Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é para vocês andar devagar ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que é para vocês andar devagar ?

    Ora, ir no AE vazio a 100 km/h ? A 70 km/h ?

    Ir numa EN a 40 ( EN boa visibilidade obvio ).

    Ou mesmo ir numa AE com algum transito embora fluido mas a 70...obrigando a manobras extras de pesados e carros lentos, consequente maior poluição e menor fluidez, diria.


    E em localidade ? Aqui não há a questão de lento digamos, apenas acho devagar demais quando têm reacções muuuuito lentas tipo 3-15 dias a mudar de direcção, demorar 500m a atingir os 40 km/h, etc.

    #2
    Tudo que for abaixo dos limites é andar devagar imo. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. Os limites já são baixíssimos na maior parte das estradas.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
      Tudo que for abaixo dos limites é andar devagar imo. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. Os limites já são baixíssimos na maior parte das estradas.
      Sim, mas o que consideras " falta de respeito " ?
      Se é que consideras.

      Por ex por mim andar a 60 ou 70 com pouco trânsito é falta de respeito.

      Comentário


        #4
        Ainda que o limite em AE seja 120 km/h, considero isso andar devagar. E atenção que o faço muitas vezes. Andar depressa diria que é acima dos 150 km/h. Isto tudo com piso seco e boas condições de visibilidade. A chover, andar acima dos 120 km/h já pode ser considerado andar depressa.

        Fora das AE, depende muito. Há muitas zonas onde o limite é 50 m/h, mas eu acho que andar acima dos 30 ou 40 km/h já é andar demasiado depressa, seja porque tem muitos cruzamentos, muitas passadeiras, etc.

        Nas nacionais a coisa já é mais complicada de dizer, pois há inúmeras variáveis. Há zonas onde andar acima dos 80 km/h é demasiado e outras onde se anda bem a 120, por exemplo.

        Comentário


          #5
          Depende. Geralmente considero 120 na AE como 'devagar'... No entanto, a vir do último GP em Portimão, com kms de fila de carros + motas separados por meia dúzia de metros, a circular a 110 na direita e 120 na esquerda, achei extremamente alucinante, pior que conduzir a 250km/h

          Comentário


            #6
            Eu 120 considero ajustado e concordo que 150+ já é depressa.

            90 considero devagar. Faço-o no dia a dia no pequeno troço de AE onde ando mas varias vezes salto pa 95 / 105 para n empenar camiões ( 90 ) nem autocarros ( 100 ).
            Devagar mas aceitável desde que n prejudique os pesados.

            de 80 pa baixo acho excessivamente devagar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
              Depende. Geralmente considero 120 na AE como 'devagar'... No entanto, a vir do último GP em Portimão, com kms de fila de carros + motas separados por meia dúzia de metros, a circular a 110 na direita e 120 na esquerda, achei extremamente alucinante, pior que conduzir a 250km/h
              Esse é outro stress, por vezes via da direita parada e a malta no meio a 120...dass !

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                Ainda que o limite em AE seja 120 km/h, considero isso andar devagar. E atenção que o faço muitas vezes. Andar depressa diria que é acima dos 150 km/h. Isto tudo com piso seco e boas condições de visibilidade. A chover, andar acima dos 120 km/h já pode ser considerado andar depressa.

                Fora das AE, depende muito. Há muitas zonas onde o limite é 50 m/h, mas eu acho que andar acima dos 30 ou 40 km/h já é andar demasiado depressa, seja porque tem muitos cruzamentos, muitas passadeiras, etc.

                Nas nacionais a coisa já é mais complicada de dizer, pois há inúmeras variáveis. Há zonas onde andar acima dos 80 km/h é demasiado e outras onde se anda bem a 120, por exemplo.
                Genericamente é isto.

                Quanto ao que é "falta de respeito", acho que a velocidades em que os pesados têm que ultrapassar em AE é um perfeito disparate, ou seja alguém que num carro normal, por exemplo um Clio circule continuadamente a 80 ou 90 km/h na AE assusta-me um bocado.

                Penso que será alguém que pode estar com um problema de saúde ou com os copos e que pode ter algum tipo de reacção imprevista.

                Nas AE o limite mínimo para os ligeiros deveria ser 90 km/h

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                  Tudo que for abaixo dos limites é andar devagar imo. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha. Os limites já são baixíssimos na maior parte das estradas.
                  Em parte concordo.

                  Os limites deviam ser revistos, implementar limites dinâmicos. Mas também com isso implementar tolerância zero e multas mais pesadas a quem prevaricar. Já sei que não é a opinião de toda a gente, é a minha.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                    Genericamente é isto.

                    Quanto ao que é "falta de respeito", acho que a velocidades em que os pesados têm que ultrapassar em AE é um perfeito disparate, ou seja alguém que num carro normal, por exemplo um Clio circule continuadamente a 80 ou 90 km/h na AE assusta-me um bocado.

                    Penso que será alguém que pode estar com um problema de saúde ou com os copos e que pode ter algum tipo de reacção imprevista.

                    Nas AE o limite mínimo para os ligeiros deveria ser 90 km/h
                    Nem 8 nem 80, imagina eu ando diversas vezes a 90 / 100 mas tb falamos da A1 nos primeiros 10 / 20 km ou seja ha sempre algum transito, andar a 120 implica andar constantemente a travar e etc.

                    Mas como te digo, se tiver espaço, vou a 90 e tal e se vier um BUS passo pa 105, na óptica de poupança.

                    Se fosse pa fazer 100 KM de AE iria a 110 / 130 e nunca 90.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                      Nem 8 nem 80, imagina eu ando diversas vezes a 90 / 100 mas tb falamos da A1 nos primeiros 10 / 20 km ou seja ha sempre algum transito, andar a 120 implica andar constantemente a travar e etc.

                      Mas como te digo, se tiver espaço, vou a 90 e tal e se vier um BUS passo pa 105, na óptica de poupança.

                      Se fosse pa fazer 100 KM de AE iria a 110 / 130 e nunca 90.
                      A utilização destas vias não pode ser com base no teu comportamento ou no meu, deve ser de forma a que os coisas funcionam bem.

                      Se alguém a todo o custo quer ir muito devagar porque acha que assim consome menos, é um problema dele, mas passa a ser também dos outros se isso configurar mais risco de acidente ou atrapalhar o trânsito.

                      Daí a necessidade de algum equilíbrio e achar que para um ligeiro os 90 deveriam ser o mínimo, se não tiver condições para andar a isso (carro ou condutor), falamos de uma bomba relógio.

                      Claro que isto não significa que alguém que não sabe conduzir e vai a perder velocidade numa subida de AE e vá aos 70 deva logo ser multado.

                      Comentário


                        #12
                        Sou franco, com as placas de limite de velocidade que vejo por aí já há muito que perdi a noção do que é andar devagar... 40kms/h como velocidade máxima para se passar por debaixo do Aqueduto das Águas Livres em segurança? Tá tudo doido? A essa velocidade até o carocha de 63 dá a sensação de estar parado!!
                        Editado pela última vez por Jbranco; 01 April 2022, 12:35.

                        Comentário


                          #13
                          Como, no geral, já foi dito, andar devagar é andar abaixo dos limites concretos de cada via e respectivas condições de circulação, facto que se traduz, frequentemente, no andar a prejudicar a fluidez de cada via a cada momento! O princípio é este... (facto que é contraordenacionalmente punível mas que ninguém pune... eu nunca vi...)

                          Comentário


                            #14
                            Para mim é se está a empatar o resto do trânsito, mesmo que vá dentro dos limites, como o tipo que ontem entrou na A44 vindo da A29 e colocou-se logo na via da esquerda, estando a direita completamente livre...

                            E não se mexeu. Toda a gente teve que o ultrapassar pela direita.

                            Já várias vezes ia devagar em nacionais a apreciar a vista e quando via que estava a empatar alguém, encosto um pouco mais à direita e deixo passar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                              A utilização destas vias não pode ser com base no teu comportamento ou no meu, deve ser de forma a que os coisas funcionam bem.

                              Se alguém a todo o custo quer ir muito devagar porque acha que assim consome menos, é um problema dele, mas passa a ser também dos outros se isso configurar mais risco de acidente ou atrapalhar o trânsito.

                              Daí a necessidade de algum equilíbrio e achar que para um ligeiro os 90 deveriam ser o mínimo, se não tiver condições para andar a isso (carro ou condutor), falamos de uma bomba relógio.

                              Claro que isto não significa que alguém que não sabe conduzir e vai a perder velocidade numa subida de AE e vá aos 70 deva logo ser multado.
                              Sim de acordo mas é aí que refiro que 90 é OK mas abaixo disso considero já algo absurdo.
                              E de 70 pa baixo nem comento, numa de ir em plano e sem grande transito pois claro.

                              Uma coisa que me faz mta especie é em localidades aquela malta que anda bueee devagarinho e sem reflexos nenhuns, topam-se logo à entrada das rotundas.

                              Comentário


                                #16
                                Diria que andar devagar é 130 em AE, uns 90-100 em EN e uns 50 em cidade.

                                Andar em 70 em AE como indicado no 1º post é - na minha opinião - um perigo, quer para o condutor, quer para os restantes utentes da via.

                                E isto depende das vias. Numa das minhas zonas preferidas (São pedro de Moel), há rectas enormes com bom piso e limite de 40. Já as fiz ao… triplo, sem sentir insegurança.
                                Editado pela última vez por Etcetera; 01 April 2022, 13:08.

                                Comentário


                                  #17
                                  Pois a cena da insegurança é que por vezes nao a sentimos.

                                  Achamos que vamos seguros a 200 mas aquilo de seguro em comparando com 120, não é nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ir a 100 na AE é inseguro e tem que ser criminalizado, ir a 200 na AE é seguro e tem que ser legalizado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                                      Ir a 100 na AE é inseguro e tem que ser criminalizado, ir a 200 na AE é seguro e tem que ser legalizado.
                                      Estamos alinhados!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Os limites superiores aqui são off-topic.

                                        Mas da mesma forma que quando se vai a um "all you can eat" / rodizio, etc. não se tem que sair de lá mal disposto, ou comer 2 kg de carne. Com os limites superior é o mesmo se o limite for alto ou não houver limite, não significa que se tenha que andar muito depressa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                          Os limites superiores aqui são off-topic.

                                          Mas da mesma forma que quando se vai a um "all you can eat" / rodizio, etc. não se tem que sair de lá mal disposto, ou comer 2 kg de carne. Com os limites superior é o mesmo se o limite for alto ou não houver limite, não significa que se tenha que andar muito depressa.
                                          Mas se fores lá e comeres uma folha de alface, ninguém se vai indignar e abrir um tópico... ou se calhar vai

                                          Comentário


                                            #22
                                            Os limites são pensados para as capacidades gerais dos condutores, não dos carros. Já se sabe que um F40 ou um Fiat 500 (o original!) tem de cumprir os mesmos limites porque a peça mais importante é o "parafuso que segura o volante".

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Icterio Ver Post
                                              Os limites são pensados para as capacidades gerais dos condutores, não dos carros. Já se sabe que um F40 ou um Fiat 500 (o original!) tem de cumprir os mesmos limites porque a peça mais importante é o "parafuso que segura o volante".
                                              Diria que um F40 será bem mais complexo de conduzir que un 500 original. Um cheirinho a mais no pé direito e estás a falar com quem vai atrás de ti…

                                              Comentário


                                                #24
                                                A sensação que tenho é que regra geral o conceito de velocidade excessiva está bem acima dos limites de velocidades estipulados por lei…

                                                Em chuva, por exemplo, alterou substancialmente o meu comportamento na estrada, muito respeito.

                                                Agora uma A2 Lx p/ Algarve a 120kmh é seguro a 160kmh é muito grave… ok.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  acho que na itália "lento" é menos de metade do limite.

                                                  p.ex. andar a 60 na autoestrada é lento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                    A sensação que tenho é que regra geral o conceito de velocidade excessiva está bem acima dos limites de velocidades estipulados por lei…

                                                    Em chuva, por exemplo, alterou substancialmente o meu comportamento na estrada, muito respeito.

                                                    Agora uma A2 Lx p/ Algarve a 120kmh é seguro a 160kmh é muito grave… ok.
                                                    Só é muito grave a partir de 180. Entre 150 e 180 é só grave.

                                                    O meu conceito de andar devagar é quando olhas para o espelho e tens uma fila de carros atrás de ti. E no meio desses estão já alguns condutores a esbracejar.

                                                    Mais a sério, nas AE, já me apeteceu ir a 100km/h e não me senti em perigo. Ia na direita, muito mais atento aos espelhos, se via um camião ou autocarro a aproximar-se baixava um pouco a velocidade para ele ultrapassar mais depressa, e depois voltava a minha velocidade. Por incrível que pareça, obrigava-me a estar bem mais atento ao transito que me circundava, do que se fosse a velocidades superiores.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Dou por mim a andar muito mais devagar do que andava há 20 anos atrás.

                                                      Entretanto com filhos (ando à cerca de 10 anos a dormir mal), profissão desgastante e dezenas de anos em cima, noto que estou muito mais confortável a "andar devagar" pelos padrões aqui do FMGO (exemplo: entre 100 e 120 km/h em AE).

                                                      Também já fui da opinião que o limite máximo deveria ser o mínimo, mas a mudança de circunstâncias alterou, e muito, essa minha percepção.

                                                      E o desenvolvimento completo do lóbulo pré-frontal também deve ter ajudado.

                                                      As estatísticas também não mentem: os acidentes em que os carros ficam de tal maneira torcidos que nem se reconhece a marca têm quase sempre o mesmo denominador comum: condutor do sexo masculino, na casa dos 20 anos. Má avaliação e mau julgamento do perigo, achar que os limites são demasiado baixos e os outros (são sempre "os outros", sejam condutores, sejam legisladores) são todos uns nabos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                        Só é muito grave a partir de 180. Entre 150 e 180 é só grave.
                                                        huh.. não é 170?

                                                        tipo,

                                                        50-120 ok
                                                        120-150 leve (60 €)
                                                        150-170 grave (120 € + 3 pontos)
                                                        170+ mt grave (300 € + 5 pontos)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                          huh.. não é 170?

                                                          tipo,

                                                          50-120 ok
                                                          120-150 leve (60 €)
                                                          150-170 grave (120 € + 3 pontos)
                                                          170+ mt grave (300 € + 5 pontos)
                                                          60km acima do limite.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A resposta é óbvia:

                                                            -Andar devagar, são todos aqueles que vão mais devagar que eu. Uns empatas, uns perigos.

                                                            -Andar depressa, são todos aqueles que vão mais depressa que eu. Uns aceleras criminosos!

                                                            Eu sou o arquétipo do bom condutor, o padrão que todos deviam seguir. Eu vou sempre à velocidade certa.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X