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Viatura a gasolina.

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    Viatura a gasolina.

    É o seguinte: Acontece que a minha mãe aposentou-se este mês e por isso não precisa de carro para uso diário. A ideia é trocarem a actual Peugeot 508 por algo mais pequeno a gasolina até 10.000€...
    Neste momento estão virados para o Toyota Urban Cruiser(1.3 VVT-i) ou para um Fiat 500L(0.9 TwinAir), mais inclinados para o Fiat.
    O carro praticamente só vai ser usado ao fim de semana, durante a semana a minha mãe só pontualmente necessitará do carro. Ao fim de semana fazem cerca de 200Kms num misto de AE e EN sem transito, costumam ir 4 pessoas e 3/4 malas de bagagem...

    Posto isto, quero ajuda-los o melhor possível com a escolha, mas não percebo nada destes modelos/segmento.

    Qual destes dois escolheriam? O 0.9 TwinAir é fiável? Tem algum problema crónico?

    Escolheriam outra coisa dentro deste valor(10.000€)? Sendo que prestações não são muito importantes, consumos idem(mas também não querem um 5.0 V8), tem que ser "pequeno" por fora e espaçoso por dentro. Não querem SW's nem os típicos segmento B(Corsa/Fiesta/Clio/Etc) e detestam o interior dos Focus...

    #2
    Sim, a melhor opção parece ser um pequeno SUV.

    Outro possível seria talvez um Renault Captur.

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      #3
      Para mim...classe A primeira geração mas já versão restyling ou o outro a seguir classe B...sendo gasolina...um B 200 turbo...tens exemplares com caixa auto...é espaçoso, desembaraça-se bem e é um merc...dentro do orçamento.

      Porém se o gosto é os franceses...força nisso!

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        #4
        Entre os dois, sem duvida o Toyota. O 0.9L da Fiat apesar de bom não é motor para a carroçaria do 500L

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          #5
          Assumindo que estão os dois em semelhante estado de conservação, escolhia o Toyota. Em regra, mais fiável e revisões a melhores preços.

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            #6
            tem é o contra de nao ser muito fácil arranjar um, além da sobrevalorização por ser precisamente toyota.

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              #7
              Com essas premissas, não há muito por onde escolher. E o que há, já é bem rodado:

              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P6zWu.html

              https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8OXAZP.html

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                #8
                Entre esses dois, iria para o 500L, design muito mais interessante, mais espaço interior, motor de 105cv já dá bom andamento, para a pessoa a que se destina, penso eu.

                Comentário


                  #9
                  Ora bem, antes de mais, obrigado a todos!

                  Hoje de tarde foram experimentar um 500L 0.9 TwinAir 105cv. Acharam a motorização mais que suficiente e a minha mãe já não quer mais nada a não ser o 500L(o único que considera é o Nissan Juke, mas é mais acanhado).
                  Portanto, provavelmente será um 500L 0.9 TwinAir, a não ser que apareca um Juke 1.6 a muito bom preço...

                  O maior problema é que, pelo menos online, aparecem pouquíssimos à venda. Por cada 100 a diesel aparece um a gasolina...

                  Já agora, alguma coisa em especial a verificar nestes carros? São fiáveis? Requerem algum tipo de "atenção especial"?

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                    #10
                    Como qualquer carro do grupo Fiat, motores mais especiais são muito sensiveis ao óleo usado. Convém verificar que revisões levou e se o óleo usado foi apropriado.

                    https://www.honestjohn.co.uk/carbyca...500-2007/good/

                    "8-7-2018: MUST use correct Fiat specified Selenia oil in the TwinAir or will lead to problems."

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                      Como qualquer carro do grupo Fiat, motores mais especiais são muito sensiveis ao óleo usado. Convém verificar que revisões levou e se o óleo usado foi apropriado.

                      https://www.honestjohn.co.uk/carbyca...500-2007/good/

                      "8-7-2018: MUST use correct Fiat specified Selenia oil in the TwinAir or will lead to problems."
                      Sem querer lançar uma discussão, não concordo em parte com o que é dito, a marca do óleo não interessa nada, o mais importante e essencial, é o grau de viscosidade e as respectivas propriedades, preconizadas pelo fabricante.

                      O resto é marketing?
                      Quase que aposto que a marca de óleo Selenia, pertence ao grupo FCA, ou então paga para a Fiat dizer isso.

                      Também tive um Mercedes, em que no manual, dizia para usar pneus Continental...

                      Comentário


                        #12
                        a especificidade do óleo é o importante, a marca pode ser qualquer uma, embora possa sempre por esse selenia.

                        quanto ao uke, vai sentir bastantes diferenças, a começar pelo motor atmosférico de 115cv...

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                          #13
                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                          Sem querer lançar uma discussão, não concordo em parte com o que é dito, a marca do óleo não interessa nada, o mais importante e essencial, é o grau de viscosidade e as respectivas propriedades, preconizadas pelo fabricante.

                          O resto é marketing?
                          Quase que aposto que a marca de óleo Selenia, pertence ao grupo FCA, ou então paga para a Fiat dizer isso.

                          Também tive um Mercedes, em que no manual, dizia para usar pneus Continental...


                          Até à uns anos, de factoa Selenia estava "associada" a FCA... mas já não está.

                          De há uns anos para cá, pertence à PETRONAS.. mas a "parceria" mantém-se.


                          Mas como referido, é procurar um óleo que cumpra a norma e viscosidade, que há mais marcas a propor os mesmos.

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