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Economizar Combustivel Velocidade Ideal

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    Economizar Combustivel Velocidade Ideal

    Para Economizar Combustivel qual acham a Velocidade Ideal para circular na Autoestrada, de modo a fazer mais Kilómetros com o mesmo combustivel ?
    (O meu carro é Ford Fiesta 98 a gasolina, tem pouca resistencia de ar comparado com muitos dos outros veículos, mas consume muito combustivel).

    Também fiquei a saber se atestar com temperatura inferior, ganhamos vai combustivel, visto que menos combustivel é convertido em vapor, também apertar a mangueira no minimo também ajuda visto que menos vapor de agua é adicionado ao depósivo (que ocupa espaço).
    Untitled.jpg
    Editado pela última vez por insyspower; 17 July 2021, 10:52.

    #2
    Se tiver computador de bordo é relativamente fácil ver isso.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por insyspower Ver Post
      Para Economizar Combustivel qual acham a Velocidade Ideal para circular na Autoestrada, de modo a fazer mais Kilómetros com o mesmo combustivel ?
      (O meu carro é Ford Fiesta 98 a gasolina, tem pouca resistencia de ar comparado com muitos dos outros veículos, mas consume muito combustivel).

      Também fiquei a saber se atestar com temperatura inferior, ganhamos vai combustivel, visto que menos combustivel é convertido em vapor, também apertar a mangueira no minimo também ajuda visto que menos vapor de agua é adicionado ao depósivo (que ocupa espaço).
      [ATTACH]153953[/ATTACH]
      Comentando apenas o primeiro paragrafo pois o segundo está repleto de imprecissões: O mais lento possivel na ultima relação possivel. Diria uns 90km/h em 6 (se tiver)

      Comentário


        #4
        Sendo um fiesta de 98 não deverá ter CB, pelo que deves tentar encontrar uma velocidade onde consigas deixar o carro "rolar" carregando o menos possível no acelarador

        Como sugerido e para não empatar muito o trânsito ali por volta dos 90

        Comentário


          #5
          nem CB nem 6ª. em 5ª deverás ir a 80, 90 no máximo. penso que irás é demorar uma eternidade! eu dou um exemplo diferente. tenho 6ª velocidade e ando em nacional, 100kms por dia. se não apanhar carros à frente, é sempre a dar-lhe, embora tenha momentos em descidas em que posso ir só engatado ou mesmo em ponto morto e noutras situações vou aos 120. equilibro tudo com o que está em cima do pedal e consigo médias de 5, 5.2, 5.4. mas é a gasóleo. tenho velocidades médias no CB de 45, 48km/h. ou seja, umas vezes ando a 30 ou 40 quando apanho trânsito, noutras vezes e como disse, ao dobro dessa velocidade média, mas tento sempre andar o mais ligeiro possível e sem estar a desperdiçar combustível.

          Comentário


            #6
            Tanto disparate junto é obra! Vai mas é ver qual é o regime do motor desse Fiesta de 98 em que é obtido o binário máximo. Depois, sabendo isso, em AE usa a 5ª velocidade sem nunca ultrapassares esse regime. O carro deve ter conta rotações, não? Essa treta de basteceres de uma maneira ou de outra é para rir, não é? Atesta é sempre o depósito e faz as contas entre cada vez que o fazes. Os computadores de bordo normamlmente não são lá muito precisos e esse Fiesta provavelmente nem o tem. Vê a pressão dos pneus. Tens o carro com a manutenção feita? Velas de ignição, filtros, etc? Um carro desses mal mantido gaste muito mais.
            Editado pela última vez por MANOG; 17 July 2021, 14:28.

            Comentário


              #7
              Quanto mais rápido, tens mais resistência do ar.

              Quanto menos rotação de motor, menos combustível gastas. Também produzes menos potência e o binário costuma variar ao longo da rotação.


              Agora tens que encontrar um equilíbrio partindo disto.

              Por isso apontava para uma velocidade entre os 100/120 km/h, uma relação de caixa alta e uma rotação baixa.
              Editado pela última vez por nferrari; 17 July 2021, 14:26.

              Comentário


                #8
                Ainda ninguém sugeriu aparelhos HHO?

                Ena Ena..

                Comentário


                  #9
                  Circular à velocidade onde as rotações do motor estejam no ponto onde o motor tem o binário máximo. Que deverá ser em torno das 3.000 rpm.

                  Esse motor é gastador por natureza, podes começar a pensar em comprar algo mais poupado.

                  Comentário


                    #10
                    Fazer menos corridas ao semáforo e não andar sempre com o carro a morrer na relação mais alta. Quanto mais aliviado o acelerador estiver para a velocidade que pretendes, melhor.

                    Verificar a pressão dos pneus com regularidade, andar com menos tralha possível, e atestar o depósito até à rolha em vez de fazer piscinas só para meter aos 10-20 euros de cada vez.

                    Comentário


                      #11
                      80-85 km/h, recolher ambos os espelhos rectrovisores, desligar o rádio, ventilação e o ar condicionado.

                      Vidros sempre todos fechados mesmo que estejam 45ºC lá fora.

                      Pode morrer alguém dentro do carro! Mas isso não tem problema porque vamos gastar menos gasolina!

                      Claro, sempre em 5ª ou 9ª velocidade. É a mais alta relação que conseguirmos meter na caixa.

                      Há por aí uns Mustangs com 10 velocidades de caixa...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ASOT Ver Post
                        Fazer menos corridas ao semáforo e não andar sempre com o carro a morrer na relação mais alta. Quanto mais aliviado o acelerador estiver para a velocidade que pretendes, melhor.

                        Verificar a pressão dos pneus com regularidade, andar com menos tralha possível, e atestar o depósito até à rolha em vez de fazer piscinas só para meter aos 10-20 euros de cada vez.
                        Mas ao atestar está a adicionar peso. Cerca de 750g por litro.

                        Comentário


                          #13
                          Como já foi dito, circular no regime de rotação (mais importante do que a velocidade para o efeito...) máximo, na relação de caixa mais elevada ou mantendo a rotação nesse regime em caso de mudança de velocidade, engrenando, para o efeito, a relação que permita esse valor!

                          No meu carro, o melhor regime situa-se entre as 1700 rpm e as 2200 rpm, numa velocidade, em AE, em torno dos 111 kms/h.

                          É, aliás, fácil (conhecendo o carro) perceber isso, pois é nos valores nos quais o carro rola com mais suavidade em rendimento motor...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                            No meu carro, o melhor regime situa-se entre as 1700 rpm e as 2200 rpm, numa velocidade, em AE, em torno dos 111 kms/h.
                            Em praticamente todos os diesel essa é a gama em que se conseguem os melhores consumos.

                            Comentário


                              #15
                              O Fiesta tem o binário máximo às 4000 rpms o que corresponde em 5ª a um pouco mais de 130 reais.
                              O meu pai tem um Techno 1.25 de 2000 e é efectivamente algo bebado. O ideal, é como já foi dito, ter a manutenção em dia e a pressão dos pneus correcta. Rolar em AE a +-100 km/h também ajuda.

                              Comentário


                                #16
                                Se circulares em plano a uma velocidade baixa (70-80Km/h) os consumos vão ser baixos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por topspeedPT Ver Post
                                  Mas ao atestar está a adicionar peso. Cerca de 750g por litro.
                                  E ligar o carro só para meter 10-20 euros de gasolina e voltar, também gasta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É o já referido... ter manutenção em dia.. com óleo indicado para esse motor, já que alguns espetam-lhe o que não deve levar...

                                    Pressão dos pneus verificada regularmente e não quando o rei faz anos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Acelerações e travagens suaves fazem milagres pelos consumos do carro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por To Ver Post
                                        Acelerações e travagens suaves fazem milagres pelos consumos do carro.

                                        Bem como o antecipar... e não fazer com alguns, que tem sinal vermelho ou STOP uns metros à frente e continuam acelerar quase até ao fim... quando podem deixar o carro "deslizar"...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                          Bem como o antecipar... e não fazer com alguns, que tem sinal vermelho ou STOP uns metros à frente e continuam acelerar quase até ao fim... quando podem deixar o carro "deslizar"...
                                          Exactamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            Como já foi dito, circular no regime de rotação (mais importante do que a velocidade para o efeito...) máximo, na relação de caixa mais elevada ou mantendo a rotação nesse regime em caso de mudança de velocidade, engrenando, para o efeito, a relação que permita esse valor!

                                            No meu carro, o melhor regime situa-se entre as 1700 rpm e as 2200 rpm, numa velocidade, em AE, em torno dos 111 kms/h.

                                            É, aliás, fácil (conhecendo o carro) perceber isso, pois é nos valores nos quais o carro rola com mais suavidade em rendimento motor...
                                            Não acredito nisso, a 111Km/h o carro está a fazer mais resistência ao ar que propriamente a fazer rolar as rodas, o consumo mínimo na grande maioria dos carros está por volta dos 70km/h na mudança mais alta. Já verifiquei isso com carros de 4, 5, 6, 7, 8 velocidades, hibridos, electricos e de várias potências. Isto porque partir dos 80-90 a energia gasta é para a aerodinâmica, digamos assim.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por JohnMorconzol Ver Post
                                              o consumo mínimo na grande maioria dos carros está por volta dos 70km/h na mudança mais alta.
                                              Consegues rodar na última mudança a 70 Km/h ?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Consegues rodar na última mudança a 70 Km/h ?
                                                Num gasolina atmosférico dá perfeitamente, num turbodiesel diria que dificilmente sem o motor ir em esforço, a não ser que tenha uma caixa muitissimo curta.

                                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                O Fiesta tem o binário máximo às 4000 rpms o que corresponde em 5ª a um pouco mais de 130 reais..
                                                Confere: https://www.ultimatespecs.com/car-sp...-125i-16v.html onde Maximum torque : 110 Nm @ 4000 rpm

                                                Ponto importante. Nos carros a gasolina atmosféricos, normalmente o binário máximo está a rotações mais elevadas, pelo que não dá para ir por aí para poupar combustível.
                                                No caso desse motor do Fiesta, aposto que a 4000 rpm faz 7,x Ltr - 8Lts/100 na boa. Eu diria que a zona "ideal" será entre os 80-100km/h e na relação mais alta de caixa, isto em terreno plano, pois em AE´s com muitos declives, já é muito complicado manter essa premissa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quando quero economizar colo me a um veiculo TVDE e vou a andar a empatar o transito como eles

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Se for de 5 consegues bem, até menos, ex. Mitsubishi space star, motor 1.9 td Renault cx de 5, consumo mínimo a 65kmh. Cx de 6 ou mais, consegues um pouco acima, nos 75-80kmh, em plano é claro, a subir as coisas obviamente que mudam

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu acho que tão importante como as rpms é a carga do motor (o que pisamos no acelerador).

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        e para um hummer H2, qual será a velocidade para baixos consumos???

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Parado e desligado

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                                            Parado e desligado
                                                            E não atestado.

                                                            Comentário

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