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Trocar bimassa de renault 1.5dci compensa?

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    Trocar bimassa de renault 1.5dci compensa?

    Boa tarde a todos.

    Um familiar meu tem um Laguna III 1.5 dci com caixa de 6 velocidade, 110cv do ano 2010. A embraiagem está a pegar um pouco em cima e ele receando ter de a trocar, embora com apenas 125 mil kms, está a ponderar trocar por novo, pois um amigo lhe disse que para trocar a embraiagem iria gastar uns 1500 euros! Liguei hoje para a Norauto e lá disseram para ele não se preocupar, porque esta laguna nem bimassa tem e que custaria uns 800 euros a troca, mas nem a matricula me pediram, disseram que não era necessário, o que achei estranho. Qual a vossa opinião? Alguem já trocou a embraiagem a um carro destes? Tem bimassa ou não? Obrigado
    Editado pela última vez por Ribatejano; 24 March 2022, 19:50.

    #2
    Já troque na Megane 3 com o mesmo motor, o kit Valeo custou uns 400€ e paguei mais 220€ de MO em oficina de vão de escada, sem factura.

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      #3
      Não me admirava muito que na marca o preço seja algo pornográfico.

      Nas oficinas generalistas é simples fazer um orçamento. os valores que o Rui apresentou são já bons indicativos.

      Não há como fazer isso muito barato, é realmente trabalhoso.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
        Não me admirava muito que na marca o preço seja algo pornográfico.

        Nas oficinas generalistas é simples fazer um orçamento. os valores que o Rui apresentou são já bons indicativos.

        Não há como fazer isso muito barato, é realmente trabalhoso.
        Lembrei-me que aqueles 220€ incluíram também a MO de mudar os 4 amortecedores.

        No grupo dos Meganes no FB, ha malta a conseguir fazer na ordem dos 800€ com factura.

        Comentário


          #5
          Não é razão para vender um carro. A não ser que a intensão seja efectivamente vender a curto prazo. Assim convém antecipar despesas.

          De qualquer forma uma embraiagem Renault a pegar em cima...pode ser feito e não defeito

          Comentário


            #6
            Vender o carro por ter de trocar o bimassa... vai lá vai.

            A não ser, claro está, que se queira mesmo desfazer do carro.


            Quanto à Norauto ter referido que não tem bimassa, aí é que não colocaria as minhas mãos no fogo, mas tenho quase a certeza absoluta que tem.

            Além de que e como sabemos, Norauto/Roady/Feuvert/Midas (etc), por regra só são boas para trocar pneus e mal por vezes.

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              #7
              o unico sintoma é o pedal pegar em cima? Se for isso ainda podes ter embreagem para o dobro dos kms.

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                #8
                Todos os Renault que ando diariamente têm a tendência a pegar em cima a embraiagem tanto no DCI de 90 como no de 110cv e o de 105 cv a mesma coisa. Não é defeito é feitio não faz qualquer sentido trocar uma embraiagem e bimassa por causa disso. Quanto ao dizerem que a Laguna não tem bimassa... devia ponderar outra oficina porque essa não parece perceber nada do assunto.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                  Todos os Renault que ando diariamente têm a tendência a pegar em cima a embraiagem tanto no DCI de 90 como no de 110cv e o de 105 cv a mesma coisa. Não é defeito é feitio não faz qualquer sentido trocar uma embraiagem e bimassa por causa disso. Quanto ao dizerem que a Laguna não tem bimassa... devia ponderar outra oficina porque essa não parece perceber nada do assunto.
                  Nestes motores, a melhor forma de nos irmos apercebendo do desgaste do kit de embraiagem é mais pelo comportamento da prensa. Começa a ficar cada vez mais duro accionar a embraiagem. Que diga-se em abono da verdade, mesmo em nova não é propriamente soft.

                  Comentário


                    #10
                    125mil km e a levar embraiagem? Andaram a fazer marcha atrás primeira com a laguna?

                    Está aqui um cheirinho a kilometros martelados.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Não me admirava muito que na marca o preço seja algo pornográfico.

                      Nas oficinas generalistas é simples fazer um orçamento. os valores que o Rui apresentou são já bons indicativos.

                      Não há como fazer isso muito barato, é realmente trabalhoso.
                      É trabalhoso e tem de ser feito com cuidado, um vez assisti a uma instalação de uma e até me mostraram como poderia correr mal...
                      Aquilo feito por trolhas é de bradar aos céus.

                      Uma mulher uber uma vez disse-me que na Megane III dela foram 1200 paus na marca.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rtxs Ver Post
                        o unico sintoma é o pedal pegar em cima? Se for isso ainda podes ter embreagem para o dobro dos kms.
                        É importante tambem ver se em 3ª patina por ex as 2000 numa aceleração forte.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                          125mil km e a levar embraiagem? Andaram a fazer marcha atrás primeira com a laguna?

                          Está aqui um cheirinho a kilometros martelados.
                          Olha que não.
                          Basta fazer muita cidade.
                          Ou alguém que não trate bem a embraiagem.

                          Comentário


                            #14
                            Tem bimassa.

                            Um valor a rondar os 800 é aceitável, com fatura. Daí para cima começa a ser doloroso e mais de 1000 torna-se pornográfico.

                            Se o sintoma é apenas "pegar em cima" não me preocupava muito, mas se agudizar é ir trocar já!

                            Alguém mais "habilitado", como o eblase, já passa por cá.

                            Comentário


                              #15
                              Dependendo do trato, ~125000kms pode ser normal. O normal é pelos 300000kms numa bem cuidada.


                              Sendo uma III 1.5DCI, 99% certeza que tem bimassa. E convém ser trocada ao mesmo tempo que a embraiagem. Nem vale a pena discutir este assunto porque há N motivos válidos.

                              Comentário


                                #16
                                Tive um Clio que fez 12 anos na minha mão com a mesma embraiagem. A minha Megane dci com 12 anos e 4 na minha mão e quase 200k também tem a embraiagem de origem. Ambos pegam em cima; não é defeito, é feitio.

                                PS - Moro na Madeira.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                  Tive um Clio que fez 12 anos na minha mão com a mesma embraiagem. A minha Megane dci com 12 anos e 4 na minha mão e quase 200k também tem a embraiagem de origem. Ambos pegam em cima; não é defeito, é feitio.

                                  PS - Moro na Madeira.
                                  Aí gastam muita embraiagem e pastilha :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                                    125mil km e a levar embraiagem? Andaram a fazer marcha atrás primeira com a laguna?

                                    Está aqui um cheirinho a kilometros martelados.
                                    Isso depende muito da utilização e dos locais onde andas.

                                    Eu por exemplo sou da Madeira, levo com muito transito em hora de ponta, muito para arranca em subidas obviamente uma embraiagem na minha mão não vai durar o mesmo do que alguém que faz autoestrada em Portugal Continental por mais cuidado que tenha.

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                                      #19
                                      E até na muda do óleo. Tenho um cliente na Madeira e sei bem como é.


                                      Fazer 30000kms na Madeira é muito diferente de fazer Lisboa-Porto diariamente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        E até na muda do óleo. Tenho um cliente na Madeira e sei bem como é.


                                        Fazer 30000kms na Madeira é muito diferente de fazer Lisboa-Porto diariamente.
                                        Não é por acaso que a malta por aqui vende os carros com a descrição "carro com maioria dos km feitos no continente"

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                          E até na muda do óleo. Tenho um cliente na Madeira e sei bem como é.


                                          Fazer 30000kms na Madeira é muito diferente de fazer Lisboa-Porto diariamente.
                                          Exatamente aqui normalmente mudas de 10 em 10 ou 15 em 15 no máximo. No meu caso tenho um série 1 que após a revisão indica 30 mil ou 2 anos mas passados 13/14 mil o próprio sistema já me manda ir trocar o oleo

                                          Para não falar nas médias de combustível... aqui é quase impossível fazer os famosos 4/5 litros aos 100 km. A não ser alguém que ande sempre na via rápida e mesmo assim não sei não.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Por situações dessas ou de outras (exemplo de uso em transito intenso diariamente), é que as marcas autos tem recomendação de troca de óleo alternada, para essas situações, que lhe atribuem o nome de "uso intensivo/adverso/etc".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Picard Ver Post
                                              Não é por acaso que a malta por aqui vende os carros com a descrição "carro com maioria dos km feitos no continente"
                                              E tipo que o continente é td igual, lol.
                                              Não queiram comprar carros usados que só fizeram arredores de LX norte, boa sorte

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                Por situações dessas ou de outras (exemplo de uso em transito intenso diariamente), é que as marcas autos tem recomendação de troca de óleo alternada, para essas situações, que lhe atribuem o nome de "uso intensivo/adverso/etc".
                                                O problema está que muitas vezes o carro manda mudar de 30 em 30 mil, tem um contador automático que não verifica nada a não ser os km passados e as pessoas levam isso à letra e depois dá asneira.

                                                No caso da BMW não sei ao certo o que o sistema calcula mas vai decrementando com a utilização que dou, nunca consegui fazer mais de 15 mil km sem o carro pedir para mudar o oleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Margini Ver Post
                                                  O problema está que muitas vezes o carro manda mudar de 30 em 30 mil, tem um contador automático que não verifica nada a não ser os km passados e as pessoas levam isso à letra e depois dá asneira.

                                                  No caso da BMW não sei ao certo o que o sistema calcula mas vai decrementando com a utilização que dou, nunca consegui fazer mais de 15 mil km sem o carro pedir para mudar o oleo.

                                                  Sim, estando configurado para o sistema "long service", mas casos há, que dá para seleccionar outros "serviços"

                                                  Mas em todo o caso, como se sabe de facto, a maioria só troca ao fim da quilometragem, portanto e mesmo que demores 5 anos a fazer por exemplo os 20.000km, só o trocarão nessa altura. Não faltam casos e casos assim.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Trocar de carro não fica mais barato?

                                                    Comentário

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