Boas!
Tenho uma curiosidade, que talvez algum de vocês me possa esclarecer.
Durante quanto tempo as marcas de carros são obrigadas a fornecer peças de carros já descontinuados?
Boas!
Tenho uma curiosidade, que talvez algum de vocês me possa esclarecer.
Durante quanto tempo as marcas de carros são obrigadas a fornecer peças de carros já descontinuados?
Assim por alto, tudo que tenha mais de 10anos, é sucata.
Por norma 25 anos.
Na FIAT por ex. arranjei simbolos originais (mala, lateral, etc) para um carro com mais de 15 anos
Na indústria onde trabalho, temos de garantir a produção durante 15 anos após o produto chegar ao fim de ciclo.
Essa lei ainda me deu muitas dores de cabeça!
Foste um sortudo nas peças que pediste, infelizmente o grupo FIAT até é dos que deixs de ter stock muito cedo.
Por esse motivo vendi o meu punto gt, fui eu à espera de um apoio de motor, outro user daqui à espera de bomba de oleo, isto já para não falar em coisas mais basicas de uso estetico como frisos ou simbolos.
Entretanto tive um alfa 156 e apesar de nunca passar por isso tambem presenciei varios relatos de pecas inexistentes.
Felizmente ainda não passei por isso com o abarth, mas com a freemont já esperei semanas por stock de algo tão basico como um apoio de caixa.
Essa lei não deve ser seguida por todos.
Tive um Alfa Romeo GT e foram várias as peças que precisei que deixaram de ser produzidas. Se não me engano acabou produção do modelo em 2011 ou 2012 e em 2017 nem vê-las.
É que peças mecânicas de manutenção é fácil aftermarket agora estética ou electrónica não há praticamente hipótese senão na marca.
o problema são peças originais, como o eblase disse. agora de concorrência e salvo carros que se venderam pouco ou em motorizações muito específicas, a concorrência tem peças, especialmente em carros europeus.
há poucos anos havia a celeuma dos saxos, que se produziram até 2004. uma dúzia de anos depois tinham parado de fabricar peças. isto para obrigar o pessoal a comprar mais carros, lógico!
A Mercedes ainda vende faróis originais e outras peças para o 190D e afins.