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E Portugal daqui a 10 anos?

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    E Portugal daqui a 10 anos?

    Já em pleno período da eletrificação, como preveem que esteja o mercado português daqui a 10 anos, ?
    Haverá mudanças em torno das marcas mais vendidas e carismáticas?
    E os usados, como se ficam? Continuaram a ser uma alternativa com a mesma qualidade/qualidade?
    Editado pela última vez por Pneucareca; 16 October 2021, 18:46.

    #2
    Originalmente Colocado por Pneucareca Ver Post
    Já em pleno período da eletrificação, como preveem que esteja o mercado português daqui a 10 anos, ?
    Haverá mudanças em torno das marcas mais vendidas e carismáticas?
    E os usados, como se ficam? Continuaram a ser uma alternativa com a mesma qualidade/qualidade?
    Já o disse muitas vezes, daqui a 10 anos a maioria das vendas serão elétricas. Em 2021 já estão nos 8%. Se calhar até 2026 ou 27 atingem a maioria.

    Será preciso mais uma década talvez para que os elétricos sejam a maioria do parque automóvel, todavia.

    A tesla torna se uma marca de culto a longo prazo mas as outras vão conseguir vender mais.

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      #3
      eu, como muitos, anseio por um elétrico, mesmo que futuramente os custos sejam mais altos que atualmente e que até acreditamos todos que sejam, no entanto, daqui a uma década, se a gasolina sintética não começar a ser produzida, ainda assim prevejo muitos carros de 2004, 2005 a circularem e dos atuais com 25 e 30 anos sobrarão poucos, com os tais de 18, 20, 22 anos anos a tomarem o lugar deles. nessa altura o meu carro terá 26/27 anos.

      Comentário


        #4
        A avaliar pela tendência dos ultimos 3 trimestres acredito que até ao fim de 2022 temos mais vendas de elétricos+plugin novos do que carros a combustão, e até ao fim de 2024 mais elétricos puros do que ICEs. Isto falando de novas aquisições, até ultrapassar mais de 50% do parque automóvel, 2032 talvez seja mais realista.

        Sobre as marcas, não esquecer que o futuro não é só elétricos, é também condução autónoma, e aí a tesla está anos luz há frente de todos os outros com os dados que já adquiriu durante todos estes anos, por isso acredito que dentro de 10 anos, e se fizerem bem as coisas, nomeadamente com o preço do model 2 e maior produção, acredito que a tesla se possa vir a tornar na principal marca de automóveis do mundo.

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          #5
          Com isto dos chips e da gasosa, vamos lá a ver se não chegamos aos 50% de eletrificados em (muito) menos de um ano.

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            #6
            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
            eu, como muitos, anseio por um elétrico, mesmo que futuramente os custos sejam mais altos que atualmente e que até acreditamos todos que sejam, no entanto, daqui a uma década, se a gasolina sintética não começar a ser produzida, ainda assim prevejo muitos carros de 2004, 2005 a circularem e dos atuais com 25 e 30 anos sobrarão poucos, com os tais de 18, 20, 22 anos anos a tomarem o lugar deles. nessa altura o meu carro terá 26/27 anos.
            Mas não é mais cara e taxavel?

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              #7
              Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
              Com isto dos chips e da gasosa, vamos lá a ver se não chegamos aos 50% de eletrificados em (muito) menos de um ano.
              Os carros eléctricos também precisam de chips...

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                #8
                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                Os carros eléctricos também precisam de chips...
                Claro. Mas alguém define as prioridades de compra e uso.

                Comentário


                  #9
                  Daqui a 10 anos irão descobrir que estamos perante um dos maiores logros da história depois de ter acabado a mama da energia à borla, terem percebido que após apenas "meia dúzia" de anos se tornarão economicamente inviáveis devido à fortuna necessária para trocar as baterias e amaldiçoarão a praga ambiental causada pelas quantidades massivas de baterias a acumularem-se para serem recicladas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                    Daqui a 10 anos irão descobrir que estamos perante um dos maiores logros da história depois de ter acabado a mama da energia à borla, terem percebido que após apenas "meia dúzia" de anos se tornarão economicamente inviáveis devido à fortuna necessária para trocar as baterias e amaldiçoarão a praga ambiental causada pelas quantidades massivas de baterias a acumularem-se para serem recicladas...
                    Isso das baterias infelizmente só vai acontecer na próxima geração, quando as mesmas já tiverem sido expremidas em possíveis segundas utilizações para abastecimento residencial...
                    Mas vai, e não vai ser nada bonito.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                      Com isto dos chips e da gasosa, vamos lá a ver se não chegamos aos 50% de eletrificados em (muito) menos de um ano.
                      Acredito que os eletrificados (BEV e Plug in) possam chegar rapidamente aos 50% (já vão nos 25%) mas os eletricos puros ainda não. Por um motivo muito simples: Não os há para vender. A produção não consegue nos próximos 2 ou 3 anos suprir a procura.

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                        #12
                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                        Daqui a 10 anos irão descobrir que estamos perante um dos maiores logros da história depois de ter acabado a mama da energia à borla, terem percebido que após apenas "meia dúzia" de anos se tornarão economicamente inviáveis devido à fortuna necessária para trocar as baterias e amaldiçoarão a praga ambiental causada pelas quantidades massivas de baterias a acumularem-se para serem recicladas...

                        Eu não lhe chamaria um dos maiores logros da história, mas se as pessoas pensam que o facto de ter elétricos será mais barato que combustíveis fosseis, estão bem enganados. Mesmo imaginando que tudo bate certo e daqui a umas décadas temos 100% elétricos, o preço da energia irá acompanhar a maior procura e o estado irá taxar a eletricidade de forma a manter a receita.

                        Quanto às baterias, acredito que mais dia menos dia existirá uma grande evolução no seu fabrico que poderá melhorar e muito a sua capacidade e resistência. Até agora nunca houve a motivação necessária para investir em investigação e produção de baterias que tivessem elevada capacidade e durabilidade. Agora essa investigação poderá dar retorno. Não só nos carros, mas nas casas também (se bem que aqui é necessário que os painéis solares acompanhem).

                        Mas acho que a gasolina sintética ainda terá uma palavra muito importante a dizer (apesar de não estar por dentro do assunto e da sua evolução).

                        Já o hidrogénio parece-me um tiro ao lado.

                        Para mim o futuro, e este futuro será mais a 20 ou 30 anos, será elétrico com uma tecnologia nas baterias bem diferente da atual, e com gasolina sintética. Terás as petrolíferas a mudar para a criação de gasolina sintética e a continuar a usar petróleo para derivados e afins. Terás as marcas a fabricar carros totalmente elétricos ou híbridos. As grandes marcas continuarão a ser grandes marcas principalmente no mercado hibrido e irão surgir mais algumas nos 100% elétricos.

                        A condução totalmente autónoma ainda está bem longe. Dificilmente acontecerá nos próximos 20 anos. Terás sim evolução nos ADAS, e ADAS cada vez mais desenvolvidos que tirarão importância ao condutor, mas ele terá sempre que existir e estar atento para qualquer eventualidade.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                          Mas não é mais cara e taxavel?
                          enquanto novidade acredito que sim, mas dá-se o mesmo caso que falaram abaixo: as baterias. enquanto não houver massificação, não irá haver custos baixos, isso é certinho. ainda há alguns meses pediram 12 mil euros por uma bateria de uma 508 rxh. venderam o carro sem dizerem nada e trouxeram uma 508 normal de 2019 e de importação. passadas umas semanas, o tipo que vendeu a carrinha ficou com um problema nas mãos, entretanto resolvido para o novo dono, que nada pagou, mas foram 16 mil euros de custo que alguém assumiu, penso que a marca, por ainda estar nos 8 anos de garantia da bateria. imagina se fosse algum dos outros a pagar, dono antigo, novo dono ou stand... sorte a do tipo novo, que depois de alguns problemas ficou com um carro em que pode andar descansado mais 8 anos sem precisar de se preocupar com aquele problema das baterias.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            enquanto novidade acredito que sim, mas dá-se o mesmo caso que falaram abaixo: as baterias. enquanto não houver massificação, não irá haver custos baixos, isso é certinho. ainda há alguns meses pediram 12 mil euros por uma bateria de uma 508 rxh. venderam o carro sem dizerem nada e trouxeram uma 508 normal de 2019 e de importação. passadas umas semanas, o tipo que vendeu a carrinha ficou com um problema nas mãos, entretanto resolvido para o novo dono, que nada pagou, mas foram 16 mil euros de custo que alguém assumiu, penso que a marca, por ainda estar nos 8 anos de garantia da bateria. imagina se fosse algum dos outros a pagar, dono antigo, novo dono ou stand... sorte a do tipo novo, que depois de alguns problemas ficou com um carro em que pode andar descansado mais 8 anos sem precisar de se preocupar com aquele problema das baterias.
                            Se foi trocada em garantia, o custo foi zero. Certo? Nos primeiros 8 anos o custo é ZERO.

                            Comentário


                              #15
                              Daqui a 10 estaremos em outubro de 2031.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                enquanto novidade acredito que sim, mas dá-se o mesmo caso que falaram abaixo: as baterias. enquanto não houver massificação, não irá haver custos baixos, isso é certinho. ainda há alguns meses pediram 12 mil euros por uma bateria de uma 508 rxh. venderam o carro sem dizerem nada e trouxeram uma 508 normal de 2019 e de importação. passadas umas semanas, o tipo que vendeu a carrinha ficou com um problema nas mãos, entretanto resolvido para o novo dono, que nada pagou, mas foram 16 mil euros de custo que alguém assumiu, penso que a marca, por ainda estar nos 8 anos de garantia da bateria. imagina se fosse algum dos outros a pagar, dono antigo, novo dono ou stand... sorte a do tipo novo, que depois de alguns problemas ficou com um carro em que pode andar descansado mais 8 anos sem precisar de se preocupar com aquele problema das baterias.
                                Diria que com o mercado paralelo que começa a ganhar expressão esse problema não será muito diferente dos problemas dos motores de combustão e seus periféricos.
                                Quanto ao fim de vida das baterias já se começa a pensar na sua reciclagem e obtenção dos diversos componentes de forma bem mais barato do que a sua exploração, por exemplo, o litio depois de ser utilizado numa bateria pode ser utilizado na produção de lubrificantes, ficando bem mais barata a sua obtenção.
                                Muita coisa está por resolver, mas diria que no final ficaremos bem melhor com os EVs do que com os CIs, que mais de 100 anos de utilização dos derivados de petroleo ainda não se consegue saber ao certo quais as emissões na sua exploração, isto sim é/foi um logro...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                  Daqui a 10 estaremos em outubro de 2031.
                                  Duvida esclarecida!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Haverá gasolina sintetica e gasoleo sintetico? Com que custos? Mais caros que os atuais? Tendo em conta que já se fala em tanta descarbonização, este tema já não deveria ser mais publicitado ou o lobby dos EV abafa completamente o tema?
                                    Editado pela última vez por jolopes; 17 October 2021, 13:51.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Einstein Ver Post
                                      Eu não lhe chamaria um dos maiores logros da história, mas se as pessoas pensam que o facto de ter elétricos será mais barato que combustíveis fosseis, estão bem enganados. Mesmo imaginando que tudo bate certo e daqui a umas décadas temos 100% elétricos, o preço da energia irá acompanhar a maior procura e o estado irá taxar a eletricidade de forma a manter a receita.

                                      Quanto às baterias, acredito que mais dia menos dia existirá uma grande evolução no seu fabrico que poderá melhorar e muito a sua capacidade e resistência. Até agora nunca houve a motivação necessária para investir em investigação e produção de baterias que tivessem elevada capacidade e durabilidade. Agora essa investigação poderá dar retorno. Não só nos carros, mas nas casas também (se bem que aqui é necessário que os painéis solares acompanhem).

                                      Mas acho que a gasolina sintética ainda terá uma palavra muito importante a dizer (apesar de não estar por dentro do assunto e da sua evolução).

                                      Já o hidrogénio parece-me um tiro ao lado.

                                      Para mim o futuro, e este futuro será mais a 20 ou 30 anos, será elétrico com uma tecnologia nas baterias bem diferente da atual, e com gasolina sintética. Terás as petrolíferas a mudar para a criação de gasolina sintética e a continuar a usar petróleo para derivados e afins. Terás as marcas a fabricar carros totalmente elétricos ou híbridos. As grandes marcas continuarão a ser grandes marcas principalmente no mercado hibrido e irão surgir mais algumas nos 100% elétricos.

                                      A condução totalmente autónoma ainda está bem longe. Dificilmente acontecerá nos próximos 20 anos. Terás sim evolução nos ADAS, e ADAS cada vez mais desenvolvidos que tirarão importância ao condutor, mas ele terá sempre que existir e estar atento para qualquer eventualidade.
                                      Eu ainda estou à espera que me digam como é que o estado pode ir buscar a receita equivalente à atual dos combustíveis fosseis, a alguém que tenha um elétrico, paineis fotovoltaicos e baterias off grid e que consiga gerar a energia toda que usa no dia a dia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                        Eu ainda estou à espera que me digam como é que o estado pode ir buscar a receita equivalente à atual dos combustíveis fosseis, a alguém que tenha um elétrico, paineis fotovoltaicos e baterias off grid e que consiga gerar a energia toda que usa no dia a dia.
                                        Mas qual é a dificuldade de ir buscar receita aos carros eléctricos? Primeiro começa-se por taxar as baterias dos carros, que é o elemento mais poluente dos carros eléctricos, tipo 100€ por cada Kwh, o que num carro com uma bateria de 100kwh ficaria por 10.000€. Os 100€ servem de exemplo pois também podem ser 200€ ou outro valor.
                                        Além disso também se pode taxar o carro pelo peso total, assim o governo tem a desculpa de que os carros com maiores baterias e mais pesados, são mais poluentes e devem pagar mais impostos.

                                        Quanto ao carregamento, pode-se carregar no preço da electricidade e para os que pensam que são mais espertos porque têm uns paineis solares em casa, o governo pode aumentar o IUC ou criar um imposto sobre os quilómetros que os carros percorrem, não esquecer que os carros vão passar a ter GPS obrigatório, algo que muitos países já defendem como a melhor solução.
                                        E também se pode começar a taxar os próprios paineis solares.

                                        Queres mais maneiras de ir buscar receita aos eléctricos ou já chega?

                                        Os eléctricos actualmente não pagam impostos por motivos políticos/ambientais não por que sejam mais difícil de taxar do que os carros de combustão.
                                        Editado pela última vez por H83; 17 October 2021, 13:37.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                          Daqui a 10 estaremos em outubro de 2031.
                                          Estás muito certo disso. E se o cosmos acabar, como é que é?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Daqui a 10 anos irão descobrir que estamos perante um dos maiores logros da história depois de ter acabado a mama da energia à borla, terem percebido que após apenas "meia dúzia" de anos se tornarão economicamente inviáveis devido à fortuna necessária para trocar as baterias e amaldiçoarão a praga ambiental causada pelas quantidades massivas de baterias a acumularem-se para serem recicladas...
                                            A história é mesmo assim, feita destes "logros".

                                            A minha mãe nasceu na década de 50 do século passado e se lhe perguntares a maior revolução de que tem memória a resposta é muito directa : a generalização do plástico.

                                            Ela conta sempre como era a vida antes do plástico e como uma vez implorou à mãe dela para comprarem um balde de plástico que custava uns x tostões. Simplesmente o balde com que limpavam a casa era pesadíssimo.

                                            Em menos de um século o plástico é uma praga e está a matar os nossos oceanos...

                                            O logro dos eléctricos é mais parecido com o logro do diesel que os euroburocratas na década de 90 se lembraram de patrocinar sem se lembrarem da saúde dos cidadãos dos aglomerados urbanos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                              Mas qual é a dificuldade de ir buscar receita aos carros eléctricos? Primeiro começa-se por taxar as baterias dos carros, que é o elemento mais poluente dos carros eléctricos, tipo 100€ por cada Kwh, o que num carro com uma bateria de 100kwh ficaria por 10.000€. Os 100€ servem de exemplo pois também podem ser 200€ ou outro valor.
                                              Além disso também se pode taxar o carro pelo peso total, assim o governo tem a desculpa de que os carros com maiores baterias e mais pesados, são mais poluentes e devem pagar mais impostos.

                                              Quanto ao carregamento, pode-se carregar no preço da electricidade e para os que pensam que são mais espertos porque têm uns paineis solares em casa, o governo pode aumentar o IUC ou criar um imposto sobre os quilómetros que os carros percorrem, não esquecer que os carros vão passar a ter GPS obrigatório, algo que muitos países já defendem como a melhor solução.
                                              E também se pode começar a taxar os próprios paineis solares.

                                              Queres mais maneiras de ir buscar receita aos eléctricos ou já chega?

                                              Os eléctricos actualmente não pagam impostos por motivos políticos/ambientais não por que sejam mais difícil de taxar do que os carros de combustão.
                                              A primeira ideia de taxar um valor pela bateria só funciona em carros novos, e para quem comprar um leaf 24kwh por exemplo e depois lhe fizer upgrade para 64, ou se meter um extender na mala, como fica? Com o peso a mesma coisa, não me parece viável.

                                              Sobre um imposto fixo, equivalente ao IUC, claro que vai existir mas para chegar aos calcanhares do que se gasta em impostos nos combustíveis teria que aumentar para valores absurdos que iriam prejudicar fortemente quem anda pouco ou beneficiar quem anda muito, a questão de controlarem os kms, pelo menos no nosso país é impossível por causa da política de dados pessoais, quem tem um leaf, como é o meu caso, nem pode usar a localização do gps do próprio carro por causa disso, imagina alguém externo, por isso, a não ser que as leis mudem muito é completamente impossível controlarem os kms que tu fazes.

                                              Sobre taxar o sol, vê o exemplo da Espanha que tentou essa brincadeira e vê como correu, a serem ridicularizados pelo mundo todo, anulando logo essa lei.

                                              Eu acredito que de alguma forma esse valor dos impostos vai ser compensado, não acredito é que seja tão simples quanto isso, e acho mesmo que quem tiver uma moradia com boa exposição solar e possibilidade de instalar paineis para consumo próprio se consiga safar disso. Quem mora em apartamentos sem possibilidade de carregar os carros em casa e sem paineis fotovoltaicos provavelmente vai manter-se tudo na mesma.

                                              Comentário


                                                #24
                                                É assustador a vontade que as pessoas tem em que tudo seja taxado.
                                                Portugal deve ser o país do mundo mais fácil de governar.
                                                Basta lançar uma taxa e toda a gente bate palmas.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por pm2lp Ver Post
                                                  A primeira ideia de taxar um valor pela bateria só funciona em carros novos, e para quem comprar um leaf 24kwh por exemplo e depois lhe fizer upgrade para 64, ou se meter um extender na mala, como fica? Com o peso a mesma coisa, não me parece viável.

                                                  Sobre um imposto fixo, equivalente ao IUC, claro que vai existir mas para chegar aos calcanhares do que se gasta em impostos nos combustíveis teria que aumentar para valores absurdos que iriam prejudicar fortemente quem anda pouco ou beneficiar quem anda muito, a questão de controlarem os kms, pelo menos no nosso país é impossível por causa da política de dados pessoais, quem tem um leaf, como é o meu caso, nem pode usar a localização do gps do próprio carro por causa disso, imagina alguém externo, por isso, a não ser que as leis mudem muito é completamente impossível controlarem os kms que tu fazes.

                                                  Sobre taxar o sol, vê o exemplo da Espanha que tentou essa brincadeira e vê como correu, a serem ridicularizados pelo mundo todo, anulando logo essa lei.

                                                  Eu acredito que de alguma forma esse valor dos impostos vai ser compensado, não acredito é que seja tão simples quanto isso, e acho mesmo que quem tiver uma moradia com boa exposição solar e possibilidade de instalar paineis para consumo próprio se consiga safar disso. Quem mora em apartamentos sem possibilidade de carregar os carros em casa e sem paineis fotovoltaicos provavelmente vai manter-se tudo na mesma.
                                                  Claro que estou a falar de carros novos mas no caso de upgrades de baterias é só taxar as baterias isoladamente, por exemplo, não custa nada.

                                                  No caso dos quilómetros, ou se controlam directamente através do GPS, ou indirectamente através das inspeções, que neste caso até passariam a ser anuais, para ganhar mais uns cobres.
                                                  Quanto a política de dados pessoais, isso pouco ou nada vale e se necessário é "actualizada" para casos destes.

                                                  Quanto a taxar o sol, não escrevi sobre isso. Escrevi foi sobre cobrar impostos/taxas sobre os paineis solares de maneira a compensar as perdas de receita na electricidade.

                                                  Claro que tudo isto é referente aos carros novos a não ser que o governo altere os impostos sobre os usados retroactivamente, como já se fala nos carros a combustão que têm o IC mais antigo. Algo que muitos aqui até parecem apoiar...

                                                  Por isso, é perfeitamente possível ter o mesmo volume de receitas de imposto/taxas sobre os eléctricos de maneira a compensar as receitas "perdidas" dos carros a combustão, é só questão de fazer contas e alguma dose imaginação...

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por H83 Ver Post
                                                    Claro que estou a falar de carros novos mas no caso de upgrades de baterias é só taxar as baterias isoladamente, por exemplo, não custa nada.

                                                    No caso dos quilómetros, ou se controlam directamente através do GPS, ou indirectamente através das inspeções, que neste caso até passariam a ser anuais, para ganhar mais uns cobres.
                                                    Quanto a política de dados pessoais, isso pouco ou nada vale e se necessário é "actualizada" para casos destes.

                                                    Quanto a taxar o sol, não escrevi sobre isso. Escrevi foi sobre cobrar impostos/taxas sobre os paineis solares de maneira a compensar as perdas de receita na electricidade.

                                                    Claro que tudo isto é referente aos carros novos a não ser que o governo altere os impostos sobre os usados retroactivamente, como já se fala nos carros a combustão que têm o IC mais antigo. Algo que muitos aqui até parecem apoiar...

                                                    Por isso, é perfeitamente possível ter o mesmo volume de receitas de imposto/taxas sobre os eléctricos de maneira a compensar as receitas "perdidas" dos carros a combustão, é só questão de fazer contas e alguma dose imaginação...
                                                    Neste momento o pessoal que faz upgrades vai meter as baterias a Espanha, nomeadamente a Sevilha, como é que o governo português ia beneficiar disso?

                                                    Quanto à protecção de dados, era possível se saíssemos da União Europeia, mas isso já são outros 500.

                                                    Sobre taxar os painéis fotovoltaicos, isso é o mesmo que taxar o sol, se estiveres a falar de impostos na aquisição também os podes ir buscar a outro país, ou quem já os estiver comprado antes dessas hipotéticas leis ainda mais fica a ganhar.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Daqui a 10 anos haverá muito menos carros e o preço deles será muito maior. A mobilidade será diferente e provavelmente os carros serão quase todos partilhados.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não sei porquê, mas quando se fala do maravilhoso mundo elétrico "daqui a 10 anos", lembro-me sempre desta fantástica série: Espaço 1999:



                                                        1999, ontem, tal e qual como hoje!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Daqui a 10 anos? Fácil a resposta,


                                                          Mais impostos (maior carga fiscal), maios imposto no gasoleo/gasolina, e electricidade, tudo mais caros,

                                                          Mais carros eletricos, ao mesmo preço ou mais caros, mas com mais impostos e s/ benefícios fiscais como hoje existem, assim a nivel de carros. Carregar nos postos publicos e carregamento 70% será imposto e inventam IUC p/ carros eletricos...

                                                          a nível de país seremos o mais pobre da UE, e até lá teremos outro regaste financeiro pela certa...

                                                          so nos endireitamos com um golpe de Estado, com os militares a tomarem conta do destino do país, ou um gestor de top (Paula Amorim/herdeiros do Belmiro, alguem com essas capacidades). Os políticos que temos levam-nos para a pobreza/miséria

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                            Daqui a 10 anos haverá muito menos carros e o preço deles será muito maior. A mobilidade será diferente e provavelmente os carros serão quase todos partilhados.
                                                            Acho que esta coisa do Covid veio abrandar muito essa teoria das partilhas.

                                                            Comentário

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