Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda Mercedes CLS 320 CDI

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda Mercedes CLS 320 CDI

    Boa noite a todos. Antes de mais, obrigado por me terem recebido nesta comunidade e ter oportunidade de esclarecer algumas dúvidas.
    Estou em processo de aquisição de uma nova viatura(pelo menos para mim ) e pretendo com as vossas opiniões ter uma escolha mais acertada, conscienciosa e sem grandes surpresas.

    Dado que vou ser pai pela primeira vez e a família vai aumentar, surge agora a necessidade de um carro maior/familiar. Já desde 2009 que sou proprietário de um Mercedes CLK 270 CDI (W209) e um grande entusiasta da marca. Nunca tive grandes problemas com o carro e ainda o mantenho. Tenho um outro "bolinhas" da minha esposa e irei trocá-lo pelo o dito familiar.

    Ora tendo sido sempre fã do CLS 320 CDI (C219) da primeira geração, estava a pensar em aliar a necessidade ao sonho de ter um e avançar para uma compra, já que neste momento estão com um preços razoáveis para o carro que é, na casa dos 13-15.000€.

    O que pretendia era um carro com IUC antigo, para poupar algo nos custos, portanto da primeira geração. O motor, pelo que tenho ouvido dizer, parece não dar grandes problemas e, como tal, também espero não os encontrar. Sendo assim, peço a vossa ajuda especializada (e se eventualmente alguém já possuiu um) para esclarecer melhor as minhas dúvidas:
    1. Quais os problemas mais comuns neste modelo com que me devo preocupar?
    2. Todos os modelos desta geração vêm equipados de série com suspensão pneumática (aka airmatic)? Não duvido que seja uma melhoria brutal para o carro e nem sequer posso dizer que são suspensões problemáticas, mas pelo que li, são bastante dispendiosas e não estava com muita vontade de deixar 2000€ ou mais cada vez que tivesse que substituir 2 suspensões.
    3. Quais os custos de manutenção com que me devo preocupar e com que devo contar? Sendo um carro com 14 anos no mínimo, obviamente que não irei fazer manutenções na marca e aí já poderei poupar uns "cobres".
    4. Acham que é uma compra arriscada em termos de despesas de manutenção e que devo "voar mais baixo" e comprar um outro modelo/marca equiparável e com maior fiabilidade ou custos mais reduzidos?


    Desde já peço desculpa pelo testamento e agradeço toda a ajuda que me puderem dar.

    Um bem-haja a todos.

    #2
    Acho bom e saudável tentarmos realizar os nossos sonhos.

    É um carro porreiro e com personalidade, robusto e fiável. Os custos de manutenção dos Mercedes são normais se forem feitos fora de um concessionário.

    Comentário


      #3
      Eu não me punha a "inventar" e comprava uma carrinha mais recente.

      Esses carros têm uma manutenção exigente e ser carro familiar não estava no topo das prioridades no seu desenvolvimento. Só tem 4 lugares e o perfil baixo do tejadilho não ajuda nada a tirar e pôr crianças pequenas do carro e toda a sua respectiva tralha (cadeirinhas, etc.).

      Comentário


        #4
        É um maquinão do caraças! Sendo anterior a junho de 2007 paga uma ninharia de IUC, menos de 100 euros! Além disso, anda que se desunha e o motor tem pulmão que nunca mais acaba, embora beba a condizer!

        Convivo com um de relativamente perto, mas é segundo carro e foi "apanhado" numa dívida com o objetivo de ser vendido, mas acabou por ficar porque o novo dono gosta muito dele! Acho que tem suspensão pneumática, mas não sei se é igual em todos...

        Para familiar não convence de todo e imagino que numa avaria séria seja algo mesmo doloroso. Eu pegava na sugestão do Lino.

        Lembro o óbvio: carros antigos de segmentos mais altos, são baratos, mas só na aquisição porque no resto continuam a ser de segmentos altos.

        Comentário


          #5
          Tens de ter sorte na aquisição do exemplar que venhas a escolher...tens um bom mecânico com conhecimentos da marca/modelo fora da marca? Isso é essencial!

          CLS 320cdi e a palavra poupar não jogam muito bem...

          Tem de ser mercedes é? E esse orçamento não estica?

          A suspensão airmatic dá umas dores de cabeça...conheço um que anda quase sempre "low rider" devido a anomalias no sistema e muitos curiosos baratos a mexer...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Sashimi Ver Post
            "CLS 320 CDI"

            "preços razoáveis "

            "poupar algo nos custos"

            "não estava com muita vontade de deixar 2000€"

            "poupar uns "cobres"
            Viva,

            Gostas de jogo? Apostas de risco?

            Se não, esquece.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
              Eu não me punha a "inventar" e comprava uma carrinha mais recente.

              Esses carros têm uma manutenção exigente
              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
              Lembro o óbvio: carros antigos de segmentos mais altos, são baratos, mas só na aquisição porque no resto continuam a ser de segmentos altos.
              Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
              Tens de ter sorte na aquisição do exemplar que venhas a escolher...tens um bom mecânico com conhecimentos da marca/modelo fora da marca? Isso é essencial!

              CLS 320cdi e a palavra poupar não jogam muito bem...
              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
              Gostas de jogo? Apostas de risco?

              Se não, esquece.
              Acho que não deram importância ao facto de que o user já tem um mercedes com um motor de 5 cilindros a gasóleo, em teoria mais problemático. Portanto visto que já leva 12 anos, sobre manutenções e potenciais problemas já deve ter uma "ideia"

              Originalmente Colocado por Sashimi Ver Post
              Já desde 2009 que sou proprietário de um Mercedes CLK 270 CDI (W209) e um grande entusiasta da marca. Nunca tive grandes problemas com o carro e ainda o mantenho.
              Sobre o CLS 320 em concreto, sei apenas que é bastante fiável e portanto diria que se encontrares uma unidade que te satisfaça, avança sem medos

              Azares acontecem, mas normalmente os Mercedes duram mais e são mais fiáveis que os outros carros, como saberás.

              P.S.: O pessoal aqui é sempre muito conservador nestas questões.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                Acho que não deram importância ao facto de que o user já tem um mercedes com um motor de 5 cilindros a gasóleo, em teoria mais problemático. Portanto visto que já leva 12 anos, sobre manutenções e potenciais problemas já deve ter uma "ideia"



                Sobre o CLS 320 em concreto, sei apenas que é bastante fiável e portanto diria que se encontrares uma unidade que te satisfaça, avança sem medos

                Azares acontecem, mas normalmente os Mercedes duram mais e são mais fiáveis que os outros carros, como saberás.

                P.S.: O pessoal aqui é sempre muito conservador nestas questões.

                Ponderar este tipo de carros com o termo 'poupar' em mente parece-me arriscado...

                Um carro não é só motor... Já falaram aqui no airmatic, ainda não falaram das caixas auto problemáticas quando não respeitadas as manutenções (ocorre muito por cá).

                Mesmo estando tudo bem na compra, há que ter em mente que de um dia para o outro são precisos 2 ou 3 mil€ para manter o carro a andar, que é coisa que parece que o colega não está disposto a desembolsar.

                Comentário


                  #9
                  Pronto ok na perspetiva do Salvador tem o CLK já tem o tal mecânico de confiança e tendo o mesmo CLK já está habituado a sofrer...desaparece o bolinhas da maria...é bem jogado...mas que de familiar pouco tem.

                  força nisso então...compra lá o cls desejado...depois dá-nos o feedback da unidade que escolheste.

                  um gajo quando o orçamento não é problema normalmente vai para unidades mais recentes. para mim é sempre uma compra com algum risco...

                  por acaso o meu velhote é 5cil diesel...e tem dado algumas dores de carteira...e já vi que para as necessidades atuais foi uma compra de capricho...que está cada vez mais fora das necessidades atuais...mas acelera bem e não gasta nada por aí além para o que oferece, por isso, vai ficando.

                  Comentário


                    #10
                    Boas pessoal, antes de mais agradeço todas as respostas dadas e respeito cada uma delas. Obviamente que a opção por este modelo não se deve em primeira mão ao facto de querer um carro "familiar", que ele de familiar não tem muito e não vamos estar a atirar "areia para os olhos de ninguém" Tal como disse foi aliar o gosto particular deste modelo ao facto de necessitar de um carro mais espaçoso.

                    Começando a destrinçar um bocadinho a situação. Quando ao CLK que possuo, tal como disse tem sido um sonho de carro no aspecto que nunca me deu uma grande chatice com necessidade de desembolsar quantias avultadas. Foram sempre as manutenções regulares que necessitava de realizar e pouco mais, mas também confesso que foi um carro muito pouco utilizado para os anos que tem, em grande parte porque não tinha necessidade de circular com ele diariamente. Obviamente tendo um carro deste segmento e estando a apontar para um CLS, não poderei estar à espera de pagar valores de manutenção dum carro com um segmento inferior. Tenho plena consciência que apesar do valor de compra ser relativamente aceitável, as peças e manutenção continuam a ter valores mais elevados que a média. O que eu não quero é precisamente aquilo que foi avançado por alguns de cometer o erro de determinadas pessoas que pensam que só interessa o valor de compra e depois esquecem-se de equacionar a manutenção e ficam entalados. Não me assusta ter de pagar 200€ por um pneu, ou uma revisão de 400-500€ de muda de fluidos e filtros porque é uma coisa pontual e só necessitarei de desembolsar esse valor numa próxima manutenção e não todos os meses. Eu nunca referi que queria "poupar neste carro", só não pretendo pagar valores absurdos por determinadas coisas (como pagar 600€ por IUC quando posso pagar 65€ ou os tais 2000€ pela suspensão).

                    Relativamente a mecânico, possuo um amigo engenheiro mecânico que tem um oficina há já alguns anos e faço lá a manutenção das minhas viaturas e tenho plena confiança nele e também me faz uns descontos agradáveis, muitas vezes só pago peças, nem mão de obra me cobra.

                    O que mais me preocupa é se o modelo apresenta alguns problemas crónicos com que me deva preocupar e se todos possuem a suspensão pneumática de série. Tal como disse, não que seja problemática, mas porque a manutenção é muito dispendiosa. Tinha ficado com a ideia que nessa primeira geração dos CLS o "airmatic" era equipamento opcional, mas não tenho a certeza.

                    Outro aspeto que não disse de início, mas que é importantíssimo é o seguinte: a minha ideia inicial era comprar uma viatura familiar (sedan ou carrinha) com um orçamento de 10k. O problema é que fugiu-me o rato para a verdade numa daquelas pesquisas que um gajo faz quando tem um copo a mais no "bucho" e fiquei deslumbrado com os valores atuais dos CLS, que honestamente não pensei que estivessem tão baixos. Então dei comigo a pensar se valia a pena aguardar mais um par de meses e apostar nesse modelo. Obviamente que se tivesse um orçamento de compra mais elástico apostaria num carro mais recente e com o menor número de Km possível, tal como diz o Lino. O problema é que com este orçamento não consigo comprar muita coisa e reside sempre a dúvida: carro premium com mais anos e Km e talvez mais fiabilidade VS carro mais recente de segmento inferior com menores garantias de fiabilidade.

                    Tal leva-me à pergunta do midnightblack: não é obrigatório esta marca/modelo. Mas, e abrindo outra guerra já com precedentes aqui no fórum, tenho ouvido dizer que os Audi costumam ser mais problemáticos em termos de problemas crónicos com peças e avarias e os BMW normalmente estão mais inflacionados em termos de preços e talvez em menor condição por um uso mais abusivo por parte dos proprietários. Não querendo generalizar é claro e não pretendendo criticar/incomodar ninguém.

                    Agradeço mais opiniões e muito obrigado desde já.

                    Cumprimentos
                    Editado pela última vez por Sashimi; 29 June 2021, 14:49.

                    Comentário


                      #11
                      Olha por acaso na Audi...um A8 a gpl tinha a sua piada...

                      https://www.olx.pt/d/anuncio/audi-a8...tml#25a625bf70

                      este até apresenta a suposta fatura que representa um terço do valor do carro...

                      Comentário


                        #12
                        Hehehe. Por acaso até tinha piada. Mas o orçamento não estica tanto. Já tinha visto alguns modelos iguais, mas sem o sistema GPL, e claro mais baratos (na casa dos 10k) mas fiz logo "inversão de marcha" por serem a gasolina. Senão tinha de ser acionista da GALP para ter algum retorno de tanta gasolina que ia meter.

                        Comentário


                          #13
                          Ora experiência pessoal, é sempre ótimo ter um carro de segmento superior e mesmo mais antigos estão muitas vezes uns bons patamares acima em termos de qualidade de materiais em relação a modelos mais recentes mas de gama mais baixa.

                          No entanto e se vais ter um filho, se não queres ter grandes surpresas com gastas eu apostaria em algo mais recente e mais consciencioso.

                          Claro que tens sempre a possibilidade de cumprir um sonho, mas.... Há sonhos que saem caros

                          Pondera bem e que sejas feliz com a opção tomada.

                          Comentário


                            #14
                            Bom fui cuscar...um pé de meia para surpresas dá sempre jeito!

                            https://www.auto-doc.pt/pecas-sobres...0-cdi-219-322?

                            Comentário


                              #15
                              Entretanto fiz uma pesquisa rápida no SV para carros até 15000€ e consegues carros bem jeitosos, familiares e teoricamente muito menos dispendiosos.

                              Eu apostava num destes, afinal já tens o CLK para te divertires.

                              Comentário


                                #16
                                Eu acho que devemos perseguir os nossos sonhos enquanto cá estamos.

                                Uma compra destas não me parece muito errada... desde que se faça logo uma reserva de uns 3000 € para despesas inusitadas.

                                Se tiveres essa capacidade financeira, avança sem medos. Só se vive uma vez.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                  Eu acho que devemos perseguir os nossos sonhos enquanto cá estamos.

                                  Uma compra destas não me parece muito errada... desde que se faça logo uma reserva de uns 3000 € para despesas inusitadas.

                                  Se tiveres essa capacidade financeira, avança sem medos. Só se vive uma vez.
                                  Esta parte a negrito é muito importante e concordo em absoluto que se deve tentar cumprir os sonhos, mas há que ter a consciência que ele vai ter outras pessoas a depender dele e se essa parte a negrito não estiver estabilizada pode ser complicado.

                                  Olha a mim felizmente safou-me a garantia, se não esses 3000€ que falas tinham dado para metade do que foi necessário.

                                  Convém que optando pelo CLS faça uma compra com uma boa garantia de modo a cobrir possíveis deficiências que neste tipo de carros não são assim tão invulgares e são muito dispendiosas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Não sei qual foi a avaria em causa, mas o motor do 3 litros do CLS é consideravelmente mais fiável que o N47 da BMW, é como comparar uma mousse de chocolate com um cagalhoto.

                                    Têm semelhanças, mas são coisas diferentes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Não sei qual foi a avaria em causa, mas o motor do 3 litros do CLS é consideravelmente mais fiável que o N47 da BMW, é como comparar uma mousse de chocolate com um cagalhoto.

                                      Têm semelhanças, mas são coisas diferentes.

                                      Também não seria difícil qualquer motor ser mais fiável que o n47

                                      Mesmo que não fosse... Um carro não é só motor

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                        Olha a mim felizmente safou-me a garantia, se não esses 3000€ que falas tinham dado para metade do que foi necessário.
                                        Não estou a par do que te aconteceu. O que foi?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                          Não sei qual foi a avaria em causa, mas o motor do 3 litros do CLS é consideravelmente mais fiável que o N47 da BMW, é como comparar uma mousse de chocolate com um cagalhoto.

                                          Têm semelhanças, mas são coisas diferentes.
                                          Depende. Se calhar quem comprar agora o GT terá mais sorte que qualquer CLS que por aí ande [emoji6]

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                            Também não seria difícil qualquer motor ser mais fiável que o n47

                                            Mesmo que não fosse... Um carro não é só motor
                                            Pois não. Por isso as despesas podem num instante ser muito superiores a 3 ou 4k euros em pouco tempo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu por acaso fiz também uma pesquisa dessas logo que ouvi falar pela primeira vez em "airmatic". LOLOL.
                                              Achei engraçado porque tivemos a mesma ideia. Por isso eu falei em 2000€ numa intervenção à suspensão -> esse valor seria para apenas amortecedores e mão de obra. Depois existe mais uma miríade de componentes (compressor, molas, etc) que não outras centenas de euros. Se fosse mudar todos os componentes da suspensão de uma vez imagino a conta.
                                              Vi na net o relato de um descontente utilizador de um mercedes R 320 CDI (que por sinal tem a mesma suspensão ou similar) que ao fim de 100k (comprou o carro novo na mercedes) teve de mudar a suspensão no concessionário oficial e roubaram-lhe (ou arrombarram-lhe, depende do ponto de vista) 4000€. E sem vaselina.

                                              É destas surpresas que quero evitar, mas mais uma vez, acho que na primeira geração do CLS era um equipamento opcional e não equipamento de série.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tal como referi anteriormente os 15k já estariam fora de mão, talvez esticar até aos 13k ainda dê. Mas não encontro também nada de especial a esse preço. Mas aceito sugestões.

                                                Depois tem outra coisa, o pessoal queixa-se: "cuidado que depois carro premium quando precisas de mudar uma peça tens de gastar muito mais e o mesmo se verifica nas peças." É verdade, não digo que não, mas muitas vezes nem sequer fazem contas a outros gastos. Ou seja:

                                                - Carro premium (anterior a Jun 2007) 3000cc 224cv IUC 67€
                                                - Hoje em dia já qualquer carro de gama média tem uma motorização de 1.9 ou 2.0 IUC ~250€
                                                - Se falar em carro gama média e motorização >2.2 é para esquecer IUC >600€

                                                E só falo neste parâmetro único. Se tiveres a sorte (por isso em negrito) de comprar uma boa unidade que nesse ano apenas necessite das manutenções normais vê o dinheiro que colocas no bolso ou que podes usar para abater numa muda de pneus, etc.

                                                É só um exemplo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para essa situação tinha equacionado a compra num stand, uma vez que o preço de particular para stand não é muito mais elevado (depende das unidades que pesquisares, claro) e pelo menos teria por lei 2 anos de garantia. Ora lá está que se tiver o problema numa peça de desgaste, lá se vai o plano por água abaixo e terei que arcar com os custos. Mas se for problema numa caixa, motor, etc. estaria mais ou menos salvaguardado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Sashimi Ver Post
                                                    Para essa situação tinha equacionado a compra num stand, uma vez que o preço de particular para stand não é muito mais elevado (depende das unidades que pesquisares, claro) e pelo menos teria por lei 2 anos de garantia. Ora lá está que se tiver o problema numa peça de desgaste, lá se vai o plano por água abaixo e terei que arcar com os custos. Mas se for problema numa caixa, motor, etc. estaria mais ou menos salvaguardado.
                                                    Caríssimo, eu acho imensa graça quando alguém como tu pensa que comprar um Mercedes desse segmento com mais de 13 anos e apenas por 10K é uma coisa normal. Não é! Esse tipo de viaturas exige, para que se mantenham sempre impecáveis e isso durante um tempo de vida razoável (10 anos?), uma manutenção cuidadosa e de acordo com o fabricante. O motor será o menos problemático. A caixa de velocidades, as suspensões (mesmo que não sejam pneumáticas), outros equipamentos, tudo nesse tipo de viaturas é bastante caro. O valor do IUC é o que menos interessa. Ora se já tens um W209 - eu sei muito bem porque tenho um W208 a gasolina - deverias ter entendido que Mercedes-Benz é fixe mas nem sempre. Isto para te dizer que a tua ideia não é boa. Uma viatura usada familiar de boa qualidade e em bom estado por esse preço não pode ser essa. Revê o teu orçamento ou revê o teu desidério.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Compreendo e respeito a tua opinião. Embora não concorde muito com ela. Se fosse uma coisa anormal comprar um carro com 13 anos, minimamente bem estimado e por esse valor, então as vendas de usados cairiam a pique e existiam muitos gajos a cometer erros porque pela ideia que eu tenho, vendem-se bastante bem. Obviamente que não digo que não haja quem leve um barrete, mas de resto também já ouvi muitos relatos de amigos e conhecidos de carros comprados novos ou semi-novos, sempre assistidos na marca e a horas, com problemas crónicos que a própria marca não consegue resolver e que tentam fugir da responsabilidade como o diabo foge da cruz. Nesse ótica de pensamento então apenas carros novos e semi-novos valeria a pena comprar. Pelo que vi, pessoas a pedir sugestões para carros com orçamento de 10K existem várias e tantas são as sugestões de diversos membros do fórum de BMW's, Mercedes, Audis, Renaults, VW etc, etc.... com 7-10 anos, e não vejo em que serão opções mais válidas.

                                                      Dou-lhe um bom exemplo se eu pusesse o meu W209 à venda, bem estimado e com manutenções sempre realizadas, quem o comprasse faria uma excelente compra e eu sairia bastante prejudicado. Primeiro porque neste momento, numa venda a particular provavelmente conseguiria uns 10K ou pouco mais e a esticar muito. Quem o levasse ficava com um carro praticamente novo, sem nenhum problema crónico, acidentes zero e com carro para fazer se calhar 200.000 Km ou mais sem grandes chatices. E levava uma boa máquina.

                                                      Mais uma vez, respeito todas as opiniões, embora não concorde com esta.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        É um maquinão do caraças! Sendo anterior a junho de 2007 paga uma ninharia de IUC, menos de 100 euros! Além disso, anda que se desunha e o motor tem pulmão que nunca mais acaba, embora beba a condizer!

                                                        Convivo com um de relativamente perto, mas é segundo carro e foi "apanhado" numa dívida com o objetivo de ser vendido, mas acabou por ficar porque o novo dono gosta muito dele! Acho que tem suspensão pneumática, mas não sei se é igual em todos...

                                                        Para familiar não convence de todo e imagino que numa avaria séria seja algo mesmo doloroso. Eu pegava na sugestão do Lino.

                                                        Lembro o óbvio: carros antigos de segmentos mais altos, são baratos, mas só na aquisição porque no resto continuam a ser de segmentos altos.
                                                        Nem por isso, o motor 320cdi desta época, era na minha opinião um bocado amorfo e barulhento comparado com o 30d por exemplo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Quanto ao CLS em si, também adoro o carro e também ando com as mesmas ideias de comprar um...
                                                          So não avancei ainda porque vai ser pra maria usar... E trocar um X3 por um CLS... Hummm, acho que lhe vai estourar as esquinas todas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                            Quanto ao CLS em si, também adoro o carro e também ando com as mesmas ideias de comprar um...
                                                            So não avancei ainda porque vai ser pra maria usar... E trocar um X3 por um CLS... Hummm, acho que lhe vai estourar as esquinas todas.
                                                            Se é para andar a estoirar trocas o X3 por um X5 4.4i a gpl...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X