Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problema na caixa? Marcha atrás mas anda em frente

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problema na caixa? Marcha atrás mas anda em frente

    Boas,

    Hoje deparei-me com um problema no meu Ibiza de 99.

    A 1ª mudança não entra. Quando meto a marcha atrás.... O carro anda em frente.

    Ou seja, aquilo que me parece é que tenho um problema na caixa, e a marcha atrás está como a 1ª mudança e marcha atrás deixou de funcionar...

    Isto significa que tenho um problema de caixa? Embraiagem? Substituição da caixa completa ou podem existir outros componentes avariados?

    Nota que todas as restantes mudanças entram.

    Agradeço desde já ajuda.

    #2
    Originalmente Colocado por erzo0 Ver Post
    Boas,

    Hoje deparei-me com um problema no meu Ibiza de 99.

    A 1ª mudança não entra. Quando meto a marcha atrás.... O carro anda em frente.

    Ou seja, aquilo que me parece é que tenho um problema na caixa, e a marcha atrás está como a 1ª mudança e marcha atrás deixou de funcionar...

    Isto significa que tenho um problema de caixa? Embraiagem? Substituição da caixa completa ou podem existir outros componentes avariados?

    Nota que todas as restantes mudanças entram.

    Agradeço desde já ajuda.
    Deve ser um problema de pastilhas de travões, não?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
      Deve ser um problema de pastilhas de travões, não?
      O típico comentário idiota.

      Nem ajuda, nem crítica, apenas manda para o ar.

      Eu não sou mecânico, logo não sei se é na caixa, se é na embraiagem. Certamente que não é nas pastilhas mas parece-me que podem ser várias coisas e, mesmo estão ligadas, diferentes. Todavia, sou leigo na matéria.

      Uma vez que as restantes mudanças entram, pode significar que há um problema específico na marca atrás (cabos?) e não seja necessário a substituição completa da caixa e foi essa hipótese que lancei. Se não me expressei da melhor forma, lamento, mas se tens capacidade de ser irónico, deduzo que também tenhas alguma inteligência e perspicácia (ou não).

      Por não saber, vim pedir ajuda. Tenho pena de não te conseguir atribuir um nariz vermelho pelo comentário, pois era sem dúvida candidato a tal prémio.
      Editado pela última vez por erzo0; 29 August 2021, 21:29.

      Comentário


        #4
        o tópico está na secção errada. devia estar nas boxes ou auto-ajuda (provavelmente neste último sub-fórum).

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
          o tópico está na secção errada. devia estar nas boxes ou auto-ajuda (provavelmente neste último sub-fórum).
          Obrigado pela dica.

          Foi lapso meu.

          Sabes se é possível ser movido para a secção correcta por mim ou tem que ser algum moderador?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por erzo0 Ver Post
            Boas,

            Hoje deparei-me com um problema no meu Ibiza de 99.

            A 1ª mudança não entra. Quando meto a marcha atrás.... O carro anda em frente.

            Ou seja, aquilo que me parece é que tenho um problema na caixa, e a marcha atrás está como a 1ª mudança e marcha atrás deixou de funcionar...

            Isto significa que tenho um problema de caixa? Embraiagem? Substituição da caixa completa ou podem existir outros componentes avariados?

            Nota que todas as restantes mudanças entram.

            Agradeço desde já ajuda.
            Eu tive um ibiza de 95 e se bem me recordo a MA entrava empurrando o manipulo para baixo e fazer o movimento semelhante a engrenar a primeira. Confirmas ser semelhante?
            Pode ser um problema no mecanismo, algo que não deixe fazer o movemto completo e acabe por engrenar sempre a 1°.
            Já agora e como primeiro passo, engrna a MA e vê se aciona a luz traseira correspondente.

            Duvido que seja algo da caixa, acredito em algo wntre manipulo e cabos de acionamento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por zezoca Ver Post
              Eu tive um ibiza de 95 e se bem me recordo a MA entrava empurrando o manipulo para baixo e fazer o movimento semelhante a engrenar a primeira. Confirmas ser semelhante?
              Pode ser um problema no mecanismo, algo que não deixe fazer o movemto completo e acabe por engrenar sempre a 1°.
              Já agora e como primeiro passo, engrna a MA e vê se aciona a luz traseira correspondente.

              Duvido que seja algo da caixa, acredito em algo wntre manipulo e cabos de acionamento.
              Obrigado!

              É semelhante, sim, sem tirar nem por.

              A primeira não entra, mas fazendo o movimento da marcha-atrás (que é igual, apenas com a diferença de empurrar o manípulo para baixo) esta entra só que fica a 1ª engrenada.

              Já confirmei e não há luzes de marcha atrás.

              Só depois de abrir o tópico é que um familiar me falou na hipótese dos cabos. Talvez por velhice ou desgaste se tenham partido, o que está a fazer da marcha-atrás a primeira.

              Começo acreditar que seja efectivamente essa hipótese, pois não fazia ideia que era assim que funcionava.

              Obrigado pela resposta e ajuda [emoji123]

              Comentário


                #8
                Acabei de ir à oficina buscar o carro.

                O problema era afinação. Pelo menos, foi o que me disseram.

                Fica a partilha para alguém de futuro com a mesma situação e agradeço a quem ajudou.

                Cumprimentos a todos!

                Comentário


                  #9
                  Afinação do cabo de embreagem, certo?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zezeca66 Ver Post
                    Afinação do cabo de embreagem, certo?
                    Foi afinado o seletor de velocidades e não embraiagem

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que esse tem por onde afinar... seja de cabo ou por tirantes. Quando é mesmo desgaste na peça que está por baixo do selector de velocidades (a manete) pode ser mais complicado arranjar peças novas...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por erzo0 Ver Post
                        Acabei de ir à oficina buscar o carro.

                        O problema era afinação. Pelo menos, foi o que me disseram.

                        Fica a partilha para alguém de futuro com a mesma situação e agradeço a quem ajudou.

                        Cumprimentos a todos!
                        Só vi este tópico agora, era o que te ia recomendar mas já está resolvido.

                        Por acaso aconteceu-me isso com uma Astra F 1.7 que o meu pai tem guardada num armazém, pediu-me para a ir buscar e dar uma volta e quando queria meter a 1º para uma subida ingreme não metia nem 1º, nem 2º... depois andei às aranhas mas meti a 1º na Marcha atrás e lá consegui imobilizar o veículo. Dia seguinte fui com ele afinar o seletor, coisa rápida e barata.


                        Ainda equacionei se a embraiagem tinha ido embora, mas a carrinha tem 100k KM's e nos últimos 20 anos fez 1k KM's, o que também poderia ser por aí, a falta de uso...

                        Comentário

                        AD fim dos posts Desktop

                        Collapse

                        Ad Fim dos Posts Mobile

                        Collapse
                        Working...
                        X