Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passat Variant 1.6 TDI - Boa escolha?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Passat Variant 1.6 TDI - Boa escolha?

    Boas,

    Estou à procura de uma carrinha familiar e, do que tenho visto, a Passat Variant tem tudo o que procuro, mas tenho receio que o motor 1.6 TDI 120cv seja insuficiente para o peso do carro.

    O consumo mais baixo deste motor interessa-me, porque vai ter uma utilização equilibrada entre AE e cidade, mas não quero uma coisa completamente desajustada em termos de arranque ou ultrapassagens.

    Não é que seja de grandes acelerações, faço uma condução bastante moderada, mas a preocupação mantém-se. Estou a tentar marcar um test drive, mas se houver algumas opiniões, ajuda.

    Obrigado

    #2
    O motor irá cumprir, mas como irás fazer um test drive (e ainda bem), poderás tu próprio ajuizar se vai de encontro ao que procuras.

    Comentário


      #3
      Se já tiver trocado os injetores, bimassa, tiver EGR anulada, sim é boa compra. É a melhor versão do motor 1.6 Tdi, anda o suficiente e consome pouco. Para andamentos dentro dos limites chega bem.

      Comentário


        #4
        O Passat é um automóvel insonso, mas sem pontos fracos. O motor 1.6 TDI é suficiente, e tem a vantagem do IUC e consumos relativamente aos 2.0 TDI.

        É uma escolha que raramente falha !

        Comentário


          #5
          Nao sei de que geraçao do Passat estás a falar, mas tentaria sempre chegar ao 2.0 TDI. Tive uma 2.0 TDI 140 Common-Rail DSG e foi um excelente carro, gasta mais que o 1.6 TDI, mas consegue fazer consumos brilhantes para um 2 litros a puxar uma carrinha Passat com aquela caixa. Foi dos carros que mais me impressionou em matéria de consumo.

          Comentário


            #6
            O facto de ser 1.6 é que assusta psicologicamente muita gente.

            Porque na verdade até tem mais cv que os antigos passat 1.9 tdi 110.

            Claro que as relações de caixa podem ser mais longas, mais pesado, etc, e os antigos não.
            Mas nada como experimentar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
              Nao sei de que geraçao do Passat estás a falar, mas tentaria sempre chegar ao 2.0 TDI. Tive uma 2.0 TDI 140 Common-Rail DSG e foi um excelente carro, gasta mais que o 1.6 TDI, mas consegue fazer consumos brilhantes para um 2 litros a puxar uma carrinha Passat com aquela caixa. Foi dos carros que mais me impressionou em matéria de consumo.

              Esse fala no 1.6 de 120cv por isso será a ultima geração e não a que tiveste.

              Comentário


                #8
                E não é essa ultima geração que está mais refinada ?
                Os numeros não são tudo verdade seja dita, se eu apanhei uma desilusão brutal com um 1.5 DCI 105cv , por isso sugiro sempre test drive.

                Nem é pela potência que chega e sobra, é mesmo pela falta de linearidade que afecta alguns destes motores xpto.

                Comentário


                  #9
                  Podes sempre tentar importar um Passat 2.0 TDi. Não é que o 1.6 TDi seja mau mas o 2.0 TDi é um motor "a sério". Se precisares de ajuda podes recorrer a empresas para isso, por exemplo:

                  https://www.importar-carros.com/
                  https://importrust.com/

                  Comentário


                    #10
                    Vê se com os teus kms anuais se justifica um diesel.

                    Agora se o 1.6 é suficiente para o carro, a resposta é sim, mas o mais importante é se são suficientes para ti, e isso só mesmo tu experimentando. Pois o suficiente para uns, pode ser insuficiente para outros.

                    Eu cá acho, que vais bem servido com a 1.6 mas é apenas a minha opinião.

                    Como já aqui disseram, atenção às manutenções e ao que já foi mudado, pois compras diesel para poupar no combustível, mas se gastar na oficina...

                    Comentário


                      #11
                      Pois, é que muitas vezes, mais importante que a potência ou mesmo binário, é a forma como os mesmos são entregues aliás é por isso que muita gente prefere diesel que em vez de gasolina mesmo que este ultimo tenha mais potência.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                        Se já tiver trocado os injetores, bimassa, tiver EGR anulada, sim é boa compra. É a melhor versão do motor 1.6 Tdi, anda o suficiente e consome pouco. Para andamentos dentro dos limites chega bem.
                        Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                        Nao sei de que geraçao do Passat estás a falar, mas tentaria sempre chegar ao 2.0 TDI. Tive uma 2.0 TDI 140 Common-Rail DSG e foi um excelente carro, gasta mais que o 1.6 TDI, mas consegue fazer consumos brilhantes para um 2 litros a puxar uma carrinha Passat com aquela caixa. Foi dos carros que mais me impressionou em matéria de consumo.
                        para ser o de 12cv deve ser dos mais recentes ou até mesmo novo de stand.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                          Nao sei de que geraçao do Passat estás a falar, mas tentaria sempre chegar ao 2.0 TDI. Tive uma 2.0 TDI 140 Common-Rail DSG e foi um excelente carro, gasta mais que o 1.6 TDI, mas consegue fazer consumos brilhantes para um 2 litros a puxar uma carrinha Passat com aquela caixa. Foi dos carros que mais me impressionou em matéria de consumo.
                          Exato as pessoas têm a ideia de que mais cilindrada significa maiores consumos, mas pelo menos nos diesel isso não é verdade. O 2.0 TDi é um excelente motor e superior ao 1.6 em tudo, então numa Passat ainda se nota mais essa superioridade porque é um carro pesado.

                          Comentário


                            #14
                            Vamos por etapas:
                            Quanto pretendes gastar, aproximadamente?
                            Quantos km's fazes por ano?
                            Precisas mesmo de um segmento D ou um C, tipo Golf Variant, chega e sobra, sobretudo se tiver mais equipamento?
                            Fará alguma diferença relevante para ti pagar mais de IUC e 1 litro aos 100, mas ter um motor mais competente?

                            São questões básicas que te vão ajudar a direcionar e racionalizar a tua escolha.
                            Podes até chegar à conclusão que não precisas da Passat e nem precisa de ser a diesel, mas é tudo uma questão de avaliares e fazer o test-drive. Quando o fizeres, tenta reproduzir o mais possível as situações reais de utilização: tipo de estrada, passageiros, uso da bagageira, forma de conduzir...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                              Esse fala no 1.6 de 120cv por isso será a ultima geração e não a que tiveste.
                              Nao chegou a sair o 120cv no 3C restyling? Tinha ideia q sim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                Exato as pessoas têm a ideia de que mais cilindrada significa maiores consumos, mas pelo menos nos diesel isso não é verdade. O 2.0 TDi é um excelente motor e superior ao 1.6 em tudo, então numa Passat ainda se nota mais essa superioridade porque é um carro pesado.
                                Bem, isso é um bocado relativo....

                                Em cidade, os 2.0 não têm consumos simpáticos no segmento D, como é normal.

                                Estou a falar de consumos a sério e não de aldrabices by topico dos consumos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                  Bem, isso é um bocado relativo....

                                  Em cidade, os 2.0 não têm consumos simpáticos no segmento D, como é normal.

                                  Estou a falar de consumos a sério e não de aldrabices by topico dos consumos.
                                  Tenho dois colegas com A4 2.0 de 163cv, e o consumo médio real é cerca de 1Lt a menos que a minha Octávia 1.6 116cv...
                                  Efectivamente muito pouco é deslocação em cidade. Grande parte é autoestrada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                                    Nao chegou a sair o 120cv no 3C restyling? Tinha ideia q sim.

                                    Não, 3C é sempre 105cv. O que mudou no restyling é que passaram a vir com caixa de 6.

                                    Comentário


                                      #19
                                      boas
                                      ora, eu tive uma leon st com o motor 1.6tdi de 115cv e mexia-se bastante bem. só pecava por ser caixa de 5, fora isso, impecável!

                                      agora, curiosamente, tenho uma passat b8 carrinha, com o 2.0 tdi 150cv, mas, com caixa dsg.
                                      do que ja li, a caixa dsg mesmo numa passat 1.6tdi, faz maravilhas! mas isto foi o que ouvi dizer... com caixa manual, não sei como se comporta

                                      em relação a consumos... o 1.6tdi fazia umas medias muito, muito boas, fosse em AE ou nacionais etc.
                                      Ja o 2.0tdi, muda um pouco de figura. consome mais... e em nacionais, se souber controlar bem o pezinho direito, faz umas medias engraçadas..... mas tenho mesmo de controlar o pe direito, senão, nada feito! coisa que no 1.6tdi era muito mais fácil de conseguir!

                                      de qualquer forma... vai testar a passat! não perdes nada por isso, antes pelo contrario. ficas logo com a ideia se te chega para o que queres o não!

                                      Comentário


                                        #20
                                        O motor dentro do género (pequenos motores a gasóleo até é porreiro), mas é um bocado à queima nesse carro.

                                        Vai depender um bocado da pessoa que o conduz, dos seus padrões, etc.

                                        Como dizia um professor meu, uma coisa é apanhar "porrada" numa base diária, outra é a pessoa habituar-se a isso. É bom que nãonos habituemos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por nj05 Ver Post
                                          Tenho dois colegas com A4 2.0 de 163cv, e o consumo médio real é cerca de 1Lt a menos que a minha Octávia 1.6 116cv...
                                          Efectivamente muito pouco é deslocação em cidade. Grande parte é autoestrada.
                                          Sim, aí as vantagens dos 1.6 ficam pelo caminho.
                                          Aliás acho que a grande vantagem dos motores mais pequenos é mesmo em urbano. E há quem tenha segmentos D mas precise muito de deslocações em cidade independentemente de fazer viagens extra urbanas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                            O motor dentro do género (pequenos motores a gasóleo até é porreiro), mas é um bocado à queima nesse carro.

                                            Vai depender um bocado da pessoa que o conduz, dos seus padrões, etc.

                                            Como dizia um professor meu, uma coisa é apanhar "porrada" numa base diária, outra é a pessoa habituar-se a isso. É bom que nãonos habituemos.
                                            Quem quer a força constante de um 2.0 150, pode ficar desiludido num 1.6 120 mas repito, se houver linearidade, nunca será chato.
                                            Digamos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                              Não, 3C é sempre 105cv. O que mudou no restyling é que passaram a vir com caixa de 6.


                                              Correcto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado a todos pelos comentários e opiniões - já são uma boa ajuda.

                                                Sobre as muitas perguntas:
                                                Estou a ver carros entre 19 e 25 mil, modelos de 2017 em diante.
                                                É um carro para fazer, no mínimo, 40.000 kms/ano, entre auto-estrada (50%), nacionais (25%) e cidade (25%).
                                                Como as Golf aparecem com valores muito próximos da Passat, prefiro ir para o segmento D, que me deixa mais à vontade com a família e animais. Equipamento adicional não é algo que me atraia muito, prefiro conforto e amplitude com aquele equipamento que já quase todos têm (computador de bordo, cruise control, start&stop, espelhos aquecidos, ar condicionado digital, etc.). É mesmo carro de familia.

                                                Como digo, não sou de grandes acelerações, por isso nenhum dos motores me preocupa em auto-estradas, com a caixa de 6 velocidades. Interessa-me é que seja uma solução equilibrada para nacionais/cidade.

                                                Também já tinha visto que as caixas automáticas DSG são boas nestes carros, mas talvez por preconceito, nunca olhei muito para elas.

                                                Ainda não consegui fazer um test-drive (os stands agora parece que ficam chocados quando se pede, não sei se se vendem carros só pela internet), mas vou continuar a tentar marcar, para uma melhor avaliação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por doidu Ver Post
                                                  boas
                                                  ora, eu tive uma leon st com o motor 1.6tdi de 115cv e mexia-se bastante bem. só pecava por ser caixa de 5, fora isso, impecável!

                                                  agora, curiosamente, tenho uma passat b8 carrinha, com o 2.0 tdi 150cv, mas, com caixa dsg.
                                                  do que ja li, a caixa dsg mesmo numa passat 1.6tdi, faz maravilhas! mas isto foi o que ouvi dizer... com caixa manual, não sei como se comporta

                                                  em relação a consumos... o 1.6tdi fazia umas medias muito, muito boas, fosse em AE ou nacionais etc.
                                                  Ja o 2.0tdi, muda um pouco de figura. consome mais... e em nacionais, se souber controlar bem o pezinho direito, faz umas medias engraçadas..... mas tenho mesmo de controlar o pe direito, senão, nada feito! coisa que no 1.6tdi era muito mais fácil de conseguir!

                                                  de qualquer forma... vai testar a passat! não perdes nada por isso, antes pelo contrario. ficas logo com a ideia se te chega para o que queres o não!
                                                  Estás a comparar uma Leon com uma Passat, a Leon é de segmento inferior e mais leve, o peso é um dos fatores mais importantes que influenciam os consumos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Fabulous Ver Post
                                                    Estás a comparar uma Leon com uma Passat, a Leon é de segmento inferior e mais leve, o peso é um dos fatores mais importantes que influenciam os consumos.

                                                    sim, eu sei. falei no motor em si... nunca testei o 1.6 na passat, na leon mexia-se bem, claro que o leon é mais leve..!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenta arranjar um passat com caixa DSG, o motor 1.6 tdi fica ainda melhor, consegue- extrair tudo o que o motor tem para dar melhorando ainda a baixas rotações.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        em cidae o 1.6 ganha, em ae o 2.0 é rei. simples e direto.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          em cidae o 1.6 ganha, em ae o 2.0 é rei. simples e direto.
                                                          O 2.0 TDi não ganha também em cidade?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por actavares03 Ver Post
                                                            Obrigado a todos pelos comentários e opiniões - já são uma boa ajuda.

                                                            Sobre as muitas perguntas:
                                                            Estou a ver carros entre 19 e 25 mil, modelos de 2017 em diante.
                                                            É um carro para fazer, no mínimo, 40.000 kms/ano, entre auto-estrada (50%), nacionais (25%) e cidade (25%).
                                                            Como as Golf aparecem com valores muito próximos da Passat, prefiro ir para o segmento D, que me deixa mais à vontade com a família e animais. Equipamento adicional não é algo que me atraia muito, prefiro conforto e amplitude com aquele equipamento que já quase todos têm (computador de bordo, cruise control, start&stop, espelhos aquecidos, ar condicionado digital, etc.). É mesmo carro de familia.

                                                            Como digo, não sou de grandes acelerações, por isso nenhum dos motores me preocupa em auto-estradas, com a caixa de 6 velocidades. Interessa-me é que seja uma solução equilibrada para nacionais/cidade.

                                                            Também já tinha visto que as caixas automáticas DSG são boas nestes carros, mas talvez por preconceito, nunca olhei muito para elas.

                                                            Ainda não consegui fazer um test-drive (os stands agora parece que ficam chocados quando se pede, não sei se se vendem carros só pela internet), mas vou continuar a tentar marcar, para uma melhor avaliação.
                                                            Para fazer tantos kms por ano e havendo essa duvida por ti levantada, não tinha qualquer duvida - escolhia um pacote que se mexesse melhor. Com a carrinha carregada, e em subidas, o mais certo é mesmo sentires limitações.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X