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    Volvo V50 vs Astra J Sports Tourer

    Olá de novo! Sim, sou eu, o tipo que pouco percebe de carros mas a quem aparentemente continuam a pedir opinião. :D

    Desta vez pediram-me a opinião sobre mais duas carrinhas. Temos um confronto entre uma Volvo V50 1.6D de 2006 a tocar nos 200 mil km e uma Astra Sports Tourer de 2011 1.7 CDTI a bater nos 160 mil. A diferença entre ambas ronda os 1500 euros. Quem me tinha pedido opinião da última vez acabou por não avançar para a compra da E46 depois de eu ter transmitido o feedback daqui, e de o stand ter dito que não dava garantia. Disse-lhes para subirem o orçamento, apesar de quererem gastar pouco porque não é para fazer muitos km por ano. E, umas semanas depois, estão de novo a pedir-me opinião para mais uma decisão final.

    Primeira coisa que lhes disse: "Diesel? Para tão poucos km?". Parece que também não gostam da ideia, mas a culpa é de quem comprava carrinhas novas há uns anos atrás e que praticamente só escolhia diesel.

    Sobre a Astra, gostaram no geral da carrinha, mas a visibilidade parecia fraquita, a direcção era demasiado leve e a embraiagem algo pesada. Não viram grandes problemas no carro, mas também não ficaram apaixonados. Como ponto negativo, adicionaram ser um carro importado.

    Sobre a Volvo, disseram que a embraiagem e direcção eram "just right". Gostaram bastante da carrinha, mas em mau piso sentiram alguma vibração nos pedais e um ruído estranho que parecia vir do canto inferior esquerdo do tablier. Como aparentemente havia um clip de plástico ou algo do género no vidro, suspeitam que era isso que estava a causar o ruído, mas não têm a certeza. Outro ponto negativo é que a Volvo não tem sensores de estacionamento. Num carro com uns 4 metros e meio, é algo que eu não dispensaria.

    Ora, a minha opinião aponta para a Astra. Apesar de ambos aparentarem estar em bom estado, são 1500 euros de diferença por um carro com 5 anos a menos e melhor equipado. Eles parecem mais inclinados para a Volvo. Apesar da diferença de anos, acharam mais fácil de conduzir. Mas acho que ficariam bem servidos com qualquer um deles, e eles pensam o mesmo, daí estarem indecisos se vale a pena o dinheiro extra.

    Há alguma coisa sobre estes modelos que possa inclinar a balança para um dos lados?

    #2
    Qual o valor concreto de venda de ambos?

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      #3
      Um acabava em 000 e o outro em 500, mas não me lembro se era 5500 vs 7000 ou 5000 vs 6500. Na altura da conversa só fixei a diferença. Por alto, ambos os valores parecem-me normais.

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        #4
        Foge de V50 ... é um cancro de problemas eletrónicos e de FAP com muita peça cara á mistura

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          #5
          Por acaso até tinha a ideia que a Volvo era mais fiável que a Astra, mas sendo mais antiga essa diferença esbatia-se. Se for problemática, deixa de haver muitos motivos para ir para essa. É algum motor específico?

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            #6
            O 1.6 HDI/TDCI desenvolvido e fabricado em conjunto entre Ford e PSA (Citroën/Peugeot).

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              #7
              Tenho amigos que tiveram os dois, num cenário de "voltinhas diárias na AML" e pouca AE. Ambos assistidos em concessionário.... 2 filmes de terror (FAP, injecção), a que no caso da Astra se adicionou o famoso problema da caixa de velocidades, que para completar o ramalhete, partiu a própria caixa.

              Assim de repente, como já equacionaram um sedan antes...

              Usados Chevrolet Cruze - 7 500 EUR, 81 618 km, 2010 | Standvirtual

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                #8
                Tenho em casa um S40 2.0D sem FAP felizmente e zero problemas até ao momento, comprado novo em 2004 é só fazer a manutenção de rotina que é acessível. Os 1.6D são muito mais problemáticos e por esta altura custam quase o mesmo no mercado de usados não faz sentido ir para o 1.6. Ainda por cima de 2006 paga pouco de IUC o 2.0D.

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                  #9
                  Começo a achar que dei o conselho errado ao afastá-los da E46.

                  Em resumo, as duas são má escolha, mas a Volvo é ligeiramente menos má...?

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