Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro. 1.3 multijet, 1.6 multijet, 1.6 tdci

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de carro. 1.3 multijet, 1.6 multijet, 1.6 tdci

    Boa tarde. Apesar de já ter carta há uns anos, estou agora a procurar o meu primeiro carro porque ando sempre com carros emprestados. Já ando há mais ou menos 1 mês e meio a ver o que aparece nos sites do costume mediante os meus requisitos.

    Comecei a pensar em até 3800€ mas já alarguei a pesquisa para os 4500€. Mas claro o ideal é o mais próximo possível dos 3800.


    Numa situação ideal, procuro diesel, sem fap, selo antigo, até 180.000 km (fazendo o pedido ao imt da folha das inspeções para comprovar que bate certo) e que gaste pouco. Não quero carrinhas e não gosto do modelo dos Mégane que estão nestes valores. Mas que não seja um motor muito fraco.
    Só para dar exemplos: 1.3cdti de 75cv, 1.4 hdi, 1.4 tdi, 1.5 dci de 68cv… isto não pretendo.


    Estou de olho nos Fiat. Os Grande Punto 1.3 multijet de 90cv (de 75cv não pelo que disse antes) e os Bravo 1.6 multijet de 105cv e 120cv. E também nos Ford Focus 1.6 tdci de 109cv.

    Só para não parecer contradição, quando disse situação ideal era mesmo o ideal. Mas não parece fácil conseguir reunir todos os requisitos.


    Já deixei escapar um Grande Punto de 2008 desses que referi por apenas 3.400€… Não cheguei a pedir o registo das inspeções ao IMT sequer mas devia de ter avançado para esse.


    A minha principal duvida é se esse 1.6 multijet será muito mais gastador que o 1.3?
    E dentro dos 1.6 o de 120cv compensará em relação ao de 105cv? E será mais gastador ou idêntico, falando de médias?

    Acho que nesses modelos que disse a fiabilidade no geral é boas mas corrijam-me se estiver enganado.
    Acho que não me escapou nenhum modelo interessante dado que já pesquiso há algum tempo. Talvez os Astra 1.7 de 100cv mas raramente os encontro

    #2
    Há mais alguns aí à venda mas tinha estes aqui à mão:

    https://www.olx.pt/d/anuncio/fiat-gr...tml#564c02dd23

    https://www.custojusto.pt/leiria/vei...ijete-34064889

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
      Boa tarde. Apesar de já ter carta há uns anos, estou agora a procurar o meu primeiro carro porque ando sempre com carros emprestados. Já ando há mais ou menos 1 mês e meio a ver o que aparece nos sites do costume mediante os meus requisitos.

      Comecei a pensar em até 3800€ mas já alarguei a pesquisa para os 4500€. Mas claro o ideal é o mais próximo possível dos 3800.


      Numa situação ideal, procuro diesel, sem fap, selo antigo, até 180.000 km (fazendo o pedido ao imt da folha das inspeções para comprovar que bate certo) e que gaste pouco. Não quero carrinhas e não gosto do modelo dos Mégane que estão nestes valores. Mas que não seja um motor muito fraco.
      Só para dar exemplos: 1.3cdti de 75cv, 1.4 hdi, 1.4 tdi, 1.5 dci de 68cv… isto não pretendo.


      Estou de olho nos Fiat. Os Grande Punto 1.3 multijet de 90cv (de 75cv não pelo que disse antes) e os Bravo 1.6 multijet de 105cv e 120cv. E também nos Ford Focus 1.6 tdci de 109cv.

      Só para não parecer contradição, quando disse situação ideal era mesmo o ideal. Mas não parece fácil conseguir reunir todos os requisitos.


      Já deixei escapar um Grande Punto de 2008 desses que referi por apenas 3.400€… Não cheguei a pedir o registo das inspeções ao IMT sequer mas devia de ter avançado para esse.


      A minha principal duvida é se esse 1.6 multijet será muito mais gastador que o 1.3?
      E dentro dos 1.6 o de 120cv compensará em relação ao de 105cv? E será mais gastador ou idêntico, falando de médias?

      Acho que nesses modelos que disse a fiabilidade no geral é boas mas corrijam-me se estiver enganado.
      Acho que não me escapou nenhum modelo interessante dado que já pesquiso há algum tempo. Talvez os Astra 1.7 de 100cv mas raramente os encontro
      Os 1.3 são fraquinhos, sejam eles 75 ou 90 cv. Aliás, um 1.4 tdi 75 é mais agradável de conduzir (mais força em rpm baixas) que qualquer 1.3 jtd 90 ou 95 cv.

      1.6 jtd selo antigo não existe porque não se comercializava nesse período.


      Um focus 1.6 tdci em bom estado é sempre uma escolha acertada.

      Comentário


        #4
        Os Multijet são sem dúvida bons motores. Nos 1.6 a diferença dos de 105 para 120 é pouco notória. Atenção dá uma vista de olhos na transmissão dos 1.6 que é problemática, atendendo ao elevado binário.
        Em termos de consumos, os do 1.6 são superiores em cerca de 1.5 aos 100Km e tens a mudança da correia de 100' em 100' Km, coisa que não acontece nos 1.3
        A questão do selo antigo é uma falácia. Ter um carro mais recente e com menos Km, à partida será menos dispendioso do que um mais velho e com mais Km. Os 100 euros que se pagarão a mais, ao longo de um ano, nem 10 euros dão a mais por mês. E creio que 1.6 MJet nos Bravo, só depois de 2007.

        Comentário


          #5
          Atualizando o post

          Continuo virado para estes 3. Grande Punto 1.3 de 90cv, Bravo de 105 ou 120cv e Focus 1.6 tdci de 109cv. Andei também a ver os Punto Evo.

          A questão do selo antigo é porque como ando a ver carros entre 2005-2011 e com kms +/- identicos se acabasse num com selo antigo era mais um ponto positivo.
          E sim, sei que os Bravo e os Punto Evo não há com selo antigo. É como digo, é so um ponto positivo esse fator mas não é obrigatorio.


          Mais uma questão. Queria era mesmo evitar os FAP como referi antes. Bravo e Punto Evo só com FAP.
          Encontrei um anuncio de um Punto evo de 2011 por 5100€ e 120k km. Já está bem acima do valor que queria dar mas isso logo se vê. O anuncio refere que o FAP foi anulado. Que dizem disto?
          Por uma lado já não terá esse problema e a despesa na "resolução" já foi feita mas por outro será que passa na inspeção?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rcs Ver Post
            Os Multijet são sem dúvida bons motores. Nos 1.6 a diferença dos de 105 para 120 é pouco notória. Atenção dá uma vista de olhos na transmissão dos 1.6 que é problemática, atendendo ao elevado binário.
            Em termos de consumos, os do 1.6 são superiores em cerca de 1.5 aos 100Km e tens a mudança da correia de 100' em 100' Km, coisa que não acontece nos 1.3
            A questão do selo antigo é uma falácia. Ter um carro mais recente e com menos Km, à partida será menos dispendioso do que um mais velho e com mais Km. Os 100 euros que se pagarão a mais, ao longo de um ano, nem 10 euros dão a mais por mês. E creio que 1.6 MJet nos Bravo, só depois de 2007.

            Os Bravo gastam mais 1.5L aos 100 km que os Grande Punto? Não estava à espera disso. Estava mais a contar entre 0.5L e 1L. Andei a ver nos sites de specs e no Spritmonitor e foi o que achei.
            Apesar da maior cilindrada também é um motor mais recente
            Vi aqui:

            https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

            https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

            https://www.auto-data.net/en/fiat-gr...jet-90hp-35736

            https://www.auto-data.net/en/fiat-br...et-120hp-16761

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
              Os Bravo gastam mais 1.5L aos 100 km que os Grande Punto? Não estava à espera disso. Estava mais a contar entre 0.5L e 1L. Andei a ver nos sites de specs e no Spritmonitor e foi o que achei.
              Apesar da maior cilindrada também é um motor mais recente
              Vi aqui:

              https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

              https://www.spritmonitor.de/en/overv...=1&powerunit=2

              https://www.auto-data.net/en/fiat-gr...jet-90hp-35736

              https://www.auto-data.net/en/fiat-br...et-120hp-16761

              A minha experiência, em circuito misto o Bravo fazia 6,6, enquanto o 1.3, tanto num Punto, como numa Astra J, o consumo andava nos 5,2/5,4. Os consumos variam bastante, consoante a condução, geografia, clima, manutenção. A minha experiência e factual foi essa.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
                Atualizando o post

                Continuo virado para estes 3. Grande Punto 1.3 de 90cv, Bravo de 105 ou 120cv e Focus 1.6 tdci de 109cv. Andei também a ver os Punto Evo.

                A questão do selo antigo é porque como ando a ver carros entre 2005-2011 e com kms +/- identicos se acabasse num com selo antigo era mais um ponto positivo.
                E sim, sei que os Bravo e os Punto Evo não há com selo antigo. É como digo, é so um ponto positivo esse fator mas não é obrigatorio.


                Mais uma questão. Queria era mesmo evitar os FAP como referi antes. Bravo e Punto Evo só com FAP.
                Encontrei um anuncio de um Punto evo de 2011 por 5100€ e 120k km. Já está bem acima do valor que queria dar mas isso logo se vê. O anuncio refere que o FAP foi anulado. Que dizem disto?
                Por uma lado já não terá esse problema e a despesa na "resolução" já foi feita mas por outro será que passa na inspeção?
                O FAP ser anulado, não tem transtorno nenhum para o carro. Terá para o ambiente. Em 2010 anulei o FAP num 308 e enquanto tive o carro foi a uma inspecção e não houve problema. Hoje em dia já existe um maior controlo sobre isso e que a tendência é apertar o cerco a essas situações.

                Comentário


                  #9
                  os 1.6 multijet costumam ter estes problemas!! o meu mecanico confirmou ele e mais entendido em alfas e fiats https://www.youtube.com/watch?v=jy6EQ-oHAjQ&t=362s

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rcs Ver Post
                    A minha experiência, em circuito misto o Bravo fazia 6,6, enquanto o 1.3, tanto num Punto, como numa Astra J, o consumo andava nos 5,2/5,4. Os consumos variam bastante, consoante a condução, geografia, clima, manutenção. A minha experiência e factual foi essa.
                    Obrigado pela partilha dessa informação. Acho melhor não inventar. Vou deixar de lado os 1.6 multijet até por causa do FAP e do video que o outro utilizador postou abaixo

                    Comentário


                      #11
                      Já agora pergunto sobre os 1.3 CDTI de 90cv. Nos corsa e nos astra de 2004-2007.
                      Os 1.7 CDTI de 100cv do que pesquisei são muito fracos em baixas por causa do binário entrar depois das 2000 rotaçoes
                      Do que pesquisei dos 1.3 CDTI são motores muito semelhantes aos 1.3 multijet. Mas vejo nas fichas tecnicas que são bem menos despachados em aceleração. Será que se nota em condução? É que até gosto dos astra

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
                        Já agora pergunto sobre os 1.3 CDTI de 90cv. Nos corsa e nos astra de 2004-2007.
                        Os 1.7 CDTI de 100cv do que pesquisei são muito fracos em baixas por causa do binário entrar depois das 2000 rotaçoes
                        Do que pesquisei dos 1.3 CDTI são motores muito semelhantes aos 1.3 multijet. Mas vejo nas fichas tecnicas que são bem menos despachados em aceleração. Será que se nota em condução? É que até gosto dos astra


                        Olha que os 1.3 CDTI principalmente a primeira fornada (que é o caso desses), serão também fracos em baixas.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                          Olha que os 1.3 CDTI principalmente a primeira fornada (que é o caso desses), serão também fracos em baixas.
                          Ah ok. Em comparação com os Grande punto 1.3 multijet de 90cv são piores então. Vou descartar esses astra entao, pena porque até gosto do modelo
                          Os Corsa D 1.3 de 90cv também têm esse mal?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
                            Ah ok. Em comparação com os Grande punto 1.3 multijet de 90cv são piores então. Vou descartar esses astra entao, pena porque até gosto do modelo
                            Os Corsa D 1.3 de 90cv também têm esse mal?

                            O Punto e o Corsa terão o mesmo mal.

                            O motor é o mesmo.

                            Que me recorde, isso só foi atenuado quando o motor sofreu um "update" aquando da passagem para os 95cv.

                            Mas nada como experimentares as viaturas, vai na volta até poderá não te incomodar o "lag" em baixas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              O Punto e o Corsa terão o mesmo mal.

                              O motor é o mesmo.

                              Que me recorde, isso só foi atenuado quando o motor sofreu um "update" aquando da passagem para os 95cv.

                              Mas nada como experimentares as viaturas, vai na volta até poderá não te incomodar o "lag" em baixas.
                              Pois... tambem nao posso querer muito, por estes valores e com estes motores com menos cilindrada
                              Esses de 95cv já têm FAP certo?

                              Comentário


                                #16
                                Para evitares de andares constantemente a perguntar: "Se Tem FAP" - fixa assim:

                                Todos os motores Diesel desde o ano de 2010 tem obrigatoriamente FAP (só nao sei precisar o mês), a menos que tenha sido anulado/adulterado à posteriori pelo dono.

                                Mas de fábrica ele sai com FAP

                                Se nao queres mesmo Fap, então terás de olhar para viaturas do ano de 2010 para trás, carros com mais de 10 anos portanto

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                  Para evitares de andares constantemente a perguntar: "Se Tem FAP" - fixa assim:

                                  Todos os motores Diesel desde o ano de 2010 tem obrigatoriamente FAP (só nao sei precisar o mês), a menos que tenha sido anulado/adulterado à posteriori pelo dono.

                                  Mas de fábrica ele sai com FAP

                                  Se nao queres mesmo Fap, então terás de olhar para viaturas do ano de 2010 para trás, carros com mais de 10 anos portanto
                                  Tenho conhecimento de 3 carros que têm FAP e não são de 2010. Um mercedes C de 2007 ou 2008, um Golf VI de 2009 e um mercedes A de 2009...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isso apareceu tambem nos Peugeot, mas era decisão da marca meter Filtro

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                      Isso apareceu tambem nos Peugeot, mas era decisão da marca meter Filtro
                                      Pronto, por isso mesmo é que pergunto. Certamente por aqui sabem melhor que eu estas coisas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boa noite,
                                        Estou para ir ver um Grande punto 1.3 com 160000km. Acho que andar ou não andar no carro ou estar a olhar para ele não vai fazer diferença entre apanhar algum problema ou não, já que percebo muito pouco de mecânica e de barulhos que possam ser estranhos. Dei uma vista de olhos por aqui no forum e há quem peça check-ups na marca ou em oficinas antes de comprar. Li sobre a bosch car service, acham boa ideia pedir um check-up e dizer ao vendedor para ir lá comigo e caso eles digam que esta tudo ok aí avanço para a compra?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nao arranjas ninguém para ir contigo ver o carro?
                                          Já nem digo um mecânico, mas alguém que perceba minimamente da coisa

                                          Comentário


                                            #22
                                            Antes de avançar não esqueças de comprar o histórico das inspecçoes para confirmares os km. Podes pedir online aqui https://servicos.imt-ip.pt
                                            Também não é má ideia comprares a declaracço em como o carro não tem penhoras https://www.automovelonline.mj.pt/

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
                                              Antes de avançar não esqueças de comprar o histórico das inspecçoes para confirmares os km. Podes pedir online aqui https://servicos.imt-ip.pt
                                              Também não é má ideia comprares a declaracço em como o carro não tem penhoras https://www.automovelonline.mj.pt/

                                              Com a salvaguarda claro está, das situações em que podem ser tirados quilómetros entre inspecções.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por LetsMakeCakes Ver Post
                                                Nao arranjas ninguém para ir contigo ver o carro?
                                                Já nem digo um mecânico, mas alguém que perceba minimamente da coisa
                                                Infelizmente não, não tenho ninguém que perceba nada de jeito. Iam ficar a olhar para o carro como eu basicamente

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lifeTechnicolor Ver Post
                                                  Antes de avançar não esqueças de comprar o histórico das inspecçoes para confirmares os km. Podes pedir online aqui https://servicos.imt-ip.pt
                                                  Também não é má ideia comprares a declaracço em como o carro não tem penhoras https://www.automovelonline.mj.pt/
                                                  Sim como disse anteriormente o pedido das inspeções não pode faltar. Esse das penhoras não conhecia, tenho de ver então. Obrigado

                                                  Ja agora da para saber quantos donos teve o carro?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas novamente
                                                    Deixei o punto em stand by

                                                    Apareceu um golf 4 1.9 tdi com 170000km em que enviei mensagem e o dono diz que reparou a cabeça e meteu tuches novas porque o carro estava a perder anticongelante e aqueceu. Para além disso tem repro e egr anulada

                                                    A comprar o carro quero tudo original
                                                    Acham que avance porque isto é tudo reversível e a tal reparação não foi nada de grave ou é melhor não me meter nisto?
                                                    Obrigado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bazzi Ver Post
                                                      Boas novamente
                                                      Deixei o punto em stand by

                                                      Apareceu um golf 4 1.9 tdi com 170000km em que enviei mensagem e o dono diz que reparou a cabeça e meteu tuches novas porque o carro estava a perder anticongelante e aqueceu. Para além disso tem repro e egr anulada

                                                      A comprar o carro quero tudo original
                                                      Acham que avance porque isto é tudo reversível e a tal reparação não foi nada de grave ou é melhor não me meter nisto?
                                                      Obrigado


                                                      Eu deixaria esse GOLF quietinho com o antigo dono.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                                        https://www.standvirtual.com/anuncio...h_results_link

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                          Eu deixaria esse GOLF quietinho com o antigo dono.
                                                          Sim tens razão. Entusiasmo-me quando vejo um golf a preço decente porque é quase impossivel encontrar um com menos de 250 000 km e a preço decente mas depois estão todos alterados por esta malta enfim

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Obrigado pelos links. Ja tinha visto esse modelo e têm bons preços mas nao quero assim um carro comprido e quero algo mais jovem digamos assim. Ando a adiar a decisão porque vai ser um carro para ficar pelo menos 5 anos e quero algo que goste e nao me quero arrepender

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X