Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dar nova vida ao motor - reduzir consumo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dar nova vida ao motor - reduzir consumo

    Bom dia a todos.

    Peço desde já desculpa caso o tópico seja repetido, mas não encontrei nada antes de publicar.

    Tenho um golf 1.6 TDI 105 CV com 220 k km.

    Aos 180 k o fap estava constantemente a entupir e então decidi remover, anular egr e reprogramar. Foi muito soft, está com 125 CV +/-.

    No comportamento do carro, estas alterações só trouxeram melhorias e em nada contribuem para o assunto de que quero falar, mas serve apenas para contextualizar.

    Já há bastante tempo que noto o carro a consumir demasiado. Antes em nacional fazia 3.9 a 4.2 e agora para baixar dos 6L é preciso quase um milagre.

    Atenção, quando digo antes, era mesmo muito antes. Até aos 140 ou 150k km. Nada tem a ver com a reprogramação ou remoção de filtro/egr. Noto isso desde muito antes. Aliás, com as alterações referidas notei melhorias na resposta do carro, mas a nível de consumos tudo se manteve igual.

    Acho que são consumos muito altos.
    Para terem uma ideia, AE a 140 indo uma ou 2 vezes a 160 para ultrapassar chego a fazer média de 6.9.

    A minha questão é se existe algum procedimento de "limpeza" ou tratamento do motor e componentes que possa ajudar na redução dos consumos.

    Alguma sugestão com resultados comprovados?
    Obrigado desde já.

    #2
    Essa aferição de consumos, é feita com depósitos cheios ou com valores apresentados pelo CB?

    Depois... que viscosidade de óleo tens usado?

    Vês com regularidade a pressão dos pneus?

    A valvulina alguma vez foi trocada?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por nto Ver Post
      Essa aferição de consumos, é feita com depósitos cheios ou com valores apresentados pelo CB?

      Depois... que viscosidade de óleo tens usado?

      Vês com regularidade a pressão dos pneus?

      A valvulina alguma vez foi trocada?

      O CB falha 0.2 no máximo, não é por aí.
      O óleo é o recomendado pela vw, tanto a marca como a viscosidade e sempre levou do mesmo óleo.Tal como as manutenções, que têm sido sempre efetuadas de acordo com o agendamento da marca. A pressão dos pneus é vista em média 7 ou 8 vezes por ano ou sempre que me parece que está algum com menos ar.

      Compreendo que todos esses fatores referidos possam influenciar, mas seria algo mínimo. O meu carro anda a gastar uns 2 litros/100 a mais.

      Comentário


        #4
        A EGR foi limpa? Ou estará obstruída apesar de ser anulada?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
          O CB falha 0.2 no máximo, não é por aí.
          O óleo é o recomendado pela vw, tanto a marca como a viscosidade e sempre levou do mesmo óleo.Tal como as manutenções, que têm sido sempre efetuadas de acordo com o agendamento da marca. A pressão dos pneus é vista em média 7 ou 8 vezes por ano ou sempre que me parece que está algum com menos ar.

          Compreendo que todos esses fatores referidos possam influenciar, mas seria algo mínimo. O meu carro anda a gastar uns 2 litros/100 a mais.


          E que pressão tens usado?

          Que pneus estás a usar e quais os que usavas?


          Bem... por aqui a pressão é verificada a cada 15 dias... (na pior das hipóteses... mas por vezes até com ainda mais regularidade)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
            A EGR foi limpa? Ou estará obstruída apesar de ser anulada?
            Aí está uma boa questão. Na altura a eliminação do fap e anulação da egr foi uma solução que me foi proposta e nem questionei tal hipótese.

            Comentário


              #7
              Experimenta usar este aditivo a ver se notas alguma melhoria: https://www.norauto.pt/p/aditivo-de-...l#LegalContent

              Comentário


                #8
                É normal que com a idade os carros comecem a gastar mais, devido ao desgaste dos injetores, redução da compressão, a acumulação de carvão e óleo queimado e outras consequências de elevada kilometragem.

                Comentário


                  #9
                  Dar nova vida ao motor - reduzir consumo

                  Estes motores 1.6 saíram muito mal paridos, aqui por casa existe um hdi com 340 mil, sempre consumiu o mesmo.

                  Comentário


                    #10
                    Por ordem:

                    Verificar se alguma roda não está constantemente a travar ou rolamento lixado.

                    Trazer o motor para o estado original, sem estar martelado.

                    Usar o oleo 5w30 VW 507.00, substituir os filtros em geral.

                    Depois é abrir e limpar EGR e admissão, e intercooler.

                    Verificar a geometria do turbo e pressão que faz.

                    Limpar os injectores por ultrasom.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por md92ss Ver Post
                      Bom dia a todos.

                      Peço desde já desculpa caso o tópico seja repetido, mas não encontrei nada antes de publicar.

                      Tenho um golf 1.6 TDI 105 CV com 220 k km.

                      Aos 180 k o fap estava constantemente a entupir e então decidi remover, anular egr e reprogramar. Foi muito soft, está com 125 CV +/-.

                      No comportamento do carro, estas alterações só trouxeram melhorias e em nada contribuem para o assunto de que quero falar, mas serve apenas para contextualizar.

                      Já há bastante tempo que noto o carro a consumir demasiado. Antes em nacional fazia 3.9 a 4.2 e agora para baixar dos 6L é preciso quase um milagre.

                      Atenção, quando digo antes, era mesmo muito antes. Até aos 140 ou 150k km. Nada tem a ver com a reprogramação ou remoção de filtro/egr. Noto isso desde muito antes. Aliás, com as alterações referidas notei melhorias na resposta do carro, mas a nível de consumos tudo se manteve igual.

                      Acho que são consumos muito altos.
                      Para terem uma ideia, AE a 140 indo uma ou 2 vezes a 160 para ultrapassar chego a fazer média de 6.9.

                      A minha questão é se existe algum procedimento de "limpeza" ou tratamento do motor e componentes que possa ajudar na redução dos consumos.

                      Alguma sugestão com resultados comprovados?
                      Obrigado desde já.
                      Há uns anos atras, no meu antigo Alfa 166 2.4 JTD, os consumos também me dispararam quase de um dia para o outro. Trajetos em que fazia consumos a volta dos 5.8, 5.9, passou para 7, 7,2. Aliado a isto, notava um pouco mais de fumo e um pouco menos de potência disponível. Nada de muito transcendente, mas notava-se. Andei praí 1 mês assim. Um dia, começo a seguir o caminho todo da admissão, até que vejo no tubo a seguir ao intercooler e mesmo antes de entrar no motor, ele tinha uma malha de protecção. Chego essa malha para trás, e tinha lá um pequeno rasgo, que fazia com que o turbo perdesse pressão. Troco o tubo, e os consumos voltam ao que eram antes.

                      Comentário


                        #12
                        Metes ar sempre na mesma bomba ?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                          É normal que com a idade os carros comecem a gastar mais, devido ao desgaste dos injetores, redução da compressão, a acumulação de carvão e óleo queimado e outras consequências de elevada kilometragem.
                          é normal que possa consumir mais um pouco, mas mais 2L? alguma coisa não está bem

                          Comentário


                            #14
                            Consumo excessivo ou é avaria mecânica ou médias mal feitas.

                            A primeira pode ser da "repro soft", travões presos, pressão doa pneus, etc...


                            Esperar que um aditivo de 500ml resolva isso, só a 13 de Maio.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                              Há uns anos atras, no meu antigo Alfa 166 2.4 JTD, os consumos também me dispararam quase de um dia para o outro. Trajetos em que fazia consumos a volta dos 5.8, 5.9, passou para 7, 7,2. Aliado a isto, notava um pouco mais de fumo e um pouco menos de potência disponível. Nada de muito transcendente, mas notava-se. Andei praí 1 mês assim. Um dia, começo a seguir o caminho todo da admissão, até que vejo no tubo a seguir ao intercooler e mesmo antes de entrar no motor, ele tinha uma malha de protecção. Chego essa malha para trás, e tinha lá um pequeno rasgo, que fazia com que o turbo perdesse pressão. Troco o tubo, e os consumos voltam ao que eram antes.


                              Quantas e quantas vezes, que por vezes há um rasgo numa tubagem e se leva tempo a ver...

                              Comentário


                                #16
                                E metendo um aditivo no combustível não fecha essa fenda? [emoji23]

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                  E metendo um aditivo no combustível não fecha essa fenda? [emoji23]


                                  Se for um à base de silicone...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                    Quantas e quantas vezes, que por vezes há um rasgo numa tubagem e se leva tempo a ver...
                                    Quando há fendas na admissão, o som do ar a sair é bem notório... ouve-se o sopro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Se for um à base de silicone...
                                      Esse ainda abre mais a fenda

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Quando há fendas na admissão, o som do ar a sair é bem notório... ouve-se o sopro.


                                        Sim ouve-se bem de facto...

                                        Mas para os desatentos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          Quando há fendas na admissão, o som do ar a sair é bem notório... ouve-se o sopro.
                                          Nâo ouve não!! Foi aí que eu fui apanhado na curva. Já me tinha acontecido num outro carro, mas aí ouvia-se bem. Parecia um Supra com 1000cvs. Neste, como o tubo tinha a tal malha por cima, o barulho do ar a saír não se ouvia, e com o capot aberto, só se notava quando acelerava a bruta. E mesmo assim, pouco. Com o carro ao ralenti, a fenda estava fechada, ao acelerar é que ela abria. Com o capot fechado, e com toda a insonorização que aquilo tinha, não se ouvia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                            Esperar que um aditivo de 500ml resolva isso, só a 13 de Maio.
                                            Eu disse "Experimenta usar este aditivo a ver se notas alguma melhoria". Alguma melhoria não quer dizer que esteja a sugerir que é a solução milagrosa para o problema mecânico que ele possa ter e, diga-se de passagem, o aditivo não irá piorar nada, quando muito poderá atenuar alguma coisa. Tal como a pressão dos pneus que não me parece que justifique desvios de 2L, a não ser que ele tente andar com os 4 completamente em baixo

                                            @md92ss, como se comporta a temperatura do motor, aquece rápido e mantém-se nos 90ºC mesmo em percursos em via rapida, ou notas oscilações na temperatura do motor em andamento? Para descartar algum problema no termostato.
                                            Editado pela última vez por mpereira; 16 June 2021, 18:18.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Um carro com muitos kms não tem que consumir muito mais só porque tem kms.

                                              Mesmo com repros e afins, nem sempre é razão para isso.

                                              O meu Focus tem 325k kms e repro com Fap (off) e faço consumos abaixo de 5 nos meus trajectos sem AE. Claro se fizer AE a 140 não vou ter essa média.

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X