Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

    Ora bem, o título quase que diz tudo.

    É uma situação ainda em fase "exploratória", mas a minha actividade profissional está a "obrigar-me" a fazer regularmente deslocações de 120 kms/dia em AE.
    Sim, podem dizer-me que nem são assim tantos, só que ao final da semana posso somar 600 kms nestas condições e isso pesa na carteira.
    Isto por dizer que não o faço todos os dias, porque ainda consigo trabalhar parte da semana a partir de casa, mas isso está perto de deixar de ser possível.

    O carro com que circulo habitualmente é o Mini Countryman Cooper D (já conhecido de quem acompanha o meu DB).
    Tenho feito médias à volta de 5.6 L/100 kms, o que é bom para o carro em questão.
    A alternativa é fazer estas deslocações com o Fiesta 1.4 TDCi, mas não estou convencido que represente grande poupança em termos de combustível (e tem prejuízos óbvios em andamento, conforto e até segurança).

    A 1ª ideia que me passou pela cabeça foi seguir a moda e comprar um EV ou um PHEV.
    Contudo, isto traz-me dificuldades logísticas por não ter carregador instalado e não querer fazer um investimento muito avultado na minha garagem actual (colectiva, não tenho box).
    Posso carregar no local de trabalho, por valores reduzidos (não se sabe até quando e ainda não me informei convenientemente), mas há sempre "concorrência" pelo que tenho visto nos últimos tempos (com tendência a piorar).

    Desta 1ª ideia percebi que provavelmente teria que ser mesmo EV, já que um PHEV rapidamente ficaria a trabalhar a combustível em AE.
    Por outro lado, também não é qualquer EV que "aguenta" sem problemas este tipo de deslocação (isto é, teria que ter uma bateria que permitisse fazer os 120 kms de AE com alguma folga, não quero andar sempre preocupado com os carregamentos).

    A 2ª linha de pensamento "levou-me" a pensar num diesel "papa-kms" (um pouco ao estilo do Golf 1.6 TDi que tive, que gastava pouco e andava o suficiente, mas que já não tinha manutenções nada baratas).
    Depois, comecei a pensar numa opção GPL.

    À partida usado, a não ser num carro mais barato. Sem muitos kms (dado o acumular que se prevê) e sem ser muito antigo (por questões de segurança activa e passiva).
    Digamos que já considero o Fiesta (de 2009) desactualizado, pese ser uma referência do segmento da altura em sistemas de segurança (7 ou 8 airbags).
    O orçamento (ainda) não é importante, visto também estar a pensar explorar opções de renting/leasing e aí vai depender muito da renda mensal. De qualquer maneira, Teslas e afins não entram.

    Os modelos edos quais já me andei a informar são p.e. i3 120ah, Clio E-Tech ou Sandero Stepway ECO-G.

    Qual é a vossa opinião?
    EV, PHEV, diesel "tradicional" ou bi-fuel (GPL)?

    #2
    Mota...Honda NC 750X...

    Comentário


      #3
      Com esse andamento, julgo que o renting comece a perder competitividade pois terás que assinar um contrato para cerca de 25 a 30k km /ano.
      Nºs redondos, o Mini custa-te atualmente uns 10-12€ /100km, mesmo que optes por um diesel mais eficiente, dificilmente baixará dos 9€/100km ao preço que o diesel está.
      Eu diria que o bi-fuel seria o mais simpático, andando a maioria do tempo a GPL, talvez um custo a rondar os 6 a 7€/100km seria possível. O @escapelivre tem um Dacia GPL e pode dar aqui algum input importante.

      Comentário


        #4
        Poupança a longo prazo, um Zoe 40/50. Era o que estava a equacionar para 160 km a velocidades de AE + IVA.

        Comentário


          #5
          O ideal seria eléctrico mas não tendo onde carregar e se no local de trabalho está a ficar congestionado a coisa fica complicada e também depende do orçamento disponível.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Eléctrico, mas sem carregador, fica impossível.

            A melhor opção é GPL sem dúvida. Compras um usado gasolina e convertes a GPL, fica a ser papa klm mais barato que podes ter. Agora tens que começar a filtrar em valores para a escolha do carro tendo sempre em mente o custo da conversão (1500e para motor injecção indirecta e 2000 motor injecção directa)

            Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

            Comentário


              #7
              Não tens carregador (aka wallbox) mas tens uma tomada na tua garagem certo?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                Não tens carregador (aka wallbox) mas tens uma tomada na tua garagem certo?
                sendo garagem coletiva como ele menciona, aposto mais no não ter

                Comentário


                  #9
                  Um prédio com garagens construído nos últimos 40 anos deve ter tomadas disponíveis. Se estiverem num circuito com disjuntor de 16A, podem ser usadas para carregar a cerca de 2kW (2.1, 2.3) com um EVSE corriqueiro. Em 12h tem-se 24 kWh, o que chega bem para 120 km na maioria dos EVs.

                  Há contadores-acumuladores por 15€, uso um para pagar ao condomínio os consumos que faço.

                  Mas duvido que o investimento num EV compense a curto prazo. A única solução aí é provavelmente o motociclo que o midnightblack sugeriu. Mas aí o factor de risco é demasiado para o meu gosto, eu nem RWDs quero ter

                  Comentário


                    #10
                    a 2ª "casa" que mais uso é um apartamento, prédio construído em 2007, não tem tomadas na garagem

                    motociclo é sempre interessante, caso não seja opção
                    voto no GPL

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                      Mota...Honda NC 750X...
                      Eu já devia saber que há sempre opções alternativas neste fórum [emoji28] Não pensei sequer na mota e não é opção, nunca sequer andei de mota e pretendo continuar a andar “tapado”.

                      Não digo que não seja válido, mas não é para mim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                        Com esse andamento, julgo que o renting comece a perder competitividade pois terás que assinar um contrato para cerca de 25 a 30k km /ano.
                        Nºs redondos, o Mini custa-te atualmente uns 10-12€ /100km, mesmo que optes por um diesel mais eficiente, dificilmente baixará dos 9€/100km ao preço que o diesel está.
                        Eu diria que o bi-fuel seria o mais simpático, andando a maioria do tempo a GPL, talvez um custo a rondar os 6 a 7€/100km seria possível. O @escapelivre tem um Dacia GPL e pode dar aqui algum input importante.
                        Boa análise, já tinha feito umas contas parecidas.
                        Descer de 12 para 9€ não é assim tão pouco, mas claro que ficar pelos 6/7€ seria ainda melhor…
                        Não indo para EV, o GPL só não ganha a dianteira se por alguma razão tivesse algum “bónus” - tipo um carro diesel no qual não tivesse que pagar manutenções (e não tivesse reflectido isso no preço de compra, claro).

                        O meu Mini tem contrato de manutenção, mas já estava perto de expirar quando o comprei, não fez grande diferença.
                        A opção de momento é continuar a andar com ele, porque como disse nem gasta assim tanto - o B180d que tinha antes não gastava menos, e não tinha nada a ver em termos de andamento.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por nunofrc Ver Post
                          Eléctrico, mas sem carregador, fica impossível.

                          A melhor opção é GPL sem dúvida. Compras um usado gasolina e convertes a GPL, fica a ser papa klm mais barato que podes ter. Agora tens que começar a filtrar em valores para a escolha do carro tendo sempre em mente o custo da conversão (1500e para motor injecção indirecta e 2000 motor injecção directa)

                          Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk
                          Uma das opções que me passou pela cabeça seria converter o A160 para GPL.
                          Contudo, isto teria 2 problemas: 1) obrigaria a outras trocas dentro do nosso lote de carros e 2) não estou muito virado para conversões.

                          Um pouco como na sugestão da mota, é uma opção perfeitamente legítima, mas a comprar um carro a GPL prefiro que o seja já de fábrica.

                          Aqueles que me parecem mais razoáveis são os Dacias.
                          O Duster é naturalmente melhor, mas o motor é o mesmo para um carro bem mais pesado, portanto à partida seria o Sandero. A ideia do Stepway já é mais estética do que outra coisa.
                          Alternativamente, com uma proposta competitiva, o Clio.

                          De qualquer forma ainda tenho que explorar melhor, confesso que estou por fora das opções. Sei que já vi bi-fuel na Opel e na Fiat, ainda é assim? Há mais alternativas?

                          Comentário


                            #14
                            Algo assim, que achas? https://www.dacia.pt/gama/dacia-sand...ificacoes.html

                            Edit: este Seat tem 4 anos garantia, poderia ser uma boa opção: https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PcL9U.html

                            Ou este Clio: https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PeL3Q.html
                            Editado pela última vez por mpereira; 24 March 2022, 19:02.

                            Comentário


                              #15
                              [Compra] Vamos lá fazer muitos kms em AE, mas como?

                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                              Não tens carregador (aka wallbox) mas tens uma tomada na tua garagem certo?
                              Há uma única tomada na garagem toda. Sei que posso explorer opções de instalar um carregador e depois ter um dispositivo de contagem daquilo que gasto, mas simplesmente não o quero fazer.
                              Vai obrigar-me a investir dinheiro que não quero investir e vai dar-me dores de cabeça que não preciso de ter.
                              Se conseguir mudar de casa na mesma zona, mantendo o mesmo emprego, a prioridade passa por ter condições “a sério”, logo à partida, para carregar um EV/PHEV.

                              A opção que ainda está em cima da mesa passa por me informar melhor das condições dos carregadores no parque do trabalho e nas redondezas. Se for exequível carregar lá em vez de carregar em casa…

                              Depois viria a questão dos modelos. Já falamos no i3 e no Zoe, para que outros “posso” olhar tendo em conta que não será para uso citadino? Conheço quem faça um trajecto semelhante com um i-Pace, mas isso está fora das minhas possibilidades.

                              Comentário


                                #16
                                Contas à parte, há um aspecto que talvez não valha a pena negligenciar: o aspecto prático do dia-a-dia, sobretudo em termos de carregamentos e abastecimentos.

                                120kms/dia implica, num eléctrico, ter de carregar com bastante frequência (o que também implica ter um sítio para o fazer e "tempo", que é cada vez menos para as pessoas hoje em dia).

                                Dito isto e caso o diesel não representasse um custo mais elevado, eu tenderia a manter-me aí. Deixaria de lado o formato SUV pois os consumos em condições reais de utilização implicam uma majoração de cerca de 25% face à berlina equivalente.

                                Comentário


                                  #17
                                  E dentro do mundo diesel, eu diria que no "overall", a melhor relação preço/produto/consumos/manutenção e afins talvez passe pelo Clio 1.5 dci, que ganha ao 208 na vantagem de não ter Ablue.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por mpereira Ver Post
                                    E dentro do mundo diesel, eu diria que no "overall", a melhor relação preço/produto/consumos/manutenção e afins talvez passe pelo Clio 1.5 dci, que ganha ao 208 na vantagem de não ter Ablue.
                                    Havendo budget, eu recomendaria algo do segmento acima. Da minha experiência, é onde o "salto" é mais notório entre segmentos em andamentos AE (estabilidade, conforto, etc).

                                    Evitaria também coisas mais "antigas" por questões de segurança e custos de manutenção. Para fazer essa quilometragem diária convém ter um carro seguro, confortável em que as "surpresas" sejam minimizadas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por mpereira Ver Post

                                      Boas!

                                      Atenção que o SEAT não é GPL, mas sim GNC (gás natural comprimido, acho).
                                      E assim sendo, julgo que não dá para usar GPL! (e não há rede de abastecimento capaz...)

                                      Cumps.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tens um carro recente e super económico não vejo grande razão para mudares.

                                        Se andares 2.500 km/mês aos tais 12 euros/100 km gastas 300 euros por mês se passares para um que gaste 9 euros/100 km gastas 225 euros por mês são 75 euros é muito relevante ?

                                        É que normalmente nas trocas de carro "perde-se" dinheiro e investir 5 ou 10 mil euros para poupar 900 euros/ano ..... e as coisas mudam.

                                        Um elétrico gastarás quanto 4 ou 5 euros por 100 km !? poupas 150 ou mesmo 200 euros por mês ? Quanto tens que gastar ?

                                        Do ponto de vista de racionalidade acho que o melhor é estar quieto.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para estar a comprar outro ICE, porque continuar com o Mini?

                                          De qualquer forma, eu gastaria o dinheiro da instalação na garagem comum e ia para um Zoe.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                            Tens um carro recente e super económico não vejo grande razão para mudares.

                                            Se andares 2.500 km/mês aos tais 12 euros/100 km gastas 300 euros por mês se passares para um que gaste 9 euros/100 km gastas 225 euros por mês são 75 euros é muito relevante ?

                                            É que normalmente nas trocas de carro "perde-se" dinheiro e investir 5 ou 10 mil euros para poupar 900 euros/ano ..... e as coisas mudam.

                                            Um elétrico gastarás quanto 4 ou 5 euros por 100 km !? poupas 150 ou mesmo 200 euros por mês ? Quanto tens que gastar ?

                                            Do ponto de vista de racionalidade acho que o melhor é estar quieto.
                                            No fundo também são opiniões como a tua que me fizeram trazer este assunto para o fórum.
                                            Há sempre um contraditório e o que dizes tem bastante lógica.
                                            Não considero o Countryman como super económico, mas sou o 1º a dizer que até gasta menos do que pensava. Os outros custos são implícitos (impostos e manutenção). Nesta última vertente, até vou renovar o contrato pelo menos para mais 2 anos.

                                            A ideia aqui passaria por juntar a troca do Fiesta, que está a ficar cansado, com uma poupança efectiva no dia-a-dia, daí eu ter em consideração opções de renda mensal.

                                            Contudo, não trocar/comprar é igualmente viável, e andar de transportes públicos também - aproveitando o facto de que raramente chove neste país.
                                            Demoro no mínimo o dobro do tempo, porque preciso de fazer 2 trocas, mas não é impossível e eu até sou um defensor deste tipo de opções.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                              Para estar a comprar outro ICE, porque continuar com o Mini?

                                              De qualquer forma, eu gastaria o dinheiro da instalação na garagem comum e ia para um Zoe.
                                              O Countryman vai ser sempre necessário, poderia era andar menos (e ficar reservado às viagens maiores que também tenho necessidade de fazer).
                                              Foi bem comprado, tem um bom motor e trouxe uma versatilidade que não tinha antes.

                                              Vou pedir uma proposta de renting/leasing para um Zoe. A versão 40 não será efectivamente curta? Isto é, vale a pena sequer considerar?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os carros bi fuel de fábrica, não e bem assim. O carro sai de fábrica a gasolina, no entanto e depois convertido a GPL numa oficina certificada que têm acordo antes de serem comercializados. É exactamente a mesma coisa que converteres after market

                                                Enviado do meu SM-A528B através do Tapatalk

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                                                  Havendo budget, eu recomendaria algo do segmento acima. Da minha experiência, é onde o "salto" é mais notório entre segmentos em andamentos AE (estabilidade, conforto, etc).

                                                  Evitaria também coisas mais "antigas" por questões de segurança e custos de manutenção. Para fazer essa quilometragem diária convém ter um carro seguro, confortável em que as "surpresas" sejam minimizadas.
                                                  Devo deduzir dos teus posts que o GPL não te agrada…?
                                                  Eu nunca tive carros a GPL, seria uma novidade.

                                                  De resto, revejo-me no que escreves em relação aos segmentos B/C.
                                                  Quando dei o salto do Fiesta para o Golf foi bastante significativo. Aliás, o que me deixa ainda um pouco de pé atrás com um Sandero, mas também com um Clio, é mesmo a “construção” - não discuto aqui neste ponto a qualidade superior ou inferior das marcas/modelos.

                                                  O problema é que, como já foi referido, voltar para um Golf (ou equivalente) dificilmente traria poupança no final das contas, entre compra e manutenções. De tudo o que estou a ponderar, é provavelmente a opção mais remota.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho um amigo que tem um Zoe, apesar de gostar de carros e de conduzir.

                                                    Anda basicamente em contexto urbano (Lisboa), uma vez teve que ir às Caldas da Rainha, já chegou lá em stress e teve que pela primeira vez carregar fora de casa.

                                                    São carros muito fracos para fazer AE, um gajo fazer 600 km/semana a 100 km/h perdes quanto tempo de vida em relação a ires a 140 km/h ? Além do perigo de adormeceres ou de te distraíres.

                                                    Aplica as 1h30/2h00 semanais que ganhas por ter um carro em que podes circular a 140/150 em tempo de qualidade com os teus filhos ou a tua mulher.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                                      O Countryman vai ser sempre necessário, poderia era andar menos (e ficar reservado às viagens maiores que também tenho necessidade de fazer).
                                                      Foi bem comprado, tem um bom motor e trouxe uma versatilidade que não tinha antes.

                                                      Vou pedir uma proposta de renting/leasing para um Zoe. A versão 40 não será efectivamente curta? Isto é, vale a pena sequer considerar?
                                                      Percebi, isso que está a bold é contra a minha "religião". As coisas são para se usar, mas compreendo que isso depois prejudica na desvalorização.

                                                      Com um 50, há aí um vídeo na A1 em que fez 250 km a 125 km/h de velocidade constante. Com um 40 é uma questão de extrapolar, mas também existem vídeos. Cá em casa, como temos o pé pesado, estávamos a equacionar um 50. Mas a vinda de um carro de serviço veio resolver a questão.

                                                      PS: O leasing/renting é que pode baralhar as contas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Queres poupar dinheiro gastando 25 ou 30 mil € noutro carro?

                                                        Mesmo que te custasse sempre 2.5€ por cada 100km num elétrico em detrimento dos 10€ na countryman, dá 2250€ num ano, precisarias de mais de 10 anos a fazer 25.000km por ano para começar a compensar...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                                          Tenho um amigo que tem um Zoe, apesar de gostar de carros e de conduzir.

                                                          Anda basicamente em contexto urbano (Lisboa), uma vez teve que ir às Caldas da Rainha, já chegou lá em stress e teve que pela primeira vez carregar fora de casa.

                                                          São carros muito fracos para fazer AE, um gajo fazer 600 km/semana a 100 km/h perdes quanto tempo de vida em relação a ires a 140 km/h ? Além do perigo de adormeceres ou de te distraíres.

                                                          Aplica as 1h30/2h00 semanais que ganhas por ter um carro em que podes circular a 140/150 em tempo de qualidade com os teus filhos ou a tua mulher.
                                                          Falas de 120 km diários em AE como se fosse uma odisseia

                                                          Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                          Queres poupar dinheiro gastando 25 ou 30 mil € noutro carro?

                                                          Mesmo que te custasse sempre 2.5€ por cada 100km num elétrico em detrimento dos 10€ na countryman, dá 2250€ num ano, precisarias de mais de 10 anos a fazer 25.000km por ano para começar a compensar...
                                                          Sim, o EV só faz sentido se o Mini sair, e num contexto de poupança pura e dura.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu faço 100km /dia em condições piores (sem AE), e numa questão económica, a única hipótese real é GPL.
                                                            Abasteci há momentos, e a minha parcela diária subiu desde Outubro de 7e para 10,50e por dia, só para diesel.
                                                            Depois do tipo de combustível, eu iria para um carro maior e mais confortável, para circular em AE.
                                                            Neste caso em concreto, gastava o mini e depois comprava outro

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X