Percebo a tua perspetiva. Analisando melhor, o que dizes até tem lógica.
Não, o vendedor não me enganou. Este aconselhou-me a tratar das matrículas com etiqueta vermelha, as tais indicadas para exportação
(Ausfuhrkennzeichen) que possuem validade para 15-30 dias.
Aliás, é o que normalmente os portugueses fazem quando vão comprar veículos à Alemanha e, posteriormente, conduzem-os até cá. Acho que é bem raro haver algum que escolha as de etiqueta amarela.
Se bem que, no guia para importar veículos da Alemanha acaba por ser uma hipótese a considerar, embora a primeira hipótese seja as que referi em cima.
https://impostosobreveiculos.info/im...rros-alemanha/
"Existem dois tipos de matrículas temporárias na Alemanha - as amarelas e as vermelhas.
Como as matrículas portuguesas, estas matrículas temporárias têm uma faixa à direita com um fundo de cor amarela ou vermelha, onde está inscrita a data de validade da matrícula. As de fundo amarelo (mais baratas) são temporárias para circulação dentro da Alemanha. As de fundo vermelho (mais caras) são temporárias para exportação.
Na prática, ambas podem ser usadas para trazer um carro para Portugal mas, enquanto nas vermelhas não há qualquer problema legal - são o que são, de exportação - algumas autoridades no caminho para Portugal podem levantar objecções ou problemas por causa das amarelas.
Quer isto dizer: se lhe derem a escolher, escolha sempre as de fundo vermelho, de exportação."
Não foi por falta de vontade que tentei escolher as de fundo vermelho.
---------------------------------------
Passou-se o seguinte:
Assim que foi efetuada a transferência em real-time (urgente para cair o mais depressa possível na conta do destinatário, sem ter de esperar alguns dias (ainda mais porque foi perto da altura do feriado do 5 de outubro), começou-se a tratar do processo para aquisição da matrícula com fundo vermelho.
No entanto, no momento em que a compra foi feita,
a atual matrícula (do vendedor)
ainda não tinha sido abatida/cancelada. Devido à pandemia, para cancelar as matrículas tem que se fazer marcação. O que signfica alguns dias de espera, ainda mais se contar com fim de semana.
Mas a verdade é que, eu não queria nem devia de perder tempo na alemanha, e pretendia trazer o veículo o mais breve possível.
Tentei debater com o vendedor, a fim de possibilitar conduzir a carrinha para Portugal com a matrícula dele (a atual) mas com seguro em meu nome e assinando um termo de responsabilidade sobre quaisquer problemas que possam ocorrer. Ainda assim, não consegui (já houve um ex-cliente que falhou com ele no passado segundo percebi).
Ainda assim,
não desisti. Continuei a falar com o vendedor para irmos ao "IMT-Alemão" ou a uma casa de matrículas na proximidade. No IMT-Alemão, nada feito, pois é obrigatório marcação devido à pandemia. Na casa de matrículas, aceitavam fazer mas teria sempre de esperar, no mínimo, 9 dias úteis até que o processo ficasse concluído, o que para mim era muito tempo.
Comecei a verificar que, para obter as matrículas com fundo vermelho
(Ausfuhrkennzeichen), teria de esperar, inevitavelmente, vários dias, senão semanas. Mas a verdade é que eu não podia perder tempo.
Pior ainda, foi quando tomei conhecimento da documentação necessária para tratar da matrícula de fundo vermelho, que tornou
inviável esta escolha:
- Teil I (original!)
- Teil II (original!)
- EVB_Nummer (seguro)
- Visto (Check-up) do VIN (número do quadro) pelo "IMT-Alemão" (o que obrigava a mais uma marcação...)
- Certificado de inspeção Alemão válido
- Identificação pessoal (cartão de cidadão)
- Comprovativo de conta bancária
- Autorização SEPA para débito bancário
- Formulário preenchido e devidamente assinado, para o governo local (no meu caso, de Trier) com
dados de morada e residência na Alemanha.
Ou seja, muitos documentos que tornava complicado trazer o veículo em 1 ou 2 dias. Com as marcações, no mínimo, 10 dias.
Dado que não resido na Alemanha, não podia fazer um pedido de matrícula para exportação com os dados de Portugal.
=
Tecnicamente impossível
Qual é que foi a alternativa?
As matrículas de fundo amarelo
(Kurzzeitkennzeichen).
Fazem no próprio dia, muito menos documentação:
- Teil I (pode ser cópia)
- Teil II (pode ser cópia)
- Certificado de inspeção Alemão válido
- EVB_Nummer (seguro)
- Documento de identificação (cartão de cidadão)
Mas, ainda assim, dado que a matrícula é válida para circulação na Alemanha, é obrigatório o detentor ser residente no país. Como não sou, tive de procurar apoio de uma pessoa de perto e residente.
Caso contrário, teria sido impossível pedir esta matrícula.
-------------
Por outras palavras, para ter as matrículas de fundo vermelho teria de esperar bastante tempo (10 dias min.) vs. matrículas de fundo amarelo que, para além da documentação ser menor, fazem no próprio dia.
------------------------------------------------------------
Se tudo foi rosas? Claro que não...
Eu sei que arrisquei um pouco.
Mas foi a primeira vez, reti muita informação nova que pretendo melhorar futuramente para tomar as melhores decisões.
Em termos de legalização, foi "arrancar ferros" para ter o mínimo que, ainda com mais ou menos vulnerabilidades, permitisse trazer a carrinha para cá.
--------
No entanto,
ressalvo a situação com o vendedor que demonstrava alguma falta de conhecimento neste tipo de matrículas para exportação
(Ausfuhrkennzeichen) e tentou, por várias vezes, tentar convencer-me o que muitos me fizeram, que seria chamar o reboque e trazer o veículo para Portugal, com todas as consequências que referi anteriormente.
Digo isto porque, entretanto, descobri que diversos portugueses quando vão à Alemanha importar veículos negoceiam com o vendedor a fim de que, assim que for tomada a decisão de comprar, quando for levantado a matrícula de exportação já esteja presente, com os dados de residência do vendedor MAS com os dados do condutor e responsabilizante de quem o irá guiar até Portugal. Ou seja, quando chegam já tem tudo pronto, claro, pago antecipadamente.
-------------------------------
Espero que no futuro as burocracias com legalização sejam otimizadas e possam já estar incluídas no "pacote" aquando da compra de algum veículo, sem ter de estar a perder dias e dias com este tipo de assuntos.
Dá para mudar o nick?
Acredito sim, mas aí é que está, para mim foi algo nada por aí além e para muitos é uma coisa extraordinária, aqui está a diferença... Se fosse para a China aí o assunto podia ser diferente
É verdade, ainda existem poucos exemplares destes em Portugal. E quando se encontra, são normalmente de empresas. Mas acredito que no futuro isso vá mudar, ainda mais quando falamos de carrinhas e empresas que possuem carrinhas normalmente costumam fazer muitos km por ano e aqui a diferença entre despesas de elétrico com um a gasóleo são logo incrementadas.
Em 1 mês e meio já vou nos 7000km... O que seria se fosse com um a gasóleo? (NOTA: Antes que digam a questão do tempo, a maior parte dos carregamentos nestes 7000km foram em casa, no "trabalho", portanto não me incomodou...)