Anúncio

Collapse
No announcement yet.

1.9 tdi 110CV Opiniões/ Golf 4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    1.9 tdi 110CV Opiniões/ Golf 4

    Boas pessoal, estou a pensar adquirir um Vw golf 4 1.9 Tdi 110 cv, e gostava de saber a vossa opinião acerca do carro e do motor. Fala se muito da sua fiabilidade e queria saber se os donos destes carros que levam este motor ja tiveram ou não muitos problemas graves ou se o carro sempre cumpriu. Gostava também de saber a vossa opinião acerca do andamento. Os 110 cv são suficientes para curtir? o pd130 não é uma hipótese p mim neste momento visto que o preço dos mesmos estar altíssimo.
    Resumidamente, Golf 4 1.9 tdi 110cv, devo ou não comprar por um preço a rondar os 3000€? (sou recém encartado btw).

    #2
    O motor é espectacular e fiável. A montagem dos interiores é uma caca. A cola parece ter período de validade. Elevadores de vidros e fecho centralizado são fonte de problemas.

    Comentário


      #3
      O mais provável é estar todo escafiado, mas por 3K não tens muitas alternativas melhores

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Topolino Ver Post
        O motor é espectacular e fiável. A montagem dos interiores é uma caca. A cola parece ter período de validade. Elevadores de vidros e fecho centralizado são fonte de problemas.
        Isto tudo.

        Tenho um Toledo com esse motor, relativamente poupado e sem chatices de maior até agora.
        Nao é um foguete, mas não me deixa ficar mal em 90% das situações.

        O chassis apenas cumpre, o conforto não é mau de todo, mas os interiores são maus.
        O Toledo usa as peças do A3, mas não acredito que o Golf seja melhor. Tive um Bora há uns anos, mas tinha poucos quilómetros e isso contribuiu de certeza para que estivesse em melhor estado.

        Comentário


          #5
          convivo de perto com 2 de 110cv, ambos de 99 e outro de longe a longe, também de 99, curiosamente. ainda se vêem muitos nas estradas, quer nacionais, quer importados. na altura em que eram recentes, não havia muito melhor, salvo exceções, nas potências médias (o que de há uns anos para cá passou a ser o normalíssimo 1.6 multimarcas).

          o motor é de guerra, se bem tratado. o turbo pode dar problemas, mas só em excessiva má utilização. normal no grupo vag nessa altura eram os elevadores dos vidros, fundir mínimos e médios, o fecho centralizado pode dar problemas (já deu num desses golfs de 99) e o compressor do AC pode dar das dele com os anos. são peças normais de desgaste com os anos que tem, diria. mesmo o não muito habitual compressor do AC.

          de resto, a suspensão deverá ser normal, pois utiliza 205/55R16. pneus baratos, calços e discos também. há muitas marcas para o material e qualquer um sabe mexer nesses carros.

          um dos golfs tem levado algum material ultimamente, mas já foi comprado há cerca de 12 anos quase de certeza com cerca de mais 100 mil em cima. hoje deverá andar nos 400 mil ou mais reais, mas marca nem 300. há uns meses teve a pega da porta partida e a consola central também. mais uma coisa que deu de si. a cena da cola e das borrachas a desfazerem-se é normal também, como há muitos relatos por aí.

          convém mudares a correia ao princípio, assim como fazer uma revisão de óleo e filtros e depois nos meses seguintes verificares a suspensão, com sinoblocos, casquilhos, etc e também pneus e calços. tens que ter atenção que existirão sempre problemas a resolver num carro dessa idade, sejam elétricos, mecânicos ou cosméticos.

          eu tenho um motor desses, mas de 150cv, comprado novo e leva "apenas" 342 mil. digo "apenas", porque durante 5 anos andou pouco, já que eu trabalhava fora de casa e era a minha esposa que andava com ele. até hoje e em 17 anos, nunca se apontou nada ao motor e nunca tive problemas com a qualidade dos interiores. volante em pele, fole das manetes também, sem nunca ter tido problemas. mecanicamente tive um problema no turbo, com 1 ano e meio, que o substituíram na garantia, com 58 mil kms. mas culpa minha, de certezinha. depois aprendi a ter cuidado. fora isso, só um problema na caixa da direção, mas foi a circular até ao mecânico. nunca me deixou apeado e tem feito nos últimos anos 100kms diários, passando só agora a cerca de 65. a andar muitas vezes ligeirinho, fazendo médias de 5,5, 6lts.

          Comentário


            #6
            já agora e como curiosidade, um dos golfs de 99, com mais de 350 mil e motor usado com 150 mil, com bancos de outro golf, sabe-se lá quantas mãos (disseram ser de uma empresa que faliu e que esteve parado uns tempos para ser vendido a comerciantes), este sábado teve uma proposta de particular a particular de... 6 mil euros!!! eu, se fosse o dono, tinha feito só uma coisa: ir logo a casa buscar uma folha de compra e venda e perguntar quando é que ele queria passar para o nome dele... quem o tem comprou-o há uns 2 anos por 4000€, enfim, doidinhos! uns que pensam que têm tesouros, outros que pensam que ainda vale aquilo tudo!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tomasnunes66 Ver Post
              Boas pessoal, estou a pensar adquirir um Vw golf 4 1.9 Tdi 110 cv, e gostava de saber a vossa opinião acerca do carro e do motor. Fala se muito da sua fiabilidade e queria saber se os donos destes carros que levam este motor ja tiveram ou não muitos problemas graves ou se o carro sempre cumpriu. Gostava também de saber a vossa opinião acerca do andamento. Os 110 cv são suficientes para curtir? o pd130 não é uma hipótese p mim neste momento visto que o preço dos mesmos estar altíssimo.
              Resumidamente, Golf 4 1.9 tdi 110cv, devo ou não comprar por um preço a rondar os 3000€? (sou recém encartado btw).
              Bom motor e fiável nisso não vais ter problemas logo que faças uma manutenção adequada.
              Como carro o golf 4 padece de muitos problemas nos interiores e eléctricos, seja os plásticos, seja os fechos das portas, seja dos elevadores dos vidros, seja do forro do tecto, seja do muito mau sistema electrico dos faróis da frente em que os fios ficam sem o plástico e entra em curto circuito.

              Alternativa tens o focus 1.8 tddi que é igualmente fiável mas muito melhor como carro

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                Isto tudo.

                Tenho um Toledo com esse motor, relativamente poupado e sem chatices de maior até agora.
                Nao é um foguete, mas não me deixa ficar mal em 90% das situações.

                O chassis apenas cumpre, o conforto não é mau de todo, mas os interiores são maus.
                O Toledo usa as peças do A3, mas não acredito que o Golf seja melhor. Tive um Bora há uns anos, mas tinha poucos quilómetros e isso contribuiu de certeza para que estivesse em melhor estado.
                Tive um toledo de 1999 e vendi-o com 232 mil kms e 12 anos. Só viu garagem depois dos 7 anos de vida e por volta dos 10 é que tive as forras das portas a descolar. De resto, e falando de interiores, nada a apontar. Fiquei mesmo surpreendido nesse ponto porque já na altura se falava dos plásticos que iam durar pouco. Acreditem ou não, só tinha um mini-ruído parasita que nunca dei com ele porque era atrás do quadrante, mas era algo tão leve e nem fazia sempre que nunca me chateou a pontos de pedir para desmontar e tratar dele.

                Conheço bem a questão "rubber touch", mas nem isso apareceu no meu. O motor era o 1.6 a gasolina, que saiu muito bom, foi extremamente fiável. O 1.9 era, na altura, uma máquina que metia muitos em respeito e um excelente motor. Hoje em dia, com 20 anos em cima, é preciso ter sorte, é uma lotaria...

                Comentário


                  #9
                  focus já apanha um dos de 2005 em diante, mas de certeza com muitos kms. no entanto, há sempre um ou outro que possa aparecer.

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...tml#de0c63b0e7

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...tml#de0c63b0e7

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...&sliderIndex=4 não percebi se era comercial

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link por 3000€ podia ser uma boa opção

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...tml#de0c63b0e7 também gostei deste. por menos 300€ valeria a pena.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post


                    É de 5 lugares.

                    Comentário


                      #11
                      é que tirou as fotos mesmo no meio e deu a entender que seria de 2, daí ficar na dúvida. ja agora, em relação a esses 1.6 mais antigos, é ficar atento aos o-rings (ver se as anilhas - vedantes - dos injetores não estão babadas) e substituir logo de início ou preventivamente. costuma ser o mal desses 1.6. ah e fazer a mudança a horas, já vi um que 3 mil kms depois tinha um pistão que saltou fora por falta de óleo, fazendo uma fumarada branca de todo o tamanho só para por a trabalhar o bicho para entrar na oficina! são mais sensíveis se uma pessoa se esquece deles!

                      Comentário


                        #12
                        O TDI da casa era desses de 110cv, e fez menos de 200 mil km em 20 anos, maioritáriamente cidade em percursos curto nos últimos anos. Acho que não se deu bem com o regime, precisou de MAF mudada aos doze anos, nova bomba de gasóleo aos dezasseis e o alternador também morreu aí pelos dezoito.

                        Atenção também às mudanças de correia de distribuição, nos VAG da época costuma pedir desmontagem da frente (i.e. muita mão de obra).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          Tive um toledo de 1999 e vendi-o com 232 mil kms e 12 anos. Só viu garagem depois dos 7 anos de vida e por volta dos 10 é que tive as forras das portas a descolar. De resto, e falando de interiores, nada a apontar. Fiquei mesmo surpreendido nesse ponto porque já na altura se falava dos plásticos que iam durar pouco. Acreditem ou não, só tinha um mini-ruído parasita que nunca dei com ele porque era atrás do quadrante, mas era algo tão leve e nem fazia sempre que nunca me chateou a pontos de pedir para desmontar e tratar dele.

                          Conheço bem a questão "rubber touch", mas nem isso apareceu no meu. O motor era o 1.6 a gasolina, que saiu muito bom, foi extremamente fiável. O 1.9 era, na altura, uma máquina que metia muitos em respeito e um excelente motor. Hoje em dia, com 20 anos em cima, é preciso ter sorte, é uma lotaria...
                          O meu nesse aspecto é sofrível, tem inúmeros barulhos parasitas, já tentei eliminar alguns, mas quase sem sucesso.

                          Não me vou chatear mais com isso. Desde que o resto se mantenha como até agora, já fico muito satisfeito!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NepYas Ver Post
                            O meu nesse aspecto é sofrível, tem inúmeros barulhos parasitas, já tentei eliminar alguns, mas quase sem sucesso.

                            Não me vou chatear mais com isso. Desde que o resto se mantenha como até agora, já fico muito satisfeito!
                            Ainda hoje penso que na altura que o vendi (já 10 anos) e tendo o carro em casa desde novo, devia ter apostado num sistema de GPL. Foi um carro super-fiável a nível mecânico, com os problemas já descritos (eu tive os 2 elevadores dos vidros eléctricos, fechaduras não). Já actual A4 de 2008 vou na 4ª fechadura e os elevadores ainda são os de origem. Go figure.

                            O facto do teu ter muitos ruídos pode ter várias explicações, mas uma delas deve ser o facto do diesel passar mais vibrações ao habitáculo.

                            Comentário


                              #15
                              houve uma altura em que depois conseguiram superar esse problema dos elevadores. o meu em 17 anos levou 2 elevadores, 1 de cada lado. e abro os vidros todos os dias montes de vezes.

                              o meu penso que mudou uma vez a MAF, nada mais. e era porque estava a acender o vermelho no ponteiro da temperatura quando ligava o carro, depois desligava e voltava a ligar e estava ok. andou assim umas semanas em que fez isso 3 ou 4 vezes e quando fui mudar a correia, o mecânico mudou isso e disse-me no fim se não me acendia o vermelho de vez em quando. foram 15€ a mais...

                              quanto à correia, não sei se retiram muita coisa ou não, mas no meu não foi muito demorado. e paguei 250€ de uma vez e noutra 225€ mais a MAF, 240€ no total. mas se te passarem fatura, conta com cerca de 350 euritos... um dos golfs mudou há pouco tempo, mas também foi sem fatura.

                              Comentário


                                #16
                                Por muito fiável que o motor seja "em novo", com esses anos todos, não há milagres... Se não for do motor, é dos periféricos, dos rolamentos, dos travões, da direção, etc etc.

                                Penso que mais valia, um carro do segmento abaixo, mais recente e com menos kms, mesmo a gasolina... Será que precisas mesmo de um diesel?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  focus já apanha um dos de 2005 em diante, mas de certeza com muitos kms. no entanto, há sempre um ou outro que possa aparecer.

                                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link por 3000€ podia ser uma boa opção
                                  De momento não tem inspeção, ultima inspeção com 213572 e os valores entre inspeções não são exorbitantes, nunca fez mais de 14000 km ano, até nem parece ser má compra.

                                  Comentário


                                    #18
                                    se não tem inspeção, o problema é deles. outubro está a 3/4, é obrigação deles fazê-la... depois tens esta idiotice. era de deixar lá 3 mil euros e vir embora, mesmo que sem inspeção (e já agora, como fica com o IUC, será que querem que o novo dono o pague também)? era mesmo negócio para arrastar mais 1 semana e meia para chegar praticamente a novembro e eles terem que assumir os custos. são mais uns espertos, estou a ver. mais vale procurares um de 2006 ou mesmo de 2005 todo direitinho e já com isso pago. pseudo-stands da treta...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      se não tem inspeção, o problema é deles. outubro está a 3/4, é obrigação deles fazê-la... depois tens esta idiotice. era de deixar lá 3 mil euros e vir embora, mesmo que sem inspeção (e já agora, como fica com o IUC, será que querem que o novo dono o pague também)? era mesmo negócio para arrastar mais 1 semana e meia para chegar praticamente a novembro e eles terem que assumir os custos. são mais uns espertos, estou a ver. mais vale procurares um de 2006 ou mesmo de 2005 todo direitinho e já com isso pago. pseudo-stands da treta...

                                      Por acaso ainda hoje ouvi de um stand, a propósito de uma retoma (carro com matricula a meio de Novembro), que quando compram a menos de 30 dias do aniversario da matricula, querem que o dono da retoma pague o IUC e trate da inspecção.

                                      O IUC ainda pode fazer sentido, está na AT pronto a emitir no dono anterior, e a mudança de propriedade pode não se propagar suficientemente depressa para evitar imbróglios.

                                      A inspecção ... meh ...

                                      Comentário


                                        #20
                                        A inspeção até pode ser boa para quem compra. acorda com o comprador a compra se o carro passar na inspeção.

                                        Comentário


                                          #21
                                          comprei um novo em 1998, tive-o até 2009 creio e ainda está na família, um Highline nacional

                                          super económico, anda bem, chega e sobra

                                          enquanto meu acontecerem os inevitáveis problemas com os vidros , MAF e não me recordo de mais nada

                                          as famosas pinturas soft descacaram todas , mas isso são peanuts

                                          quanto ao valor não faço ideia

                                          Comentário


                                            #22
                                            foi um bom produto no seu tempo, o motor é bom, anda e gasta pouco, mas como andam muito sobrevalorizados, díria que por 3k até consegues um produto um pouco melhor e mais recente a gasolina, vais fazer tantos km para justificar carro a gasóleo?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                              Por acaso ainda hoje ouvi de um stand, a propósito de uma retoma (carro com matricula a meio de Novembro), que quando compram a menos de 30 dias do aniversario da matricula, querem que o dono da retoma pague o IUC e trate da inspecção.

                                              O IUC ainda pode fazer sentido, está na AT pronto a emitir no dono anterior, e a mudança de propriedade pode não se propagar suficientemente depressa para evitar imbróglios.

                                              A inspecção ... meh ...
                                              Eu entendo isto tudo e o seguro morreu de velho, mas o IUC é um imposto pago adiantado, portanto, quem irá usufruir do carro a partir dessa data, é que deveria assumir esse custo. Quanto muito não seja na venda somar esse valor para liquidar o imposto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tive um Golf IV 1.9 Tdi VP 90 durante 8 anos, o motor destaca-se pelas baixas, consumos e fiabilidade, mas não é assim tão superior a alguns concorrentes da época como o 1.9 jtd por exemplo...

                                                Um Golf iv tdi em 2021 é um achado se tiver menos que 300k KM's reais, a grande maioria deve andar nos 400k.

                                                A nível de interior a montagem e qualidade dos materiais é muito fraca, a luz azul e a estética sóbria com a consola central virada para o condutor como ponto positivo.

                                                Eu tive de desmontar o interior todo para tirar a rubber touch, lixar, pintar de preto matte e aplicar verniz.

                                                De origem, é um carro que adorna bastante, o chassis é inferior a alguns veículos concorrentes da altura, como o Focus por exemplo. Mesmo com suspensão nova Bilstein B4 fica melhor (OEM), mas de de mais.

                                                Mecanicamente, o motor é fiável mas os periféricos desgastam-se como nos outros, eu nem tive problemas de MAF e egr, mas radiador, bomba da direção, tubos a rasgarem, etc.

                                                Com 3k euros eu procurava um Focus Mk2, por exemplo...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por delta18 Ver Post
                                                  Tive um Golf IV 1.9 Tdi VP 90 durante 8 anos, o motor destaca-se pelas baixas, consumos e fiabilidade, mas não é assim tão superior a alguns concorrentes da época como o 1.9 jtd por exemplo...

                                                  Um Golf iv tdi em 2021 é um achado se tiver menos que 300k KM's reais, a grande maioria deve andar nos 400k.

                                                  A nível de interior a montagem e qualidade dos materiais é muito fraca, a luz azul e a estética sóbria com a consola central virada para o condutor como ponto positivo.

                                                  Eu tive de desmontar o interior todo para tirar a rubber touch, lixar, pintar de preto matte e aplicar verniz.

                                                  De origem, é um carro que adorna bastante, o chassis é inferior a alguns veículos concorrentes da altura, como o Focus por exemplo. Mesmo com suspensão nova Bilstein B4 fica melhor (OEM), mas de de mais.

                                                  Mecanicamente, o motor é fiável mas os periféricos desgastam-se como nos outros, eu nem tive problemas de MAF e egr, mas radiador, bomba da direção, tubos a rasgarem, etc.

                                                  Com 3k euros eu procurava um Focus Mk2, por exemplo...
                                                  Excelente análise, aqui com a vantagem de poder falar já com os anos passados. Pelos anos 2000 (época de glória dos golf IV) se alguém dissesse que era inferior a um focusera logo apedrejado!!!

                                                  Acabou por se verificar o que os "neutros" afirmavam na altura: o golf IV era um bom carro, mas a única verdadeira vantagem sobre os concorrentes era o "TDI".
                                                  Vão lá fazer curvas com o golf e os concorrentes e vejam...

                                                  Curiosamente, acho que o golf IV faz mais sentido agora que antes, pois se for conduzido devagar é muito bom: confortável e sólido.

                                                  Por 3000eur não acho um péssimo negócio, desde que não haja muito a fazer (tem que ter um bom histórico)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    sem dúvida que sempre se disse que o focus tinha o melhor chassis do segmento.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Digamos que o problema do Golf IV é a suspensão semi-rigida atrás, ao contrário do Focus mk1 que já tinha suspensão multilink, que era e é mais cara mas com ótimos resultados.

                                                      A VW chegou a fazer o mesmo no Golf VII mas motorizações mais fracas.

                                                      Eu gostava muito do Golf IV e mantive-o vários anos porque era maluco, também tinha um equipamento interessante, tinha CB, Climatronic, bancos aquecidos, tecto de abrir... Entretanto meti volante 3 braços novo, bancos recaro em pele, rádio MFD1 (oem), interface USB, aux e BT ligado à caixa de CDs no porta luvas... Exterior meti umas jantes BBS rx2 do GTI...

                                                      Enfim, muitos anos de brincadeira e estima que o deixaram como novo.

                                                      O interior, como disse, foi todo tratado, de mecânica ainda de realçar revisão ao turbo, embraiagem nova, repro para 120cv, etc
                                                      No meu as touches já cantavam a frio.

                                                      A curvar, com suspensão nova sem estar nas lonas (porque muita boa gente nunca faz este tipo de manutenção) tem um comportamento neutro e eficaz mas adorna bastante e pode ter understeering.

                                                      Com 3k euros já se arranja um Focus MK2 e talvez, com jeito, um MK2,5 bem negociado.

                                                      Um focus MK2 já é um projecto de 2004/2005 ao invés do golf que é de 96/97, houve uma grande evolução de segurança, equipamento e tecnologia nesse período.


                                                      Entre Golf IV e A3 eu ia para o A3, e sempre um PD130. Tinha, claro está, de estar muito bem estimadinho com histórico e nacional.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o golf não é nenhum projeto de 96, foi comercializado nos inícios de 98...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                          o golf não é nenhum projeto de 96, foi comercializado nos inícios de 98...


                                                          Não te esqueças da sua base, que surgiu primeiro no A3 em 1996.

                                                          E o Golf ainda comerçou a ser comercializado nos finais de 1997.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                            O TDI da casa era desses de 110cv, e fez menos de 200 mil km em 20 anos, maioritáriamente cidade em percursos curto nos últimos anos. Acho que não se deu bem com o regime, precisou de MAF mudada aos doze anos, nova bomba de gasóleo aos dezasseis e o alternador também morreu aí pelos dezoito.

                                                            Atenção também às mudanças de correia de distribuição, nos VAG da época costuma pedir desmontagem da frente (i.e. muita mão de obra).
                                                            Bem bom !

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X