conselhos - Audi A4 2.0 TDI 2010

A mostrar resultados 1 para 24 de 24
Like Tree1Likes
  • 1 Post By Belshior

Título: conselhos - Audi A4 2.0 TDI 2010

  1. #1
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2021
    Localização
    Aveiro
    Posts
    4

    Por Defeito conselhos - Audi A4 2.0 TDI 2010

    boas,

    sendo o meu 1º post, cumprimentos a todos, sou eng. mecânico, natural de Coimbra, vivo em Aveiro.

    estou neste momento a ponderar um usado na casa dos 13.000€, um Audi A4 2.0 TDI 136cv diesel de 2010, 143.000km; o anúncio é de stand profissional com 25 anos no Porto, site profissional, oficina, revisões sempre na marca menos nos últimos 2 anos, livro de revisões para consulta, mais de 20 fotos e mostrando a matricula etc, 2 anos ou 1 ano de garantia por mutuo acordo, não me parece um "beira-de-estrada" mas enfim, referências tb não tenho.

    o anuncio apresenta o veiculo "como novo", ora em contacto telefónico disse ao comercial que me atendeu que com 143.000km, novo não estaria, qd muito bem estimado, ao q me respondeu q o listou "como novo" por saber bem como estava e q o carro ainda tinha muitos km para fazer.

    diria q o valor de 13.000€ está dentro do esperado, e corresponde ao que eu espero fazer com o veiculo, +/- 2000km por mês, sendo que todos os dias faço 50km de ida e outros tantos de volta para trabalho, seja por auto-estrada ou estrada nacional; por mim, se o veículo fizer os 300.000km, considero-o amortizado.

    conheço bem a má fama dos 2.0, ainda assim este é o modelo B8, a transmissão é por correia dentada, mais fácil de trocar que a de corrente; sendo diesel não é conhecido pelo infame problema do óleo dos 2.0 a gasolina, e após 2008 não deve ter o tal problema das cabeças de motor rachadas aos 100.000km; isto de forma genérica, claro.

    mas a verdade é que eu, experiência com Audi, nenhuma. assim, pedia a quem de conhecimento q p.f. me dê umas luzes sobre este negócio, se tem tudo para correr mal ou é uma questão de sorte, não queria 'torrar' assim 13k€ para ver o carro mais vezes na oficina dq a andar.

    agradecido, cumps


  2. #2
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2021
    Posts
    37

    Por Defeito

    Por esse preço deve ser uma versão basica. De resto é comprovar os KM's/manutenção, e se estiver tudo ok, ir em frente.

  3. #3
    Piloto de Testes
    Data de Registo
    Sep 2007
    Localização
    À Beira mar
    Posts
    1,510

    Por Defeito

    Tenho 1 desse ano mas o de 143cv.

    É uma máquina de fazer km, o meu vai com cerca de 280.000 km e tem sido até à data super fiável.
    eu gosta disto.

  4. #4
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    50,992

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pepino Ver Post
    Por esse preço deve ser uma versão basica. De resto é comprovar os KM's/manutenção, e se estiver tudo ok, ir em frente.



    Olha que e para os seguros, viaturas desse ano "valem" 8000€.

  5. #5
    Piloto Lendário LinoMarques's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    Não deite fora as suas revistas de carros - dê-mas!
    Posts
    59,637

    Por Defeito

    Tive um VW CC com esse motor (versão 140 CV) até quase aos 200.000 km. E estava em excelente forma.


  6. #6
    Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    31,154

    Por Defeito

    Mais um com esse motor num A4, no meu caso de 2008. Tem neste momento 252 mil kms. Despesas extra manutenção:

    - Sensor de escape - 100 €
    - Borboleta electrónica da admissão - 300 €- Amortecedor do porta-luvas - 50 €
    - Fechaduras das portas (já levou 4) - o valor médio anda pelos 100/120 € cada uma com MO numa oficina multimarcas

    Agora está a precisar de apoios de motor e a poli do alternador.

    Eu adoro o carro e é um excelente automóvel, anda bem, não sendo um canhão, e gasta pouco. 13 mil € assim à primeira vista parece-me puxado para um carro com 11 anos, e devem estar a basear esse valor nos "poucos" kms. Ainda o mês passado pedi cotação de retoma para o meu na compra de um novo e o melhor que tive foi 6500 €. Atenção que deve trocar a distribuição aos 180 mil kms, que é uma revisão grand€.

    Problemas crónicos, além dos mencionados, temos ainda a EGR.
    Última edição por Ecoflex : 14-10-21 às 12:04:33

  7. #7
    Moderador MGomes's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2003
    Localização
    Ribatejo
    Posts
    22,166

    Por Defeito

    É um carro bastante bom, com qualidade e fiável.

    Quanto aos 13.000€ que pedem por ele, é um valor demasiado elevado.

  8. #8
    Piloto de Rallye
    Data de Registo
    Feb 2007
    Posts
    12,026

    Por Defeito

    Também sou da opinião que está caro.
    Parece-me que o preço dos automóveis usados para vender estão loucos. Já à retoma pouco valem

  9. #9
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    9,209

    Por Defeito

    Alguns desses de 136cv são dos famosos da fatura da sorte que o Estado sorteava...o valor mesmo assim está puxado.

    Se tiveres algum contato num centro de ipo tenta via matricula aferir a veracidade dos km...que parece ser um dos fatores para o valor mais elevado.

  10. #10
    SPV
    SPV está offline
    Piloto Lendário SPV's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2010
    Posts
    30,003

    Por Defeito

    Bolas 13 mil com 11 anos

  11. #11
    eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    21,783

    Por Defeito

    Tenho um B8 de 2008 (motor de 143 cv) com mais ou menos esses Kms e recomendo vivamente.

    O motor tem sido fiável (levou apenas um sensor e um corpo de borboleta), gasta pouco (a minha média global está em cerca de 6 litros) e tem força em todos os regimes. O carro em si continua a ser esteticamente agradável (subjetivo eu sei) e os interiores têm bastante qualidade.

    É um modelo que recomendo vivamente, contudo esse preço está demasiado elevado. Eu apontaria para os 11000 €.

  12. #12
    eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    21,783

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
    - Fechaduras das portas (já levou 4) - o valor médio anda pelos 100/120 € cada uma com MO numa oficina multimarcas
    LOL, também falharam duas no meu.

    Como sou curioso, abri o forro das portas e retirei a fechadura para fora. É uma peça genérica do grupo VAG, de construção muito reles e com motores elétricos que parecem saídos de um brinquedo chinês. Uma boa lubrificação dos motores e das peças em plástico reles da fechadura e ficaram outra vez a funcionar.

    Felizmente parece ser dos poucos componentes reles neste carro. Fiquei impressionado pela qualidade das borrachas de insonorização nas portas e até pelos clipes que seguram os forros das portas. Já tinha feito o mesmo num Renault Espace e não tem nada a ver.

  13. #13
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    E conversar, ainda sabes como se faz?
    Posts
    69,251

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por pepino Ver Post
    Por esse preço deve ser uma versão basica. De resto é comprovar os KM's/manutenção, e se estiver tudo ok, ir em frente.
    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Alguns desses de 136cv são dos famosos da fatura da sorte que o Estado sorteava...o valor mesmo assim está puxado.

    Se tiveres algum contato num centro de ipo tenta via matricula aferir a veracidade dos km...que parece ser um dos fatores para o valor mais elevado.
    penso que também andaram por empresas. conheci um caso de um que até era de rent-a-car, disponibilizado a clientes que tinham motores equivalentes e cujo carro avariava. era uma versão base, sim senhor.


    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Tenho um B8 de 2008 (motor de 143 cv) com mais ou menos esses Kms e recomendo vivamente.

    O motor tem sido fiável (levou apenas um sensor e um corpo de borboleta), gasta pouco (a minha média global está em cerca de 6 litros) e tem força em todos os regimes. O carro em si continua a ser esteticamente agradável (subjetivo eu sei) e os interiores têm bastante qualidade.

    É um modelo que recomendo vivamente, contudo esse preço está demasiado elevado. Eu apontaria para os 11000 €.
    também seria preço que eu estaria disposto a dar, se conseguisses um de 140cv seria bem melhor, mas devem estar com muitos kms. com 13 mil consegues carros com 5 ou 6 anos e até 100 mil kms. não são 2.0, mas 1.6/1.7 com cerca de 125, 130cv. se quiseres um com motor 1.5dci até consegues com cerca de 4 anos e menos de 90 mil.

    o meu ainda é um 1.9 de 150cv, mas leva nas minhas mãos quase 350 mil, rolava todos os dias 100kms em nacional e há cerca de mês e meio começou a fazer só 60 a 70. sem problemas até hoje... esses 2.0 depois de 2007 rolam muito bem sem problemas e os consumos são sempre bastante comedidos. a qualidade ao fim de muitos anos nota-se e o meu, mesmo sendo espanhol, teve boa qualidade de construção também.

  14. #14
    Piloto Lendário Ecoflex's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2011
    Localização
    Depende dos dias
    Posts
    31,154

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    LOL, também falharam duas no meu.

    Como sou curioso, abri o forro das portas e retirei a fechadura para fora. É uma peça genérica do grupo VAG, de construção muito reles e com motores elétricos que parecem saídos de um brinquedo chinês. Uma boa lubrificação dos motores e das peças em plástico reles da fechadura e ficaram outra vez a funcionar.

    Felizmente parece ser dos poucos componentes reles neste carro. Fiquei impressionado pela qualidade das borrachas de insonorização nas portas e até pelos clipes que seguram os forros das portas. Já tinha feito o mesmo num Renault Espace e não tem nada a ver.
    Se vires o meu DB verás que há dias tratei de uma das fechaduras, e a que retirei, desmontei, limpei, lubrifiquei e guardei. Mas esta já é a 4ª...

    A parte mais chata e delicada, é mesmo o friso da porta. E também acho que tem boa construção.

  15. #15
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2021
    Localização
    Aveiro
    Posts
    4

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    também seria preço que eu estaria disposto a dar, se conseguisses um de 140cv seria bem melhor, mas devem estar com muitos kms. com 13 mil consegues carros com 5 ou 6 anos e até 100 mil kms. não são 2.0, mas 1.6/1.7 com cerca de 125, 130cv. se quiseres um com motor 1.5dci até consegues com cerca de 4 anos e menos de 90 mil.

    o meu ainda é um 1.9 de 150cv, mas leva nas minhas mãos quase 350 mil, rolava todos os dias 100kms em nacional e há cerca de mês e meio começou a fazer só 60 a 70. sem problemas até hoje... esses 2.0 depois de 2007 rolam muito bem sem problemas e os consumos são sempre bastante comedidos. a qualidade ao fim de muitos anos nota-se e o meu, mesmo sendo espanhol, teve boa qualidade de construção também.
    pois na verdade não me importava de adquirir um 1.9 para este dia-a-dia, até há um que estaciona todos os dias em frente à fabrica onde estou, mas não conheço ninguém da minha confiança que o venda e não me atrevo a comprar assim a particulares; acho que só posso ir a um stand e levar a garantia que eles dão.

  16. #16
    Pedestre
    Data de Registo
    Mar 2021
    Posts
    37

    Por Defeito

    Essas garantias de stand valem o que valem.

  17. #17
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2021
    Localização
    Aveiro
    Posts
    4

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
    Alguns desses de 136cv são dos famosos da fatura da sorte que o Estado sorteava...o valor mesmo assim está puxado.

    Se tiveres algum contato num centro de ipo tenta via matricula aferir a veracidade dos km...que parece ser um dos fatores para o valor mais elevado.
    realmente, mas não tenho nenhum contacto nesse ramo,, mas vou a uma loja cidadão ver o que me dizem pela matrícula (inspeção, sinistros ou apreensões); ao telf. disseram-me até q o fizesse

    já agora, consegue-se realmente alguma coisa com o vin na web? aquilo é so sites manhosos a pedir trocos para darem o relatório..

  18. #18
    Pedestre
    Data de Registo
    Oct 2021
    Localização
    Aveiro
    Posts
    4

    Por Defeito

    pois,, mas parece-me q sempre será melhor q nada e depende de como a coisa ficar escrita

  19. #19
    Piloto de Troféu asjesus's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010
    Localização
    Perto do Porto
    Posts
    8,735

    Por Defeito

    Eu deixei agora a minha skoda superb break de 2010, TDI de 170CV na revisão.

    De motor nunca tive qualquer problema. Estes motores CR da VW e nas versões 2.0, são muito fiáveis. E com 143mil está ainda para as curvas. A minha skoda vai com 191 mil e sem problemas mecânicos.

    Obviamente que haverá um ou outro componente que poderá avariar. Na minha foi o sensor de estacionamento. Vão ver o que se passa.

    De resto, nem perder óleo, nem potência com a alteração do software.

  20. #20
    eu
    eu está offline
    Piloto Veterano
    Data de Registo
    Feb 2003
    Localização
    , , .
    Posts
    21,783

    Por Defeito

    Não há relatos de problemas crónicos com o DPF neste modelo, mas convém também ver o estado do filtro de partículas.

  21. #21
    Piloto de Troféu midnightblack's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2014
    Posts
    9,209

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por eu Ver Post
    Não há relatos de problemas crónicos com o DPF neste modelo, mas convém também ver o estado do filtro de partículas.
    Sim...de 2010, mesmo com pouca quilometragem, terá algum grau de opacidade, mas também para reforçar a baixa quilometragem deve ter levado um limpeza com um aditivo tipo stp ou liqui moly e terá ficado minimamente limpo (mera suposição)

  22. #22
    nto
    nto está online
    Piloto Lendário nto's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2005
    Localização
    Onde tu mais querias estar!!!
    Posts
    50,992

    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por GSSA Ver Post
    pois,, mas parece-me q sempre será melhor q nada e depende de como a coisa ficar escrita


    Se é para ficar com garantia conforme o estipulado legalmente, a mesma será de 2 anos ou na eventualidade, de 1 ano (por ser um bem usado, pode ser reduzido para metade).

    Garantias essas que não admitem qualquer tipo de exclusão... como aquelas tipo que por vezes se vê, que garantia "só cobre motor e caixa".


    Já agora, se a compra só se realizar em 2022, nessa altura a garantia legal para para 3 anos nos bens novos e usados, podendo no entanto ser reduzido para metade (um ano e meio), nos bens usado. Mas mais uma vez, são garantias na integra, não admitindo cláusulas de exclusão).

  23. #23
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004
    Localização
    E conversar, ainda sabes como se faz?
    Posts
    69,251

    Por Defeito

    era o que eu ia dizer ao ler o teu post, nto, que mais valia ele esperar para janeiro e depois li que estavas já a escrever também que em janeiro iria alterar. não falhas!

    quanto ao 1.9, é bom, mas já e´um motor muito antigo e com isso os anos do carro também. é ver se aparece mais algum 2.0 tdi com poucos kms ou então virar-se para algo mais recente 4 anitos. já é alguma diferença.

  24. #24
    Piloto Lendário EscapeLivre's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2012
    Localização
    "Às vezes é no meio do silêncio que descubro as palavras por dizer"
    Posts
    36,286

    Por Defeito

    Eu já andei com um, tambem de 2010 mas era 136cv mas acho que é o mesmo motor.

    Na altura até pensei: finalmente vw's diesel com motor silencioso....na altura foi uma boa novidade !!!

    O carro é estilo cockpit no interior, ou seja não é espaçoso mas tambem nao é apertado, é envolvente.


    Aquela versão tinha pouco equipamento, o que para mim é um não problema, mas fiquei foi com pena dos bancos na versão base, são demasiado " básicos " mas nada de grave.

    Não é nem de perto o meu tipo de carro ( pela qual desse dinheiro, diga-se ) mas na altura pensei " porra, tão simplório por fora, mas por dentro é só requinte ".

    Fiquei com curiosidade de conduzir um a gasolina, caixa auto, e full extras com aqueles interiores noutras cores e tal.

Regras de Colocação

  • Não pode criar tópicos
  • Não pode responder
  • Não pode colocar anexos
  • Não pode editar os seus posts
  •