Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Experimentei: S-Max 1.8 TDCI VS Santa Fé 4X2

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Experimentei: S-Max 1.8 TDCI VS Santa Fé 4X2

    Boas a todos os foristas. Gostava de partilhar convosco, de uma forma genérica, as impressões resultantes de uma manhã a bordo destes 2 veículos, que considero 2 boas propostas para quem tem familias grandes e precisa esporadicamente de 7 lugares (ou 5 lugares e mto espaço para bagagens), abrindo os cordões à bolsa até aos 33000E, que acaba por ser um preço simpático e honesto para estas 2 propostas.

    Antes de os vendedores que por aqui habitam começarem a queixar-se da malta que faz test-drives sem intuito de comprar, quero só esclarecer que, tal comparativo foi-me proporcionado, de forma mto simpática, sem qualquer expectativa ou compromisso de negócio futuro.
    Foi, portanto, um teste despreocupado e despretencioso.

    Começando pelo Santa Fé, não sei se a Hyundai o continua a chamar assim pela "fé" que tem no seu produto para a Europa, já que nos EUA o negócio parece ir de vento em popa. Em termos estéticos (subjectivos, logo) é um SUV (vou-lhe chamar assim, apesar de quem não goste) com linhas bonitas, fluidas, a frente bem conseguida pelas ópticas e grelha, fundamentalmente. A traseira é tipicamente Santa Fé, com um portão de mala generoso, facil de abrir e com aquela pega caracteristica, que destoa ligeiramente.

    Os interiores são cinzentões, tonalidades escuras e pouco joviais, o que pode afastar alguma camada mais jovem e irreverente. Tudo bem arrumado, "à mão de semear", com boa qualidade geral aparente e real, pois não vi quaisquer falhas de montagem, folgas, barulhos. Não esperem é plasticos ditos "soft touch", daqueles onde podem enterrar os dedos, como tanta malta gosta. O volante tem uma excelente pega, e o tamanho ideal. A multiplicidade de materiais usados no tablier (plásticos escuros, metalizados e imitação de madeira) cria alguma confusão visual e, pessoalmente, não me entusiasmou. O rádio, como vem sendo hábito no Santa Fé, é um modelo do circuito comercial (boa marca e acima de suspeitas) e não um completamente encastrado na consola, como vai sendo + usual nas marcas.

    O espaço interior é amplo, bem iluminado, com espaço mais que suficiente para 5 pessoas viajarem descontraidamente com respectivas bagagens. Estofos em pele, muito cómodos, sendo que o do condutor é facilmente ajustável quer para as recém-casadas de 1,60m e que aspiram a ter 5 filhos, quer para o professor de surf de 1,8m e alunos na ida para o Guincho.
    Pra os 2 ultimos lugares só podem entrar crianças e velhinhas corcundas, para não baterem com a cabeça no tecto. Aliás, corrijo, velhinhas não podem porque, mesmo não batendo com a cabeça, não conseguem para lá entrar por causa do reumático.`É que o acesso é complicado, obrigando a rebater parcialmente a 2ª fila de bancos. É que os bancos não deslizam sobre calhas, logo, xixis a meio da viagem implicam que toda a malta do 2º banco tenha que arejar...

    Assim sendo, 7 lugares só para situações esporádicas, de viagens não mto longas, e preferencialmente crianças na ultima fila, para não ficarem a andar como o Golumm, do Senhor dos Aneis, quando saiem do veiculo. É claro que, com 7 lugares ocupados, a familia tem de expedir as bagagens pelo serviço de entregas expresso.
    Cabe a carteira do pai, o estojo de maquilhagem da mãe, os biberões, PSP e os comprimidos para o coração da avó. Pouco mais.

    Em termos dinâmicos, tudo se passa com grande suavidade, sendo que o motor de 150CV é de utilização agradável mas sem dar para grandes loucuras. Boas acelerações, travagem esponjosa mas eficaz, pareceu-me. Atinge facilmente uma boa velocidade de cruzeiro e é um carro todo ele virado para o conforto. Aqueles que dizem que um SUV nunca atinge o conforto de uma boa Station, devem experimentar este. Sem ser de dimensões exageradas, conduz-se bem em cidade e é bem manobrável.

    Acho que o Santa Fé foi feito para rolar em alcatrão e devorar KM, sem grandes sobressaltos. É pena não ter 6ª velocidade, que a velocidade que atinge, o roncar audivel do motor a partir dos 140 e os consumos, bem a mereciam. Parece-me ser carro para consumos mistos de 9-9,5L, mesmo com velocidades elevadas. O peso do veiculo e a altura ao solo fazem que, quando se tenta uma condução mais rápida e desportiva, em traçados sinuosos, o adornar da carroçaria é evidente o que nos faz lembrar, de imediato que se trata de um 4X2 e nos mete em sentido. Mas nada que assuste (talvez excepto a avozinha lá atrás). Escusado será dizer que, tirando umas escapadelas por estradas de terra não mto exigentes, não serão convenientes percursos trialeiros para não colocar a assistência em viagem em apuros e a avó a pôr o comprimido debaixo da lingua, por causa da falta de ar...

    Agora vão-me desculpar mas, como não sou jornalista e não tenho que ser ético e politicamente correcto, as impressões do S-Max ficarão para posteriormente, que a minha vida não é isto... Um abraço e até já.

    #2
    O meu cunhado comprou um Santa-Fe 4X2 prai a 2 meses, e confirmo a tua analise, eu acho que é uma compra mto boa.

    Comentário


      #3
      O Santa Fé é um grande carro. Uma das melhores escolhas do mercado. Eu gosto

      O S-Max tb está muito giro. E já se vem muitos pela estrada.

      Comentário


        #4
        Vamos agora à S-Max. Carro de linhas dinâmicas, fluidas, frente mto bonita, com farois rasgados. A traseira é mais banal. Pessoalmente prefiro a do C-Max... gostos.

        Os interiores são de cores claras, painel central cor metalizada, aspecto jovem e moderno, contrastando com o cinzentão da Hyundai. Plásticos mais "soft", aparentemente bem montados e sem ruidos perceptiveis. Volante ligeiramente maior que o do Santa Fé e com imensas funções o que pode levar a distracções...
        Os bancos são em pele, bom apoio lateral mas mais duros e desconfortáveis que o Santa Fé. Muita luz no habitáculo, com grande superficie vidrada, apesar de a viatura tem 2 tectos de abrir, o que contribui significativamente para o ambiente arejado do interior. O vidro nos pilares dianteiros permite bons angulos de visão e diminui angulos mortos.

        Finalmente parece que a Ford decidiu fazer um computador de bordo em condições, sendo que é mto atractivo e de informação variada em Português. O radio parece ser igualmente bom e os comandos das principais funções estão bem situados.

        A S-Max apresenta excelente espaço para 5 pessoas, com bancos individuais na 2ª fila. Estes estão sobre calhas o que dá uma grande vantagem para os 2 passageiros da ultima fila poderem entrar ou sair sem incomodar quem vai sentado. Na ultima fila, os bancos servem para 2 adultos, se necessário, sem que batam com a cabeça no tejadilho. Isto apesar do espaço para os joelhos também não ser famoso. A mala é mais que suficiente na configuração 5 lugares. Na de 7, ainda sobra algum espaço para umas malas pequenas mas não para bicicletas ou cadeira de rodas da avó.

        Em termos dinâmicos, a S-Max, "só" com 125 Cv foi mto agradavel de conduzir. A falta de cavalos nem se fez notar assim tanto em relação ao Hyundai, talvez devido ao escalonamento mais curto da caixa e excelente chassis. Comportamento exemplar, que a Ford já nos habituou. Curva bem, travagem sem reparos, aceleração agradável, tudo mto intuitivo, mas menos confortável que no Santa Fé. Os consumos devem andar pelos 8-8,5L/100, o que não é nada mau para um peso quase igual ao Santa Fé. A caixa de 6 vel é mto agradável, parece que conduzimos um carro e não um "monovolume". Em suma, se pretendem levar frequentemente 7 pessoas e ter ainda alguma mala e privilegiam a componente dinâmica, então a opção acertada será o Ford. Se querem transportar principalmente 5, e querem dar umas voltas por estradas de terra, com conforto acima de tudo, então a escolha será o Hyundai. Um abraço para todos


        Comentário


          #5
          hummmmmm és jornalista, hehehe

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por camadusa

            hummmmmm és jornalista, hehehe
            Quem me dera! Infelizmente tenho mesmo que trabalhar... (desculpem-me os jornalistas, estou no gozo). Nos meus posts é facil decifrar o que faço. Quem trabalha na área da saude e faz Inem, não será dificil...

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por manucas

              citação:Originalmente colocada por camadusa

              hummmmmm és jornalista, hehehe
              Quem me dera! Infelizmente tenho mesmo que trabalhar... (desculpem-me os jornalistas, estou no gozo). Nos meus posts é facil decifrar o que faço. Quem trabalha na área da saude e faz Inem, não será dificil...
              ah tu achas que os jornalistas não trabalham? São dos mais trabalham, mais stress têm, menos respeitados e no final os que menos ganham!!

              Comentário


                #8
                Fiz este fim de semana uma viagem longa na S-Max do meu padrasto e, sendo a de 140cv, continuo a achar q as diferenças para a de 125 não se fazem sentir significativamente...E o certo é q fui com 4 adultos e 2 miudos a bordo, logo, até ia c peso razoavel...Continuo a dizer q, não fossem as preocupações do barulho e emissões, o anterior motor de origem Ford, 155Cv fazia um brilharete num veiculo deste tipo e peso...o de 140 é agradavel mas não tãoooooo agradavel...já era altura de existir um motor mais pujante p as dimensões e pesos dos veiculos q a Ford tem colocado cá fora...
                Em relação ao modo Sport, é p esquecer...é um facto q não sou mto dado a corridas mas é francamente mais desconfortavel e não notei nada de mto significativo em termos de caixa/comportamento, tirando um cansaço mais pronunciado ao fim de cerca 140Kms neste modo, para ver as diferenças...se é uma mais valia ou apenas um aspecto mercantilizado, não sei, quem tem esta viatura q se pronuncie...
                Abraços

                Comentário


                  #9
                  Eu optava pelo Santa Fé. Para além de gostar do carro estéticamente (o S-Max está simplesmente esquisito), tem uma boa qualidade a nivel interior, é funcional e conjuga tudo isso com um bom motor.

                  Comentário

                  AD fim dos posts Desktop

                  Collapse

                  Ad Fim dos Posts Mobile

                  Collapse
                  Working...
                  X