Ora bem, o título quase que diz tudo.
É uma situação ainda em fase "exploratória", mas a minha actividade profissional está a "obrigar-me" a fazer regularmente deslocações de 120 kms/dia em AE.
Sim, podem dizer-me que nem são assim tantos, só que ao final da semana posso somar 600 kms nestas condições e isso pesa na carteira.
Isto por dizer que não o faço todos os dias, porque ainda consigo trabalhar parte da semana a partir de casa, mas isso está perto de deixar de ser possível.
O carro com que circulo habitualmente é o Mini Countryman Cooper D (já conhecido de quem acompanha o meu DB).
Tenho feito médias à volta de 5.6 L/100 kms, o que é bom para o carro em questão.
A alternativa é fazer estas deslocações com o Fiesta 1.4 TDCi, mas não estou convencido que represente grande poupança em termos de combustível (e tem prejuízos óbvios em andamento, conforto e até segurança).
A 1ª ideia que me passou pela cabeça foi seguir a moda e comprar um EV ou um PHEV.
Contudo, isto traz-me dificuldades logísticas por não ter carregador instalado e não querer fazer um investimento muito avultado na minha garagem actual (colectiva, não tenho box).
Posso carregar no local de trabalho, por valores reduzidos (não se sabe até quando e ainda não me informei convenientemente), mas há sempre "concorrência" pelo que tenho visto nos últimos tempos (com tendência a piorar).
Desta 1ª ideia percebi que provavelmente teria que ser mesmo EV, já que um PHEV rapidamente ficaria a trabalhar a combustível em AE.
Por outro lado, também não é qualquer EV que "aguenta" sem problemas este tipo de deslocação (isto é, teria que ter uma bateria que permitisse fazer os 120 kms de AE com alguma folga, não quero andar sempre preocupado com os carregamentos).
A 2ª linha de pensamento "levou-me" a pensar num diesel "papa-kms" (um pouco ao estilo do Golf 1.6 TDi que tive, que gastava pouco e andava o suficiente, mas que já não tinha manutenções nada baratas).
Depois, comecei a pensar numa opção GPL.
À partida usado, a não ser num carro mais barato. Sem muitos kms (dado o acumular que se prevê) e sem ser muito antigo (por questões de segurança activa e passiva).
Digamos que já considero o Fiesta (de 2009) desactualizado, pese ser uma referência do segmento da altura em sistemas de segurança (7 ou 8 airbags).
O orçamento (ainda) não é importante, visto também estar a pensar explorar opções de renting/leasing e aí vai depender muito da renda mensal. De qualquer maneira, Teslas e afins não entram.
Os modelos edos quais já me andei a informar são p.e. i3 120ah, Clio E-Tech ou Sandero Stepway ECO-G.
Qual é a vossa opinião?
EV, PHEV, diesel "tradicional" ou bi-fuel (GPL)?
É uma situação ainda em fase "exploratória", mas a minha actividade profissional está a "obrigar-me" a fazer regularmente deslocações de 120 kms/dia em AE.
Sim, podem dizer-me que nem são assim tantos, só que ao final da semana posso somar 600 kms nestas condições e isso pesa na carteira.
Isto por dizer que não o faço todos os dias, porque ainda consigo trabalhar parte da semana a partir de casa, mas isso está perto de deixar de ser possível.
O carro com que circulo habitualmente é o Mini Countryman Cooper D (já conhecido de quem acompanha o meu DB).
Tenho feito médias à volta de 5.6 L/100 kms, o que é bom para o carro em questão.
A alternativa é fazer estas deslocações com o Fiesta 1.4 TDCi, mas não estou convencido que represente grande poupança em termos de combustível (e tem prejuízos óbvios em andamento, conforto e até segurança).
A 1ª ideia que me passou pela cabeça foi seguir a moda e comprar um EV ou um PHEV.
Contudo, isto traz-me dificuldades logísticas por não ter carregador instalado e não querer fazer um investimento muito avultado na minha garagem actual (colectiva, não tenho box).
Posso carregar no local de trabalho, por valores reduzidos (não se sabe até quando e ainda não me informei convenientemente), mas há sempre "concorrência" pelo que tenho visto nos últimos tempos (com tendência a piorar).
Desta 1ª ideia percebi que provavelmente teria que ser mesmo EV, já que um PHEV rapidamente ficaria a trabalhar a combustível em AE.
Por outro lado, também não é qualquer EV que "aguenta" sem problemas este tipo de deslocação (isto é, teria que ter uma bateria que permitisse fazer os 120 kms de AE com alguma folga, não quero andar sempre preocupado com os carregamentos).
A 2ª linha de pensamento "levou-me" a pensar num diesel "papa-kms" (um pouco ao estilo do Golf 1.6 TDi que tive, que gastava pouco e andava o suficiente, mas que já não tinha manutenções nada baratas).
Depois, comecei a pensar numa opção GPL.
À partida usado, a não ser num carro mais barato. Sem muitos kms (dado o acumular que se prevê) e sem ser muito antigo (por questões de segurança activa e passiva).
Digamos que já considero o Fiesta (de 2009) desactualizado, pese ser uma referência do segmento da altura em sistemas de segurança (7 ou 8 airbags).
O orçamento (ainda) não é importante, visto também estar a pensar explorar opções de renting/leasing e aí vai depender muito da renda mensal. De qualquer maneira, Teslas e afins não entram.
Os modelos edos quais já me andei a informar são p.e. i3 120ah, Clio E-Tech ou Sandero Stepway ECO-G.
Qual é a vossa opinião?
EV, PHEV, diesel "tradicional" ou bi-fuel (GPL)?
Comentário