Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dúvida: Trocar Diesel Por Gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dúvida: Trocar Diesel Por Gasolina

    Boas malta nestes dias tenho andando com um dilema que é o seguinte:

    Tenho neste momento um BMW 116D de 2017 e de um modo geral até estou satisfeito com o mesmo. No entanto tem me trazido alguns problemas nomeadamente com o filtro de partículas. Sou uma pessoa que faz muitos poucos quilómetros por dia e quando faço mais quilómetros são feitos sempre com paragens pelo meio ou seja o carro no máximo faz 15/20 quilómetros seguidos talvez nem tanto. O que faz que pelo menos 2 vezes por semana vejo-me obrigado a "passear" o carro porque ele começa a regenerar e não o quero desligar para não interromper as regenerações e me dar problemas. O pior disto tudo além dos quilómetros em vão e o gasóleo perdido, é o transtorno que isto trás. Muitas vezes já estou a chegar ao trabalho e lá começa ele a regenerar e lá tenho eu que ir "passear" o carro, ou então naqueles cafezinhos de familia lá ficam eles a minha espera porque o carro decide sempre regenerar na pior altura e lá vou eu "passear".

    A minha dúvida é:

    Devo mudar para um carro a gasolina ou aguardar visto que o carro ainda é praticamente novo? Experimentei no outro dia um Nissan Qashqai com o motor Mercedes 1.3 de 140 cv a gasolina e até gostei bastante, no entanto sei que os carro a gasolina vão sempre consumir um bom bocado a mais, neste momento faço médias de 6.

    Obrigado

    #2
    Originalmente Colocado por Margini Ver Post
    Boas malta nestes dias tenho andando com um dilema que é o seguinte:

    Tenho neste momento um BMW 116D de 2017 e de um modo geral até estou satisfeito com o mesmo. No entanto tem me trazido alguns problemas nomeadamente com o filtro de partículas. Sou uma pessoa que faz muitos poucos quilómetros por dia e quando faço mais quilómetros são feitos sempre com paragens pelo meio ou seja o carro no máximo faz 15/20 quilómetros seguidos talvez nem tanto. O que faz que pelo menos 2 vezes por semana vejo-me obrigado a "passear" o carro porque ele começa a regenerar e não o quero desligar para não interromper as regenerações e me dar problemas. O pior disto tudo além dos quilómetros em vão e o gasóleo perdido, é o transtorno que isto trás. Muitas vezes já estou a chegar ao trabalho e lá começa ele a regenerar e lá tenho eu que ir "passear" o carro, ou então naqueles cafezinhos de familia lá ficam eles a minha espera porque o carro decide sempre regenerar na pior altura e lá vou eu "passear".

    A minha dúvida é:

    Devo mudar para um carro a gasolina ou aguardar visto que o carro ainda é praticamente novo? Experimentei no outro dia um Nissan Qashqai com o motor Mercedes 1.3 de 140 cv a gasolina e até gostei bastante, no entanto sei que os carro a gasolina vão sempre consumir um bom bocado a mais, neste momento faço médias de 6.

    Obrigado
    Para manteres o beemer talvez passe por usares o carro mais em estrada aberta para facilitar/agilizar regenerações.

    Tens de ver os intervalos de regeneração, se forem curtos podes ter aí algo mais para solucionar, mas tirando essa equação.

    Fazes médias de 6? Pohh eu com um igual em percursos citadinos dificilmente andava acima de 5L mas ok (usas pouco a 6ª... ou isso ou tens caixa auto).

    Para já ainda tem um valor de mercado aceitável...se queres trocar será sensivelmente nesta altura...e se não te apoquenta o downgrade de um premium alemão para um japonês com ar francês a gasolina...melhor.

    Podes também analisar a eventual evolução para um bmw 118i a gasolina de serviço.

    Sempre são 4 anos de carro atual...se não estava no teu horizonte mudar, vai mas é passear os cavalos com mais frequência em estrada aberta.

    Comentário


      #3
      se eu tinha paciência para ter um carro a gasóleo agora....

      felizmente que o meu Astra de 2006 não tem essa aberração do FAP

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Margini Ver Post
        Boas malta nestes dias tenho andando com um dilema que é o seguinte:

        Tenho neste momento um BMW 116D de 2017 e de um modo geral até estou satisfeito com o mesmo. No entanto tem me trazido alguns problemas nomeadamente com o filtro de partículas. Sou uma pessoa que faz muitos poucos quilómetros por dia e quando faço mais quilómetros são feitos sempre com paragens pelo meio ou seja o carro no máximo faz 15/20 quilómetros seguidos talvez nem tanto. O que faz que pelo menos 2 vezes por semana vejo-me obrigado a "passear" o carro porque ele começa a regenerar e não o quero desligar para não interromper as regenerações e me dar problemas. O pior disto tudo além dos quilómetros em vão e o gasóleo perdido, é o transtorno que isto trás. Muitas vezes já estou a chegar ao trabalho e lá começa ele a regenerar e lá tenho eu que ir "passear" o carro, ou então naqueles cafezinhos de familia lá ficam eles a minha espera porque o carro decide sempre regenerar na pior altura e lá vou eu "passear".

        A minha dúvida é:

        Devo mudar para um carro a gasolina ou aguardar visto que o carro ainda é praticamente novo? Experimentei no outro dia um Nissan Qashqai com o motor Mercedes 1.3 de 140 cv a gasolina e até gostei bastante, no entanto sei que os carro a gasolina vão sempre consumir um bom bocado a mais, neste momento faço médias de 6.

        Obrigado
        Deves ponderar sim a troca de preferência por hibrido a gasolina ou mesmo elétrico.
        Para já é só transtorno porque o teu carro é novo, mas em breve começarás a ter carvão na admissão e afins.
        Um hibrido a gasolina, quer seja normal ou PHEV seria a melhor solução para ti.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
          Para manteres o beemer talvez passe por usares o carro mais em estrada aberta para facilitar/agilizar regenerações.

          Tens de ver os intervalos de regeneração, se forem curtos podes ter aí algo mais para solucionar, mas tirando essa equação.

          Fazes médias de 6? Pohh eu com um igual em percursos citadinos dificilmente andava acima de 5L mas ok (usas pouco a 6ª... ou isso ou tens caixa auto).

          Para já ainda tem um valor de mercado aceitável...se queres trocar será sensivelmente nesta altura...e se não te apoquenta o downgrade de um premium alemão para um japonês com ar francês a gasolina...melhor.

          Podes também analisar a eventual evolução para um bmw 118i a gasolina de serviço.

          Sempre são 4 anos de carro atual...se não estava no teu horizonte mudar, vai mas é passear os cavalos com mais frequência em estrada aberta.
          Sou da Ilha da Madeira e como tal não temos auto estradas apenas vias rápidas em que o limite máximo é 90, para usar a 6ª tenho que ir para ai a 120 o que já é um bocado fora do limite aceitável e dai também as médias de 6 o que cá na Ilha já é mesmo bastante bom.

          Apoquenta um pouco o downgrade mas posso dizer que até gostei do carro pelo menos pelos extras que trás (teto panorâmico, câmaras 360 e essas mordernices todas que o meu não tem).

          O 118I acho que fica um bocado fora de questão porque um motor desses aqui na Madeira consome mesmo imenso além de que queria manter mais ou menos o valor do meu carro, ir talvez no máximo uns 2 mil euros a cima.

          A verdadeira questão é passear os cavalos ou então trocar por algo que não me chateie e não seja o carro a controlar a minha "vida" mas sim eu a dele

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            se eu tinha paciência para ter um carro a gasóleo agora....

            felizmente que o meu Astra de 2006 não tem essa aberração do FAP
            Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
            Deves ponderar sim a troca de preferência por hibrido a gasolina ou mesmo elétrico.
            Para já é só transtorno porque o teu carro é novo, mas em breve começarás a ter carvão na admissão e afins.
            Um hibrido a gasolina, quer seja normal ou PHEV seria a melhor solução para ti.
            Infelizmente não tenho possibilidade neste momento de carregar pelo menos em casa porque não tenho garagem, no trabalho a mesma coisa.
            Híbridos fico sempre um pouco de pé atrás já ouvi dizer que aqui na Madeira facilmente gasta a bateria toda e quando fica 100% a gasolina é um motor que consome mesmo imenso e faz médias absurdas.

            Dai o meu pensamento ter ido para um motor a gasolina de baixa cilindrada com turbo para não ser tão exagerados os consumos porque na Madeira facilmente se fazem médias de 10 para cima de pé leve.

            Comentário


              #7
              Pois na ilha da Madeira não fica fácil...nesse caso bem bom esses 6lt...o que te ficava bem era um mazda mx5 como o do teu compatriota (SEMILHA).

              Tendo em conta as tuas restrições financeiras em investir em máquina nova, descarta-se a possibilidade 100% elétrico...o mais moderno qashqai vai consumir-te acima desses 6lt mas poupas no passear os cavalos.

              Tens de começar por ver quanto te dão pelo teu carro, somar o plafond e ver o que surge na ilha dentro desse valor, ou no continente (adicionando o frete do transporte em barco)...para mudar que seja enquanto o beemer ainda tem um valor aceitável.

              Mas também uma coisa é a velocidade máxima permitida na ilha outra é o respeito da mesma...estive dois anos na Terceira e sei bem o que isso significa...a malta dos 300cv não circulavam a 90...
              Editado pela última vez por midnightblack; 29 July 2021, 11:04.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                Híbridos fico sempre um pouco de pé atrás já ouvi dizer que aqui na Madeira facilmente gasta a bateria toda e quando fica 100% a gasolina é um motor que consome mesmo imenso e faz médias absurdas.
                eu acabei de comprar um Hibrido Toyota Corolla, faz consumos bons e dizem que é dos melhores híbridos que existem

                mas mesmo um carro a gasolina normal gastador comparado com um Diesel poupado mas que tens que passear, feitas as contas não se gasta o mesmo ?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                  eu acabei de comprar um Hibrido Toyota Corolla, faz consumos bons e dizem que é dos melhores híbridos que existem

                  mas mesmo um carro a gasolina normal gastador comparado com um Diesel poupado mas que tens que passear, feitas as contas não se gasta o mesmo ?
                  Não não gastas...existem formas de evitar os passeios...mas em determinados ambientes não é fácil.

                  Comentário


                    #10
                    Se andas a abortar regenerações e no horizonte não há alterações no quotidiano, é só uma questão de tempo até teres problemas mais graves e mais onerosos. Qualquer carro a gasolina vai gastar mais do que esse, isso é certo, mas também te poderá dar mais descanso, inclusive na carteira.

                    Eu ponderaria com calma, a hipótese de trocar por um carro que não fosse a gasóleo, em que um híbrido parece ser uma opção boa tendo em conta a utilização e os custos na troca. Um eléctrico poderá ser bem mais caro de adquirir.

                    Comentário


                      #11
                      Como já referi noutro tópico, atenção aos consumos desse Tce do Qashqai...deverá andar muito ela-por-ela com o 1.5 140cv do 118i que sugeriram.
                      O Tce faz facilmente >8 aí na ilha. A nível de preços de revisões não deverá ser muito diferente, pois na Nissan também são caras. Tal como o corsadti16v referiu, um híbrido talvez fosse uma aposta acertada.

                      Comentário


                        #12
                        E um carro com motor turbo com GPL?

                        Comentário


                          #13
                          Essas regenerações ocorrem de quantos em quantos Kms?

                          Comentário


                            #14
                            Carros híbridos talvez mas os preços são um bocado caros, porque não quero comprar um Yaris ou um carro assim mais pequeno porque preciso de espaço e se for no segmento do meu ja devem disparar os preços alem de que não têm mercado de usados ainda praticamente.

                            Carros com GPL também não me agrada muito, prefiro algo mais "normal" gasolina e turbo e adotar uma condução poupada.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Essas regenerações ocorrem de quantos em quantos Kms?
                              Não te sei dizer ao certo de quantos em quantos quilómetros mas pelo menos duas vezes por semana acontece, mas se tivesse que chutar um numero diria que de 200 em 200 talvez.

                              Eu ainda faço alguns quilómetros mas sempre em trajetos curtos e é dai que vem o dito problema de "passear".

                              Comentário


                                #16
                                Desde já, quero dar-te os parabéns, por teres a honestidade de vires aqui dizer, o que é a realidade para muitas pessoas, quanto tem um diesel... Passear o carro, gastar combustível desnecessário e o transtorno que isso é, fora os futuros problemas que pode ter

                                Alerto para que, se fizeres bem as contas, o teu carro não gasta 6, pois tens que a isso, somar o gasto desnecessário de combustível, quando tens que o ir "passear".

                                O ideal para ti, e aí na ilha, será um híbrido.
                                Se tens dúvidas, quanto a consumos e não queres arriscar, opta por um carro a GPL, ainda é mais económico que um diesel e não tens que o ir "passear" quando ele quer.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post

                                  Alerto para que, se fizeres bem as contas, o teu carro não gasta 6, pois tens que a isso, somar o gasto desnecessário de combustível, quando tens que o ir "passear".
                                  é exactamente isso

                                  é uma ilusão, feitas as contas ao final do mês deve andar ela por ela

                                  um Híbrido ou um Electrico, são as melhores opções neste momento a meu ver, e eu não percebo muito de carros mas percebo aquilo que me sai dos bolsos....

                                  Diesel é para quem faz muitos KMs em AE todos os dias, ou várias vezes no mês

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                    Desde já, quero dar-te os parabéns, por teres a honestidade de vires aqui dizer, o que é a realidade para muitas pessoas, quanto tem um diesel... Passear o carro, gastar combustível desnecessário e o transtorno que isso é, fora os futuros problemas que pode ter

                                    Alerto para que, se fizeres bem as contas, o teu carro não gasta 6, pois tens que a isso, somar o gasto desnecessário de combustível, quando tens que o ir "passear".

                                    O ideal para ti, e aí na ilha, será um híbrido.
                                    Se tens dúvidas, quanto a consumos e não queres arriscar, opta por um carro a GPL, ainda é mais económico que um diesel e não tens que o ir "passear" quando ele quer.
                                    Dizes isso de uma maneira...o carro gasta 6, independentemente de ter que ir passear o cão ou não. Aliás se não o fosse passear até devia ter uma média superior, fruto dos curtos trajectos.

                                    Mas o custo do gasóleo extra é a menor das preocupações, até porque um carro a gasolina vai sempre gastar muuuiiiito mais, mesmo sem ter que o ir passear. O pior é a contaminação do óleo, que leva a má lubrificação, que pode levar a uma situação catastrófica do motor ou a um filtro de partículas no lixo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                      Não te sei dizer ao certo de quantos em quantos quilómetros mas pelo menos duas vezes por semana acontece, mas se tivesse que chutar um numero diria que de 200 em 200 talvez.

                                      Eu ainda faço alguns quilómetros mas sempre em trajetos curtos e é dai que vem o dito problema de "passear".
                                      Mas fazes 400 kms por semana em curtos trajectos? De certeza? É que isso são cerca de 20 mil kms/ano.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                        Desde já, quero dar-te os parabéns, por teres a honestidade de vires aqui dizer, o que é a realidade para muitas pessoas, quanto tem um diesel... Passear o carro, gastar combustível desnecessário e o transtorno que isso é, fora os futuros problemas que pode ter

                                        Alerto para que, se fizeres bem as contas, o teu carro não gasta 6, pois tens que a isso, somar o gasto desnecessário de combustível, quando tens que o ir "passear".

                                        O ideal para ti, e aí na ilha, será um híbrido.
                                        Se tens dúvidas, quanto a consumos e não queres arriscar, opta por um carro a GPL, ainda é mais económico que um diesel e não tens que o ir "passear" quando ele quer.

                                        Pois infelizmente é a realidade dos carros diesel dos dias de hoje, obviamente isto só acontece porque sou atento e gosto de ter sempre o carro impecável, acredito que a maior parte é cancelar a regeneração e que se lixe ou então nem sabem que elas existem.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          Mas fazes 400 kms por semana em curtos trajectos? De certeza? É que isso são cerca de 20 mil kms/ano.
                                          Faço uma média de 1200 km ao mês tudo em viagens mais curtas. Aos fins de semana é onde soma mais porque faço sempre uma viagem de 50 km de ia mais 50 para voltar no entanto esta viagem faço várias paragens por exemplo.

                                          O pior disto é que secalhar por exemplo ao fim de semana quando ando mais ele podia regenerar e estava tudo bem, só que ele não regenera quando eu quero mas sim quando ele quer por isso escolhe sempre os dias de trabalho para me lixar a cabeça

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                            Faço uma média de 1200 km ao mês tudo em viagens mais curtas. Aos fins de semana é onde soma mais porque faço sempre uma viagem de 50 km de ia mais 50 para voltar no entanto esta viagem faço várias paragens por exemplo.

                                            O pior disto é que secalhar por exemplo ao fim de semana quando ando mais ele podia regenerar e estava tudo bem, só que ele não regenera quando eu quero mas sim quando ele quer por isso escolhe sempre os dias de trabalho para me lixar a cabeça
                                            O que te está a lixar a cabeça foi escolher um carro a gasóleo para essa utilização. É um facto. Tens 2 hipóteses, ou continuas assim a tentar compensar com voltas maiores ou trocas de carro. Não há muito mais a dizer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                              Faço uma média de 1200 km ao mês tudo em viagens mais curtas. Aos fins de semana é onde soma mais porque faço sempre uma viagem de 50 km de ia mais 50 para voltar no entanto esta viagem faço várias paragens por exemplo.

                                              O pior disto é que secalhar por exemplo ao fim de semana quando ando mais ele podia regenerar e estava tudo bem, só que ele não regenera quando eu quero mas sim quando ele quer por isso escolhe sempre os dias de trabalho para me lixar a cabeça
                                              esses percursos curtos não dão para fazer com um transporte alternativo que não um carro? bicicleta, scooter, trotinete eletrica etc

                                              Comentário


                                                #24
                                                @margini, é o segundo carro que tenho com esse motor, 1.5d e em andamento nunca consegui descortinar quando está a fazer a regeneração.

                                                Por vezes apercebo-me quando estaciono o carro, e quando já estou cá fora ouço a ventoinha trabalhar no máximo.
                                                Por esse motivo, ou seja, já ter o carro desligado, já não o volto a ligar para o ir passear porque a regeneração já foi interrompida e então não vale a pena.

                                                Como consegues ver em andamento que ele está a regenerar?

                                                No F34 que tive conseguia perceber porque o ponteiro da temperatura subia um bocadinho e as rotações também aumentavam ligeiramente.

                                                Mas nestes nunca descobri.

                                                Comentário


                                                  #25

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Outro ponto que considero importante e para elucidar o Margini: a quase totalidade dos veículos a gasolina novos também trazem filtro de partículas. A diferença é que, como um motor gasolina atinge mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento, em teoria (frisando este ponto) o problema será menor que no filtro dos diesel. Mas como há menos experiÊncia de utilização com os gasolina, ainda é prematuro dizer-se com 100% segurança. Há aqui pelo fórum alguns relatos de situações em que o carro, mesmo a gasolina, deu sinal de ter o filtro obstruído.

                                                    https://www.razaoautomovel.com/2017/...tores-gasolina

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                                      Outro ponto que considero importante e para elucidar o Margini: a quase totalidade dos veículos a gasolina novos também trazem filtro de partículas. A diferença é que, como um motor gasolina atinge mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento, em teoria (frisando este ponto) o problema será menor que no filtro dos diesel. Mas como há menos experiÊncia de utilização com os gasolina, ainda é prematuro dizer-se com 100% segurança. Há aqui pelo fórum alguns relatos de situações em que o carro, mesmo a gasolina, deu sinal de ter o filtro obstruído.

                                                      https://www.razaoautomovel.com/2017/...tores-gasolina
                                                      Como tenho um carro cá em casa a gasolina com filtro de partículas posso dizer-te que leva 8 mil kms numa utilização parecida com a do Margini e nunca me apercebi de nada que indicasse uma regeneração.

                                                      Como é óbvio, concordo que ainda é cedo para se tirar grandes ilações, e eu próprio tive (tenho?) algum receio no futuro acerca do filtro de partículas em carros a gasolina que pratiquem maioritariamente curtos trajectos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                        Dizes isso de uma maneira...o carro gasta 6, independentemente de ter que ir passear o cão ou não. Aliás se não o fosse passear até devia ter uma média superior, fruto dos curtos trajectos.

                                                        Mas o custo do gasóleo extra é a menor das preocupações, até porque um carro a gasolina vai sempre gastar muuuiiiito mais, mesmo sem ter que o ir passear. O pior é a contaminação do óleo, que leva a má lubrificação, que pode levar a uma situação catastrófica do motor ou a um filtro de partículas no lixo.
                                                        Claro que gasta 6 independentemente de ir passear o cão ou não, mas percebeste o que eu quis dizer... A economia financeira, não é tanta, como a que julgamos ter.

                                                        Se para ti, um carro a gasolina, gastar mais 1,5l aos 100, em relação a um diesel, é gastar "muuuiiiito mais", estás correto na tua afirmação... Eu é que acho que 1,5l não é assim uma diferença tão grande.
                                                        Editado pela última vez por pedrolima678; 29 July 2021, 16:56.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                                                          esses percursos curtos não dão para fazer com um transporte alternativo que não um carro? bicicleta, scooter, trotinete eletrica etc
                                                          Aqui na Ilha da Madeira devido as subidas é complicado ainda para cima moro nas chamadas "zonas altas" que têm subidas mesmo ingremes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                            Para manteres o beemer talvez passe por usares o carro mais em estrada aberta para facilitar/agilizar regenerações.

                                                            Tens de ver os intervalos de regeneração, se forem curtos podes ter aí algo mais para solucionar, mas tirando essa equação.

                                                            Fazes médias de 6? Pohh eu com um igual em percursos citadinos dificilmente andava acima de 5L mas ok (usas pouco a 6ª... ou isso ou tens caixa auto).

                                                            Para já ainda tem um valor de mercado aceitável...se queres trocar será sensivelmente nesta altura...e se não te apoquenta o downgrade de um premium alemão para um japonês com ar francês a gasolina...melhor.

                                                            Podes também analisar a eventual evolução para um bmw 118i a gasolina de serviço.

                                                            Sempre são 4 anos de carro atual...se não estava no teu horizonte mudar, vai mas é passear os cavalos com mais frequência em estrada aberta.
                                                            Qual o percurso citadino que dê para meter uma 6ª? Desde quando um 116D é considerado um premium ? Só se for pelo preço em novo!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X