Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro para abate é desviado e arranjado sem autorização, o que fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro para abate é desviado e arranjado sem autorização, o que fazer?

    Boa tarde

    O carro de um familiar foi declarado perda total pela seguradora, por já ter mais de 20 anos e um valor de arranjo superior ao seu valor.
    A seguradora pagou a sua parte, mas deixou o veículo na posse do dono.
    O dono falou com sua oficina habitual e foi informado que eles tratavam de contactar um centro de abate e resolviam tudo. O meu familiar assinou papeis a autorizar o abate na oficina, entregou as chaves do carro e os documentos e foi informado que iriam buscar o carro e que mais tarde iria receber o certificado de abate.

    Semanas depois descobre que o carro nunca foi para abate e a que a oficina está a reparar o carro, a oficina também lhe pede para que passe o carro para o nome do dono da oficina.

    O meu familiar sente que foi enganado e está zangado coma situação.

    O que é que ele pode fazer?
    Qual será a melhor solução para esta situação?

    #2
    A oficina ponderou e achou que pode recuperar o carro.
    O teu familiar ganha o mesmo (100 euros?) E a oficina assume os custos.

    O teu familiar foi lesado porque também não procurou vender às peças, nem quiz assumir o custo da reparação ( e depois vender).

    A oficina achou que consegue buscar uns trocos dali.
    O que fazer? Falar com a oficina, no limite livro de reclamações e se valer €€ , advogado. Antes disto rever bem que papéis assinou...

    Comentário


      #3
      Estou curioso para saber que implicações legais tem uma situação destas. A acompanhar.

      Comentário


        #4
        Isso nao é novidade
        Se o dono nao assumiu reparação é por nao ser viavel
        Independentemente o que vao fazer com carro isso pouco importa desde que não esteja no nome do proprietário desde inicio era essa sua intenção.
        Repara-lo ou vender as peças ou a peso quem ficou carro na mesma ía ganhar dinheiro por isso é esquecer isso.
        O proprietário pode fazer é tentar arrancar algum €€€ para assinar papel novo registo
        Editado pela última vez por Rools; 12 July 2021, 13:43.

        Comentário


          #5
          Uma transferência de propriedade não é um abate, por isso os papeis assinados terão obrigatoriamente de ser diferentes.
          O que está escrito nos papéis?
          A oficina está a pedir para o teu familiar passar o carro para o nome dela? Isso quer então dizer que, se o teu familiar não aceder, a oficina também não conseguirá vender o carro.
          Demonstra no mínimo má fé por parte da oficina.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nelsondac89 Ver Post
            A oficina ponderou e achou que pode recuperar o carro.
            O teu familiar ganha o mesmo (100 euros?) E a oficina assume os custos.


            O que fazer? Falar com a oficina, no limite livro de reclamações e se valer €€ , advogado. Antes disto rever bem que papéis assinou...
            1 - O meu familiar não recebeu nada pelo abate. A venda nunca este em cima da mesa.
            2 - Ele não ficou com cópias do que assinou... tenho um certo receio de que os documentos sejam perdidos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mara Ver Post
              1 - O meu familiar não recebeu nada pelo abate. A venda nunca este em cima da mesa.
              2 - Ele não ficou com cópias do que assinou... tenho um certo receio de que os documentos sejam perdidos.
              Acho que o teu familiar foi um pouco ingénuo nesta situação ao assinar sem ficar com cópias do que assinou. Além disso, o salvado não tinha um valor atribuído pelo seguro?
              Voltando à minha pergunta, se ele se recusar a fazer a transferência de propriedade (isto se já não a assinou), o que fará a oficina?
              Se por outro lado ele assinou a transferência de propriedade, pensando ser um abate, então que esqueça o assunto. A oficina pode ter feito com má fé mas não fez nada de ilegal.
              Editado pela última vez por ffar00; 12 July 2021, 13:43.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mara Ver Post
                1 - O meu familiar não recebeu nada pelo abate. A venda nunca este em cima da mesa.
                2 - Ele não ficou com cópias do que assinou... tenho um certo receio de que os documentos sejam perdidos.
                Muito cuidado que essa situação poderá trazer problemas jurídicos complicados. A viatura continua em nome do teu familiar. É ele que está obrigado a pagar o IUC e a ter o seguro obrigatório, ainda que a viatura, quando ele a entregou nessa oficina, não estivesse em condições de rolar.
                Se ele não tem qualquer documento da entrega para abate só tem uma solução: apresentar uma queixa por burla ou por furto - depois se verá a que crime corresponde o praticado - contra o ou os responsáveis dessa oficina. Isso faz-se na PSP ou na GNR.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MANOG Ver Post
                  Muito cuidado que essa situação poderá trazer problemas jurídicos complicados. A viatura continua em nome do teu familiar. É ele que está obrigado a pagar o IUC e a ter o seguro obrigatório, ainda que a viatura, quando ele a entregou nessa oficina, não estivesse em condições de rolar.
                  Se ele não tem qualquer documento da entrega para abate só tem uma solução: apresentar uma queixa por burla ou por furto - depois se verá a que crime corresponde o praticado - contra o ou os responsáveis dessa oficina. Isso faz-se na PSP ou na GNR.
                  Correto.

                  O carro continua a ser do familiar, apresentar queixa por furto é o correto.

                  Vocês terão de agir com má fé, tal e qual a oficina.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por felyzardo Ver Post
                    Correto.

                    O carro continua a ser do familiar, apresentar queixa por furto é o correto.

                    Vocês terão de agir com má fé, tal e qual a oficina.
                    Tudo dito, concordo em absoluto. Para espertos não pode ser de outra forma. Ir já à policia, até para ficarem mais descansados já que o carro continua no nome do familiar

                    Comentário


                      #11
                      Espera até o carro estar arranjado... E depois vais à policia fazer queixa.

                      Comentário


                        #12
                        Para a oficina estar a pedir para passar de nome, é porque sabe que os papeis que foram assinados não dão para isso. é pedir cópia do que foi assinado a confirmar, e partir daí.
                        O documento que normalmente se assina confere poderes à oficina para tratar desse processo, nada mais.

                        Pessoalmente, exigia perto do valor do mercado para resolver a situação (passar o carro de nome), ou então o carro vai para abate conforme o papel assinado, e segue-se o processo normal nessas situações (queixa na policia, etc). Repararam antes de ir para abate? azarito. Também podem pôr uma barra de ouro na mala, ou duas, ninguém os impede...

                        Comentário


                          #13
                          se a intenção do familiar era o abate porque negociou ficar com o salvado em vez de o entregar à seguradora e até receber mais uns trocos??

                          vou imaginar o outro lado da historia..
                          o mais certo é o familiar ter ficado com um mono a ocupar espaço e a dar despesa até que decidiu falar com o mecânico desabafando sobre aquela "dor de cabeça" que se queria livrar, nem tão pouco equacionou propor venda, era mesmo ir lá um reboque tirar o lixo e resolver a coisa.
                          o mecânico, que até vive daquilo, resolveu o problema do tal familiar e nas suas contas de profissional optou por investir numa reparação.

                          será o mecânico trafulha ou o familiar revoltado porque alguém está a investir na recuperação do lixo que dispensou e que achava não ser recuperável?!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                            se a intenção do familiar era o abate porque negociou ficar com o salvado em vez de o entregar à seguradora e até receber mais uns trocos??

                            vou imaginar o outro lado da historia..
                            o mais certo é o familiar ter ficado com um mono a ocupar espaço e a dar despesa até que decidiu falar com o mecânico desabafando sobre aquela "dor de cabeça" que se queria livrar, nem tão pouco equacionou propor venda, era mesmo ir lá um reboque tirar o lixo e resolver a coisa.
                            o mecânico, que até vive daquilo, resolveu o problema do tal familiar e nas suas contas de profissional optou por investir numa reparação.

                            será o mecânico trafulha ou o familiar revoltado porque alguém está a investir na recuperação do lixo que dispensou e que achava não ser recuperável?!
                            Tudo bem que o que dizes tambem é uma hipotese nao conhecendo a historia na totalidade de facto.
                            Mas o facto de ter assinado papeis para o carro ir para abate e lhe ter sido dito que "iria receber o certificado de abate" e depois nada disso foi feito, cheira a trafulhice
                            Para mim, e como também disseram acima, o maior problema até é o carro estar em nome do familiar não estando ele na sua posse

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
                              se a intenção do familiar era o abate porque negociou ficar com o salvado em vez de o entregar à seguradora e até receber mais uns trocos??
                              (...)
                              será o mecânico trafulha ou o familiar revoltado porque alguém está a investir na recuperação do lixo que dispensou e que achava não ser recuperável?!

                              A Fidelidade já não fica com os carros de perda total.
                              Dá o valor do carro, desconta o que ira receber pelo abate e os clientes que se amanhem.
                              A única coisa que fez foi recomendar uma empresa de abate que ira pagar 110 euros pelo carro... o problema é que a empresa fica a mais de 300 km do local onde está o carro!!!!! Pelo que não era uma hipótese viável.

                              Já mesmo antes do acidente, esse mesmo mecânico dizia que o carro tinha problema que eram arremediados, que se fossem para ser arranjados a 100% compensaria mais trocar de carro... coisa que o meu familiar já andava a considerar a algum tempo.

                              Depois do acidente o carro ainda andava, os problemas eram na carroçaria, e continuou a andar até ao momento em que recebeu a carta do seguro a dizer que tinham comunicado ao imt que o carro era perda total e que portanto não podia circular na via pública.
                              Tendo em conta que o carro valia cerca de 1500 euros e que o arranjo, de acordo com seguro, era bem mais que isso e que, segundo o mecânico, o carro tinha problemas que se vinham a agravar e que qualquer dia podia avariar de vez, o meu familiar adquiriu outro carro.

                              Entretanto, perguntou ao seu mecânico se sabia onde existiam centros de abate na zona e o mecânico prontificou-se a tratar de tudo e, depois ser seu cliente durante muitos anos, não teve motivos para duvidar.

                              Acrescento que o meu familiar tem mais de 80 anos e acredita na honra e palavra dos outros...
                              E para ele, o mecânico ter faltado com a sua palavra, é ainda mais grave que a questão monetária... porque ele nunca o julgou capaz de tal coisa.
                              Editado pela última vez por Mara; 12 July 2021, 16:36.

                              Comentário


                                #16
                                Eu tenho 71 anos e também acredito na palavra de pessoas honradas. Mas infelizmente parece que vão rareando. O teu familiar que exija de imediato o certificado do abate do veículo, que foi o compromisso desse mecãnico. Ele não o fornece e o teu familiar dirige-se logo à PSP ou à GNR e apresenta queixa. E pergunta no IMT como pode cancelar a matrícula, claro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mas então trata-se de um salvado?
                                  Não percebi bem a intenção desta publicação. Se a seguradora já indemnizou o proprietário qual é realmente o problema?

                                  Eu já tive uma situação semelhante mas por acaso, saí a ganhar. Mas já se sabe que nem sempre há um final feliz...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais uma garagem especializada na aldrabice .

                                    so uma pergunta ...
                                    carros declarados como perda total pelo seguro, não são por lei proibidos de serem reparados e revendidos ? ou pelo menos impedidos de circular novamente ?...
                                    Editado pela última vez por Coolman; 12 July 2021, 23:18.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Coolman Ver Post
                                      Mais uma garagem especializada na aldrabice .

                                      so uma pergunta ...
                                      carros declarados como perda total pelo seguro, não são por lei proibidos de serem reparados e revendidos ? ou pelo menos impedidos de circular novamente ?...
                                      Não, qualquer salvado pode ser reparado, se tiver os documentos aprendidos tem de ser submetido a inspeção tipo B para reaver os documentos e poder circular legalmente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        que fixe para o gajo que o comprar...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Primeiro, quem vende o salvado é a seguradora (normalmente em leilão), não a oficina.

                                          Pode-se ter dado o caso de a oficina ter mesmo oferecido o melhor valor pelo veículo à seguradora (o que acho estranho e até mesmo algo improvável mas...).

                                          Eu vendi o meu salvado a um centro de abate e foi-me solicitada alguma documentação (já não me lembro qual ao todo). Tudo tratado directamente com o centro após a seguradora ter tudo ordens para que eles me contactassem.

                                          Assim sendo, na altura foram €700 vindos da seguradora mais €190 da venda do salvado (pagos pelo centro de abate).

                                          Se houve marosca? Talvez mas nada impede alguém de querer recuperar um salvado. Da mesma forma, o teu familiar poderia ter ficado com a indemnização (deduzida do valor do salvado) e o salvado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Coolman Ver Post
                                            que fixe para o gajo que o comprar...
                                            porque não?
                                            perda total não significa assumir um carro estruturalmente afectado e todo cacicado. em carros com valor venal baixo baixo, basta um toque cujo o orçamento na marca ultrapasse facilmente esse valor.
                                            já passei por isso e não foi um parachoques, radiador de ac, travessa e capot que me fizeram mandar um punto gt para abate.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                              Primeiro, quem vende o salvado é a seguradora (normalmente em leilão), não a oficina.

                                              Pode-se ter dado o caso de a oficina ter mesmo oferecido o melhor valor pelo veículo à seguradora (o que acho estranho e até mesmo algo improvável mas...).

                                              Eu vendi o meu salvado a um centro de abate e foi-me solicitada alguma documentação (já não me lembro qual ao todo). Tudo tratado directamente com o centro após a seguradora ter tudo ordens para que eles me contactassem.

                                              Assim sendo, na altura foram €700 vindos da seguradora mais €190 da venda do salvado (pagos pelo centro de abate).

                                              Se houve marosca? Talvez mas nada impede alguém de querer recuperar um salvado. Da mesma forma, o teu familiar poderia ter ficado com a indemnização (deduzida do valor do salvado) e o salvado.
                                              a OP disse que a companhia de seguros obriga o segurado a ficar com o salvado, sinceramente nunca ouvi tal coisa, até por infos da asf, mas dou o beneficio. talvez algum user ligado aos seguros confirme essas novas regras.

                                              em todo o caso considero perfeitamente legitimo um mecânico, que até vive desse negocios, optar por reparar o carro em vez de o abater.
                                              o dono só queira desfazer-se do empecilho, foi-lhe feita a vontade, mas agora está revoltado com o fruto do trabalho e esforço de terceiros.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nao vejo onde está o problema... Se o dono recebeu o seu dinheiro e entregou o carro, a partir desse momento deixou de ser dele.
                                                Até podiam encaixilhar-lo e pendurar na parede, qual é mesmo o problema?
                                                Há pessoas que não podem ver o vizinho com uma "camisa lavada" [emoji19]
                                                Na volta se o carro fosse abatido mas antes tivessem vendido o motor a alguem, tambem ia provocar celeuma um patife andar com o "meu" motor no carro dele.
                                                Editado pela última vez por JEDI; 13 July 2021, 09:55.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  depois convém não confundir as as coisas....
                                                  uma coisa é eu ter um carro com problemas e o mecânico (empresário) orçamentar ou analisar e dizer-me que não vale a pena a despesa.
                                                  outra coisa é esse mecânico ter esse mono num canto seu, usar o seu conhecimento, tempo livre e disponibilidade financeira para ir arranjando, seja num mês, num ano ou até desistir do projecto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No meu caso, a 1ª coisa que faria era confirmar com o IMT o estado da matricula, se ainda estava válida ou já dado como abatido, comprovável no site das Finanças se ainda aparece ou não como estando em nome do proprietário. Não estando, nem sei como é que a oficina quer agora que o ex-done passe o carro para nome do dono da oficina, mas pode estar a escapar-me algo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                      Nao vejo onde está o problema... Se o dono recebeu o seu dinheiro e entregou o carro, a partir desse momento deixou de ser dele.
                                                      Até podiam encaixilhar-lo e pendurar na parede, qual é mesmo o problema?
                                                      Há pessoas que não podem ver o vizinho com uma "camisa lavada" [emoji19]
                                                      Na volta se o carro fosse abatido mas antes tivessem vendido o motor a alguem, tambem ia provocar celeuma um patife andar com o "meu" motor no carro dele.

                                                      O carro ficou na posse do dono a seguradora não lhe pagou o salvado, portanto é dele.
                                                      Pelo que ficou estipulado entre a oficina e o dono, o carro é para abate, o dono ficaria descansado com futuros problemas de impostos multas etc.

                                                      Segundo a user a oficina não ficou com o carro apenas ficou encarregue de proceder ao abate.
                                                      Editado pela última vez por joliveira33; 13 July 2021, 11:35.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                                                        O carro ficou na posse do dono a seguradora não lhe pagou o salvado, portanto é dele.
                                                        Pelo que ficou estipulado entre a oficina e o dono, o carro é para abate, o dono ficaria descansado com futuros problemas de impostos multas etc.

                                                        Segundo a user a oficina não ficou com o carro apenas ficou encarregue de proceder ao abate.
                                                        E o dono nao recebeu o valor do abate?
                                                        Se calhar ofereceu o carro...
                                                        Descansado de impostos multas e o quê? Entao se o carro esta todo f*dido vai andar a circular e cometer contra ordenacoes?
                                                        Impostos? Por isso mesmo eles o querem registar!
                                                        Mas acho mesmo é que o dono e o pessoal que pensa assim, deixavam arranjar o carro e depois iam lá feitos virgens exigir o carro porque é deles! Tuga, o chico esperto mor.
                                                        Editado pela última vez por JEDI; 13 July 2021, 12:24.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          era o que faltava...
                                                          ele podia muito bem ter vendido carro para sucata ou para ferro.
                                                          o querem que o paguem. como toda gente ou agora ha almoços gratis ...

                                                          obvio que foi uma tática matreira de iludir o homem e ganhar uns trocos a custa de ele mas enfim ...

                                                          eu denunciava a garagem

                                                          o carro vai ser bem martelado para o coitado do potencial comprador

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Depois admiram-se eu ter criado este tópico.

                                                            Neste caso tens a oficina na tua mão.

                                                            Espera que acabem o trabalhinho e no final tens três opções:

                                                            1. Exigir o certificado de abate (nesse caso teriam de abater o veículo depois de arranjado)
                                                            2. Exigir dinheiro em troca de passares o veículo para o nome da oficina (ou seja, vendes o carro à oficina exigindo um valor justo)
                                                            3. Se a oficina não aceitar nenhuma das outras opções, fazes queixa por furto.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X