Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixa avariada?! Eventual compra de nova carrinha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Caixa avariada?! Eventual compra de nova carrinha

    Hoje tive a notícia de que a caixa de velocidades da minha Astra H 1.3 CDTI provavelmente foi à vida. Posto isto ando a fazer contas à vida se arranjo/troco a caixa ou substituo o carro. Está com 13 anos, 210k km (desconheço se reais) e aspecto "cansado" (verniz do tejadilho baço, vários pequenos toques e riscos de baterem com portas, etc), e além da caixa, irá precisar brevemente de:
    - discos e pastilhas à frente
    - 2 pneus no final do verão
    - perde óleo pela junta do cárter (o suficiente para ter sempre algumas pingas no chão de manhã)
    - tem alguma perda lenta de líquido de refrigeração - mais ou menos de 2 em 2 meses gasta desde a marca do máximo até à do mínimo, e tem agravado (não é passagem para o óleo, não é a tampa do vaso).

    Por outro lado já levou nos últimos 2 ou 3 anos: embraiagem, bimassa, FAP e 4 amortecedores.

    Não sendo um automóvel que me deixe com um sorriso ao entrar nele pela manhã, cumpre tudo o que preciso. A substituir será sempre por algo igualmente racional.

    Neste momento mais do que escolher exactamente um carro para comprar, quero perceber o que há no mercado para ajudar a decidir

    1. Que tipo de carros gostas? Carrinhas e monovolumes. SUV só se fôr muito bom negócio.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração? de C para cima
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Não discrimino nenhuma, mas se puder evitar Opel...
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, tem de conseguir levar 2 cadeirinhas em rear-facing, se ainda der para mais um adulto atrás em curtas distâncias, melhor ainda
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Sim, a capacidade de carga é importante. A Astra tem 540L e é suficiente. Eu diria mínimo uns 480L.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? >20k
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Regularmente faz uma viagem de 400km para cada lado em AE
    8. Os consumos terão grande importância? Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? Não, nunca tive um carro que não fosse considerado submotorizado, e espremo-os bem.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Não queria ultrapassar muito os 10k + retoma da Astra
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado


    Outros pontos importante:
    - Não dou muita importância a equipamento além do básico (AC manual e alguma forma de ligar o telemóvel para música (pode ser entrada AUX), mas não desdenho se tiver
    - Dou máxima importância à segurança, troco estética e gadgets por segurança.
    - Garantia é imprescindível
    - Será carro para manter até estar com dúvidas semelhantes à actual
    Editado pela última vez por drifit; 29 June 2021, 00:38.

    #2
    Pretendes dar o Astra como retoma com a caixa avariada? Chega ao Stand de reboque? Ou vais reparar e depois entregas à retoma?

    Terás sempre de reparar o Astra, caso contrário nenhum stand te pega nisso, a não ser quase como doação...


    Orçamento para reparar/trocar?

    Tendo em conta os restantes problemas que relatas, uma possível troca de viatura parece ser o indicado, contudo já trocaste alguns elementos de desgaste duradouro, se juntares a caixa de velocidades...

    Comentário


      #3
      Pois. Mesmo a particular, não sei se alguém te dá 1000 € nisso. Stands ainda te pagam para ficares com ela!

      Comentário


        #4
        retoma da astra?? só se a reparares...e lhe deres uns retoques...de resto só oferecida...com 210mil não tens propriamente um motor brilhante...

        na volta por outra astra mais recente e com motor 1.6 a diesel eras capaz de te dar melhor. Já conduzir várias unidades carrinha da serie mais recente e é uma máquina fiável qb e aguenta bem a porrada do dia a dia.

        porque se fores para uma 308 (por exemplo) podes ter outros dissabores a médio prazo.

        Comentário


          #5
          Seat Leon 1.0Tsi

          Comentário


            #6
            Sim, falei da retoma da astra mas não estou exactamente a contar com um valor com significado.

            Orçamentos de reparação ainda não tenho, estão a recolher orçamentos de novas, usadas e recondicionadas, para depois decidir se avanço para abrir e ver se é reparável, que dizem ser pouco provável, e depois eventual mudança.

            Comentário


              #7
              Esquece a tua Astra, vale zero e não vale a pena reparar, é perder dinheiro.

              Comentário


                #8
                Averigua quanto pode valer a carrinha à retoma, no estado em que está e a andar. De acordo com essa diferença e o orçamento de reparação, logo tomas uma decisão.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post
                  Seat Leon 1.0Tsi
                  Gosto bastante da Leon, esteticamente diria que é das que gosto mais. Mas indo ao standvirtual, mesmo que ponha valor até 14k €, há 0 resultados a gasolina com essa motorização.

                  Comentário


                    #10
                    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OY4rY.html

                    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P244z.html

                    pelo preço a que estão as octanas se não ha carteira para eletrico tem de ser diesel...

                    Comentário


                      #11
                      Olhem lá 1 coisa: não há hipotese de dar como retoma a um stand, mas daquelas em que o carro vai para abate ?
                      Assim eles nem chateiam mais.
                      Tuta e meia por tuta e meia mais vale dessa forma, ou não?

                      Não sei se há grande diferença numa retoma por algo que precisa pelo menos de uns 2 mil euros para ficar em estado aceitável para venda num stand, ou ir directo para abate via stand.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                        https://www.standvirtual.com/anuncio...-id8oy4ry.html

                        https://www.standvirtual.com/anuncio...-id8p244z.html

                        pelo preço a que estão as octanas se não ha carteira para eletrico tem de ser diesel...
                        gpl !!

                        EDIT já agora para > 20 mil por ano, se o GPL for opção, vai permitir uma poupança considerável face ao diesel.

                        Comentário


                          #13
                          Não estou por dentro do mercado, mas 10 mil € + retoma (pouco significativa) num segmento C carrinha e a gasóleo, não deve ser fácil encontrar algo com poucos kms e relativamente recente. Estou com o Rui, acho que devias esperar pelas hipóteses de orçamento e depois decidir, especialmente por esse relato de investimento nos últimos anos.

                          Dito isto, é sempre uma lotaria num carro muito rodado (ainda por cima não sabes se os kms são reais - isso com o OP-Com saberias na hora) no que às avarias diz respeito...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Não estou por dentro do mercado, mas 10 mil € + retoma (pouco significativa) num segmento C carrinha e a gasóleo, não deve ser fácil encontrar algo com poucos kms e relativamente recente. Estou com o Rui, acho que devias esperar pelas hipóteses de orçamento e depois decidir, especialmente por esse relato de investimento nos últimos anos.

                            Dito isto, é sempre uma lotaria num carro muito rodado (ainda por cima não sabes se os kms são reais - isso com o OP-Com saberias na hora) no que às avarias diz respeito...
                            Ah já agora eu referi a hipotese de GPL mas teria de ser a gasolina e depois converter, nunca comprar usado a GPL que tem tanta ou mais rodagem que diesel.

                            Isto, em negocios em que valesse a pena, ou seja o preço do segmento C gasolina + converter GPL fosse igual ou inferior ao diesel, mas tendo assim menos KM e idade.

                            Outro concelho: não deixar Opel fora da equação só porque nesse caso correu " menos bem " .
                            É das piores coisas que se pode fazer.

                            Comentário


                              #15
                              sim até porque uma opel astra 1.4turbo a gasosas a gpl não seria mau negocio de todo...

                              Comentário


                                #16
                                Neste momento retomas de carros não valem a pena, salvo raros casos. Os stands não estão a quer viaturas usadas, mais vale vender a particular, que rende mais.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                  Neste momento retomas de carros não valem a pena, salvo raros casos. Os stands não estão a quer viaturas usadas, mais vale vender a particular, que rende mais.
                                  Sim mas no estado em que a carrinha está?
                                  Vai ser mesmo por tuta e meia mas sim, talvez renda mais, apesar de tudo.
                                  Claro que quem vai comprar deverá ser alguem para desmontar e depois ir vendendo peças.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Quando vi o título até pensei que fosse já o meu amigo de viagens, quando o 208 1.6 diesel de caixa robotizada lhe permite fazer uma viagem... se não estiver demasiado calor... ou se não for num dia ímpar... se não precisar de mudar uns componentes na caixa ou no comando ou assim...

                                    Mas já vi que não é ele!

                                    Pá... mas já agora... foge dessas caixas automáticas robotizadas do grupo PSA!

                                    Tirando isso... qual é o €strago? Mil óricos? Mais?

                                    "embraiagem, bimassa, FAP e 4 amortecedores" já os mudaste! Portanto é dinheiro que já não irás gastar tão depressa.

                                    Anda ali uma fuga de anticongelante... serão mais uns cobres bons daqui a uns tempos!

                                    E trocar pelo quê? Por um que precise de embraiagem, FAP, tenha o chassis todo empenado e tenha fuga de anticongelante, mas que tenha sido pintado de novo?

                                    Suponho que não dá para comprar um daqueles semi-novos de demonstração? Ou daqueles com 10 mil km que tiveram que ser matriculados ainda em Dezembro de 2020 para cumprir rácios de vendas!

                                    10k+Astra são 12K... a diesel... por esse valor é só cancros! Ou carros pequenos que não te servem para nada...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não compreendo as queixas nas caixas PSA robotizadas. Só se for por maus mecânicos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Não compreendo as queixas nas caixas PSA robotizadas. Só se for por maus mecânicos.
                                        Eu não comprendo o porquê de se encontrarem tantos PSA com CMP a vender em usados!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Não estou por dentro do mercado, mas 10 mil € + retoma (pouco significativa) num segmento C carrinha e a gasóleo, não deve ser fácil encontrar algo com poucos kms e relativamente recente. Estou com o Rui, acho que devias esperar pelas hipóteses de orçamento e depois decidir, especialmente por esse relato de investimento nos últimos anos.

                                          Dito isto, é sempre uma lotaria num carro muito rodado (ainda por cima não sabes se os kms são reais - isso com o OP-Com saberias na hora) no que às avarias diz respeito...
                                          Quantos queres?

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P23ZJ.html

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P5hxw.html

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OZpoY.html

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OXQDI.html

                                          https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OEZ6X.html
                                          Editado pela última vez por Topolino; 29 June 2021, 19:46.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este forum detesta caixas auto.
                                            Seja as DSG sem óleo, seja as CMP, ou as conversor de binário que gasta muito ai jesus, ou as tiptronic que nao prestam, enfim, bom bom são transmissões manuais a derreter kits embraiagem+bimassa a custar 500 a 2000 euros...

                                            A questão é que não é qualquer um que mexe em caixas automáticas, há que ir a quem é especialista em transmissões.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Este forum detesta caixas auto.
                                              Seja as DSG sem óleo, seja as CMP, ou as conversor de binário que gasta muito ai jesus, ou as tiptronic que nao prestam, enfim, bom bom são transmissões manuais a derreter kits embraiagem+bimassa a custar 500 a 2000 euros...

                                              A questão é que não é qualquer um que mexe em caixas automáticas, há que ir a quem é especialista em transmissões.
                                              Acho que uma caixa dessas custa bem mais que 500-2000€. Acresce a dificuldade de encontrar que as repare. Não falo na maior probabilidade de avariarem, porque não tenho dados que o comprovem.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                Eu não comprendo o porquê de se encontrarem tantos PSA com CMP a vender em usados!
                                                Porque saíram que nem pãezinhos quentes. Importados então...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho de ir à bruxa. Entretanto o outro carro da casa andava a fazer algum fumo, ainda lambda começou a dar erro. Tinha mecânico marcado para o final da semana, hoje aviso de óleo no mínimo, quando foi substituído há 1 mês motor VAG 1.6 gasolina

                                                  Ainda continuo a aguardar orçamentos da Astra. Mas agora ainda tenho o problema do outro

                                                  Que tal é esse 1.5dci das megane que colocaram acima?
                                                  Editado pela última vez por drifit; 29 June 2021, 20:19.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    gpl !!

                                                    EDIT já agora para > 20 mil por ano, se o GPL for opção, vai permitir uma poupança considerável face ao diesel.
                                                    O problema é que, face à enorme diferença na oferta disponível, é muito mais difícil arranjar um bom negócio a gasolina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                      Porque saíram que nem pãezinhos quentes. Importados então...
                                                      Não é por falta de fiabilidade?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
                                                        Não é por falta de fiabilidade?
                                                        A minha amostra diz-me que o problema nos PSA não é nas caixas auto...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                          A minha amostra diz-me que o problema nos PSA não é nas caixas auto...
                                                          É em tudo o resto?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                            Este forum detesta caixas auto.
                                                            Seja as DSG sem óleo, seja as CMP, ou as conversor de binário que gasta muito ai jesus, ou as tiptronic que nao prestam, enfim, bom bom são transmissões manuais a derreter kits embraiagem+bimassa a custar 500 a 2000 euros...

                                                            A questão é que não é qualquer um que mexe em caixas automáticas, há que ir a quem é especialista em transmissões.
                                                            O problema é que a CMP também tem embraiagem e bimassa.
                                                            O principal problema da CMP é a falta de suavidade. Não oferece grande experiência de condução.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X