Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Vw passat variant 2.0 vs 1.6

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Vw passat variant 2.0 vs 1.6

    Bom dia,

    podem me dar umas luzes?
    sempre tive golf variant 1.6, neste momento surgiu a hipotese de trocar,
    tenho duas opções por um valor semelhante
    uma passat variant 1.6 120cv com vários extras, desde full led, bancos em pele, jantes especiais etc ou uma passat variant 2.0 150cv mas sem extras.
    estou indeciso entre uma e outra, podem me dar uma ajuda entre pros e contras de uma e outra?

    obrigado

    #2
    Se usares a pesquisa, a questão já foi colocada outras vezes, mas resume-se nisto: mais motor ou mais equipamento?

    Num cenário perfeito... as duas coisas!

    Que tipo de utilização fazes? Costumas andar com a viatura carregada? Por onde andas há muitos declives? Gostas de acelerar um bocado? Sentes o motor "curto" no 1.6 ou dá bem para as encomendas? Até que ponto valorizas, por exemplo, uns estofos em pele ou umas jantes mais bonitas? Experimentaste o 2.0?

    Já se sabe que o 2.0 é outra loiça, nomeadamente a "recuperar", carregado ou em ponta, mas gasta um pouco mais e paga mais de IUC, mas para mim era a escolha mais tentadora, embora eu nem seja "aceleras", mas há aqueles momentos de inspiração em que mais uns cv de motor e binário sabem tão bem!

    Porém, sou o primeiro a reconhecer que um carro muito despido também não me seduz, mais ainda sendo um carro familiar...

    Comentário


      #3
      Eu escolhia a 1.6 sem pensar duas vezes.

      Com cada vez mais radares nas estradas, o ritmo das viagens vai ser cada vez mais calmo e o 1.6 chega e sobra. Além disso paga menos IUC e gasta menos.

      Comentário


        #4
        O único entrave para mim seria se o 1.6 fosse algo lento em baixas RPM, não por uma questão de rapidez mas apenas de linearidade.

        Se não for, ia para 1.6

        Naturalmente 2.0 é outra loiça mas também depende do que cada um mais gosta.

        Comentário


          #5
          Optaria pela 1.6
          O motor não é tudo e dava prioridade a um carro cheio de equipamento

          Comentário


            #6
            seria entre estes dois
            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PbaSF.html
            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8P6r0g.html

            Comentário


              #7
              Ainda por cima com caixa automática? Escolhe o 1.6 sem pestanejar...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por andre3992 Ver Post
                Bom dia,

                podem me dar umas luzes?
                sempre tive golf variant 1.6, neste momento surgiu a hipotese de trocar,
                tenho duas opções por um valor semelhante
                uma passat variant 1.6 120cv com vários extras, desde full led, bancos em pele, jantes especiais etc ou uma passat variant 2.0 150cv mas sem extras.
                estou indeciso entre uma e outra, podem me dar uma ajuda entre pros e contras de uma e outra?

                obrigado
                Tive recentemente a mesma dúvida. No meu caso o carro é para fazer viagens longas e frequentes por isso privilegiei o motor. O 2.0TDI é um motor muito disponível e agradável de conduzir. Conheço bem o 1.6, cá em casa há um A3 com esse motor e chega bem também. O carro não se arrasta, longe disso. Mas fui buscar o Passat no A3 e quando passei de um para o outro a diferença é bem notória. Em viagens longas o 2.0 é um sossego, quase não é preciso recorrer à caixa mesmo em subidas e torna as viagens muito mais agradáveis. Provavelmente se fosse para umas voltas curtas teria optado pelo 1.6 mas não estou minimamente arrependido e o Comfortline traz um nível de equipamento bastante interessante. Evitava os Trendline.

                Quanto a consumos, o 2.0 é mais económico que o 1.6. A diferença não é grande mas existe e é favorável ao 2.0. Já tinha essa percepção da A4 de uns amigos mas com o carro na minha mão posso confirmar. Em estrada a ritmos entre 70 e 100 faço entre 4.3L a 4.5L, AE a velocidades entre 120-140 faz 5.1 a 5.5 e a fazer a A1 a 160-170 "um amigo meu" disse-me que faz 6.2L/100. Estes consumos podem subir facilmente se te meteres a fazer a fazer acelerações à bruta (o motor convida) e já o consegui pôr a fazer 7L/100 mas é preciso puxar por ele em condições que considero completamente desnecessárias no dia-a-dia.

                Nunca conduzi nenhum com esta combinação mas já li que no 1.6 a DSG faz milagres e torna o motor muito mais agradável de utilizar.

                Já agora, face ao budget que apresentas, se calhar com jeitinho e um pequeno esforço consegues combinar o melhor dos dois mundos e até poupar alguns km. Vê estes exemplos:

                https://www.standvirtual.com/anuncio/vw-passat-variant-2-0-tdi-highline-dsg-ID8PcN8J.html

                https://www.standvirtual.com/anuncio/vw-passat-variant-2-0-tdi-highline-dsg-ID8PcxVy.html

                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pc07k.html

                https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PbkQr.html

                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                Eu escolhia a 1.6 sem pensar duas vezes.

                Com cada vez mais radares nas estradas, o ritmo das viagens vai ser cada vez mais calmo e o 1.6 chega e sobra. Além disso paga menos IUC e gasta menos.
                Como disse acima, não é uma questão de andar mais ou mais depressa, é mesmo mais linear e agradável de utilizar e tem binário muito mais disponível. Para viagens longas, é outro conforto. Não é verdade que o 1.6 gaste menos que o 2.0 neste carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Ainda por cima com caixa automática? Escolhe o 1.6 sem pestanejar...
                  alguma justificação?

                  Comentário


                    #10
                    esqueci-me de referir, dsg é uma opção obrigatoria

                    Comentário


                      #11
                      Não é por ires com a 1.6 que vais deixar de passar no radar acima do limite. Tanto uma como a outra passam qualquer limite de velocidade com facilidade caso o condutor assim ordene.
                      Se o condutor não der a ordem, são as 2 excelentes a cumprir o limite.

                      Das duas que puseste, nem pensava 2x, ia para a mais recente. vários motivos:
                      - apesar de ser o mesmo modelo, é mais recente, há sempre pormenores melhorados mesmo que o aspecto seja o mesmo
                      - km aproximada, a de 2015 precisa de levar uma valente talhada no preço para compensar
                      - verificar bem a origem dos bancos. Não me lembro se era opcional na altura, mas acho que não.
                      - O vendedor da mais antiga é famoso, por muitos maus motivos. O outro não conheço.

                      "Perde" bastante tempo a ver tudo nas duas carrinhas. Histórico de manutenção, equipamento original vs presente, vestigios de reparações, etc etc. Se tens dúvidas, leva quem saiba ver isso, nem que tenhas que pagar. Fica mais barato que comprar mal.

                      Em relação à 1.6 vs 2.0, ia para a 2.0 sem pensar 2x. O conforto é totalmente diferente, e os consumos são quase iguais, ou até melhores se precisares de andar com a familia.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                        Não é verdade que o 1.6 gaste menos que o 2.0 neste carro.
                        Numa consulta rápida no spritmonitor, parece que o 1.6 gasta menos que o 2.0 ...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por andre3992 Ver Post
                          alguma justificação?
                          A caixa DSG ajuda a disfarçar o menor binário do motor 1.6, e o motor fica muito mais disponível.

                          Mas o melhor é mesmo experimentares os dois. Deves decidir em função da tua própria opinião e não com base nas postas de pescada que nós mandamos ;)
                          Editado pela última vez por eu; 07 February 2022, 17:07.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que concordo com o user EU.

                            Ou seja, desde que ambos 1.6 e 2.0 sejam agradáveis a baixas RPM.

                            Se o 1.6 for ON/OFF é pior sem dúvida.

                            Mas se os 2 forem identicos neste ponto, a força extra do 2.0 pode não ser essencial para o user em questão.

                            Comentário


                              #15
                              Entre esses 2, eu não escolhia nenhum...muitos kms. Mas isto sou eu.

                              Quanto ao dilema 1.6 vs 2.0, é uma questão de experimentares e veres se o 1.6 é suficiente. Como tenho o 2.0, posso dizer-te que é agradável de conduzir com consumos comedidos, não sendo um foguete.

                              Comentário


                                #16
                                Não percebo os bancos rline na 2.0 quando o pacote é de uma Passat normal.

                                Depois a de 2018 até me parece melhor equipada, com bancos eléctricos e menos KMS.

                                Iria para animais recente, ou seja, a 1.6 TDI.. ainda para mais com a dsg

                                Comentário


                                  #17
                                  Vw passat variant 2.0 vs 1.6

                                  Pela excelente experiência que tive com um motor 2.0 Tdi de 150cv, bem como pelo que acho que o 2.0 acrescenta face ao 1.6, iria para o 2.0 sem dúvidas (isto numa análise de 1.6 vs 2.0).

                                  No entanto, dada a quilometragem, teria de avaliar o estado de cada um dos exemplares.
                                  Editado pela última vez por Veritati; 07 February 2022, 20:57.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim os KM teriam de ser reais e depois confirmar o estado de cada um deles.

                                    Só o facto de uma ser caixa auto ajudava-me logo a decidir.

                                    Não tenho pachorra pa carros caros e grandes com pedal de embraiagem.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se for caixa auto ... o 1.6 safa-se ... com caixa manual nem por isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        entretanto após abrir um pouco mais os cordões a bolsa, a duvida neste momento prende-se entre
                                        dois carros de 2016, ambos com extras parecidos.
                                        a diferença é de cerca de 1000€
                                        um é 2.0 150cv outro 190cv.
                                        alem dos cvs existe mais alguma diferença em motor?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andre3992 Ver Post
                                          entretanto após abrir um pouco mais os cordões a bolsa, a duvida neste momento prende-se entre
                                          dois carros de 2016, ambos com extras parecidos.
                                          a diferença é de cerca de 1000€
                                          um é 2.0 150cv outro 190cv.
                                          alem dos cvs existe mais alguma diferença em motor?

                                          não te sei responder a isso... mas, tenho uma passat 2.0 tdi de 150cv com caixa dsg e é agradável de se conduzir. e até consegue bons consumos! ja tive o 1.6tdi mas num leon St... e para um 1.6 até era despachado e conseguia muito bons consumos, sem grande preocupações!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por andre3992 Ver Post
                                            entretanto após abrir um pouco mais os cordões a bolsa, a duvida neste momento prende-se entre
                                            dois carros de 2016, ambos com extras parecidos.
                                            a diferença é de cerca de 1000€
                                            um é 2.0 150cv outro 190cv.
                                            alem dos cvs existe mais alguma diferença em motor?
                                            A diferença reside na potência e por lógica nas peças de desgaste mecânico: embraiagem, injectores, (?)
                                            Do resto do carro, podem ser perfeitamente iguais e ninguém notar as diferenças, de momento só tu saberás.
                                            Eu qd comprei a minha 150 manual fui testar uma 190dsg, tinham diferença de 1000e, eu achei que não valia a pena, mas já me arrependi: não pela potência, mas pela caixa. Terás de definir o que preferes. Eu não gosto muito da caixa manual, cansa.me um pouco, confesso...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Pois lá está, esses carros conjugam melhor com uma auto.
                                              Bom, vai dos gostos.

                                              Um colega meu tem uma 2.0 150cv com DSG e diz que acha a caixa estranha

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por andre3992 Ver Post
                                                entretanto após abrir um pouco mais os cordões a bolsa, a duvida neste momento prende-se entre
                                                dois carros de 2016, ambos com extras parecidos.
                                                a diferença é de cerca de 1000€
                                                um é 2.0 150cv outro 190cv.
                                                alem dos cvs existe mais alguma diferença em motor?
                                                A diferença entre esses dois, que são 2,0 apesar de ser 40 cv na prática é menor na percepção que tens a conduzir do que a diferença do 1,6 para o 2,0.

                                                Potência nunca é demais e mesmo que não se ande rápido é sempre bom ter mais potência e disponibilidade. Sendo que o ideal para ser à prova de "nabo" é ser auto e potente.

                                                Já tenho referido um caso de uma tia minha, sexagenária que tinha um carro na casa dos 100 cv que achava um bocadinho lento, nomeadamente na resposta inicial ao acelerador. O marido generosamente trocou-o por um quase 5 vezes mais potente e ela este adora.

                                                Não quer dizer que ande depressa, mas sabe que tem ali um carro muito mais obediente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  De facto quanto mais baixa a potência, mais skills são necessárias.
                                                  Mas não é o caso aqui.
                                                  Falamos de 120, 150 e 190cv.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X