Volkswagen ID.Life Concept antecipa mini-SUV elétrico de 20.000€
fontes:
ID. Life antecipa próximo citadino elétrico da VW | Auto Drive (auto-drive.pt)
Volkswagen ID.Life Concept antecipa mini-SUV elétrico de 20.000€ (motor24.pt)
A look ahead to entry-level electric mobility: world premiere of the ID. LIFE | Volkswagen Newsroom (volkswagen-newsroom.com)
A Volkswagen apresentou o protótipo ID. Life, que antecipa um elétrico de acesso à gama para posicionar abaixo do ID.3. O concept apresentado no Salão de Munique, na Alemanha, só dará origem a um modelo de produção em 2025. O objetivo é fixar o preço final abaixo dos 20 mil euros nos principais mercados. Este modelo para “a cidade com caráter de crossover”, que se poderá vir a chamada ID.2, tem 4091 mm de altura, 1845 mm de largura, 1599 mm de altura e 2650 mm de distância entre eixos (um valor superior ao do Golf 8). A bagageira tem 225 litros, mas pode chegar aos 1285 litros de capacidade com o rebatimento da segunda fila de bancos. Na dianteira há um compartimento de arrumação com 68 litros e atrás outro com 8 litros para os cabos. A juntar a isso, o banco do passageiro da frente rebate na totalidade. Nas bolsas das portas há uma espécie de doca para carregamento do smartphone por indução. A altura ao solo é de 190 mm, o ângulo de entrada é de 26 graus e o de saída de 37 graus.
Visualmente, o Life apresenta o tejadilho destacável e possui câmaras em vez de espelhos retrovisores, além de um espelho central substituído por um ecrã de 9 polegadas que projeta a imagem da câmara traseira. Em complemento ao head-up display, é possível projetar a imagem no para-brisas de uma consola de jogos. O sistema de infotainment é operado em exclusivo através do smartphone, sendo possível acoplar de forma magnética os headphones ao tablier. O interior é feito a partir de garrafas de águas PET recicladas e os pneus são feitos parcialmente a partir de óleo e cascas dos bagos de arroz.
Este modelo de tração dianteira é feito com base numa versão curta da plataforma MEB, contando com um motor de 234 cv e 290 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 62 kWh de capacidade permite-lhe anunciar uma autonomia máxima até 400 km (WLTP). Possibilita ainda carregamentos rápidos DC, o que se traduz a um equivalente a 163 km de autonomia em 10 minutos de “encosto”.
Visualmente, o Life apresenta o tejadilho destacável e possui câmaras em vez de espelhos retrovisores, além de um espelho central substituído por um ecrã de 9 polegadas que projeta a imagem da câmara traseira. Em complemento ao head-up display, é possível projetar a imagem no para-brisas de uma consola de jogos. O sistema de infotainment é operado em exclusivo através do smartphone, sendo possível acoplar de forma magnética os headphones ao tablier. O interior é feito a partir de garrafas de águas PET recicladas e os pneus são feitos parcialmente a partir de óleo e cascas dos bagos de arroz.
Este modelo de tração dianteira é feito com base numa versão curta da plataforma MEB, contando com um motor de 234 cv e 290 Nm. Anuncia 0-100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. A bateria de 62 kWh de capacidade permite-lhe anunciar uma autonomia máxima até 400 km (WLTP). Possibilita ainda carregamentos rápidos DC, o que se traduz a um equivalente a 163 km de autonomia em 10 minutos de “encosto”.
Volkswagen ID.Life Concept antecipa mini-SUV elétrico de 20.000€
A Volkswagen apresenta o seu próximo passo na mobilidade elétrica acessível, com o concept ID.Life a apontar para um modelo de produção em série de inspiração ‘retro’, mas repleto de tecnologias e com preço mais acessível na gama de elétricos ID da marca germânica, que aponta para um custo em redor dos 20.000€ quando for lançado em 2025.
No seu esforço de disseminação dos automóveis elétricos, a Volkswagen revelou no Salão de Munique mais um automóvel com base na plataforma MEB (ainda que numa variante mais pequena) dedicada para modelos 100% elétricos e que já serviu de base a outros modelos do Grupo Volkswagen.
Esta visão de um automóvel compacto totalmente elétrico está orientada para as pessoas que apreciam experiências comuns, sendo altamente sustentável e digitalizado para uma utilização flexível além do simples meio de transporte sem emissões: o ID.Life pode transformar-se num mini-cinema ou num centro de videojogos, por exemplo.
O desenho do ID.Life parece seguir a ideologia criada de certa forma pelo Honda e, num misto de classicismo com vanguardismo, apostando em formas limpas e simples. A marca aponta que os elementos decorativos e acrescentos foram dispensados, bem como misturas complexas de materiais. A divisão horizontal entre a carroçaria, superfície vidrada e tejadilho contribui para essa mesma aparência purista, enquanto o tejadilho amovível têxtil permite converter o ID.Life num descapotável para aproveitar as viagens a céu aberto.
Uma das grandes alterações deste modelo face aos que já foram apresentados com base na plataforma MEB passa pelo facto de o ID.Life ter tração dianteira, dispondo de um motor elétrico de 172 kW (234 CV), o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos. A bateria de 57 kWh, embora compacta, oferece uma autonomia na ordem dos 400 quilómetros em ciclo WLTP.
A Volkswagen apresenta o seu próximo passo na mobilidade elétrica acessível, com o concept ID.Life a apontar para um modelo de produção em série de inspiração ‘retro’, mas repleto de tecnologias e com preço mais acessível na gama de elétricos ID da marca germânica, que aponta para um custo em redor dos 20.000€ quando for lançado em 2025.
No seu esforço de disseminação dos automóveis elétricos, a Volkswagen revelou no Salão de Munique mais um automóvel com base na plataforma MEB (ainda que numa variante mais pequena) dedicada para modelos 100% elétricos e que já serviu de base a outros modelos do Grupo Volkswagen.
Esta visão de um automóvel compacto totalmente elétrico está orientada para as pessoas que apreciam experiências comuns, sendo altamente sustentável e digitalizado para uma utilização flexível além do simples meio de transporte sem emissões: o ID.Life pode transformar-se num mini-cinema ou num centro de videojogos, por exemplo.
O desenho do ID.Life parece seguir a ideologia criada de certa forma pelo Honda e, num misto de classicismo com vanguardismo, apostando em formas limpas e simples. A marca aponta que os elementos decorativos e acrescentos foram dispensados, bem como misturas complexas de materiais. A divisão horizontal entre a carroçaria, superfície vidrada e tejadilho contribui para essa mesma aparência purista, enquanto o tejadilho amovível têxtil permite converter o ID.Life num descapotável para aproveitar as viagens a céu aberto.
Uma das grandes alterações deste modelo face aos que já foram apresentados com base na plataforma MEB passa pelo facto de o ID.Life ter tração dianteira, dispondo de um motor elétrico de 172 kW (234 CV), o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 6,9 segundos. A bateria de 57 kWh, embora compacta, oferece uma autonomia na ordem dos 400 quilómetros em ciclo WLTP.
ID. Life antecipa próximo citadino elétrico da VW | Auto Drive (auto-drive.pt)
Volkswagen ID.Life Concept antecipa mini-SUV elétrico de 20.000€ (motor24.pt)
A look ahead to entry-level electric mobility: world premiere of the ID. LIFE | Volkswagen Newsroom (volkswagen-newsroom.com)
Comentário