aquilo "era dele" para diluir as despesas que teve em adquirir as de substituição ao fornecedor dele.


                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          A questão dos "resíduos" aplica-se basicamente a todas as peças... já que na generalidade tudo será reciclável...



                          Mas já agora e como mera curiosidade, já que o referes, ele indicou-te que iria devolver as peças retiradas ao fornecedor dele ou estás tu a supor?
                          Ok entendido.

                          Foi como mencionei acima.
                          Assim que lhe ia perguntar como era a questão dessas peças danificadas (que lhe daria de bom grado), nem deixou terminar a pergunta, interrompeu logo e com maus-modos limitou-se a dizer que eram dele / ficavam para ele, "para diluir as despesas que teve em adquirir as de substituição ao fornecedor."

                          Ora já farto de várias más-educações, chego ao carro e vejo que se encarregou de danificar novamente 1 das 3 peças que mudou, e depois a atitude é tipo: "olha logo te substituo essa m3rd4 quando fizeres umas centenas de kms e cá vieres novamente"... decidi que não havia mais obséquios para o fulano.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                            A questão dos "resíduos" aplica-se basicamente a todas as peças... já que na generalidade tudo será reciclável...
                            Uma Oficina certificada tem de enviar tudo para reciclar, não pode entregar peças usadas ao cliente, pode sim por cortesia mostrar as peças velhas que foram substituídas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                              Quem nunca andou de super cola 3 na mão a disfarçar peças depois do carro vir da pintura? É mais ou menos 'normal', especialmente em carros mais antigos, partir-se 3 ou 4 encaixes de plástico ao desmontar peças que estão ressequidas, mesmo quando desmontadas com muito cuidado.

                              Aliás, até é habitual o chapeiro / pintor colocar outras peças em substituição das que partiram (originais ou não) e cobrar-se delas na fatura final. Afinal, não faz grande sentido o pintor ter que pagar do bolso dele todas as peças que se danificam aquando da sua remoção, até porque há muitos casos em que as peças já vão para lá partidas e coladas / atamancadas pelos proprietários ou anteriores chapeiros.

                              No teu caso, ficaria satisfeito por ele substituir o que partiu, nem queria sequer saber das peças partidas. Por outro lado, simpatizo com a tua frustração de entregar um carro direitinho e ele vir com material partido sem justificação...
                              Compreendo perfeitamente e sei bem como é mexer em plásticos / encaixes / molas / ganchos / etc. velhos, e sei que desencaixar esse tipo de forras e frisos, num carro dos anos 90, eventualmente certas molas de plástico estarão ressequidas e muito facilmente podem partir na desmontagem.

                              Por esse mesmo motivo, quando tive o imprevisto na estrada e deixei o carro ao fulano disse-lhe que não se preocupasse com o custo, queria era as coisas o mais impecáveis possível.
                              (Portanto ele esteve sempre à vontade para encomendar molas novas, e até frisos exteriores que marquei ligeiramente no acidente lhe disse para colocar novos.)

                              Agora, painéis de coberturas e frisos interiores de nogueira riscados mesmo na face, isso disse-me logo o meu mecânico cá em baixo: "essa porr4 foi tirada a correr com chave de fendas, ao desforrar a porta - que são essas marcas que aí estão".

                              A questão foi a arrogância do fulano (com idade p/ ser meu pai) pensar que o menino pode andar a passear de distrito em distrito as vezes necessárias, e ter tentado colocar um painel com calor e porrada, ora lixou o encaixe da própria peça que encomendou.
                              ... como dizes e bem fiquei frustrado com o desempenho do fulano e acabaram-se ali os obséquios.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
                                Uma Oficina certificada tem de enviar tudo para reciclar, não pode entregar peças usadas ao cliente, pode sim por cortesia mostrar as peças velhas que foram substituídas.

                                Claro... e é isso que quis referir.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                  Compreendo perfeitamente e sei bem como é mexer em plásticos / encaixes / molas / ganchos / etc. velhos, e sei que desencaixar esse tipo de forras e frisos, num carro dos anos 90, eventualmente certas molas de plástico estarão ressequidas e muito facilmente podem partir na desmontagem.

                                  Por esse mesmo motivo, quando tive o imprevisto na estrada e deixei o carro ao fulano disse-lhe que não se preocupasse com o custo, queria era as coisas o mais impecáveis possível.
                                  (Portanto ele esteve sempre à vontade para encomendar molas novas, e até frisos exteriores que marquei ligeiramente no acidente lhe disse para colocar novos.)

                                  Agora, painéis de coberturas e frisos interiores de nogueira riscados mesmo na face, isso disse-me logo o meu mecânico cá em baixo: "essa porr4 foi tirada a correr com chave de fendas, ao desforrar a porta - que são essas marcas que aí estão".

                                  A questão foi a arrogância do fulano (com idade p/ ser meu pai) pensar que o menino pode andar a passear de distrito em distrito as vezes necessárias, e ter tentado colocar um painel com calor e porrada, ora lixou o encaixe da própria peça que encomendou.
                                  ... como dizes e bem fiquei frustrado com o desempenho do fulano e acabaram-se ali os obséquios.

                                  Acho que o teu problema é que deixaste a reparação a um sucateiro..., esse tipo de reparações é sempre bom deixar a cargo de empresas com alguma reputação no mercado , mesmo que não seja uma reparação paga por seguradora , deve-se sempre escolher uma que tenha acordo com seguradoras, porque essas têm algumas regras basicas para cumprir.

                                  Comentário

                                  AD fim dos posts Desktop

                                  Collapse

                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                  Collapse
                                  Working...
                                  X