Carro para deslocação casa-trabalho-casa (50km/Dia)

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  • 2 Post By LinoMarques

Título: Carro para deslocação casa-trabalho-casa (50km/Dia)

  1. #1
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    Por Defeito Carro para deslocação casa-trabalho-casa (50km/Dia)

    Boa tarde,

    Sou pouco entendido em materias automóveis e gostaria de receber algumas ideias, prós e contras, para a aquisição de um carro.
    Abaixo do formulário tipo forneço mais detalhes.

    Desde já obrigado a todos os que colaborarem e contribuirem para a decisão.



    1. Que tipo de carros gostas?- Para a finalidade não é relevante.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?- Indiferente
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? - VW, Renault, Opel, Peugeot, etc
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? - Ocasionalmente, deixar o filho no colégio
    5. Precisarás de levar carga com frequência? - Nunca
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? - Sim. 12k/ano
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? - Maioritariamente AE
    8. Os consumos terão grande importância? - Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? - Sim
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? -- Para a finalidade não é relevante.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? - Máx. 8.000-10.000€
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? - Preferencialmente, matriculado a partir de 2010/2012



    O objetivo é adquirir uma viatura quase exclusivamente para me deslocar ao trabalho, podendo por vezes transportar transportar o meu filho ao colégio.
    Importa referir que será para uma utilização diária de sensivelmente 50 Km/dia dos quais cerca de 45km são em AE.
    Darei mais importância ao consumo que à potencia.

    Excluo modelos como o C1, Fox, Karl, e semelhates.
    Tenho preferência por Polo, Ibiza, Corsa, Clio, etc.

    Desde já agradeço as vossa contribuições.

    Obrigado
    Última edição por DanielTFA : 10-03-22 às 20:28:01


  2. #2
    Piloto Lendário caditonuno's Avatar
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    com toda esta situação dos combustíveis, é a primeira vez que nem sei muito bem o que recomendar a quem pede ajuda...
    talvez mesmo algo a gasolina até 1300cc, de preferência um 1000cc com alguma cavalagem (turbinado).

  3. #3
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    com toda esta situação dos combustíveis, é a primeira vez que nem sei muito bem o que recomendar a quem pede ajuda...
    talvez mesmo algo a gasolina até 1300cc, de preferência um 1000cc com alguma cavalagem (turbinado).
    Pois...
    Com o preço atual dos combustiveis e os impostos sobre o diesel, também estou inclinado para a gasolina.
    Considerando que faço 90% dos km em AE, penso que no consumo/litros a diferença não será significativa e o preço litro gasolina vs diesel penso que também não compensa.

    Com a manutenção do Diesel mais cara que a gasolina (sempre o ouvi dizer, não sei se é assim tão claro), estou muito inclinado para os 1000cc.
    A partir de que cavalagem "compensa"?

    Obrigado

  4. #4
    Piloto de Testes pedrolima678's Avatar
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    Acho que não podendo ou querendo, ir para um elétrico, o diesel nem se coloca na mesa, como já disseram, um pequeno turbinado é perfeito.

    Claro que um elétrico era outra economia, mas isso é outra conversa.

  5. #5
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    ontem apanhei um leaf matrícula AN na AE. passados uns minutos vi-o à minha frente novamente, já na estrada nacional, uns quantos kms depois da AE. ainda deve andar uns bons kms diários para cada lado e se calhar carrega 2 ou 3x por semana no mínimo, mas é um excelente compromisso, de certeza.


  6. #6
    Piloto de Testes pedrolima678's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    ontem apanhei um leaf matrícula AN na AE. passados uns minutos vi-o à minha frente novamente, já na estrada nacional, uns quantos kms depois da AE. ainda deve andar uns bons kms diários para cada lado e se calhar carrega 2 ou 3x por semana no mínimo, mas é um excelente compromisso, de certeza.
    O conceito do elétrico em "abastecimento" é diferente dos carros a combustão.
    Carrega-se todos os dias, ou quase todos os dias, para sair de casa sempre com a máxima autonomia. Não se deixa ir à "reserva" e depois fazemos uma carga longa.

    Num carro elétrico, é melhor fazer mais carregamentos curtos, do que menos carregamentos longos.

    Um Leaf dos mais antigos, neste momento, fará cerca de 100kms com uma carga.

  7. #7
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    Citação Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
    O conceito do elétrico em "abastecimento" é diferente dos carros a combustão.
    Carrega-se todos os dias, ou quase todos os dias, para sair de casa sempre com a máxima autonomia. Não se deixa ir à "reserva" e depois fazemos uma carga longa.

    Num carro elétrico, é melhor fazer mais carregamentos curtos, do que menos carregamentos longos.

    Um Leaf dos mais antigos, neste momento, fará cerca de 100kms com uma carga.
    Se tanto! Conheço um de perto que foi comprado "por tuta e meia" há algum tempo e o novo dono não descansou enquanto não conseguiu uma bateria "decente" de um sinistrado para lá colocar...

    Dado o orçamento, eu procurava um pequeno zagolinas, tipo Clio, Yaris...

  8. #8
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    Continuo a não perceber por que um Diesel não é adequado a esta situação. As modas e as lavagens cerebrais são tramadas...
    Eliselotus e NepYas gostam disto.

  9. #9
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    não se esqueçam que o diesel continua a ser geralmente mais ecónomico a nível de consumos que um carro a gasolina

  10. #10
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    Citação Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
    não se esqueçam que o diesel continua a ser geralmente mais ecónomico a nível de consumos que um carro a gasolina
    Pois, mas parece que a manutenção está ao nível de qualquer Ferrari a gasolina! A manutenção!!

  11. #11
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    Citação Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
    O conceito do elétrico em "abastecimento" é diferente dos carros a combustão.
    Carrega-se todos os dias, ou quase todos os dias, para sair de casa sempre com a máxima autonomia. Não se deixa ir à "reserva" e depois fazemos uma carga longa.

    Num carro elétrico, é melhor fazer mais carregamentos curtos, do que menos carregamentos longos.

    Um Leaf dos mais antigos, neste momento, fará cerca de 100kms com uma carga.
    mas os carregamentos mais curtos retiram vida útil à bateria! não percebo essa tua lógica!

  12. #12
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    Citação Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
    Continuo a não perceber por que um Diesel não é adequado a esta situação. As modas e as lavagens cerebrais são tramadas...

    Filtro de partículas.

  13. #13
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Filtro de partículas.
    com 50km diários, 25km de cada vez não deve ter problemas

  14. #14
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    mas os carregamentos mais curtos retiram vida útil à bateria! não percebo essa tua lógica!



    Os carregamentos prolongados, é que irão "danificar" as baterias pelo aquecimento das ditas e por tornar o carregamento menos eficiente/rápido, atingido uma certa percentagem de carga.

    Carregar do 80% para 100%, será mais lento do que carregar por exemplo de 40% a 80%

  15. #15
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    mas os carregamentos mais curtos retiram vida útil à bateria! não percebo essa tua lógica!
    Não é verdade, faz pior às baterias, carregamentos longos, do que muitos carregamentos curtos.

    Os longos provocam mais aquecimento nas baterias, logo, mais degradação.

  16. #16
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    Citação Originalmente Colocado por Picard Ver Post
    Filtro de partículas.
    50 km/dia.

  17. #17
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    Nota-se que há aqui malta que pensa bem com a carteira dos outros

    Se há utilização ideal para um bom carro "recente" a gasoleo é esta!

    Eu ia para um Focus, Auris ou Golf. Se é para gastar pouco, mais vale ir logo para a opção correcta, portanto é escolher um com caixa manual de 6. Pode ser DSG no caso do Golf.
    Entre esses, escolher o que tiver estiver em melhor estado e sem invenções no filtro de particulas, EGR, etc.
    Depois é fazer uma boa revisão e usar normalmente.

  18. #18
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    afinal não percebo mesmo nada de baterias. sempre fiquei com a ideia de que se deveria evitar cargas rápidas, agora andam a dizer o contrário. ou percebi mal a situação...

    quanto ao carro, consegues esperar cerca de 1 mês, para veres como vai evoluir o mercado, principalmente dos combustíveis, esperando também o desenrolar da guerra, em que se prevê que o conflito continue e possivelmente agrave se ajudas externas não interferirem diretamente? seria o mais lógico...

  19. #19
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    Citação Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
    afinal não percebo mesmo nada de baterias. sempre fiquei com a ideia de que se deveria evitar cargas rápidas, agora andam a dizer o contrário. ou percebi mal a situação...

    quanto ao carro, consegues esperar cerca de 1 mês, para veres como vai evoluir o mercado, principalmente dos combustíveis, esperando também o desenrolar da guerra, em que se prevê que o conflito continue e possivelmente agrave se ajudas externas não interferirem diretamente? seria o mais lógico...
    Acho que percebeste mal, o que se está a falar, é que é melhor carregar um carro elétrico numa normal tomada, 2 horas por dia, do que carregar de 4 em 4 dias, 8 horas, na mesma tomada

    Os carregamentos mais prolongados, provocam, naturalmente, um maior aquecimento na bateria e isso pode contribuir,um pouco, para a degradação da bateria.

  20. #20
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    Apesar do orçamento não ajudar muito, se tiveres condições para efetuar o carregamento em casa, o elétrico seria a solução ideal, especialmente quando colocas o foco nos custos de utilização reduzidos.

    Com esse orçamento, só se conseguirão Zoe's e Leaf's de 1ª geração, com alguns anos, mas eu diria que vale a pena pensar nisso e pesquisar as hipóteses.

    A preços desta semana, as contas são aproximadamente estas. Para a semana vai ser pior...




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