Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Trocar BMW 116D Por Seat Leon 1.0 ECO TSI 116 CV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Trocar BMW 116D Por Seat Leon 1.0 ECO TSI 116 CV

    Boas como o titulo indica neste momento tenho um BMW 116d de 2017 neste momento com 68 mil km. Tenho o carro á dois anos e pouco e na altura que o comprei não tinha bem noção dos dissabores que um motor atual a diesel pode trazer para quem só faz condução dentro de cidade como eu (faço uma média de 15 km por dia divido em viagens de 3/4km), apenas aos fins de semana costumo fazer uma viagem seguida de 100km(50 ida/50 volta).

    Desde que comecei a conhecer melhor o BMW e comprei o Carly para monitorizar notei quando o carro começava a regenerar o FAP e tento sempre evitar desligar o carro quando ele começa a regenerar, o que faz com que tenha que passear o carro pelo menos 2 vezes em uma semana isto porque raras são as vezes em que o FAP regenera quando faço a viagem de 50 km aos fins de semana.

    Já tinha inclusive aberto um tópico a falar sobre isso que entretanto acabou por "morrer".

    Sem fugir mais ao tópico, acham que seria uma boa compra trocar o BMW por um Seat Leon Eco TSI FR 1.0 de 2020 com 12 mil km, tendo em conta que o SEAT não tem FAP, é a gasolina, é um pouco mais novo e trás mais equipamento que o BMW?

    Quando a médias o BMW está neste momento com 6.5 (consumo na ilha da madeira, montes de subidas e dado a caixa longa do BMW passo a vida em primeira ou segunda velocidade).


    Desde já obrigado pela atenção.

    #2
    Olha que os motores a gasolina também tem FAP. Mas não são de todo problematicos como os dos diesel.

    Era uma troca que faria no caso.

    Comentário


      #3
      Se nao deu ainda problemas nao mexe ...

      Comentário


        #4
        como estás na ilha...faz um test drive...ou mais que um...para veres se a menor disponibilidade do motor do seat te agrada face ao 116d.

        trocar por números e por eventuais problemas futuros...pode trazer dissabores.

        Se a diferença de equipamento e o ser mais recente aliado à condução te agrada força nisso.

        Ainda falta quem apareça a sugerir que troques o 116d por um elétrico...!

        Comentário


          #5
          Eu trocava sem problemas, mas primeiro ia testar.

          Vais perder alguma "disponibilidade" do motor em baixas (apesar do 1.0 tsi até ter algum binário) e os consumos vão subir e bem, mas para a quilometragem que fazes não é problema e aí todos os carros consomem bem...

          O principal problema é perda de status! Já imaginaste o que a malta vai dizer de teres trocado um bmw por um "reles" Seat?!

          Comentário


            #6
            Mas afinal quais foram os dissabores que o carro efetivamente deu?

            Em relação ao "status" do carro, essa contante preocupação com o dito devia ser alvo de estudo, aos meus olhos é uma coisa verdadeiramente incompreensível.

            edit: Eu agora tenho andado com um Corolla hibrido porque é um encanto na cidade e, sinceramente, não me parece que o meu "status" tenha sofrido grandemente com isso... Mas mesmo que sofra, não será certamente isso que me faria usar outro carro.
            Editado pela última vez por Jbranco; 06 January 2022, 16:04.

            Comentário


              #7
              Menor disponibilidade?
              Tenho sérias dúvidas.

              https://zeperfs.com/pt/duel5825-6013.htm

              Comentário


                #8
                Percebo o tema porque tenho um Classe A de 2014 que em 2020/2021 andou bastante (regime híbrido em que ia sempre trabalhar de carro) e agora mudei de emprego e durante a semana vou de transportes.

                Portanto, o carro vai fazer frequentemente apenas casa-estação-casa onde nem aquece, mais as voltas maiores de fim de semana.

                No meu caso, confesso que tenho alguma dificuldade em pagar para fazer o downgrade para um carro a gasolina e de uma marca generalista.

                Não é ser snob, é o que é. Além de que o meu A segura valor de um modo completamente diferente de um Leon 1.0, Focus e afins.

                Aliás, não é preciso ir mais longe. Comprei o carro há 3 anos por 20k e agora se o colocar à venda por 17k, devo ser o mais barato e com menos kms do standvirtual de todos os carros do ano do meu.

                Se comprar um Peugeot (tenho cá em casa o exemplo) 308 dos novos, troco um Mercedes por um Peugeot, gasto mais em combustível e … pior, tenho de colocar 10k €.

                Para mim, vou continuar como estou. Coisa diferente era se estivesse agora a comprar carro. Agora já tendo…

                Comentário


                  #9
                  Boas, o BMW não me deu problemas, o dissabor é que tenho que andar a passear o carro por causa das regenerações do FAP se não o fizer ai secalhar vem grandes dissabores.

                  Já experimentei o motor 1.0 só que foi num Seat Ibiza com caixa DSG e fiquei impressionado com o carro não estava mesmo nada a espera.

                  A questão do "status" para mim não é um problema até porque a maior parte intitula o 116D como sendo o BMW dos "tesos" e não ligo nada a isso, ligo sim a qualidade em geral e quanto a isso o BMW apesar de ser o série 1 é muito bem construido e usa muito bons materiais.

                  A opção do eléctrico já experimentei e gostei principalmente a conduzir em cidade é fenomenal no entanto não é para a minha carteira.

                  Outro carro que surgiu e adorei mas secalhar vai beber em demasia foi um Megane IV GT 1.6 205 cv com caixa EDC.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                    Percebo o tema porque tenho um Classe A de 2014 que em 2020/2021 andou bastante (regime híbrido em que ia sempre trabalhar de carro) e agora mudei de emprego e durante a semana vou de transportes.

                    Portanto, o carro vai fazer frequentemente apenas casa-estação-casa onde nem aquece, mais as voltas maiores de fim de semana.

                    No meu caso, confesso que tenho alguma dificuldade em pagar para fazer o downgrade para um carro a gasolina e de uma marca generalista.

                    Não é ser snob, é o que é. Além de que o meu A segura valor de um modo completamente diferente de um Leon 1.0, Focus e afins.

                    Aliás, não é preciso ir mais longe. Comprei o carro há 3 anos por 20k e agora se o colocar à venda por 17k, devo ser o mais barato e com menos kms do standvirtual de todos os carros do ano do meu.

                    Se comprar um Peugeot (tenho cá em casa o exemplo) 308 dos novos, troco um Mercedes por um Peugeot, gasto mais em combustível e … pior, tenho de colocar 10k €.

                    Para mim, vou continuar como estou. Coisa diferente era se estivesse agora a comprar carro. Agora já tendo…

                    Muito bom argumento, obrigado pela resposta! O Série 1 em termos de preços anda ela por ela com o seu Mercedes, realmente o Seat Leon na casa dos 20 mil secalhar daqui a uns tempos ainda acabara por ter menos valor de mercado que o BMW.

                    Comentário


                      #11
                      comparares um megane, mesmo com um 1.3, não tem nada a ver com um 1.0 116cv. mas em relação ao bmw, eu até trocava se a troca for positiva e não percas dinheiro, depois de experimentar o carro nos mesmos percursos. claro que sendo a gasolina vai gastar mais, mas isso já se sabe, seja aí, no continente ou no pingo doce...

                      Comentário


                        #12
                        Por norma o megane GT vai beber mais...e os percursos citadinos madeirenses têm alguma inclinação, sendo a mais preocupante para os consumos as subidas....são 200cv a gasolina...esse é o das 4 rodas direccionais certo? Só isso transmite segurança nas manobras.
                        Supostamente pela motricidade é um bocado guloso com os pneus...médias abaixo dos 15mil km entre mudas de pneus (dianteiros)
                        Se te orientares com francês..https://www.automobile-sportive.com/...php?essai=1079

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                          Boas, o BMW não me deu problemas, o dissabor é que tenho que andar a passear o carro por causa das regenerações do FAP se não o fizer ai secalhar vem grandes dissabores.

                          Já experimentei o motor 1.0 só que foi num Seat Ibiza com caixa DSG e fiquei impressionado com o carro não estava mesmo nada a espera.

                          A questão do "status" para mim não é um problema até porque a maior parte intitula o 116D como sendo o BMW dos "tesos" e não ligo nada a isso, ligo sim a qualidade em geral e quanto a isso o BMW apesar de ser o série 1 é muito bem construido e usa muito bons materiais.

                          A opção do eléctrico já experimentei e gostei principalmente a conduzir em cidade é fenomenal no entanto não é para a minha carteira.

                          Outro carro que surgiu e adorei mas secalhar vai beber em demasia foi um Megane IV GT 1.6 205 cv com caixa EDC.
                          Como disse, o cá de casa não é "passeado" e ainda não deu problemas.

                          Em relação ao 1.0, conheço-o do Q2 com DSG e de facto a DSG opera milagres.

                          E sim, o 116ed é o BMW dos tesos. Mais uma razão para essa preocupação com o suposto status de carros desse tipo me parecer um disparate.

                          edit: Por volta de 2005, quando estava alguém aqui no fórum com essa parvoíce do status, nesse caso por causa do Golf, eu fiz uma brincadeira própria do jovem que eu então era. Fui a garagem, estacionei o mais perto que consegui, porta com porta, os três carros que então tinha. Da esquerda para a direita coloquei o S350, o Boxter 3400s e o Golf V 2.0 TDI. A legenda dessa fotografia era qualquer coisa do género: Golf a envergonhar com o seu status os pobres Mercedes e Porsche.
                          Editado pela última vez por Jbranco; 06 January 2022, 16:57.

                          Comentário


                            #14
                            Parou tudo, se consegues arranjar um Megane de 205 cv e de preferência cor Azul, não penses duas vezes, grande máquina, agora falando na alternativa racional, só mesmo eléctrico, era o ideal mas não será fácil arranjar um porque o melhor (Tesla) é caro e os outros ainda estão para sair (Megane, etc...) e devem vir com preços altos, por isso compra um Megane GT e diverte-te.

                            Cumps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              Menor disponibilidade?
                              Tenho sérias dúvidas.

                              https://zeperfs.com/pt/duel5825-6013.htm
                              Interessante, nunca esperei ver o Seat melhor em performance na generalidade das medições, embora ache que na Madeira possa ser um bocadinho diferente, tendo em conta a orografia e o maior binário do BM.

                              Eu tenho uma carrinha Leon com o TSI 115 e estou muito satisfeito com ela, o motor é suficiente para as minhas necessidades, mas a caixa é looonnnngggggaaaaaa... se fosse para a Madeira tinha necessariamente que experimentar primeiro umas subidas com o carro.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Margini Ver Post

                                A opção do eléctrico já experimentei e gostei principalmente a conduzir em cidade é fenomenal no entanto não é para a minha carteira.

                                Outro carro que surgiu e adorei mas secalhar vai beber em demasia foi um Megane IV GT 1.6 205 cv com caixa EDC.
                                Dizes que não tens orçamento para um EV, mas nesse Megane vais acabar por torrar à mesma.

                                Podes ter um mercado de usados limitado na Madeira, mas podes sempre tentar obter propostas para um Leaf e ver se tens um financiamento agradável.

                                Comentário


                                  #17
                                  arranjas por 15 mil um megas GT??? nem por quase 25 diria eu e já de 2016 e com muitos kms em cima, seguramente mais de 100 mil! se arranjares algum a 20 mil, compra-o! arranjas 1.3 com sorte. os 1.2 arranjas de certeza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu trazia o Leon:

                                    - Mais recente
                                    - Mais bem equipado
                                    - Sem dores de cabeça com FAP, EGRs e afins
                                    - Garantia
                                    - Menos KM
                                    - Provavelmente com qualidade de interiores melhor que um Série 1.
                                    - Manutenção + Barata

                                    Estando na madeira, é crucial experimentar primeiro o carro para ver se o motor agrada. Mais a mais passando de um diesel para um pequeno turbinado a gasolina.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas,

                                      O Megane GT apareceu na equação por um mero acaso, é azul, 30 mil km revisões na marca, 23 mil euros.
                                      O Leon é já o Leon IV 2020 FR Plus cor azul também e afinal tem 110 cv e não os 116, 23,5 mil euros com garantia de 5 anos etc é o carro de serviço.

                                      Tenho noção que o Megane GT aqui na Madeira certamente irá fazer médias de 10/11 a andar nas calmas o que me faz quase logo deixar de parte apesar daquele bichinho de quem gosta de carros estar sempre ali a repensar o quão bom seriam aqueles 205 cv e o quão agradável deve ser andar de caixa automática no trânsito.

                                      O Leon não há muito a dizer experimentei mexe-se bem para um 1.0, tem uma condução menos dinâmica que o BMW e a diferença de binário é notória mas parece-me ser o suficiente, no entanto em termos de equipamento e de conforto é superior ao BMW. A caixa é manual mas é bem mais curtinha que a do BMW o que se torna mais agradável de andar no transito.

                                      Fica a questão financeira e o tentar fazer o mais correto para não me arrepender. Tenho a noção que um carro a gasolina vai beber mais e a gasolina é bem mais cara, no entanto vem aquele reconforto que não tenho que estar constantemente preocupado com FAP´s nem nada disso.

                                      A proposta dada pelo meu BMW ronda os 16/17 mil de retoma, sei o carro que tenho e o tratamento que tem sempre foi estimado veio praticamente novo para a minha mão, tem revisões todas na marca e anda sempre com tudo em dia.

                                      Obrigado mais uma vez a todos pelas respostas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CalimeroIbiza Ver Post
                                        Eu trazia o Leon:

                                        - Mais recente
                                        - Mais bem equipado
                                        - Sem dores de cabeça com FAP, EGRs e afins
                                        - Garantia
                                        - Menos KM
                                        - Provavelmente com qualidade de interiores melhor que um Série 1.
                                        - Manutenção + Barata

                                        Estando na madeira, é crucial experimentar primeiro o carro para ver se o motor agrada. Mais a mais passando de um diesel para um pequeno turbinado a gasolina.

                                        Essa parte é que nem sonhes.....
                                        Há cá por casa um Leon.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu mantinha o Bmw.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu percebo a preocupação com o FAP, mas não sei se essa motorização do Leon é a mais adequada para a "acidentada" ilha da Madeira.
                                            Ainda se fosse num carro mais pequeno, como esse Ibiza que experimentaste, talvez. E mesmo aí tinhas a DSG, que deve ajudar imenso.
                                            Quanto ao Mégane... Bem, gastar vai gastar, mas se não fazes assim tantos kms e estás disposto a comportar um custo extra para andar com algo que realmente te agrada, porque não? Tens é que ter alguma utilização ocasional que justifique "esticar" o carro, caso contrário não também te vale de nada ter tanto cavalo a pastar

                                            Comentário


                                              #23
                                              falavas em valores de menos de 2 mil, agora já estamos quase nos 25 mil. o megane é outra louça, no entanto a madeira não é nada um bom terreno para o megane, que quer estrada aberta e não subidas e descidas constantes. "castras" o motor e vais dando cabo dele aos pouquinhos... o ideal seria um equilíbrio entre o 1.0 e o 1.6...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quanto ao motor do Seat não tive oportunidade de andar muito mas pareceu-me competente e muito mais agradável em termos de vibrações e escalonamento de caixa, mas acredito que numa viagem um pouco maior e com muitas subidas como acontece aqui na Madeira seria uma grande diferença para o BMW; o BMW apesar de ser um 1.5 tem bastante pulmão em subidas e é bastante despachado.

                                                O Megane certamente não irá ter problemas de andamento nem de falta de força pode é gostar demasiado da gasolina e isso é me assusta, porque é para ser carro de dia a dia não tenho outro carro.

                                                E depois tem a questão financeira o valor do BMW quer para o Seat quer para o Megane diferente um bom bocado. Esse dinheiro investido secalhar cobrem muitas possíveis reparações que tenha que vir a ter no BMW.

                                                O meu lado de quem adora carro está sempre a me puxar para trocar por algo novo e mais agradável de andar no transito e que não tenha que me preocupado com o FAP, por outro lado a minha consciencia fica a pesar quando toca a gastar dinheiro numa troca de carro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                  falavas em valores de menos de 2 mil, agora já estamos quase nos 25 mil. o megane é outra louça, no entanto a madeira não é nada um bom terreno para o megane, que quer estrada aberta e não subidas e descidas constantes. "castras" o motor e vais dando cabo dele aos pouquinhos... o ideal seria um equilíbrio entre o 1.0 e o 1.6...
                                                  Ambos custam em torno de 23 mil valores já dados pelos respetivos vendedores. Dinheiro com a troca vou sempre perder nem que seja pela diferença de valores entre os carros.

                                                  Pois o mesmo está a acontece um pouco com o BMW o motor anda sempre a ser "castrado" muitas vezes os percursos que faço nem chega a aquecer o motor.

                                                  O equilibrio seria realmente por exemplo o Mégane 1.2 de 130 cv(acho que nada fiável) ou então com o motor 1.3 de 140 cv que é super agradável no entanto este também ja tras FAP.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                                    Ambos custam em torno de 23 mil valores já dados pelos respetivos vendedores. Dinheiro com a troca vou sempre perder nem que seja pela diferença de valores entre os carros.

                                                    Pois o mesmo está a acontece um pouco com o BMW o motor anda sempre a ser "castrado" muitas vezes os percursos que faço nem chega a aquecer o motor.

                                                    O equilibrio seria realmente por exemplo o Mégane 1.2 de 130 cv(acho que nada fiável) ou então com o motor 1.3 de 140 cv que é super agradável no entanto este também ja tras FAP.


                                                    Já referido que o modo de funcionamento dos FAP dos carros a gasolina é bem diferente e não "problematico" como os dos diesel.


                                                    Mas já agora, o 1.0 TSI também tem FAP.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu julgo que no outro tópico aflorei o tema, mas cá vai novamente - gastar 5 ou 10.000€ extra para evitar uma futura eventual reparação de 1.000€ (?), não parece racional. Ainda para mais com um carro que está ainda em bom estado e bem mantido.
                                                      Para percursos citadinos e curtos, tenho optado por usar este aditivo na minha Kia que ajuda a fazer regenerações sem necessitar do FAP atingir uma temperatura tão alta como suposto - ou seja, evita ter que andar a passear o cão muitos km ou a rotações mais altas durante mais tempo:



                                                      Agora, se a cabeça já pende para um novo carro, aí nada a fazer...é avançares com a troca

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Compra Hibrido, esquece o resto q dizem aqui.
                                                        Editado pela última vez por PugGT; 07 January 2022, 12:56.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já tomei a decisão e vou optar por ficar com o BMW por mais uns anos.

                                                          Como chegaram a comentar o carro ainda está bom e está bem mantido, o dinheiro que ia gastar a mais na troca cobre bem futuros dissabores mais dispendiosos por causa de FAP´s, EGR´S e afins.

                                                          Estava a deixar o bichinho de querer trocar de carro levar a melhor.

                                                          Desde já obrigado a todos pela ajuda.

                                                          Abraço e bom ano a todos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                                            Já tomei a decisão e vou optar por ficar com o BMW por mais uns anos.

                                                            Como chegaram a comentar o carro ainda está bom e está bem mantido, o dinheiro que ia gastar a mais na troca cobre bem futuros dissabores mais dispendiosos por causa de FAP´s, EGR´S e afins.

                                                            Estava a deixar o bichinho de querer trocar de carro levar a melhor.

                                                            Desde já obrigado a todos pela ajuda.

                                                            Abraço e bom ano a todos.


                                                            Siga em frente e toda a desfrutar da viatura, é o que interessa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X