Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar de carro ou não?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trocar de carro ou não?

    Boas pessoal.

    Desde já queria deixar claro que percebo pouco de carros. Neste momento tenho um Colt CZT 1.5 turbo ralliart de 2005 com 200cv com ~175k km comprado há cerca de 6 anos. O carro tem algumas alterações feitas pelo proprietário anterior, nomeadamente 50cv extra (reprogramação?), intercooler, acho que o turbo não é de origem e a suspensão também não (rebaixado). O meu problema é que estou dependente de terceiros para fazer o carro passar no centro de inspecções e ando sempre com o coração nas mãos com medo de ser parado numa operação stop e mandado para a inspecção B e a minha idade e paciencia já não são as mesmas para estas aventuras. A meu ver estou perante duas opções; vendo este e compro um carro "normal" ou gasto algum dinheiro (estou neste momento à espera do orçamento mas a contar com uns 2000-3000€) para regulariza-lo. Acham que mais vale vender este e comprar outro ou vale a pena gastar estes 2000-3000€? Eu adoro este carro e nunca me deu problemas e é divertido de conduzir e chega perfeitamente para aquilo que eu quero. Gostava de ouvir as vossas opiniões. Como notas adicionais, o meu carro está parado e sem inspecção desde 2020 e já me ofereceram 3300€ por ele.


    1. Tipo de carro: Visto que tenho um hatchback desportivo gostava de experimentar um carro mais virado para o conforto (sedan ou carrinha mas não excluo hatchbacks).
    2. Segmentos/Tipo: A/B/C, não excluo desportivo nem carrinha.
    3. Marcas/Modelos: Adoro o Saab 9-3. Gosto dos interiores dos VW mas oiço falar mal da confiabilidade e preço das manutenções (admito poder estar totalmente errado). Gosto da aparencia dos skodas e das Passats.
    4. Passageiros atrás/frequencia: Praticamente nunca.
    5. Carga/Frequencia: Só compras.
    6. Kilometragem anual: Menos de 8000 km.
    7. Viagens nacionais/AE's/Circulares: Não. Quase única e exclusivamente cidade (compras e afazeres), ~30km de IC19 por semana.
    8. Importância consumos: Visto que ando muito pouco o consumo terá pouca importância.
    9. Importância da potência do motor: Diria que não é extremamente importante uma vez que qualquer carro provavelmente vá parecer molengão face ao meu actual.
    10. Estradas municipais/terra/trilhos: Não.
    11. Orçamento: 6 000-8000, 10.000€ na loucura.
    12. Novo/Usado/Pouco usado/Ano?: Pouco usado ou usado. Não sei bem qual o ano que deveria apontar mas talvez a partir de 2008?


    Desde já muito obrigado pelo vosso tempo.
    Editado pela última vez por Hybris; 28 July 2021, 12:33.

    #2
    Corrigindo a suspensão e a parte da reprogramação (deve estar a emitir mais gases que o permítido) as outras alterações não devem implicar problemas na inspeção

    o intercooler não sei se esse carro traz de origem, se já tem e o que lá está um pouco maior nao deve haver problema

    Comentário


      #3
      Acho que não traz intercooler de origem mas não tenho a certeza. Faz sentido trocar para uma suspensão mais confortável sem comprometer a segurança/estabilidade do carro ou terá que ser sempre uma suspensão mais desportiva e rija? Apesar do carro que tenho sou bastante moderado a conduzir e nunca arrisco nas curvas. Gosto apenas da sensação do turbo a abrir em rectas sem tráfego e com visibilidade.

      Comentário


        #4
        Esse carro não traz intercooler de origem, se gostas do carro e mostra-se fiável é ficares com ele e colocar de origem somente as coisas que podem a vir a dar estrondo.

        Comentário


          #5
          Remove as alterações e salva um carro.

          Comentário


            #6
            fazes como muitos...colocas o mais original possivel exteriormente...reduzindo a probabilidade de paragem em operação stop dedicada...a nível do pulmão...para já não mexia. Entre gastar para colocar de origem um carro a gasolina com 175mil km com 16 anos e ter ipo's anuais de 50 a 60 euros em vez de 30€...

            Comentário


              #7
              se tu preencheste o formulário, o teu subconsciente está já a trabalhar por ti.

              eu iria à inspeção com ele e punha-o à venda, a ver quanto conseguiria. é um carro já com mais de 15 anos, no entanto tem sempre muita cavalagem e pode ser que haja algum puto que se interesse por ele assim. no entanto, é um mitsubishi e nunca terá muita procura, ainda para mais numa carroçaria tão pequenina. caso no espaço de 1 mesito ou 2 não o vendas, podes sempre considerar mais seriamente meter a suspensão mais original (será sempre desportiva, mesmo de origem) e tratares de mais alguma coisa que te pareça ilegal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                se tu preencheste o formulário, o teu subconsciente está já a trabalhar por ti.

                eu iria à inspeção com ele e punha-o à venda, a ver quanto conseguiria. é um carro já com mais de 15 anos, no entanto tem sempre muita cavalagem e pode ser que haja algum puto que se interesse por ele assim. no entanto, é um mitsubishi e nunca terá muita procura, ainda para mais numa carroçaria tão pequenina. caso no espaço de 1 mesito ou 2 não o vendas, podes sempre considerar mais seriamente meter a suspensão mais original (será sempre desportiva, mesmo de origem) e tratares de mais alguma coisa que te pareça ilegal.
                Também pensei nisso. O problema é que agora não tenho contactos para passar na inspecção. A minha vontade era trocar mas queria tomar a decisão mais economicamente consciente e poupar dinheiro para dar mais tarde entrada num híbrido/eléctrico quando as restrições apertarem.
                Editado pela última vez por Hybris; 28 July 2021, 14:53.

                Comentário


                  #9
                  Exterior está de origem em termos de aparencia, fora a suspensão.

                  Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                  Entre gastar para colocar de origem um carro a gasolina com 175mil km com 16 anos e ter ipo's anuais de 50 a 60 euros em vez de 30€...
                  Desculpa, não percebi esta parte.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Remove as alterações e salva um carro.


                    Deixa a seguir.

                    Comentário


                      #11
                      se as alterações são apenas essas acho que não precisas de gastar 2000Eur nem lá perto, depois até podes sempre tentar vender o intercooler na net

                      quando à suspensão retirar rebaixamentos e colocar equivalente ao original, poderá eventualmente escolher uns amortecedores mais desportivos mas sempre dentro das características originais

                      Comentário


                        #12
                        O rebaixamento, desde que o carro não raspe a entrar e sair dos rolos, dificilmente te chumbam.

                        Quanto ao resto, desfazer a repro e tirar o IC (acho que esse carro tem de IC de origem, pode é ser mais pequeno) deve ficar uns 500€. O turbo, deve dar para aproveitar.

                        Se o carro está bom e gostas dele - podes não gostar sem as mods - fica sempre mais em conta que comprar outro.

                        Se andas com ideias de trocar, vende como está e compra outro.
                        Editado pela última vez por carlosfst; 28 July 2021, 16:13.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Hybris Ver Post
                          Também pensei nisso. O problema é que agora não tenho contactos para passar na inspecção. A minha vontade era trocar mas queria tomar a decisão mais economicamente consciente e poupar dinheiro para dar mais tarde entrada num híbrido/eléctrico quando as restrições apertarem.
                          Vender um carro sem inspeção feita, reduz bastante o seu valor de venda e também dificulta a venda.

                          Eu via o que é preciso para passar na inspeção e fazia essas alterações, se gostas do carro, não vendas, vais perder dinheiro.

                          Comentário


                            #14
                            Pelo que vi na net, o CZT tem IC de origem. Pode é ser menor que esse que lá está montado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Hybris Ver Post
                              Exterior está de origem em termos de aparencia, fora a suspensão.



                              Desculpa, não percebi esta parte.
                              tem a ver com os contatos no centro de inspeção...o valor normal da IPO mais o extra habitual...

                              Se é para vender...não gastava um euro nele...a não ser na inspeção e evntual apoio para ficar apto na IPO...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                Pelo que vi na net, o CZT tem IC de origem. Pode é ser menor que esse que lá está montado.
                                Se tem IC o inspetor ao olhar para o capot não vai medir o IC, mais depressa embirra se a caixa do filtro de ar não for a de origem...ou uma eventual barra anti-aproximação aplicada...

                                Comentário


                                  #17
                                  Mete uma suspensão original, que não custa 2000 nem 3000€, e pronto.
                                  Nada do resto que referiste dá stresses na IPO ou em operações stop.

                                  Dá a ideia que estás a complicar o simples ou a tentar arranjar desculpas para trocar de carro. Se é isso que queres, força.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Vende a alguém dos canais de xuning do YouTube. Vão adorar esse carro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Vende a alguém dos canais de xuning do YouTube. Vão adorar esse carro
                                      Podes-me indicar alguns? Não conheço nada de xunings haha.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X