Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um pouco de futurologia!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Um pouco de futurologia!

    Depois das carrinhas, depois dos mpv's, de momento e de já à alguns anos que o formato da moda é o Suv/Crossover mas haverá certamente uma altura em que o mercado se cansará deles (esperemos, ou pelo menos eu!), a pergunta que fica é qual acham que será a proxima tipologia do carro da moda?

    #2
    O carro totalmente automático, autónomo e... eléctrico!!

    E sem dono!!

    Comentário


      #3
      Não era bem o seu funcionamento mas ok!
      Eu cá acho e de forma a responder ao tópico que poderá os pod cars, carros de certa forma mais pequenos mas muito espaçosos ainda assim.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
        Não era bem o seu funcionamento mas ok!
        Eu cá acho e de forma a responder ao tópico que poderá os pod cars, carros de certa forma mais pequenos mas muito espaçosos ainda assim.
        Esse ainda têm outra particularidade: simetria frente/traseira. Há um citroen assim também.

        Por acaso acho que esse pode ser um formato futuro e que deverá ocorrer quando se conseguir reduzir a incidência de acidentes, talvez com condução autónoma, pois deixa de ser necessário o formato como hoje conhecemos com frente e compartimento do motor.

        Mas isto será num futuro longínquo, pois no momento acho que os ditos "SUV" vieram para ficar, se bem que muitos deles já são uma coisa híbrida entre SUV, Hatchback, carrinha, MPV ou coupé, onde o elemento comum são as rodas grandes e o capô elevado.
        Mesmo nos furgões, tipo citroen Berlingo, isso é notório, parecem as tipologias antigas mas sobreelevadas com m uma secção de 20cm entre o fundo do carro e a linha de cintura.

        Comentário


          #5
          é nessa altura que ou deixo de conduzir ou faço road rage a esses carrinhos.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            é nessa altura que ou deixo de conduzir ou faço road rage a esses carrinhos.
            Será nessa altura que toda a gente deixa de conduzir, não te preocupes

            Comentário


              #7
              Os SUV e Crossover não podem já ser vistos como uma moda.

              São uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.

              Mas está evolução não estagnou nesse conceito SUV.

              Os carros desenhados hoje têm grandes rodas e o capot elevado (como já foi apontado) mas não necessariamente altura ao solo propriamente dita da carroçaria. O condutor até pode ir elevado. Mas os famosos ângulos que permitem alguma saída se estrada não estão lá.

              Portanto, volume, rodas grandes, capot elevado.

              Quem conseguiu ver e materializar bem esta evolução foi a VW com a gama eléctrica que aí está, os id.

              Eu já tinha esta ideia de evolução natural e quando vi os VW pensei exactamente isto: ora aí estão eles.

              E diga-se que estão bem porreiros. A maioria das pessoas que conheço aprova o conceito estético dos id.

              Comentário


                #8
                A próxima moda não sei qual será , mas sei que cada vez as pessoas gostam menos de conduzir, mesmo aqui no forum se nota isso quando comparando com há 15 anos atrás.

                Posto isto, tudo o que seja eléctrico e autónomo deve vingar.
                Que assim seja.
                Retiram-se muitos condutores monos da estrada.
                Que fiquem todos agarradinhos aos netflix's da vida.

                Já agora o conceito de SUV na moda é relativo.
                Um SUV a sério, 4x4, nao é para qualquer bolsa, já que envolve o conceito de TT e de conforto na estrada. Não é somente para terra batida.

                E mesmo que esteja na moda, não percebo porque tanta gente tem asco a isso.

                Também estão ou estiveram na moda os monovolumes e SW's sem que muitos fizessem grande aproveitamento disso mas com um pormenor: gostavam, e isso era suficiente, como é natural.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                  Os SUV e Crossover não podem já ser vistos como uma moda.

                  São uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.

                  Mas está evolução não estagnou nesse conceito SUV.

                  Os carros desenhados hoje têm grandes rodas e o capot elevado (como já foi apontado) mas não necessariamente altura ao solo propriamente dita da carroçaria. O condutor até pode ir elevado. Mas os famosos ângulos que permitem alguma saída se estrada não estão lá.

                  Portanto, volume, rodas grandes, capot elevado.

                  Quem conseguiu ver e materializar bem esta evolução foi a VW com a gama eléctrica que aí está, os id.

                  Eu já tinha esta ideia de evolução natural e quando vi os VW pensei exactamente isto: ora aí estão eles.

                  E diga-se que estão bem porreiros. A maioria das pessoas que conheço aprova o conceito estético dos id.

                  Já eu acho que os SUV não são evolução nenhuma, pois são altamente ineficientes e quanto mais avançam no tempo mais parecidos são com o Ford T, isto é evolução?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                    Já eu acho que os SUV não são evolução nenhuma, pois são altamente ineficientes e quanto mais avançam no tempo mais parecidos são com o Ford T, isto é evolução?
                    Sugiro que estudes um pouco do conveito SUV.
                    Tu e muitos que desconhecem tal coisa.
                    Os vossos preconceitos são fantásticos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Sugiro que estudes um pouco do conveito SUV.
                      Tu e muitos que desconhecem tal coisa.
                      Os vossos preconceitos são fantásticos.
                      Isto nada tm a ver com preconceitos, apenas tenho uma visão de carro diferente do pessoal, pois para mim um carro deve ser rasteirinho o mais fluente aerodinamicamente na estrada, por isso qualquer coisa parecida com um caixote não me entra no meu conceito de carro, um TT sim para a sua utilização bem definida, mas um SUV nem é uma coisa nem outra, portanto e sem preconceitos abomino tudo o que seja SUV (Suburban Utility Vehicle) para uma utilização principalmente em estrada, é a minha opinião acerca do assunto SUV não é nenhum preconceito.

                      EDIT:Não é o conceito que me faz confusão, é a forma como se compra esta plataforma para uma utilização estradista.
                      Editado pela última vez por Afcivic; 11 June 2021, 09:57.

                      Comentário


                        #12
                        O futuro é não tocar em nada no carro...nem na porta...próximas gerações vai ser só sentar e esperar...Basta ver os manuais dos carros...Á 50 anos explicavam como afinar as válvulas...Hoje, dizem para não beber os líquidos das baterias......A moda será apenas sobreviver á viagem...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PedroF Ver Post
                          O futuro é não tocar em nada no carro...nem na porta...próximas gerações vai ser só sentar e esperar...Basta ver os manuais dos carros...Á 50 anos explicavam como afinar as válvulas...Hoje, dizem para não beber os líquidos das baterias......A moda será apenas sobreviver á viagem...
                          Caminhamos perigosamente para gerações de incapazes, o simples acto de puxar uma alavanca com um cabo ligado a um fecho que se abre em frações de segundos tende a desaparecer e dar lugar a um complexo sistema electrónico com botões tácteis para fazer uma ação tão simples. Deve ser a mesma geração que em casa tem estores electrónicos e sanitas com autoclismo digital

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                            Isto nada tm a ver com preconceitos, apenas tenho uma visão de carro diferente do pessoal, pois para mim um carro deve ser rasteirinho o mais fluente aerodinamicamente na estrada, por isso qualquer coisa parecida com um caixote não me entra no meu conceito de carro, um TT sim para a sua utilização bem definida, mas um SUV nem é uma coisa nem outra, portanto e sem preconceitos abomino tudo o que seja SUV (Suburban Utility Vehicle) para uma utilização principalmente em estrada, é a minha opinião acerca do assunto SUV não é nenhum preconceito.

                            EDIT:Não é o conceito que me faz confusão, é a forma como se compra esta plataforma para uma utilização estradista.
                            O SUV tem um propósito aliás tem vários, não digas que não é nem uma coisa nem outra, porque está errado.
                            O conceito está bem definido.

                            Eu tambem abomino carrinhas mas sei qual o seu propósito.

                            Essa tua análise de dizer que não são evolução, não faz sentido.
                            São evolução sim, dentro do conceito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                              O SUV tem um propósito aliás tem vários, não digas que não é nem uma coisa nem outra, porque está errado.
                              O conceito está bem definido.

                              Eu tambem abomino carrinhas mas sei qual o seu propósito.

                              Essa tua análise de dizer que não são evolução, não faz sentido.
                              São evolução sim, dentro do conceito.
                              Não percebeste, eu liguei o conceito à moda, ou seja, o que abomino é a compra de um SUV para o dia a dia, que na maior parte não é mais do que levar uma pessoa ao trabalho por estrada e, se calhar, na maior parte por AE, aí o SUV é a pior das opções, pois compras um espaço que não utilizas, compras um formato que não utilizas e ainda compras um conceito que não utilizas. Sim, sei perfeitamente qual o conceito de um SUV tenho um HRV na familia há muito tempo e é usado como um verdadeiro TT, onde pode levar pessoas, cães, gatos,..., o conceito levado ao extremo, mas conheço quem nunca teve problemas com um Y10 e atualmente comprou um Qashqai para andar sozinho e ainda por cima quase sempre em AE, é isto que eu abomino, é obvio que todos temoss direito às nossas opções e eu tenho direito à minha opinião, se ainda não percebeste.... desisto.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                O carro totalmente automático, autónomo e... eléctrico!!

                                E sem dono!!

                                E depois mostras o que aos vizinhos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por afc Ver Post
                                  E depois mostras o que aos vizinhos?
                                  Exacto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Olha a evolução do Megane


                                    Que raio de caixote.
                                    Ficheiros anexados

                                    Comentário


                                      #19
                                      Quem acha que os SUV/crossovers não são o futuro qual é a vossa ideia para colocar as baterias? Carros com 5 metros de comprimento tipo model S? Temos é que remodelar os milhares de lugares de estacionamento em paralelo por este país fora...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                        São uma evolução. Tal como quando olhamos para os carros de há 80 anos havia diferenças enormes.
                                        Não é evolução é um acessório de moda. Evolução parte-se do pressuposto que a funcionalidade é melhorada, que nos SUV/CUV é o inverso uma vez que as versões "normais" em que se baseiam esses carros são melhores em praticamente tudo. Clio > Captur.

                                        As pessoas compram o SUV/CUV pelo aspeto, gostam do visual do carro "grande" e da posição elevada face aos outros carros. O problema é que ando andarmos todos elevandos, ninguém anda elevado, e o carro deixa de ser "fixe"

                                        Se todos formos bonitos, ninguém é bonito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nao sei se vives debaixo de uma pedra, Mas há imensos carros elétricos no mercado que não tem 5 metros de comprimento nem 2 de altura. Ex. Hyundai Ioniq, tesla model 3

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                            Não é evolução é um acessório de moda. Evolução parte-se do pressuposto que a funcionalidade é melhorada, que nos SUV/CUV é o inverso uma vez que as versões "normais" em que se baseiam esses carros são melhores em praticamente tudo. Clio > Captur.

                                            As pessoas compram o SUV/CUV pelo aspeto, gostam do visual do carro "grande" e da posição elevada face aos outros carros. O problema é que ando andarmos todos elevandos, ninguém anda elevado, e o carro deixa de ser "fixe"

                                            Se todos formos bonitos, ninguém é bonito.
                                            Não concordo.

                                            Na minha opinião os SUV são muito mais funcionais e práticos de se utilizar do que os automóveis normais ditos "rasterinhos". E quem tem filhos pequenos e que necessita de andar todos os dias a meter e a tirar da cadeirinha, num SUV é muito mais fácil e prático devido à sua maior altura e espaço para tal.
                                            Mesmo com pessoas mais idosas e sobretudo que tenham problemas de mobilidade, a diferença entre entrar e sobretudo sair de um carro ou de um SUV é bem considerável. Eu tenho um exemplo deste na família e sei bem o que é a imensa dificuldade que a minha Mãe tem em sair de uma simples Audi A4 Avant (que é bastante baixa).

                                            Embirrarem com os SUV só porque sim, é não conhecerem a realidade de muita gente, ou não quererem ver as coisas.

                                            Para mim, nesta altura um SUV, ou eventualmente um monovolume, é o tipo de carro que vai mais de encontro às minhas necessidades. E mesmo em termos de condução em estrada actualmente os SUV são muito bons dinamicamente, ao contrário do que muitos pensam.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                              Não percebeste, eu liguei o conceito à moda, ou seja, o que abomino é a compra de um SUV para o dia a dia, que na maior parte não é mais do que levar uma pessoa ao trabalho por estrada e, se calhar, na maior parte por AE, aí o SUV é a pior das opções, pois compras um espaço que não utilizas, compras um formato que não utilizas e ainda compras um conceito que não utilizas. Sim, sei perfeitamente qual o conceito de um SUV tenho um HRV na familia há muito tempo e é usado como um verdadeiro TT, onde pode levar pessoas, cães, gatos,..., o conceito levado ao extremo, mas conheço quem nunca teve problemas com um Y10 e atualmente comprou um Qashqai para andar sozinho e ainda por cima quase sempre em AE, é isto que eu abomino, é obvio que todos temoss direito às nossas opções e eu tenho direito à minha opinião, se ainda não percebeste.... desisto.
                                              Sim mas isso não tem nada a ver com o que disseste inicialmente acerca da evolução.
                                              Agora já estás a falar das pessoas comprarem e não utilizarem para o propósito para o qual foram esses carros concebidos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                                Não concordo.

                                                Na minha opinião os SUV são muito mais funcionais e práticos de se utilizar do que os automóveis normais ditos "rasterinhos". E quem tem filhos pequenos e que necessita de andar todos os dias a meter e a tirar da cadeirinha, num SUV é muito mais fácil e prático devido à sua maior altura e espaço para tal.
                                                Mesmo com pessoas mais idosas e sobretudo que tenham problemas de mobilidade, a diferença entre entrar e sobretudo sair de um carro ou de um SUV é bem considerável. Eu tenho um exemplo deste na família e sei bem o que é a imensa dificuldade que a minha Mãe tem em sair de uma simples Audi A4 Avant (que é bastante baixa).

                                                Embirrarem com os SUV só porque sim, é não conhecerem a realidade de muita gente, ou não quererem ver as coisas.

                                                Para mim, nesta altura um SUV, ou eventualmente um monovolume, é o tipo de carro que vai mais de encontro às minhas necessidades. E mesmo em termos de condução em estrada actualmente os SUV são muito bons dinamicamente, ao contrário do que muitos pensam.
                                                As pessoas têm extrema dificuldade em ver para lá dos seus preconceitos / ignorância.
                                                E depois fala-se de aerodinâmica....
                                                É o mesmo que falar de um comboio ser leve.

                                                Acontece o mesmo com GPL, coupés ou o que quer que seja.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mas tal como dizes também existem os monovolumes, que em termos praticos e de espaço oferecido humilham os suvs.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Engraçado que conheço idosos com dificuldades mas é em subir para carros tipo este:



                                                    Vais dizer que não?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                                      Nao sei se vives debaixo de uma pedra, Mas há imensos carros elétricos no mercado que não tem 5 metros de comprimento nem 2 de altura. Ex. Hyundai Ioniq, tesla model 3
                                                      Então diz-me lá a capacidade máxima das baterias do Ioniq... e o model 3 pode não ter 5 metros mas é ainda assim mais comprido que qualquer carro do segmento C.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                                        Quem acha que os SUV/crossovers não são o futuro qual é a vossa ideia para colocar as baterias? Carros com 5 metros de comprimento tipo model S? Temos é que remodelar os milhares de lugares de estacionamento em paralelo por este país fora...
                                                        A evolução deverá passar pela redução do tamanho e peso das baterias, aumento da autonomia e redução do consumo de energia.
                                                        Para já o formato SUV deve ser o mais amigável dos eléctricos por causa da distribuição de pesos.
                                                        Diria também que a tendência num futuro não muito longínquo será a da redução do tamanho dos carros, é uma questão de evolução dos materiais e segurança que permitam uma redução das espessuras e consequente redução de dimensões ou aumento do espaço interior.

                                                        O urbanismo é pouco plausível de ser modificado, além de já cá andar há muitos séculos antes dos automóveis pareceres, que também eles de algum modo tiveram de se moldar às dimensões das cidades.
                                                        Quanto muito o que se vai fazer a partir de agora será adaptado aos veículos do futuro, mas o que está feito feito está, e só será adaptado quando houver oportunidades.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
                                                          Mas tal como dizes também existem os monovolumes, que em termos praticos e de espaço oferecido humilham os suvs.
                                                          Sim mas o objectivo dos SUV's não é serem monovolumes nem vice versa.
                                                          Os SUV's têm outras capacidades que os monovolumes não têm.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                            Não percebeste, eu liguei o conceito à moda, ou seja, o que abomino é a compra de um SUV para o dia a dia, que na maior parte não é mais do que levar uma pessoa ao trabalho por estrada e, se calhar, na maior parte por AE, aí o SUV é a pior das opções, pois compras um espaço que não utilizas, compras um formato que não utilizas e ainda compras um conceito que não utilizas. Sim, sei perfeitamente qual o conceito de um SUV tenho um HRV na familia há muito tempo e é usado como um verdadeiro TT, onde pode levar pessoas, cães, gatos,..., o conceito levado ao extremo, mas conheço quem nunca teve problemas com um Y10 e atualmente comprou um Qashqai para andar sozinho e ainda por cima quase sempre em AE, é isto que eu abomino, é obvio que todos temoss direito às nossas opções e eu tenho direito à minha opinião, se ainda não percebeste.... desisto.
                                                            Por um lado concordo contigo, mas por outro acho que cada um deve comprar aquilo que gosta, senão que seria feito dos roadsters, dos desportivos, das motas? Seria uma seca!
                                                            Por mim tinha na garagem um roadster, um jipe TT a sério e motas, tudo veículos inúteis, a bem da felicidade

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X