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À procura de 1o carro (2a mão) - Audi A4 2001 será boa ideia?

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    À procura de 1o carro (2a mão) - Audi A4 2001 será boa ideia?

    Boa tarde!

    Estou neste momento na aventura de tentar comprar um carro em 2a mão para primeiro carro, e sinto que não devo fazer decisão nenhuma sem antes perguntar aqui!
    Sou um rapaz de aventuras e viagens por montanha, mas que também precisa de fazer viagens de autoestrada regularmente (não uso muito o carro no dia-a-dia).
    Baseando-me no formulário postado num tópico anterior, aqui vai:

    1. Tenho preferência por carros mais espaçosos, com espaço de mala.
    2. Assim sendo, iria pela categoria C- Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc...
    3. Estou aberto a qualquer marca, apenas dependente de que a manutenção não fique muito cara.
    4. Penso andar com passageiros atrás 1-2 vezes por mês e eventualmente 1-2 vezes por ano em viagens de mais de 2 horas.
    5. A nível de levar carga, apenas durange viagens longas, em que normalmente levo um colchão de escalada bastante volumoso (90cmx70cmx12cm) mais malas da malta que lá for.
    6. Por ano, não me vejo a fazer mais de 20mil km, mas não deve andar longe.
    7.Farei algumas viagens por ano, cerca de 2 por semana, por nacionais e autoestradas.
    8. Quanto a consumos, é importante (principalmente agora!), mas mais para viagens de longo curso do que pela cidade.
    9.A potência do motor é importante dado que, em montanha, há subidas mais manhosas em que normalmente tenho o carro carregado!
    11.Tenho cerca de 4000eur de orçamento, mas sou capaz de ir até aos 6000 se valer mesmo a pena!
    12. Pretendo um carro usado, porque novo não dá com o meu orçamento!

    Neste momento ando a namorar um Audi A4 de 2001, particular, com 220 000km, em bom estado aparente (a dona pede 4500eur). Acham que se enquadra? Vou vê-lo mais a fundo para a semana que vem, algumas dicas de coisas a que devo estar atento?

    De qualquer forma estou aberto a outras pssibilidades!!

    Obrigado pela ajuda! 

    #2
    Pode ser uma boa opção, sobretudo se for com o fiável 1.9 TDI.

    Ou então procurava algo dentro deste género (não necessariamente esta, já com muitos km): https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...x_shop_premium

    Comentário


      #3
      És de que zona?

      Ponderas GPL?

      Consegues exemplares a gota eventualmente mais baratos e menos desgastado, e o diferencial de preço talvez dê para o kit ( depende ).

      E fica muito mais fixe que um velho e barulhento fogareiro

      Se gostas do A4 eu via um 1.6i por ex.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por JoQuei Ver Post

        Neste momento ando a namorar um Audi A4 de 2001, particular, com 220 000km, em bom estado aparente (a dona pede 4500eur). Acham que se enquadra? Vou vê-lo mais a fundo para a semana que vem, algumas dicas de coisas a que devo estar atento?

        Pede informação (de preferência facturas, se houver) da manutenção feita nos últimos 10 anos. Pergunta pelas mudanças de correia de distribuição, que nesses carros saem caras pela mão de obra de chegar ao motor para as mudar.

        O TDI com 20 anos que saiu do estábulo o ano passado andava numa média de mil euros por ano de manutenção, mas fez muita cidade. Num carro de andar na estrada pode correr melhor. Boa sorte.

        Comentário


          #5
          Eu sou da zona de Coimbra, mas desloco-me facilmente entre Lisboa e Porto!

          Já pensei seriamente em GPL, até estive para investir um pouco mais e comprar um Dacia Duster em 2a mão a GPL (de fábrica) há uns meses, mas depois acabei por não avançar. Então compensa apostar num 1.6i e fazer a transformação?

          Comentário


            #6
            Obrigado pelas dicas!

            Do que me pareceu, cheira-me que a dona não consiga responder a tantas questões, mas vou tentar! Quanto muito dá para baixar mais o preço ou convencer a irmos a um mecânico antes...

            1000eur por ano era o que eu já previa, mas talvez, se não for tanto de cidade, como dizes, talvez some menos

            Comentário


              #7
              não precisas nada de 1000€ por ano para manutenção. se fizeres uma manutenção preventiva geral, excluindo a correia (que é mais cara, mas se fores a quem sabe não te levam mais que 350€/400€ e já a esticar - eu mudo por menos que esses 350€) gastas uns 500 ou 600€ e ficas com um carro bom para uns anos. claro que de 2001 são 20 anos já, mas o motor se realmente tiver esses kms faz quase outros tantos sem grande desgaste até lá. falo por experiência própria - tenho um de 150cv sempre nas minhas mãos e da minha mulher e por experiência com outros 1.9 de um tio, que trocava a cada 6/7 anitos com cerca de 450 mil kms e recentemente já teve 2 skodas 2.0. também um 2.0 ford/psa (mas da volvo) que já ultrapassou os 420 mil de 2004 com algumas chatices extra motor nos últimos 2 anos, mas nada de muito grave e está aí a fazer viagens porto-chaves-porto a cada 15 dias.

              um vizinho vendeu uma A4 com cerca de 260 mil há uns meses a alguém aqui perto, mas ele queria pela dele, de 2002 e importada com 4 anos, cerca de 6000 ou 6500€. uma pequena obscenidade, mas o que é certo é que a vendeu!

              eu tentaria procurar uma skoda ou passat, possivelmente menos estragadas, aí até 250 mil kms. ou então uma A4 mais recente uns 2 anitos até aos 6 mil, para negociares por 5 mil no máximo. se puderes dar esses 1000€ a mais e trazeres algo mais recente, se calhar satisfaz-te mais e não é um carro tão antigo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JoQuei Ver Post
                Eu sou da zona de Coimbra, mas desloco-me facilmente entre Lisboa e Porto!

                Já pensei seriamente em GPL, até estive para investir um pouco mais e comprar um Dacia Duster em 2a mão a GPL (de fábrica) há uns meses, mas depois acabei por não avançar. Então compensa apostar num 1.6i e fazer a transformação?
                O compensar é relativo.
                Mas sim, eu diria que compensa, porque estás na zona do litoral, que não é de todo onde há poucos postos GPL, bem pelo contrário.

                Ora, eu dei esta sugestão porque, por norma , encontras exemplares a gasolina com muito menos KM e desgaste que os diesel, por razões óbvias.
                Podemos aqui dizer que um A4 1.6i 102cv é menos interessante que um 1.9 TDI 110 ou 130cv, bom, isso vai de cada um, e dependerá dos teus gostos mas , no entanto, no teu caso eu apenas não descartaria essa hipótese.

                Isto em termos de A4.

                Porque consegues segmentos D mais recentes e mais baratos se for de marcas generalistas, que também são bons.

                Diria que no mercado de usados mais vale procurar o melhor negócio/em melhor estado do que a marca/modelo em especifico. Excepto se estiveres mesmo com o A4 fisgado ehhe.

                Comentário


                  #9
                  tens aqui alguns exemplos. prepara-te é para encontrares modificações em quase todos, nem que seja o xénon. depois tens a questão de serem importadas. fiz algumas viagens com uma, comprada nova, que já levava mais de 300 mil. penso que era de 2003 ou 2004 e já foi há uma meia dúzia de anos. o dono não a trocava por duas razões: os kms que já tinha e que lhe iam dar pouco por ela e por ter sido sempre dele e ser bastante fiável. nestas A4 que procuras, é tentar encontrar uma só com 2 donos e ver se as modificações que lhes fizeram se são simples ou se as artilharam todas. infelizmente há muitas assim.

                  A4:
                  https://www.olx.pt/d/anuncio/audi-a4...tml#42dc79f83f está um bocado modificada, o que é pena.

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/audi-a4...tml#42dc79f83f tem mais modificações, mas parece-me um assunto minimamente sério.


                  Passat:
                  https://www.olx.pt/d/anuncio/vw-pass...tml#76e5f726dd não sabia que existira este motor assim tão cedo, mas realmente nos leons que saíram 1 ano antes também havia, por isso deve ser mesmo verdade. pode ser uma excelente opção, negociando e ficas com um carro relativamente recente. tem é quase 300 mil.

                  há mais, mas estão todas a bater nos 300 mil nos teus valores. pensei que estivessem mais baratas...


                  skoda octavias (mais feias, mas em princípio menos estragadas e menos cansadas):
                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link é pena o 4x4, pois aumenta os consumos e não precisas dele, quase de certeza

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link é pena pagar o imposto mais recente, fora isso é a manis nova que encontrei e é uma diferença de 6 anos para as A4

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-o...tml#9959c1f191 tem já o motor 2.0, mas sendo de 2008 penso que não terás problemas como os de 2003 a 2006/07.

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-o...tml#9959c1f191 outra de 2008, mas novamente com o motor de 1896cc e 105cv. tentas baixar qualquer coisa, nem que seja 300€.

                  https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link mais outra de 2008. só para termos de comparação e para veres que arranjas algo muito mais recente.

                  https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-o...tml#9959c1f191 adivinha lá... mais uma de... 2008! acertaste!

                  agora sou sincero: olhar para uma A4 ou mesmo Passat e depois para uma skoda dessas alturas, venha a A4 mil vezes, embora não sejam produtos maus estas skodas, pelo contrário, mas o design é bem mais interessante. claro que depois tens os preços e anos de diferença em cima e isso DEVERIA pesar na decisão.


                  edit: descobri esta, é de 2012, está muito bonita, mas tem o motor 1.6 que nessa altura ainda era um bocado chato com algumas situações, penso eu, mas alguém poderá elucidar-te melhor.
                  https://www.olx.pt/d/anuncio/skoda-o...tml#9959c1f191

                  Comentário


                    #10
                    Tendo em conta o que disseste e o orçamento, eu meia na equação um Hyundai Tucson/Kia Sportage daqueles de 2003 a 2006.
                    São fiaveis, têm espaço e não gastam muito. E se a memória não me falha são classe 1.

                    https://www.olx.pt/d/anuncio/hyundai...tml#af7d99918e

                    Há vários, acho q é preferivel 2wd

                    Comentário


                      #11
                      mais opções SW de outras marcas, mas com motores igualmente bons:

                      mondeo:
                      https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-mo...tml#f400c14f39 valeria a pena vires ver esta se marcasses mais alguma nesta zona para comparação, mesmo que de outra marca

                      https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link "garantizada"!

                      https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...tml#f400c14f39 uma focus, mas deve haver algumas mais se desceres o segmento.


                      volvo V50 (não encontrei nenhuma V60):
                      https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                      https://www.olx.pt/d/anuncio/volvo-v...tml#d6a2102b37

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                        #12
                        https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-ve...tml#04a8e2aaba

                        https://www.olx.pt/d/anuncio/opel-ve...tml#6bc5aa1edb

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Porque consegues segmentos D mais recentes e mais baratos se for de marcas generalistas, que também são bons.
                          Concordo. Como desvalorizam muito mais, consegue-me um generalista uns 4 ou 5 anos mais recente pelo mesmo preço.

                          Comentário


                            #14
                            Sempre gostei dessas Vectra. Se o motor estiver em boas condições, parecem-me uma excelente compra.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Concordo. Como desvalorizam muito mais, consegue-me um generalista uns 4 ou 5 anos mais recente pelo mesmo preço.
                              É.
                              Mas por acaso esqueci-me de referir que convém, seja generalista ou não, ter tido apenas 1 dono.

                              Sei que posso ser picuinhas mas carros com 2 ou 3 donos....hmmm...voces sabem.

                              Comentário


                                #16
                                2 donos e 15 anos não é nada anormal. agora mais que 2 donos é que é chato e convém procurar outras opções.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  2 donos e 15 anos não é nada anormal. agora mais que 2 donos é que é chato e convém procurar outras opções.
                                  Também é preciso saber se os "donos" foram mesmo pessoas diferentes, ou esteve em nome de financeiras, devido aos creditos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    quando falei em donos, referia-me mesmo a pessoas. o meu também deve ter uns 3 donos e sou o dono dele desde os 3 meses. seat, millennium durante 2 anos e depois meu.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Pois é como diz o cadito, até 2 donos " físicos " é tranquilo.
                                      Muitas vezes a partir do 3º / 4º já se sabe o caldinho que muitas vezes é...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        mais opções SW de outras marcas, mas com motores igualmente bons:

                                        mondeo:
                                        https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-mo...tml#f400c14f39 valeria a pena vires ver esta se marcasses mais alguma nesta zona para comparação, mesmo que de outra marca

                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link "garantizada"!

                                        https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-fo...tml#f400c14f39 uma focus, mas deve haver algumas mais se desceres o segmento.


                                        volvo V50 (não encontrei nenhuma V60):
                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                        https://www.olx.pt/d/anuncio/volvo-v...tml#d6a2102b37
                                        Mondeo acho que é onde se arranjam negocios mais interessantes, esse modelo era muito bom, bonito, os motores eram bons, e não são muito valorizados no mercado.

                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P5At0.html

                                        Comentário


                                          #21
                                          pode ser uma boa aposta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Esses Audis eram fracos em termos de segurança passiva. Alguns tinham apenas duplo airbag, além disso a resistência da carroçaria era fraca.
                                            Por exemplo um S40 ou Accord de 2001 já são muito melhores

                                            Comentário


                                              #23
                                              o S40 foi comprovado em 1ª mão pelo meu pai num carro com 11 meses quando lhe bateram. carro com perda total, ainda que adicionando alguns itens e o meu pai teve um bocadinho do dedo de uma mão pisado (e até a jante do lado do condutor rachou).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se optares pelo A4 de 2001, vê se a unidade é posterior a outubro...isto porque as primeiras unidades do tdi de 130cv do ano vinham com caixa de 5vel e limite de 285nm de binário...a seguir já trazem caixa de 6veloc e 310nm de binário.

                                                Em relação a segurança passiva tive um A4 1.6i de 2001 que comprei novo e vendi ao fim de 12 anos...o sacaninha tinha 12 airbags de origem e nunca foram abertos, apesar de uma vez andar aos papeis à chuva mas o esp segurou o bicho, o meu estava calçado com 205/55/16 e era estável...mas também guloso...quando finalmente ponderei o gpl vendi-o e fui bucar um diesel de outra marca.

                                                Se fores para um 1.6i a GPL, bom é honesto, pachorrento, mas confortavel qb e espaçoso...2001...2021...20 anos, depende de quantos donos, tipo de manutenção e tratamento geral. Consumos a gasolina em cidade nem falo, mas se for GPL olha até gastará mais mas será uma fração do preço.

                                                O da senhora de 4500euros verifica se tens as unhinhas dela marcadas nos botões ou os aneis na parte interior do volante e qual a versão...

                                                Sendo gasolina ou TDI procura a oportunidade de o ligar à máquina antes de fazer negócio.

                                                Se tiveres confiança ou connects tenha através da matricula extrair os dados das IPO para veres se os km batem certo...

                                                O meu gasosas de 2001 ao fim de 12 anos estava com 198mil km reais... não quer dizer que agora estivesse com 400mil mas... esse em TDI ao fim de 20 anos ter 220mil...mas é possivel claro.

                                                O meu bogas atual de 2007 tem 144mil reais...por isso, pode duvidar-se para isso é que existem registos em sede de ipo e não só.

                                                A audi no manual recomendava a substituição dos airbags ao fim de 14 anos...não tendo sido mudados...em caso de necessidade pode estar impec...ou não...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                                                  Esses Audis eram fracos em termos de segurança passiva. Alguns tinham apenas duplo airbag, além disso a resistência da carroçaria era fraca.
                                                  Por exemplo um S40 ou Accord de 2001 já são muito melhores

                                                  S40 de 2001...tinha de ser T4!

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                                    Se optares pelo A4 de 2001, vê se a unidade é posterior a outubro...isto porque as primeiras unidades do tdi de 130cv do ano vinham com caixa de 5vel e limite de 285nm de binário...a seguir já trazem caixa de 6veloc e 310nm de binário.

                                                    Em relação a segurança passiva tive um A4 1.6i de 2001 que comprei novo e vendi ao fim de 12 anos...o sacaninha tinha 12 airbags de origem (...)
                                                    Ena tanto airbag! Isso até na bagageira tinha airbags, não??

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                                                      #27
                                                      não sei quantos airbags o meu pai tinha, mas o filho de um deputado que lhe bateu no S40 ficou a deitar sangue internamente de um ouvido e saiu a cambalear e o meu pai foi só o susto. já não sei o carro que era, mas provavelmente um bimmer ou algo do género, sendo filho de um deputado. na altura estava a renault a começar a dar passos seguros também na segurança, ma a volvo era imbatível. agora 20 anos depois, claro que outros aprimoraram-se e os que eram novos e seguros, provavelmente já não o serão hoje em dia, fruto da evolução e fruto dos anos que começam a fazer com que os airbags & companhia não funcionem devidamente.

                                                      mas não se poderá analisar um carro destes só pela segurança, mas sim mais pelo motor e componentes, até porque é o principal num carro com estas idades.

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                                                        #28
                                                        [QUOTE=LinoMarques;1071338761]Ena tanto airbag! Isso até na bagageira tinha airbags, não?? [/Lino ainda bem que nao foi Cadito a tirar fotos para a peritagem, se não coitado do perito

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                                                          #29
                                                          Lino ao menos os que forem no banco traseiro devem safar-se.



                                                          Interessante é o facto deste A4 e o Passat serem o mesmo carro contudo, o A4 de 97 que foi testado tinha volante à direito enquanto que o Passat de 97 tinha volante à esquerda e nós que andamos neste meio sabemos que muitas vezes, as versões de volante à direita têm muitas diferenças no campo da segurança passiva em relação às versões de volante à esquerda. Será que esta geração do A4 com volante à esquerda teria, um resultado equivalente ao do passat de 97?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Onde a conversa já vai...

                                                            Às tantas o homem já comprou o carro.

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