Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Dificuldades e Burocracias em pedir matrícula exportação Alemanha - Portugal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Dificuldades e Burocracias em pedir matrícula exportação Alemanha - Portugal

    Boas Pessoal

    Venho aqui solicitar a vossa ajuda, ou algum conselho vosso, principalmente para quem já viajou com veículos entre a Alemanha e Portugal, no que se refere à atribuição de matrícula temporária na Alemanha.

    Pelo que percebo, existem dois tipos de matrículas na Alemanha que costumam ser utilizadas para transportar o veículo para Portugal:

    - Brancas com etiqueta amarela (Kurzzeitkennzeichen);
    e
    - Brancas com etiqueta vermelha (Ausfuhrkennzeichen).

    As que possuem etiqueta vermelha costumam de ser as melhores para exportar o veículo da Alemanha para Portugal.


    A situação é a seguinte:



    - Neste momento, já comprei o veículo, e agora encontra-se na garagem de um familiar meu, sem matrícula.
    - Pretendia a requisição de uma matrícula de exportação (Ausfuhrkennzeichen) para conduzir o veículo para Portugal.
    - No entanto, é impossível fazê-lo, pois iria necessitar de transportá-lo para o "IMT Alemão" a fim de poderem verificar o VIN e emitirem um comprovativo (Vorführung des Fahrzeugs) e sem matrícula, é difícil.

    - Estive a contactar uma casa de matrículas Alemãs, pelo que me solicitaram que, primeiramente, pedisse as matrículas com etiqueta amarela (Kurzzeitkennzeichen) para poder transportar o veículo para o "IMT Alemão", pedindo, posteriormente, as matrículas de exportação (Ausfuhrkennzeichen).

    - No entanto, para pedir as "Kurzzeitkennzeichen", irei necessitar do número EVB (EVB nummer), que está relacionado com o seguro.
    - Tentei solicitar um novo seguro para este tipo de matrícula, mas foi-me pedido o "Meldebestätigung", ou seja, o comprovativo de residência na Alemanha. Mas eu vivo em Portugal, logo, torna-se algo inviável solicitar isto (posso usar os dados do familiar meu?).

    - Assim, torna-se complicado tanto pedir as matrículas de etiqueta amarela "Kurzzeitkennzeichen" como as de exportação "Ausfuhrkennzeichen", pois tanto um como no outro estou a ter obstáculos.




    Já pedi orçamentos para transporte, no entanto, os valores mais baixos que consigo andam nos 750€ (já com IVA), e queria evitar algo isto, só mesmo em último recurso.

    Quais os procedimentos corretos para ter a matrícula Alemã para poder conduzir o veículo até Portugal, o que poderei fazer?



    #2
    Boas,

    Não te consigo ajudar muito relativamente às matrículas, mas 750€ já com IVA é +- 600€ sem IVA. Se for de uma região mais "longínqua" da Alemanha, como Berlim ou Munique, dificilmente arranjas melhor. Se for mais na parte Ocidental da Alemanha, o mais barato que já consegui foi 550€ mais IVA. Fazendo bem as contas, não há assim grande diferença entre trazer a rolar ou de transporte, pela experiência que tenho tido. Matrículas de exportação com seguro anda na casa dos 150/200€, mais um 200€ para combustível (se for a gasolina mais), portagens + de 100€, 50€ voo, etc., vai dar ela por ela.

    Comentário


      #3
      Boas, obrigado pela resposta.

      Trata-se de um veículo elétrico, com uma autonomia já algo considerável.

      Como na Alemanha existem muitos postos rápidos de carregamento gratuitos, acredito que na França também os hajam.

      Planeei um percurso entre a Alemanha (Trier) e Portugal (Bragança), o que dá 1650 km, e a diferença entre ir com portagens ou sem portagens é de 3-4 horas.

      Se conduzir o veículo até Portugal, presumo que as despesas entre voo (50€) + matrícula/seguro (150€) + carregamentos/comida/dormida (100€), acredito que poderia gastar até 300€ em conduzir o veículo até Portugal.

      Sei que ainda é alguma diferença, o tempo também conta, e na transportadora teria de esperar, no mínimo, 3 semanas, sendo que se conduzir até Portugal em 1 semana teria o assunto tratado, se conseguir resolver a questão das matrículas.
      Editado pela última vez por tgfj555; 12 October 2021, 18:33.

      Comentário


        #4
        Só se for mesmo pela piada e experiência de fazer a viagem, mas nesse caso preferia pagar o transporte.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
          Só se for mesmo pela piada e experiência de fazer a viagem, mas nesse caso preferia pagar o transporte.
          Sim, também é pela experiência de fazer a viagem.

          Já viajei algumas centenas de km com o veículo elétrico pela Alemanha e a experiência não podia deixar de ser boa (foi um teste).

          A questão é mesmo as matrículas, mas eu acredito que, quem já o fez anteriormente que terá algum caminho mais simples e que me consiga ajudar.

          Comentário


            #6
            Por curiosidade, qual é o veículo em questão?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por danger898 Ver Post
              Por curiosidade, qual é o veículo em questão?
              Nissan E-NV200

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                Nissan E-NV200
                A autonomia não será relativamente curta? Isto é, não obrigará a muitas paragens e com isso tempo looooongo de viagem?

                É de 40kwh?

                Mesmo a fazer 150kms de cada vez, e paragens de quase 1h em cada, devemos estar a falar em 15-20 paragens, não?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                  A autonomia não será relativamente curta? Isto é, não obrigará a muitas paragens e com isso tempo looooongo de viagem?

                  É de 40kwh?

                  Mesmo a fazer 150kms de cada vez, e paragens de quase 1h em cada, devemos estar a falar em 15-20 paragens, não?
                  O meu pé implica paragens a cada 200-225 kms (consumos na ordem dos 13.5-14 kWh/100km). Bateria nos 92%.

                  Afinal, são 1600 km, não 1900 como dizia no post, vou corrigir.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                    O meu pé implica paragens a cada 200-225 kms (consumos na ordem dos 13.5-14 kWh/100km). Bateria nos 92%.

                    Afinal, são 1600 km, não 1900 como dizia no post, vou corrigir.
                    Já viu a informação nesta página?
                    https://impostosobreveiculos.info/im...a/#Burocracias

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por whocarez1973 Ver Post
                      Já viu a informação nesta página?
                      https://impostosobreveiculos.info/im...a/#Burocracias
                      Sim. Aliás, foi por essa página que me tentei orientar. No entanto, as burocracias são muito mais do que as mencionadas, não é tão simples como talvez possa dar a entender.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                        O meu pé implica paragens a cada 200-225 kms (consumos na ordem dos 13.5-14 kWh/100km). Bateria nos 92%.

                        Afinal, são 1600 km, não 1900 como dizia no post, vou corrigir.
                        Mesmo assim serão oito paragens e no mínimo 6h em paragens para carregamentos, mas apontaria mais para as oito horas. Ou seja, mesmo com média de 100kmh, implica uma paragem de duas em duas horas.

                        Não sei se dois dias chegam para isso. E será necessário calmantes para a viagem.

                        Eu reconsideraria contratar o transporte...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                          Mesmo assim serão oito paragens e no mínimo 6h em paragens para carregamentos, mas apontaria mais para as oito horas. Ou seja, mesmo com média de 100kmh, implica uma paragem de duas em duas horas.

                          Não sei se dois dias chegam para isso. E será necessário calmantes para a viagem.

                          Eu reconsideraria contratar o transporte...
                          Dois dias para fazer 1600 km devem chegar provavelmente.

                          Se o trajeto envolver portagens são 17 horas, mas se for sem portagens são 20 horas. A diferença aqui vai depender, principalmente, da localização dos postos de carregamento (se estão na auto estrada ou se implicam desvios).

                          Mesmo pelas 20 horas, se adicionar as tais 8 horas aproxima-se das 30 horas. Mas mesmo que vá a uma velocidade inferior e possa chegar a, por exemplo, 36 horas, continua longe das tais 48 horas (2 dias).

                          Mas claro que o melhor, para além de falar, é mesmo testar em prática para saber o número de horas real.

                          Já nem considero o transporte pois, para além de ter de esperar, pelo menos, 2-3 semanas pela chegada do veículo, teria de esperar outro tanto tempo para poder legalizar, o que implicaria estar, pelo menos 1 mês sem ele. O que não acontece se colocar as placas na Alemanha e conduzir até Portugal, ficando com um tempo provisório máximo de 20 dias úteis para apresentar na alfândega e iniciar o processo de legalização.

                          Comentário


                            #14
                            Trier é perto do Luxemburgo.

                            Volta a colocar as chapas alemãs no carro, pede um reboque até ao Luxemburgo, faz seguro provisório em Portugal sobre as chapas alemãs, e traz o carro a rolar.

                            O seguro feito em Portugal não é válido no país de origem, mas é válido para circular até casa desde que já tenhas o carro fora da Alemanha.

                            No entanto, por 750€, e ainda para mais sendo eléctrico, eu metia o carro na transportadora. Não te esqueças que a trazer o carro a rolar, vens sem seguro contra todos os riscos. No camião, não metes +-2000 kms no odómetro e caso haja algum azar, está segurado.
                            Editado pela última vez por 996; 14 October 2021, 00:09.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por tgfj555 Ver Post
                              Dois dias para fazer 1600 km devem chegar provavelmente.

                              Se o trajeto envolver portagens são 17 horas, mas se for sem portagens são 20 horas. A diferença aqui vai depender, principalmente, da localização dos postos de carregamento (se estão na auto estrada ou se implicam desvios).

                              Mesmo pelas 20 horas, se adicionar as tais 8 horas aproxima-se das 30 horas. Mas mesmo que vá a uma velocidade inferior e possa chegar a, por exemplo, 36 horas, continua longe das tais 48 horas (2 dias).

                              Mas claro que o melhor, para além de falar, é mesmo testar em prática para saber o número de horas real.

                              Já nem considero o transporte pois, para além de ter de esperar, pelo menos, 2-3 semanas pela chegada do veículo, teria de esperar outro tanto tempo para poder legalizar, o que implicaria estar, pelo menos 1 mês sem ele. O que não acontece se colocar as placas na Alemanha e conduzir até Portugal, ficando com um tempo provisório máximo de 20 dias úteis para apresentar na alfândega e iniciar o processo de legalização.
                              Mas isso serão tempos pelos mínimos, e terás de descansar, pelo que dois dias seriam curtos. 30 horas, significa 15h por dia na estrada. É bastante pesado. O mais provável é mesmo teres de usar três dias a correr bem. Porque sendo eléctrico necessitará de ajustes no trajecto e imprevistos que irão fazer derrapar os tempos de carga.

                              Comentário


                                #16
                                Decisão final

                                Boas Pessoal

                                Sei que já passou algum tempo desde que os acontecimentos surgiram, no entanto, assim como despenderam tempo para me poder aconselhar, não podia ficar indiferente e assim poder contar-vos qual é que foi o resultado final da situação.

                                Antes de mais, aproveito para referir que não houve alguém que me apoiasse nesta caminhada, todos fizeram o mesmo que o user @obtuso me disse que foi, depois de adquirir o veículo, chamar um reboque, gastar, no mínimo, 750€, esperar 2-3 semanas até chegar a Portugal e ainda ter de esperar mais algumas semanas até que a matrícula portuguesa fosse emitida e pudesse circular com a carrinha.

                                Mas não foi apenas da vossa parte, eu aconselhei-me noutros lugares e todos disseram o mesmo, que era chamar o reboque para trazer a carrinha para Portugal.

                                Reparei também que, o facto de ser um veículo elétrico, ajudou a intensificar ainda mais os conselhos em chamar um reboque, o que me leva a crer que, (infelizmente) ainda existe um mito generalizado na sociedade de que o veículo elétrico não está preparado para fazer viagens longas e que possam envolver milhares de km.

                                Apesar de tanta oposição, tantos NÃOs, eu contive, não tive medo, sei que assim poderia ter o objetivo concretizado, não desisti e consegui, ainda assim, reunir as forças necessárias para conseguir tomar a decisão.

                                Hoje, agradeço, ainda assim, todo o apoio que recebi, seja de que fonte vier, incluindo da vossa parte. Por exemplo, estive para adquirir a versão com a bateria de 24 KWh inicialmente, e, graças a vós, fiquei inclinado para a versão de 40 KWh. Com a decisão que escolhi, se tivesse optado pela versão de 24 KWh o episódio poderia-se transformar num pesadelo, dada a falta de postos rápidos em determinadas partes do trajeto que pudessem contribuir para continuar atempadamente a viagem com a autonomia da versão de 24 kWh.


                                -----------------------------------------

                                Ora bem, apesar de tantas burocracias em tentar conseguir obter uma matrícula provisória para o veículo, consegui aprender algumas noções e lições que deverei corrigir no futuro, afinal, não é assim tão fácil e simples obter uma matrícula alemã, seja a temporária de 3 dias ou a temporária para exportação.

                                Valeu a ajuda de uma pessoa que possui residência na Alemanha, permitindo obter, assim, a matrícula temporária com validade de 3 dias, isto é, a branca com o fundo amarelo (Kurzzeitkennzeichen). Paguei 125€, a matrícula ficou pronta ainda no próprio dia (entreguei os documentos de manhã e há tarde estava pronto). Apenas necessitei dos dados de identificação (cartão de cidadão), Teil I, Teil II (tanto o I como o II podem ser cópias, não é necessário o original) e certificado de inspeção Alemão. Mais nada.

                                --------------

                                Vou começar, assim, por contar como é que correu toda esta "aventura" de conduzir a Nissan E-NV200 da Alemanha (perto de Trier) para Portugal (Miranda do Douro), numa distância de +/- 2000 km.

                                Primeiro dia: 08h da manhã (07h em Portugal), parti da Alemanha, perto de Trier. A bateria estava nos 50% (se fosse hoje teria corrigido isso). Parti em direção a Portugal, no entanto, como nunca tinha ido a Paris, decidi fazer um desvio para visitar a capital Francesa. Assim, fui em direção à Bélgica (Neufchâteau), tendo atravessado, pelo meio, Luxemburgo. Primeira paragem no LIDL desta localidade Belga, com posto de carregamento rápido (DC) gratuito. Cheguei com a bateria +/- nos 10-15% (Leaf Spy), percorrendo 100km. Esperava mais, apanhei várias subidas também.

                                A seguir, parti em direção a Reims (França), para parar no IKEA, aproveitando para carregar e almoçar também. Infelizmente, o posto de carregamento rápido estava inoperacional, pelo que tive que ir para a auto estrada (A4) e utilizar os postos rápidos da Ionity. Paguei 14€ para ganhar +/- 25 kWh e ainda 2,5€ de portagem na AE (saí na saída a seguir). Entre Neufchâteau e Reims (arredores) percorri uns 170km e tendo gasto uns 70-75% de bateria.

                                A próxima paragem foi no Auchan de Meaux (perto de Paris), posto gratuito. Já eram umas 17h.

                                Depois, fui em direção a Paris, visitei a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, etc. (andei lá às voltas um pouco). Já era de noite quando saí do centro da capital.

                                Fui em direção ao Auchan de Leuville-sur-Orge, posto gratuito. Já eram umas 21h, aproveitei para jantar também.

                                Seguidamente, fui em direção a Orleães. Aqui, encontrei, dentro da cidade, embora em locais diferentes, dois postos de carregamento rápido, que estavam avariados. No entanto, nos arredores desta cidade encontrei um 3º que estava a funcionar, e era gratuito. Já era 1h da manhã quando finalmente pus a carregar. Aqui, aproveitei para pernoitar.

                                Segundo dia: Eram 08h da manhã, estava muito nevoeiro e o termómetro na carrinha marcava 2ºC. Bateria nos 96%. Parti em direção a Poitiers. Quando cheguei ao Auchan desta cidade, o posto estava avariado. No entanto, no mesmo local havia um posto do LIDL que estava a funcionar, sendo gratuito. Gastei uns 80% de bateria e percorri +/- 220 kms.

                                Já era meio-dia, ia almoçado, e parti em direção a Saint-Jean-d'Angély, para carregar no posto do LIDL, gratuito.

                                Fui em direção a Bordéus (Bordeaux), tendo percorrido uns 165 km. Quando cheguei, já eram umas 18h, e aproveitei para carregar no IKEA desta cidade, posto gratuito, e ir ao shopping e jantar também.

                                Saí do IKEA de Bordéus às 20h30m, para ir em direção a Baiona. Percorri 215-220kms e demorei +/- 3 horas. Quando cheguei ao IKEA de Baiona, estava encerrado, dado que o posto se encontrava no interior da loja. Depois de dar algumas voltas pela cidade (e de ter encontrado muitas mulheres e jovens desesperados a pedirem boleia para as festas (era noite de sábado para domingo)) acabei por deixar a carregar num posto de carregamento normal e gratuito, no centro da cidade. Fiquei a pernoitar aqui.

                                Terceiro dia: Eram umas 09h, bateria a 100% e parti em direção a Vitória (Espanha - País Basco). Percorri uns 170 km, tendo demorado 2 horas e meia. Parei num posto de carregamento rápido da Iberdrola, que cobrava 0,30€/kWh. Almocei também.

                                Pela auto estrada, fui em direção a Burgos. Parei numa estação de serviço que fica ao lado da A-62, que possui posto de carregamento rápido da Iberdrola, também cobrando os tais 0,30€/kWh.

                                Continuei a seguir pela A-62 e parei em Tordesillas para carregar num posto de carregamento rápido da Easy Charger, também a 0,30€/kWh. Esta foi a última paragem para carregar.

                                Por fim, cheguei, a Portugal, entrando por Miranda do Douro, assim, dando por terminada esta longa etapa. Cheguei às 19h. Percorri 575 km num espaço de 10 horas, o que dá a média de 57,5 km/h, tendo em conta que tinha de esperar 40-45 minutos por cada carregamento.


                                NOTA: Apesar de ter feito vários carregamentos rápidos em um só dia, não houve algum momento em que a bateria aquecesse muito ou sequer se aproximasse do Red-Line. Isto porque, ao contrário do seu irmão Leaf, estas carrinhas possuem arrefecimento ativo das baterias, por meio de ventilação, que era ligada cada vez que se iniciava um carregamento rápido (foram muito poucas as vezes em que isso não foi utilizado), mantendo a temperatura, ainda, em condições adequadas para uma utilização normal.


                                ----------------------------------------------

                                ESTATÍSTICAS

                                - Duração total da viagem (entre Trier (Alemanha) e Miranda do Douro (Portugal)): 2 dias e 12 horas
                                - Distância percorrida: +/- 2000 km
                                - Velocidade média (duração vs. distância): 32,26 km/h (não obstante, fui visitar Paris, em modo passeio, para além das pausas para dormir e visita a alguns shoppings)

                                - Número de carregamentos efetuados: 5 (primeiro dia) + 4 (segundo dia) + 3 (terceiro dia) = 12

                                -----------------------

                                DESPESAS

                                - Gastos com carregamentos: +/- 30€ (Ionity na França + Postos em Espanha)
                                - Gastos com alimentação: 15€
                                - Gastos com portagens: 2,5€ (A4 perto de Reims (França))
                                - Gastos com a placa de matrícula temporária (Kurzzeitkennzeichen): 125€
                                - Outros gastos irrelevantes mas indiretamente associados ao percurso: 25€

                                Não houve gastos com dormidas (sim, eu sou "foleiro" e dormi na carrinha, bem confortável! )

                                TOTAL: +/- 200€

                                -----------------------

                                COMPARAÇÃO

                                Opção 1: Chamar Reboque e trazer carrinha no camião para Portugal

                                DESPESAS:
                                - Transporte no camião: 750€
                                - Reboque até ao centro de inspeções em Portugal: 50€
                                - Outras despesas associadas indiretamente (transporte até ao IMT para efeitos de legalização, por exemplo): 10€

                                Total: 810€

                                CONSUMO DE TEMPO:
                                - Transporte no camião desde a Alemanha até Portugal: 2 a 3 semanas
                                - Inspeção e legalização até ser atribuída a matrícula portuguesa: 2 a 3 semanas (por causa do tempo que o IMT demora até atribuir o número de homologação nacional, que, sem isto, não conseguia entregar a DAV...)

                                TOTAL: 1 mês


                                Opção 2: Trazer a carrinha para Portugal nas próprias mãos

                                DESPESAS:
                                (referido mais acima em detalhe)

                                Total: +/- 200€

                                CONSUMO DE TEMPO:
                                - Condução da carrinha, desde a Alemanha, até Portugal: 2 dias e 12 horas

                                (quando chego a Portugal, por já possuir matrícula atribuída (embora estrangeira), disponho de um prazo de 20 dias úteis até apresentar na alfândega, o que me permite circular com esta durante este tempo e assim dar tempo suficiente para conseguir legalizá-la)

                                TOTAL: 2 dias e 12 horas

                                ---------------------------------------------------

                                QUAL A OPÇÃO MAIS BARATA: Opção 2
                                QUAL A OPÇÃO MAIS RÁPIDA: Opção 2


                                ------------------------------------------------------------------------------------------------

                                Obrigado a quem teve paciência de ler todo o relato acima, mas, mais importante do que tudo, é mostrar que, mesmo para viagens longas, os elétricos são uma solução a considerar, eu demorei 2 dias e 12 horas para percorrer 2000km porque FUGI às portagens das AE e andei atrás de postos rápidos e gratuitos, caso contrário, o tempo teria sido ainda menor! :-)

                                Como bom proveito para convosco, aqui partilho algumas fotos do veículo e da viagem:


                                1 - Perto de Orleães (França), com a matrícula alemã (Kurzzeitkennzeichen)

                                2. Em Portugal, já com a matrícula portuguesa


                                3: Dentro das ruas de Paris, com a Torre Eiffel ao longe


                                4: Em direção a Poitiers (França)


                                5: Na Autovia A-62, em Espanha


                                6: Na entrada de Portugal, em Miranda do Douro


                                7: A 100%, autonomia de 345 km e uma média de 12,3 kWh





                                Espero que isto ajude na tomada de decisão a todos os entusiastas que pretendam importar veículos elétricos de outros países da UE ou mesmo da Alemanha :-)

                                Comentário


                                  #17
                                  Sim senhor, excelente relato, completo e informativo!

                                  E acima de tudo gabo-te a enorme paciência!

                                  Vieste sozinho ou ao menos tiveste companhia para ir passando o longo tempo a conversar?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Há muito tempo que não lia um post não grande, mas valeu a pena :D

                                    Realmente, grande aventura por estradas e estradinhas!

                                    A pergunta que se impõe é: deste boleia a alguma jovem ou não? :D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Sim senhor, excelente relato, completo e informativo!

                                      E acima de tudo gabo-te a enorme paciência!

                                      Vieste sozinho ou ao menos tiveste companhia para ir passando o longo tempo a conversar?
                                      Obrigado!!

                                      Quem corre por gosto não cansa eheh claro que já tinha experiência de +1 ano em elétricos como no Leaf, já sabia o que a casa gasta se a coisa desse para o torto (o que não aconteceu) por isso não senti grandes dificuldades.

                                      Vim sozinho. Talvez futuramente possa ter companhia se as coisas inclinarem-se para este lado


                                      Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                      Há muito tempo que não lia um post não grande, mas valeu a pena :D

                                      Realmente, grande aventura por estradas e estradinhas!

                                      A pergunta que se impõe é: deste boleia a alguma jovem ou não? :D
                                      Era a primeira vez que visitava Baiona, era tudo novo e não queria dar muito nas vistas (aquilo em Baiona estava carregado delas, nem em Portugal isto acontecia), mas se fosse hoje já apreciava a questão :D

                                      Comentário


                                        #20
                                        Parabéns pela aventura! É uma viagem que eu também faria mas não teria paciência para a fazer num elétrico nem a evitar portagens.

                                        Pelas minhas contas demoraste 60h a fazer os 2000km. É muito tempo! Num ICE talvez demorasse umas 34h (12h para cada 1000km e uma noite de descanso de 10h no meio), sem exageros. Os emigrantes que fazem a viagem sem parar para dormir fazem isso em 20 e poucas horas.

                                        15€ para comer durante 3 dias

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                          Parabéns pela aventura! É uma viagem que eu também faria mas não teria paciência para a fazer num elétrico nem a evitar portagens.

                                          Pelas minhas contas demoraste 60h a fazer os 2000km. É muito tempo! Num ICE talvez demorasse umas 34h (12h para cada 1000km e uma noite de descanso de 10h no meio), sem exageros. Os emigrantes que fazem a viagem sem parar para dormir fazem isso em 20 e poucas horas.

                                          15€ para comer durante 3 dias
                                          x2. Não terão sido 150 paus?



                                          No entanto, muito obrigado pela partilha e felicidades com a nova montada!

                                          E que tal falares também no processo de compra? Procura, preços, (aqui até comparando com os mesmos em Portugal), aquisição, etc

                                          Comentário


                                            #22
                                            Que velocidade praticaste nas AEs? 90-100?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pelo relato muito informativo.

                                              Uma nota é que penso que não se quis dizer que é um tipo de viagem que não se faça com um eléctrico. Claro que se faz, mas com muitas cedências, como foi o caso. Mas quem corre por gosto não cansa. Faz lembrar o tipo da honda today 50 a visitar a europa e marrocos numa mota que dá 45kmh e 60kmh nas descidas.

                                              Outra nota é sobre o processo na Alemanha. Foi o vendedor que te arranjou a matricula? E seguro como fizeste?

                                              Comentário


                                                #24
                                                @tgfj555

                                                Antes de mais parabéns pela máquina, pelo relato e pela aventura.

                                                Fiquei na dúvida em relação à questão da matrícula provisória alemã (amarela), dizes que esta tinha um prazo de 3 dias e depois disseste que ao entrar em Portugal com matrícula estrangeira tinhas mais 20 dias para circular. Isto com a mesna matrícula amarela?? Ou usaste a amarelo para levar o carro à inspecção ainda na Alemanha e depois trocaste de matrícula?

                                                Uma viagem destas para mim era impensável, 2k quilómetros à procura de postos e demorar uma média de 40 minutos para carregar.
                                                Imaginem em Agosto os emigras a virem todos ppr aí abaixo em carros eléctricos... uma semana não chegava para a viagem.

                                                Este relato quanto a mim mostra que ainda há um longo caminho a percorrer no que há electrificação automóvel diz respeito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  a última linha do último post diz tudo, realmente. uma coisa é fazer 500 ou 600kms, outra são 2 mil kms. perdeu-se uma semana entre a ida e a vinda. mas se calhar faria como tu, mas procuraria carregar em carga lenta (eu sei, ainda mais tempo perdido) ou arranjar algo com mais autonomia, nem que fosse de 100kms... imagina se tivesses comprado a de 24. essas baterias de 24, 30kw serão baterias que ninguém irá querer futuramente. só mesmo para andar em cidade ou ao lado delas, fazendo 10, 20kms por dia...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Obrigado pela partilha, dá para perceber pelo relato o gozo que deu fazer essa viagem.

                                                    Em relação aos gastos, a meu ver, tb se deve contar com a deslocação Mirando do Douro-Trier na opção 1, isto assumindo que não me vou deslocar à Alemanha apenas para ver a viatura.

                                                    Bons kms na E-NV200!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Existe sempre algo que não é mensurável, que é viver a experiência na primária pessoa. E nisso, compreendo muito bem o OP.

                                                      É o mesmo que gostar de ficar num hotel 5* ou fazer campismo. Nem tudo é dinheiro, e a experiência proporcionada por ambos é completamente distinta. E falo disso porque também sou assim, de extremos de um lado ao outro e sei apreciar o que cada experiência pode dar.

                                                      E este tipo de experiência de ir buscar um carro, ainda para mais eléctrico, será mesmo uma experiência marcante, mesmo que nem exista ganho financeiro. O foco seria o tempo e paciência. Tendo ambos, acho que o OP fez muito bem. A vida são dois dias, e estas experiências enriquecem a vivência. Partilhar isso com outros, como ele fez, ainda mais é de louvar.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ia eu hoje ver de aventuras radicais para oferecer à mulher neste final de ano e/ou princípio do próximo mas já vi que há coisas mais radicais do que conduzir um Radical num autódromo... é importar um veículo eléctrico e vir com ele da Alemanha para Portugal!

                                                        Que grande pachorra andar preocupado com os locais onde abastecer o carro...

                                                        Amigo tgfj555, eu não costumo usar chapéu! Mas hoje vou pôr um só para te dizer que "te tiro o meu chapéu!". Granda homem!

                                                        Saltar de pára-quedas perde todo o significado face ao que conseguiste fazer!

                                                        Tiro-te o meu chapéu! Parabéns!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          E o carro veio sem seguro?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                            Parabéns pela aventura! É uma viagem que eu também faria mas não teria paciência para a fazer num elétrico nem a evitar portagens.

                                                            Pelas minhas contas demoraste 60h a fazer os 2000km. É muito tempo! Num ICE talvez demorasse umas 34h (12h para cada 1000km e uma noite de descanso de 10h no meio), sem exageros. Os emigrantes que fazem a viagem sem parar para dormir fazem isso em 20 e poucas horas.

                                                            15€ para comer durante 3 dias
                                                            Obrigado!!

                                                            Acredito que sim, mas aí está, fui em modo passeio, ao centro de Paris, dormidas, etc. como tinha dito em cima. Se viesse direto e pela AE até poderia arriscar numas 30h talvez (dependendo das condições). Ou seja, basicamente fazer a média de 60 km/h (quase como fiz no trajeto do terceiro dia).

                                                            15€ para comer durante 3 dias
                                                            Creio que sim, mas, no máximo, 20€. Não fui a restaurantes (sim, se tivesse dado com uma em Baiona teria ido ahah) e fui abastecendo de comida nos supermercados. Low Cost, mas, mais importante, comida essencial para o corpo

                                                            Originalmente Colocado por cloverleaf Ver Post
                                                            No entanto, muito obrigado pela partilha e felicidades com a nova montada!

                                                            E que tal falares também no processo de compra? Procura, preços, (aqui até comparando com os mesmos em Portugal), aquisição, etc
                                                            Obrigado! Sobre o processo de compra, poderei falar, em maior detalhe, num post futuro brevemente, no entanto, o post que fiz acima foi mesmo com o intuito de desmistificar a ideia de que os elétricos não servem para longas viagens e mostrar que é possível e até em condições modestas de conduzir um da Alemanha até Portugal, comparando com a opção de levar no reboque.

                                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                                            Que velocidade praticaste nas AEs? 90-100?
                                                            Sim. Andava mais nos 85-90, por vezes ia aos 100, em subidas mais apertadas 70-75, claro compensando para os 90 em trajeto mais plano. Foi mesmo em modo passeio

                                                            Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                            Obrigado pelo relato muito informativo.

                                                            Uma nota é que penso que não se quis dizer que é um tipo de viagem que não se faça com um eléctrico. Claro que se faz, mas com muitas cedências, como foi o caso. Mas quem corre por gosto não cansa. Faz lembrar o tipo da honda today 50 a visitar a europa e marrocos numa mota que dá 45kmh e 60kmh nas descidas.

                                                            Outra nota é sobre o processo na Alemanha. Foi o vendedor que te arranjou a matricula? E seguro como fizeste?
                                                            No meu caso, dado que fugi às portagens e fui atrás de postos rápidos e gratuitos, é certo que tive algum trabalho. Mas se viesse direto pela AE e utilizasse os postos rápidos da área de serviço, certamente o planeamento seria muito mais simples.

                                                            Mas como o meu intuito foi também visitar Paris e conhecer melhor a França, juntei dois em um.

                                                            Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                                            @tgfj555

                                                            Antes de mais parabéns pela máquina, pelo relato e pela aventura.

                                                            Fiquei na dúvida em relação à questão da matrícula provisória alemã (amarela), dizes que esta tinha um prazo de 3 dias e depois disseste que ao entrar em Portugal com matrícula estrangeira tinhas mais 20 dias para circular. Isto com a mesna matrícula amarela?? Ou usaste a amarelo para levar o carro à inspecção ainda na Alemanha e depois trocaste de matrícula?

                                                            Uma viagem destas para mim era impensável, 2k quilómetros à procura de postos e demorar uma média de 40 minutos para carregar.
                                                            Imaginem em Agosto os emigras a virem todos ppr aí abaixo em carros eléctricos... uma semana não chegava para a viagem.

                                                            Este relato quanto a mim mostra que ainda há um longo caminho a percorrer no que há electrificação automóvel diz respeito.
                                                            Obrigado!!

                                                            Sim, a Kurzzeitkennzeichen (matrícula temporária de 3 dias com fundo amarelo), supostamente é apenas válida para circulação dentro da Alemanha, durante os tais 3-5 dias. No entanto, se entrares para um outro país, desde que seja da UE, tende a ser algo tolerada como matrícula estrangeira, embora, de todo, não o possa ser garantido. No pior das hipóteses, poderia haver algumas complicações com, por exemplo, as autoridades francesas na questão de estar a circular com matrícula Alemã provisória no espaço Francês, por exemplo. Mas como é tudo UE, (felizmente) o efeito é diluído e tende a não haver grandes chatices, o que poderia não acontecer se fosse nos países do leste europeu (mentalidades ainda algo habituadas aos tempos em que UE era só o ocidente).

                                                            Passo a citar o texto que me foi remetido pelo vendedor acerca das matrículas com a etiqueta amarela:

                                                            "Kurzzeitkennzeichen im AuslandDa die Zuteilung eines Kurzzeitkennzeichens ein nationaler Verwaltungsakt ist, ist es nicht gestattet, dieses für Fahrten ins oder aus dem Ausland zu verwenden (verbotene Fernzulassung). Da Kurzzeitkennzeichen und entsprechender Fahrzeugschein keine offiziellen Zulassungsdokumente darstellen, müssen diese im Ausland auch nicht akzeptiert werden. Allerdings existiert innerhalb der EU-Mitgliedstaaten seit 2007 eine Anerkennungspflicht für das deutsche Kurzzeitkennzeichen. Somit ist die Nutzung eines Kurzzeitkennzeichens auch über die deutschen Grenzen hinaus innerhalb der EU-Mitgliedstaaten möglich."

                                                            Independentemente de ser matrícula francesa, eslovena, inglesa, alemã, russa, etc.. (a não ser que tenha o fundo azul da UE), quando se entra em Portugal há sempre um prazo de 20 dias úteis para apresentar o veículo na alfândega, não sendo impedido de circular no território durante esse tempo. Claro que a sensibilidade é maior, se houver um acidente, por exemplo, tratar de assuntos com seguradoras alemãs em matrículas provisórias da Alemanha não é de todo o mais seguro.

                                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                            a última linha do último post diz tudo, realmente. uma coisa é fazer 500 ou 600kms, outra são 2 mil kms. perdeu-se uma semana entre a ida e a vinda. mas se calhar faria como tu, mas procuraria carregar em carga lenta (eu sei, ainda mais tempo perdido) ou arranjar algo com mais autonomia, nem que fosse de 100kms... imagina se tivesses comprado a de 24. essas baterias de 24, 30kw serão baterias que ninguém irá querer futuramente. só mesmo para andar em cidade ou ao lado delas, fazendo 10, 20kms por dia...
                                                            Para o veículo que tenho, por possuir arrefecimento ativo das baterias, não teria necessidade de procurar carga lenta, tal como expliquei no post sobre o relato.

                                                            O objetivo do post é mesmo enquadrar a vinda, não enquadrei a ida pois não é o assunto em questão a ser esclarecido neste tópico. No entanto, resumo desde já que a ida foi de avião, a preços acessíveis e sem grandes constrangimentos, um processo normal de qualquer cidadão que se desloca a Portugal à Alemanha para tratar de carros, por exemplo.

                                                            Originalmente Colocado por Vabm Ver Post
                                                            Obrigado pela partilha, dá para perceber pelo relato o gozo que deu fazer essa viagem.

                                                            Em relação aos gastos, a meu ver, tb se deve contar com a deslocação Mirando do Douro-Trier na opção 1, isto assumindo que não me vou deslocar à Alemanha apenas para ver a viatura.

                                                            Bons kms na E-NV200!
                                                            Só pus a vinda pois é o tema mais importante neste tópico, pois havia a questão entre conduzir até Portugal ou chamar um reboque.

                                                            Nos gastos apenas estou a colocar a vinda, não coloco a ida, pois, mesmo que enviasse pelo reboque, certamente teria que ir à Alemanha para ver a viatura (ou seja, independentemente de trazer pelas próprias mãos ou vir no reboque teria as mesmas despesas com gastos de ida), não iria estar a fazer uma compra às escuras e sem ver o carro.

                                                            Originalmente Colocado por CL Ver Post
                                                            Ia eu hoje ver de aventuras radicais para oferecer à mulher neste final de ano e/ou princípio do próximo mas já vi que há coisas mais radicais do que conduzir um Radical num autódromo... é importar um veículo eléctrico e vir com ele da Alemanha para Portugal!

                                                            Que grande pachorra andar preocupado com os locais onde abastecer o carro...

                                                            Amigo tgfj555, eu não costumo usar chapéu! Mas hoje vou pôr um só para te dizer que "te tiro o meu chapéu!". Granda homem!

                                                            Saltar de pára-quedas perde todo o significado face ao que conseguiste fazer!

                                                            Tiro-te o meu chapéu! Parabéns!
                                                            Obrigado!!

                                                            Embora pareça complicado para muitos (já pessoas pessoalmente o disseram pela coragem), e, mesmo sendo a primeira vez, não achei algo difícil ou que tivesse medo. A vontade e gosto estão acima disto e que me deram a confiança e armas necessárias para avançar com esta experiência, que espero repetir futuramente e sempre otimizando o processo para que seja ainda melhor.

                                                            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                            E o carro veio sem seguro?
                                                            Na Alemanha, ao contrário de Portugal, quando se trata da matrícula temporária o seguro é automaticamente acoplado à matrícula (o tal EVB_Nummer), ou seja, dentro dos dados da matrícula já existe a seguradora associada e responsável por esta identidade.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X