Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de carro para cidade e viagens longas esporádicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de carro para cidade e viagens longas esporádicas

    Boa noite, vivo na Holanda e já ha algum tempo que temos ponderado comprar um carro.

    Ora, o carro será para andar aqui 90% do tempo e ir 1x a Portugal por ano, somos 2 e temos um cão de porte médio. Pelo meio uma ida ou outra a um país vizinho.

    Sendo isto um país plano, a potência não é importante do meu ponto de vista para andar por aqui... Mas, não sei se por preconceito, sou daquela malta que torce o nariz a fazer 2000km num 3cilindros. Ignorancia ou faz algum sentido? Porque de resto acho que até seria o ideal, pois têm boa performance e baixos consumos... Refiro-me aos 1.0 ou 1.2 turbo a gasolina que tanto se vê hoje em dia.

    Mas como será viajar longas distâncias num motor desse género?

    #2
    Não tens por que recear estes pequeno motores. O ditos tem mais que provas dadas.

    Mas nada como experimentares as viaturas que pretendes, com os motores em causa, para veres tu próprio se vai de encontro ao que procuras.

    Comentário


      #3
      Ha uns tempos conduzi uma Focus 1.0 de 2013, não por muito tempo e foi quase sempre cidade e um pouco de AE. A nivel de comportamento em momento nenhum me parecia um 1.0, e com uma condução bastante agradável.
      A minha dúvida ou questão tem mais a ver com a fiabilidade a medio e longo prazo, tento em conta que será um motor submetido a grandes viagens, ainda que com pouca frequência

      Comentário


        #4
        Não é para andar sempre acelerado a fundo, pois não? Pelo contrário, quase sempre a velocidades moderadas e sem montanha. Então, qual o receio?

        Comentário


          #5
          Não, de todo. Sempre numa condução moderada...e mesmo em idas a Portugal, 140, 150 será o meu limite.

          O meu receio, provavelmente nem tem razão de ser, julgo ser ainda por falta de informação ou mais até por falta de feedback por parte de condutores que tenham usado carros com essas motorizações em longas distâncias. Porque em cidade não tenho duvidas do seu bom desempenho. Ao que me consta não costumam dar problemas de maior, apenas me surge essa questão se a fiabilidade depois de 3, 4 ou 5 anos com viagens de 18h pelo meio de vez em quando

          Comentário


            #6
            Esses motores são das melhores soluções que se têm feito.
            Ao serem mais pequenos e leves conseguem performances semelhantes e consumos melhores, em condução igual, comparando aos antigos atmosféricos.

            Não irias sentir falta de força num 1.0 100cv VS um 1.6 100cv, claro isto não é linear, depende da caixa, das baixas ou medias RPM etc mas grosso modo ficas a ganhar.

            O único senão face aos diesel é nos consumos mas isso é agora e sempre foi assim.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
              Não, de todo. Sempre numa condução moderada...e mesmo em idas a Portugal, 140, 150 será o meu limite.

              O meu receio, provavelmente nem tem razão de ser, julgo ser ainda por falta de informação ou mais até por falta de feedback por parte de condutores que tenham usado carros com essas motorizações em longas distâncias. Porque em cidade não tenho duvidas do seu bom desempenho. Ao que me consta não costumam dar problemas de maior, apenas me surge essa questão se a fiabilidade depois de 3, 4 ou 5 anos com viagens de 18h pelo meio de vez em quando
              O único ponto na fiabilidade é ver se há defeitos conhecidos, em sites oficiais etc.
              Caso contrário acho que não há que ter medo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                Não, de todo. Sempre numa condução moderada...e mesmo em idas a Portugal, 140, 150 será o meu limite.

                O meu receio, provavelmente nem tem razão de ser, julgo ser ainda por falta de informação ou mais até por falta de feedback por parte de condutores que tenham usado carros com essas motorizações em longas distâncias. Porque em cidade não tenho duvidas do seu bom desempenho. Ao que me consta não costumam dar problemas de maior, apenas me surge essa questão se a fiabilidade depois de 3, 4 ou 5 anos com viagens de 18h pelo meio de vez em quando


                Esse teu receio é infundado.


                Mas receio esse que já em outras épocas ocorreu, como e ainda no século passado, quando em finais de década de 80, começaram a surgir os "pequenos" 1.5TD, 1.8 TD ou 1.9TD, com potências a baterem-se com os atmosféricos 2.0D ou 2.5D.

                Também na altura recearam que os ditos não aguentassem e afinal...

                O mesmo acontecendo com os moteores a gasolina na mesma altura, quando se proliferou os 2.0 com potências similares aos 2.5 ou 2.8... etc etc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                  Não, de todo. Sempre numa condução moderada...e mesmo em idas a Portugal, 140, 150 será o meu limite.

                  O meu receio, provavelmente nem tem razão de ser, julgo ser ainda por falta de informação ou mais até por falta de feedback por parte de condutores que tenham usado carros com essas motorizações em longas distâncias. Porque em cidade não tenho duvidas do seu bom desempenho. Ao que me consta não costumam dar problemas de maior, apenas me surge essa questão se a fiabilidade depois de 3, 4 ou 5 anos com viagens de 18h pelo meio de vez em quando
                  Ford Focus break,motor 1.0 Ecoboost 125.

                  Conheço quem tenha,trajeto Suiça-Portugal duas vezes ao ano e está contente.

                  E conhecendo a "peça" vai bem acima dos 140/150km/h.

                  Eu próprio já conduzi este mesmo Ford e consumos aqui nas voltas ronda os 6.3 litros.

                  Nas viagens até Portugal,dito por ele que se não andar muito acima dos 150 km/h o veículo ronda os 7 litros.

                  Isto dois adultos,uma criança e bagageira cheia.

                  Comentário


                    #10
                    E quanto a viagens grandes quanto mais tempo o motor está em funcionamento e marcha melhor para a mecânica.

                    Maior desgaste ocorre nas pequenas voltas.

                    Estes motores 3 cilindros estão mais do que provados.

                    Comentário


                      #11
                      as médias nunca serão altas, isso é certo, com estes pequenos turbinados. muito diferente dos atmosféricos 1.6 e 1.8, por exemplo. a fiabilidade é a mesma que noutros modelos. no final de uns 7 ou 8 anos se calhar o motor estará mais rodado por ser mais pequeno, mas continuará a aguentar bem. há por aí alguns motores pequenos a gasóleo que se desgastam mais depressa, fruto da maior rotação atingida, mas não deixam de fazer 200 mil sem grandes chatices.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                        as médias nunca serão altas, isso é certo, com estes pequenos turbinados. muito diferente dos atmosféricos 1.6 e 1.8, por exemplo. a fiabilidade é a mesma que noutros modelos. no final de uns 7 ou 8 anos se calhar o motor estará mais rodado por ser mais pequeno, mas continuará a aguentar bem. há por aí alguns motores pequenos a gasóleo que se desgastam mais depressa, fruto da maior rotação atingida, mas não deixam de fazer 200 mil sem grandes chatices.
                        Não,não estará mais rodado devido a ser uma pequena cilindrada.

                        Comentário


                          #13
                          O desgaste nos diesel de baixa cilindrada,não tem nada aver com a rotação motor.

                          É do desgaste prematuro dos componentes,e isto também acontece em cilindradas maiores.

                          E nos diesel o desgaste acontece devido a outros fatores e pode ter a ver com o uso do mesmo.

                          Os diesel têm menos rotação motor do que um otto.

                          Comentário


                            #14
                            Para viagens grandes dessas, procuraria um carro com uma última mudança longa para não se ouvir tanto o ruído do motor.

                            Se for um atmosférico (habitualmente 4 cilindros), procuraria no mínimo um 1.8 e 120cv, para não perder muita velocidade nas subidas ou ter que andar a reduzir.

                            Para andar na Holanda, diria que qualquer coisa serve, não se praticam grandes velocidades e não há subidas.

                            Comentário


                              #15
                              Compraria o carro para cidade com foco nisso! Não sei o poder de compra mas um BMW I3 ou similar preencheria os requisitos e para a viagem anual faria como muitos...aluguer de veiculo que reunisse as caracteristicas para o trajeto longo pretendido e respetiva capacidade de carga.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                Compraria o carro para cidade com foco nisso! Não sei o poder de compra mas um BMW I3 ou similar preencheria os requisitos e para a viagem anual faria como muitos...aluguer de veiculo que reunisse as caracteristicas para o trajeto longo pretendido e respetiva capacidade de carga.
                                A ideia é boa, mas alugar um carro por um período superior a 15 dias, não fica barato...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                  Esse teu receio é infundado.


                                  Mas receio esse que já em outras épocas ocorreu, como e ainda no século passado, quando em finais de década de 80, começaram a surgir os "pequenos" 1.5TD, 1.8 TD ou 1.9TD, com potências a baterem-se com os atmosféricos 2.0D ou 2.5D.

                                  Também na altura recearam que os ditos não aguentassem e afinal...

                                  O mesmo acontecendo com os moteores a gasolina na mesma altura, quando se proliferou os 2.0 com potências similares aos 2.5 ou 2.8... etc etc.
                                  Muito provavelmente é daí que vem a minha desconfiança...por sempre ter ouvido dizer que os 3cilindros são "mancos" e que ficam muito espremidos etc etc...

                                  O que é certo que a tecnologia hoje também é outra e obviamente um 1.0 atualmente não é como os 1.0 do passado. Se fossem horríveis não vendiam tanto e só viamos modelos citadinos, apenas com esse propósito.
                                  Mas depois quando vejo por exemplo as 308, as Astra, que são carros já com um porte de estrada digamos assim, é porque foram concebidos para todo o tipo de utilização

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                    Boa noite, vivo na Holanda e já ha algum tempo que temos ponderado comprar um carro.

                                    Ora, o carro será para andar aqui 90% do tempo e ir 1x a Portugal por ano, somos 2 e temos um cão de porte médio. Pelo meio uma ida ou outra a um país vizinho.

                                    Sendo isto um país plano, a potência não é importante do meu ponto de vista para andar por aqui... Mas, não sei se por preconceito, sou daquela malta que torce o nariz a fazer 2000km num 3cilindros. Ignorancia ou faz algum sentido? Porque de resto acho que até seria o ideal, pois têm boa performance e baixos consumos... Refiro-me aos 1.0 ou 1.2 turbo a gasolina que tanto se vê hoje em dia.

                                    Mas como será viajar longas distâncias num motor desse género?
                                    Se os 90% da utilização será em ambiente citadino, pondera um hibrido. A deslocação a Portugal 1x por ano não é significativo.
                                    Não existe razão para teres medo dos motores 1.0. Comprei um Puma 1.0 de 155cv e caixa auto e faço todos os meses 300km de autoestrada de montanha, com 3 pessoas e malas. Porta-se lindamente e sem qualquer queixa. Recomendo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                      Muito provavelmente é daí que vem a minha desconfiança...por sempre ter ouvido dizer que os 3cilindros são "mancos" e que ficam muito espremidos etc etc...

                                      O que é certo que a tecnologia hoje também é outra e obviamente um 1.0 atualmente não é como os 1.0 do passado. Se fossem horríveis não vendiam tanto e só viamos modelos citadinos, apenas com esse propósito.
                                      Mas depois quando vejo por exemplo as 308, as Astra, que são carros já com um porte de estrada digamos assim, é porque foram concebidos para todo o tipo de utilização
                                      Os 1.0 de antigamente só pecavam pela pouca potencia que tinham (99% era atmosférico). Em termos de longevidade vi muitos com mais de 300mil km.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                        A ideia é boa, mas alugar um carro por um período superior a 15 dias, não fica barato...
                                        Não é que seja má ideia, mas não é o pretendido. Até porque com o cão etc... E as empresas de aluguer ao minimo arranhao interior ou exterior a coisa descamba. Também tenho amigos que alugaram carro no passado e as experiências não foram todas positivas na secretaria...

                                        A nível de orçamento, até a uns 16/17k nais coisa menos coisa...para um usado dessa gama com 4 ou 5 anos com poucos km, isto na realidade do mercado daqui.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                          Muito provavelmente é daí que vem a minha desconfiança...por sempre ter ouvido dizer que os 3cilindros são "mancos" e que ficam muito espremidos etc etc...

                                          O que é certo que a tecnologia hoje também é outra e obviamente um 1.0 atualmente não é como os 1.0 do passado. Se fossem horríveis não vendiam tanto e só viamos modelos citadinos, apenas com esse propósito.
                                          Mas depois quando vejo por exemplo as 308, as Astra, que são carros já com um porte de estrada digamos assim, é porque foram concebidos para todo o tipo de utilização


                                          Mas aí está, já à época, foram razões infundadas e os motores que surgiram na época e que pessoal olhou de lado, vingaram.

                                          O mesmo acontecendo com estes motores recentes.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Mas aí está, já à época, foram razões infundadas e os motores que surgiram na época e que pessoal olhou de lado, vingaram.

                                            O mesmo acontecendo com estes motores recentes.
                                            Sim, é verdade. Quando não se tem informação suficiente ou se está mais desatento a tendência é sempre desconfiar Mas por isso é que vim ao sítio certo para ouvir as vossas opiniões e explicações.

                                            Do que tenho visto há 2 modelos que nos agradam, as carrinhas 308 e Astra. 1.2 130cv e 1.0 105cv respetivamente. São espaçosas, parecem ter uns bancos confortáveis, dependendo das versões, e recheadas de extras. Para já são 2 modelos que tenho na lista, com caixa de 6 preferencialmente.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PSoares Ver Post
                                              O desgaste nos diesel de baixa cilindrada, não tem nada a ver com a rotação motor.

                                              É do desgaste prematuro dos componentes e isto também acontece em cilindradas maiores.

                                              E nos diesel o desgaste acontece devido a outros fatores e pode ter a ver com o uso do mesmo.

                                              Os diesel têm menos rotação motor do que um otto.
                                              não só das rotações, mas também. os componentes estragam-se mais depressa na maioria das vezes, pois sofrem maior desgaste. mas cilindradas maiores têm por hábito ir a menos rotações que um motor pequeno, logo menor esforço para o motor. claro que muita cavalagem nem sempre será bom, por isso é que muitos carros são 1.9 e 90cv, por exemplo e rodam, rodam, rodam. o mesmo nos gasolinas, com os tas 1.8 e 120cv como falaram aqui. agora põe um motor esticadinho em cavalagem com um 1.0 e tendencialmente durará menos. muito menos ou pouca diferença? não sabemos, mas se for cuidado, durará muito, de certeza. mas um com cilindrada maior durará tanto ou mais se for na mesma bem cuidado.
                                              mas isto sou eu, que sou apologista de motores maiores também!


                                              Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                              Do que tenho visto há 2 modelos que nos agradam, as carrinhas 308 e Astra. 1.2 130cv e 1.0 105cv respetivamente. São espaçosas, parecem ter uns bancos confortáveis, dependendo das versões, e recheadas de extras. Para já são 2 modelos que tenho na lista, com caixa de 6 preferencialmente.
                                              olha que os puretech deram algumas chatices, sobretudo nos de 110 e 130cv.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                não só das rotações, mas também. os componentes estragam-se mais depressa na maioria das vezes, pois sofrem maior desgaste. mas cilindradas maiores têm por hábito ir a menos rotações que um motor pequeno, logo menor esforço para o motor. claro que muita cavalagem nem sempre será bom, por isso é que muitos carros são 1.9 e 90cv, por exemplo e rodam, rodam, rodam. o mesmo nos gasolinas, com os tas 1.8 e 120cv como falaram aqui. agora põe um motor esticadinho em cavalagem com um 1.0 e tendencialmente durará menos. muito menos ou pouca diferença? não sabemos, mas se for cuidado, durará muito, de certeza. mas um com cilindrada maior durará tanto ou mais se for na mesma bem cuidado.
                                                mas isto sou eu, que sou apologista de motores maiores também!




                                                olha que os puretech deram algumas chatices, sobretudo nos de 110 e 130cv.
                                                Na penúltima revisão dos Ecoboost 1.0 (2017 em diante), foi disponibilizada caixa de 6.

                                                Permite rodar 120km/h às 2400rpm.

                                                É uma caixa extremamente longa. Permite atingir 200km/h em 4a, muito perto da velocidade máxima, isto na versão 125cv.
                                                Editado pela última vez por ricardoanjos23; 12 January 2022, 23:05.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  caixa de 6 penso que será normal hoje em dia. quando comprei o meu, eram poucos ainda, mas isso foi a caminho dos 20 anos que já se passaram.
                                                  penso que hoje em dia quase só os citadinos/segmentos B é que ainda sairão com caixa de 5. ou estou enganado? mas o meu primeiro carro tinha 4 velocidades!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Vou tentar encontrar alguma coisa sobre potenciais problemas das marcas.

                                                    Já agora, até que ponto a diferença será significativamente perceptível entre os puretech da Peugeot e os ecotec da Opel, tendo em conta que o peso, nas versões carrinha, é praticamente idêntico? Partindo do princípio que em cidade não deve ser notória a diferença, os menos 25cv e 200cc da Opel vão se notar por exemplo em AE? Não só a nível de potência, mas a nivel geral, consumos etc

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por 4800rpm Ver Post
                                                      Vou tentar encontrar alguma coisa sobre potenciais problemas das marcas.

                                                      Já agora, até que ponto a diferença será significativamente perceptível entre os puretech da Peugeot e os ecotec da Opel, tendo em conta que o peso, nas versões carrinha, é praticamente idêntico? Partindo do princípio que em cidade não deve ser notória a diferença, os menos 25cv e 200cc da Opel vão se notar por exemplo em AE? Não só a nível de potência, mas a nivel geral, consumos etc

                                                      Como referido, os motores PSA tem tido os seus quês.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X