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Captur - gasolina ou GPL?

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    Captur - gasolina ou GPL?

    A motorização Bi-Fuel GPL do Captur está apenas ligeiramente mais cara do que versão a gasolina.

    O motor é o mesmo? Há alguma razão para não se optar pela versão GPL, que deve ter um custo por km bastante inferior?

    #2
    Não vejo nenhuma razão para não se optar pela versão GPL.

    Quer dizer, pode haver quem tenha stresses com garagens e assim, nos condomínios.

    Já que parques fechados, enfim, é estacionar fora.

    Alguns já dão com os GPL distico verde mas ainda são mt poucos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Não vejo nenhuma razão para não se optar pela versão GPL.

      Quer dizer, pode haver quem tenha stresses com garagens e assim, nos condomínios.

      Já que parques fechados, enfim, é estacionar fora.

      Alguns já dão com os GPL distico verde mas ainda são mt poucos.
      Mas sendo comprado novo, não deve ser difícil fazer uma inspeção B e ficar logo com o dístico verde, não?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
        Mas sendo comprado novo, não deve ser difícil fazer uma inspeção B e ficar logo com o dístico verde, não?
        Só os convertidos pré 2012 ou 2013 é que têm o distico azul grande, daí para a frente é tudo verde, mas ainda assim não chegam pa diversos parques.
        É parvo mas é o que é.

        Mas sim, se for de distico azul, é IPO B e tá feito.

        Comentário


          #5
          O motor é mesmo o Tce na versão GPL?

          Tinha ideia que não dava para meter a GPL motores turbo...

          p.s. - já vi no site da Renault que é o mesmo motor sim. Logo deve ser idêntico em desempenho.
          Editado pela última vez por RLTsport; 15 March 2022, 11:34.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
            O motor é mesmo o Tce na versão GPL?

            Tinha ideia que não dava para meter a GPL motores turbo...

            p.s. - já vi no site da Renault que é o mesmo motor sim. Logo deve ser idêntico em desempenho.
            novos motores podem ter alguma limitação enquanto a tecnologia GPL se adapta,
            mas a questão motores turbo, não se coloca, tens o exemplo dos "audi" 1.8T que são prato do dia no que diz respeito a converter a GPL

            Comentário


              #7
              No caso da Dacia, a versão 1.0 TCE GPL tem 100cv e a 1.0 TCE gasolina tem 90cv.

              Dá pa meter motores turbo GPL sim, mas as limitações penso que não se devem ao turbo mas sim à lubrificação de valvulas, por ex os antigos vtec acho que tinham esse stress embora isso dê pa ultrapassar com os kits especificos, mas sem certezas.

              Comentário


                #8
                Neste momento, se fosse a comprar, compraria a versão GPL. Creio que na Dacia até é mais barata a versão a GPL.

                Comentário


                  #9
                  É mais cara, ou pelo menos era.
                  Mas de qq forma não era uma diferença relevante.

                  Comentário


                    #10
                    Boa tarde, os carros a GPL já não têm limitações para estacionamento em garagens e parques desde 2013 desde que cumpram a norma em vigor e tenham disitico no para brisas. Tenho 2 carros a GPL e aconselho vivamente.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      É mais cara, ou pelo menos era.
                      Mas de qq forma não era uma diferença relevante.
                      Repara: https://www.dacia.pt/gama/jogger/con...FBACCh%2FAg8Nm

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por inconstitu Ver Post
                        Boa tarde, os carros a GPL já não têm limitações para estacionamento em garagens e parques desde 2013 desde que cumpram a norma em vigor e tenham disitico no para brisas. Tenho 2 carros a GPL e aconselho vivamente.
                        Não é verdade
                        Há muitos parques que proibem a entrada mesmo aos distico verde.
                        Mas eu tambem tenho carros a GPL e aconselho vivamente, quero que os parques se lixem, nem lá meto os cotos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por inconstitu Ver Post
                          Boa tarde, os carros a GPL já não têm limitações para estacionamento em garagens e parques desde 2013 desde que cumpram a norma em vigor e tenham disitico no para brisas. Tenho 2 carros a GPL e aconselho vivamente.
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Não é verdade
                          Há muitos parques que proibem a entrada mesmo aos distico verde.
                          Mas eu tambem tenho carros a GPL e aconselho vivamente, quero que os parques se lixem, nem lá meto os cotos


                          Um facto que os carros com novo distico não tem limitação.

                          Mas a questão é que e guiando-se estritamente pela legislação dos parques de estacionamento, como é claro muitos deles (antigos) não cumprem o que é imposto pela legislação.

                          Como tal, se por um lado não há limitação nas viaturas, acaba por existir limitação (ainda que indirectamente) nos parque de estacionamento por não cumprirem o estipulado.

                          Comentário


                            #14
                            Iria sem problema algum para o Captur a GPL.

                            Pena é em Portugal não se comercializar o E85.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              Um facto que os carros com novo distico não tem limitação.

                              Mas a questão é que e guiando-se estritamente pela legislação dos parques de estacionamento, como é claro muitos deles (antigos) não cumprem o que é imposto pela legislação.

                              Como tal, se por um lado não há limitação nas viaturas, acaba por existir limitação (ainda que indirectamente) nos parque de estacionamento por não cumprirem o estipulado.
                              Certo, ou seja a ideia de que com distico verde se pode estacionar em qq parque, não corresponde à vdd em termos práticos.

                              E há parques que aceitam os verdes mas nao os azuis.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                Iria sem problema algum para o Captur a GPL.

                                Pena é em Portugal não se comercializar o E85.
                                Porquê? Qual a vantagem?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                  Porquê? Qual a vantagem?
                                  o que não faltam são comparativos no youtube com E85 vs gasolina ...estar a escrever as opiniões dos outros não compensa.

                                  Mais que ter o E85 é ter motores compativeis com esse combustivel.

                                  A maior vantagem será o preço, inferior à gasolina, mas os comparativos são com gasolina 87 octanas....

                                  Por isso, não vislumbro grande vantagem no mercado nacional.

                                  GPL chega perfeitamente, não precisamos de refinar outro combustivel...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vizza Ver Post
                                    Porquê? Qual a vantagem?


                                    O E85 é ainda mais barato que o GPL.

                                    Além de que os carros que funcionem a E85, podem em qualquer momento levar com gasolina convencional se necessário.

                                    A exemplo e na França é amplamente usado e convertido em viaturas à posteriori.

                                    Mas e por exemplo, a Ford apostou nisso e tem carros de origem a virem já preparados, sendo que vendas mostram que foi aposta adequada.
                                    Editado pela última vez por nto; 17 March 2022, 10:05.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas nao corroi mais o motor?
                                      ao contrário do GPL que só o prolonga em vida util.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Mas nao corroi mais o motor?
                                        ao contrário do GPL que só o prolonga em vida util.

                                        Nos sistemas instalados à posteriori, pode ocorrer isso.

                                        Agora os que vem de origem, já estão preparados para isso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                                          A motorização Bi-Fuel GPL do Captur está apenas ligeiramente mais cara do que versão a gasolina.

                                          O motor é o mesmo? Há alguma razão para não se optar pela versão GPL, que deve ter um custo por km bastante inferior?
                                          Adquiri o meu Captur Bi-Fuel há quase 10 meses e não poderia estar mais satisfeito, mas tudo depende, claro, do que cada um valoriza e procura num carro. No meu caso, não ligo a grandes velocidades e valorizo um tipo de condução mais descontraído e económico para o meu dia a dia e para as minhas viagens tranquilas por este nosso lindo país. Neste sentido, este carro, nesta versão, satisfaz plenamente os meus objetivos e até me surpreende pela sua suavidade, elasticidade e economia. Neste momento, estou com um consumo geral médio de 7,4L a GPL.


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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Um facto que os carros com novo distico não tem limitação.

                                            Mas a questão é que e guiando-se estritamente pela legislação dos parques de estacionamento, como é claro muitos deles (antigos) não cumprem o que é imposto pela legislação.

                                            Como tal, se por um lado não há limitação nas viaturas, acaba por existir limitação (ainda que indirectamente) nos parque de estacionamento por não cumprirem o estipulado.
                                            Tenho carro a GPL à mais de 9 anos e nunca senti qualquer limitação, aliás estão a falar em limitação de parques subterrâneos mas os carros a GPL com dístico verde cumprem com a legislação no que diz respeito a estacionamento em parques abaixo no solo.
                                            Eu não reconheço é aqueles sinais que tem na entrada de alguns parques, já verifiquei no código da estrada e realmente não existem...��

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                              Tenho carro a GPL à mais de 9 anos e nunca senti qualquer limitação, aliás estão a falar em limitação de parques subterrâneos mas os carros a GPL com dístico verde cumprem com a legislação no que diz respeito a estacionamento em parques abaixo no solo.
                                              Eu não reconheço é aqueles sinais que tem na entrada de alguns parques, já verifiquei no código da estrada e realmente não existem...��
                                              Mas a entidade exploradora desses parques não pode impedir a entrada a veículos GPL? Tu podes dizer que o teu carro cumpre a legislação, mas os sinais estão lá. E neste caso, o problema poderá nem ser do teu carro (que não é), mas do próprio parque em si. E se existir algum "marreta" que embirre com isso caso estaciones lá, poderás, em última instância, vir a ter problemas.
                                              Editado pela última vez por cjr; 20 March 2022, 14:51.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                Mas a entidade exploradora desses parques não pode impedir a entrada a veículos GPL? Tu podes dizer que o teu carro cumpre a legislação, mas os sinais estão lá. E neste caso, o problema poderá nem ser do teu carro (que não é), mas do próprio parque em si. E se existir algum "marreta" que embirre com isso caso estaciones lá, poderás, em última instância, vir a ter problemas.
                                                Em termos legais aquele sinal não existe, ou o parque tem por escrito e em local visível que é proibida a entrada a veículos a GPL ou então aquela sinalização não é válida.
                                                Isso dos parques subterrâneos é um não assunto, mas eu até gosto que tenham muito medo dos carros a GPL, mais barato fica para quem conhece as vantagens e não embarca nesses mitos e não assuntos.
                                                Já entrei em dezenas de estacionamentos e nunca encontrei nenhum com sinalização valida.
                                                Editado pela última vez por rafsantos; 20 March 2022, 21:59.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                  Tenho carro a GPL à mais de 9 anos e nunca senti qualquer limitação, aliás estão a falar em limitação de parques subterrâneos mas os carros a GPL com dístico verde cumprem com a legislação no que diz respeito a estacionamento em parques abaixo no solo.
                                                  Eu não reconheço é aqueles sinais que tem na entrada de alguns parques, já verifiquei no código da estrada e realmente não existem...��


                                                  Já sabemos que sim.

                                                  Apenas fica o alerta e como sabemos, que e apesar da legislação nem todos os parques de estacionamento cumprirem com a mesma, porque anteriores à propria legislação quanto à construção de parques.

                                                  Tão só quanto isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por albuhera Ver Post
                                                    Adquiri o meu Captur Bi-Fuel há quase 10 meses e não poderia estar mais satisfeito, mas tudo depende, claro, do que cada um valoriza e procura num carro. No meu caso, não ligo a grandes velocidades e valorizo um tipo de condução mais descontraído e económico para o meu dia a dia e para as minhas viagens tranquilas por este nosso lindo país. Neste sentido, este carro, nesta versão, satisfaz plenamente os meus objetivos e até me surpreende pela sua suavidade, elasticidade e economia. Neste momento, estou com um consumo geral médio de 7,4L a GPL.

                                                    Obrigado pelo feedback.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                      Tenho carro a GPL à mais de 9 anos e nunca senti qualquer limitação, aliás estão a falar em limitação de parques subterrâneos mas os carros a GPL com dístico verde cumprem com a legislação no que diz respeito a estacionamento em parques abaixo no solo.
                                                      Eu não reconheço é aqueles sinais que tem na entrada de alguns parques, já verifiquei no código da estrada e realmente não existem...��
                                                      Depois não te esqueças de convencer as seguradoras caso haja algum stress mais bicudo, que duvido que haja.

                                                      Mas os carros de distico verde cumprem, sim, mas alguns parques não, e esquece esse sinal inexistente no CE, porque alguns parques têm paineis a explicar a proibição.

                                                      Pode ser um não assunto, ok, ng quer saber disso e ainda bem, mas fica só o apontamento que simplesmente isso não é autorizado em diversos parques.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                        Em termos legais aquele sinal não existe, ou o parque tem por escrito e em local visível que é proibida a entrada a veículos a GPL ou então aquela sinalização não é válida.
                                                        Isso dos parques subterrâneos é um não assunto, mas eu até gosto que tenham muito medo dos carros a GPL, mais barato fica para quem conhece as vantagens e não embarca nesses mitos e não assuntos.
                                                        Já entrei em dezenas de estacionamentos e nunca encontrei nenhum com sinalização valida.
                                                        https://www.deco.proteste.pt/auto/au...ues-estacionar

                                                        Os carros até podem cumprir, mas se os parques não cumprirem continuas a não poder entrar.

                                                        E essa estória do “tenham medo de carros a GPL porque eu é que sou esperto” não cola. Tenho carro a GPL há 5 anos, vindo diretamente de fábrica.

                                                        Mas as coisas são o que são. Reza para não teres problemas a estacionar num parque com sinal proibido de GPL. Porque se de alguma maneira a coisa der para o torto, de certeza que terás seguradoras (entre outros) atrás de ti.

                                                        E para que conste, já o fiz dezenas de vezes, e na maioria das vezes nem me lembro disso.
                                                        Editado pela última vez por cjr; 22 March 2022, 16:27.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por cjr Ver Post
                                                          https://www.deco.proteste.pt/auto/au...ues-estacionar

                                                          Os carros até podem cumprir, mas se os parques não cumprirem continuas a não poder entrar.

                                                          E essa estória do “tenham medo de carros a GPL porque eu é que sou esperto” não cola. Tenho carro a GPL há 5 anos, vindo diretamente de fábrica.

                                                          Mas as coisas são o que são. Reza para não teres problemas a estacionar num parque com sinal proibido de GPL. Porque se de alguma maneira a coisa der para o torto, de certeza que terás seguradoras (entre outros) atrás de ti.

                                                          E para que conste, já o fiz dezenas de vezes, e na maioria das vezes nem me lembro disso.
                                                          Eu estou longe de ser um entendido em legislação, no entanto, efetuei uma atenta pesquisa sobre este assunto e cheguei à seguinte conclusão: o Decreto-Lei n.º 220/2008, de 12 de novembro determina que sejam regulamentadas, por portaria, as disposições técnicas gerais e específicas de SCIE (Segurança Contra Incêndio em Edifícios) de entre as quais, estão efetivamente definidas as limitações ao estacionamento. a que se refere no ponto 2 do do artigo 4º do Decreto-Lei n.º 13/2013, de 31 de janeiro. Essas limitações estão, assim, definidas no artigo 233º da Portaria atrás mencionada. No entanto, este mesmo artigo 233º foi revogado pela Portaria n.º 135/2020, de 2 de junho. Desta forma, parece-me que essas mesmas limitações ao estacionamento ficam sem efeito. De qualquer forma, como sou um leigo nesta matéria, já pedi um parecer jurídico ao IMT.
                                                          Editado pela última vez por albuhera; 27 March 2022, 11:40.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                            Iria sem problema algum para o Captur a GPL.

                                                            Pena é em Portugal não se comercializar o E85.

                                                            Sendo o E-85 "desfiscalizado" na maioria dos países da Ue onde se vende como o caso da frança, depois onde é que o socialismo ia buscar dinheiro? Se for para vender ao preço da gasolina também não vale a pena.

                                                            Comentário

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