Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro até 2500€ gasolina (ajuda em esclarecimentos)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro até 2500€ gasolina (ajuda em esclarecimentos)

    Boas Pessoal.

    Estou a pensar adquirir um carro para andar 90% em cidade sinuosa (tipo Covilhã, subidas e descidas, muita 2ª e 3ª) para ir ao trabalho e levar miúdos pequenos a escola, +- 20km dia e que no máximo ronde os 2500€ + coisa - coisa .

    Tenho 1,84 mts, e com miúdo atrás é preciso algum espaço para pernas, por isso excluo quase todos os citadinos, tem de ser 5 portas (sem ser carrinha devido ao tamanho e sem ser 4 portas porque necessito que o acesso a mala seja grande para rebater bancos qd necessário e colocar uma bike), a gasolina, até 2007, fiável e de pouca manutenção, com A/C e de preferência com menos de 200000kms e se tiver ISOFIX melhor.

    Tenho pesquisado e tenho alguns modelos em mente mas gostava de ter mais informações de possíveis problemas, falta de fiabilidade com a vossa ajuda ou sobre outros modelos eventualmente.

    - Honda Jazz 1.2 - é o meu preferido, dos mais económicos e fiáveis e muito bom espaço, distribuição de corrente, o meu receio é o problema e preço que pode dar com as 8 bobines de ignição, EGR e modulo manipulo luzes e assusta-me um pouco não ter manómetro de temperatura do motor...

    - Honda Civic VII 5p 1.4 90cv/1.6 110cv - Também parece ser fiável e com muito espaço, tem em contra consumos e distribuição de correia

    - Nissan Almera N16 5p 1.5 90cv/98cv - Não tenho encontrado muito sobre problemas neste motor, nem sei de é de corrente ou correia distribuição, consumos devem de ser parecidos com Honda Civic.

    - Audi A3 5p / Seat Leon / VW Golf 5p 1.6(8v) 102/103cv - deste motor o que pesquisei é que distribuição muda aos 90000km, um pouco guloso e que pode ter problemas de consumo de óleo devido aos cilindros poderem ovalizar

    - Citroen Xsara 5p 1.4i (ano 2000 para cima) - Dizem motor de guerra com o problema que é a junta da cabeça de 'papel' e eventualmente problemas elétricos

    - Opel Astra G 5p 1.4 90cv - Muita informação contraditória, já li que modelos após ano 2000 com motor Z14XE são mais fiaveis que os anteriores a 2000 X14XE que dão problemas de junta da cabeça, noutros locais que o Z14XE consome muito oleo e que o X14XE é preferível..também ja vi que distribuição é aos 90000km/5 anos e noutro local que é aos 60000kms/4 anos.

    Sei que não há milagres, carros com 15/20 anos podem ter muitos problemas derivados as manutenções descuidadas, problemas têm todos, uns mais uns menos, mas se puder escolher um que teoricamente dá menos problemas, melhor.

    Obrigado.

    #2
    Procura também os pequenos monovolumes tipo Renault Modus ou Lancia Musa/Fiat Idea.

    Comentário


      #3
      Lembrei-me do mégane, tem isso que buscas

      Comentário


        #4
        o megane realmente tem espaço de sobra. o xsara com o 1.4 também poderá ser muito competente.

        Comentário


          #5
          Mais um voto no Megane. Os 1.4 16v são fiáveis.

          Com esse orçamento dará para um Megane II. É mais seguro que o I, mas também mais pesado e com alguns pormenores mais frágeis no interior (módulos dos VE p.ex).

          Se ponderares um monovolume, apostava numa Scenic 1.4 de 2000-2002. Tem o mesmo comprimento do hatchback, e as últimas vinham por norma bem equipadas (4VE, AC auto, etc)

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
            Mais um voto no Megane. Os 1.4 16v são fiáveis.

            Com esse orçamento dará para um Megane II. É mais seguro que o I, mas também mais pesado e com alguns pormenores mais frágeis no interior (módulos dos VE p.ex).

            Se ponderares um monovolume, apostava numa Scenic 1.4 de 2000-2002. Tem o mesmo comprimento do hatchback, e as últimas vinham por norma bem equipadas (4VE, AC auto, etc)

            Esse motor é o de 95cv?
            Como são os consumos e a correia distribuição muda quando?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PedroTp Ver Post
              Esse motor é o de 95cv?
              Como são os consumos e a correia distribuição muda quando?
              Sim são 95cv e distribuição mudada 100 mil km ou 5 anos.
              Consumos devem rondar 9L/100

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por PedroTp Ver Post
                Esse motor é o de 95cv?
                Como são os consumos e a correia distribuição muda quando?
                Quanto a consumos, a minha experiência num Megane II é a seguinte:

                AE sem grandes declives e sem pressas (110km/h): 6.5 l/100

                Misto AE + cidade: 8.2 l/100

                Maioritariamente cidade, com para arranca e pouca preocupação com o pé direito: 8.8 l/100

                No teu caso em percursos de cidade com muitos declives pode andar próximo dos 9. O Megane I deve gastar ligeiramente menos.

                De resto, correia 5 anos ou 100 mil kms.

                De problemas conhecidos tem a famosa necessidade de troca das bobines, mas não é um bicho de 7 cabeças (e o mais provável é já terem sido trocadas). No meu, 180 mil kms depois ainda são as originais.
                Editado pela última vez por filipeGtturbo; 03 February 2022, 19:49.

                Comentário


                  #9
                  Honda Jazz sem dúvida.
                  Praticalidade máxima e o motor é de guerra.

                  Enviado do meu SM-G991B através do Tapatalk

                  Comentário


                    #10
                    O Xsara tem motor muito fiável sim mas a junta convém não ser a de origem, há outras mais resistentes com material diferente, já não me lembro qual. Penso até que era uma mistura.
                    Bom, é evidente que acho que deves ir para o que estiver em melhor estado.

                    O Xsara mk2 que se calhar é o que procuras, tem um esquema eléctrico diferente mas consta que alguns dos componentes da delphi eram erráticos, enfim, não tenho fonte, portanto não está carimbado.

                    E claro são 75cv, é certo que é 8v e safa-se em cidade mas não será enérgico como os concorrentes de 90cv.

                    Comentário


                      #11
                      O Xsara será o mais pachorrento, 75cv é pouco para um segmento C. Se isso não for problema, por de ser opção mas atenção que esses motores sofrem do problema da junta da cabeça. O ideal seria uma Xsara 1.6 (110cv). O Mégane 1.4 16v é, na minha opnião, melhor opção (face ao Xsara 1.4). Mas eu iria para um Megane I, Fase 2 em detrimento do Mégane II.

                      O Jazz será a melhor opção, mas não é fácil encontrar um em condições, dentro do orçamento definido. O facto de não ter manómetro de temperatura do motor não constitui problema: são motores super fiáveis e económicos (desde que bem mantidos, ou seja, usar o óleo recomendado pela marca) e não há registo de problemas de aquecimento.

                      O Civic VII, é o mais espaçoso de todos. Bom motor, com consumos comedidos para a potência disponível. Não é tão fiável como o Jazz (ruídos na coluna de direcção, sonda lambda) mas também tem uma boa versatilidade.

                      Mais o mais importante é escolher um modelo (seja de que marca for) que esteja em boas condições.

                      Comentário


                        #12
                        Epah, ponto 1 : voltam a chamar manómetro a um termómetro e vamos ter um problema

                        hehe, agora a sério:

                        Instalar um termómetro acho que não fica mt caro.
                        Uma vez uma oficina falou-me em 100 euros. É mt ou há mais barato?

                        Já agora, existe também o Xsara Picasso 1.6 e 1.8i embora sejam algo gulosos mas têm bue espaço.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por filipeGtturbo Ver Post
                          Quanto a consumos, a minha experiência num Megane II é a seguinte:

                          AE sem grandes declives e sem pressas (110km/h): 6.5 l/100

                          Misto AE + cidade: 8.2 l/100

                          Maioritariamente cidade, com para arranca e pouca preocupação com o pé direito: 8.8 l/100

                          No teu caso em percursos de cidade com muitos declives pode andar próximo dos 9. O Megane I deve gastar ligeiramente menos.

                          De resto, correia 5 anos ou 100 mil kms.

                          De problemas conhecidos tem a famosa necessidade de troca das bobines, mas não é um bicho de 7 cabeças (e o mais provável é já terem sido trocadas). No meu, 180 mil kms depois ainda são as originais.
                          Trocas de bobines é uma coisa dispendiosa? Normalmente devia trocar aos quantos Kms? Quais são os sintomas que dão?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PedroTp Ver Post
                            Trocas de bobines é uma coisa dispendiosa? Normalmente devia trocar aos quantos Kms? Quais são os sintomas que dão?
                            Se bem me recordo, o carro fica com um comportamento estranho, a soluçar.

                            São 4, e tenho ideia que na marca rondava os 50€/cada. Não é preciso trocar todas em simultâneo, e fora fica mais barato.

                            Acho que não há propriamente uma quilometragem indicada para a troca. Há relatos de acontecer aos 50 mil kms, 80 mil, etc.

                            No meu caso nunca foi necessário trocar.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PedroTp Ver Post
                              Esse motor é o de 95cv?
                              Como são os consumos e a correia distribuição muda quando?
                              o problema nem é o motor, mas sim os periféricos elétricos, desde bobines, fecho centralizado com o cartão a dar chatices, por vezes a bateria dá de si, etc. preferia um megane I dos últimos, que ainda se apanham alguns de 2003 e de 2002, embora já sejam 20 anos neste carro, que tem um chassis de 1996.


                              Originalmente Colocado por PedroTp Ver Post
                              Trocas de bobines é uma coisa dispendiosa? Normalmente devia trocar aos quantos Kms? Quais são os sintomas que dão?
                              40 a 50 euros e podes mudar só uma ou as quatro de uma vez.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X