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    Insólito - Stand

    Boa noite a todos,

    Hoje aconteceu-me uma das coisas mais insólitas dos últimos tempos.
    Adquiri um veiculo (motociclo) em Novembro, comprado num stand muito bem conceituado da zona.
    Após cerca de 6 meses de uso do mesmo, hoje por estranho que pareça recebo uma chamada do stand a informar-me que tenho que deixar a mota no stand pois precisam de a levar a uma inspeçao B em breve. (amanhã iria embarcar numa viagem de 2000 km!!)

    O mesmo pelos vistos se prende com um sinistro que a mesma teve pouco antes de eu a comprar.
    Questiono o responsavel do stand se posso circular com a mota, ao qual ele me responde que não, ao qual de seguida questiono se poderia ter circulado este tempo todo com ela, ao qual ele me responde que tambem nao deveria ter andado, mas que ainda bem que correu tudo bem.

    Posto isto, qual acham a melhor opção daqui para a frente com base na v/ experiencia??

    #2
    Anula o negócio, tu devolves a mota, ele o dinheiro.

    Que pouca vergonha

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
      Anula o negócio, tu devolves a mota, ele o dinheiro.

      Que pouca vergonha
      Não queria ser tao bonzinho a esse ponto…
      É demasiado fácil para o stand, e assim não aprendem a lição …

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Samtron Ver Post
        Boa noite a todos,

        Hoje aconteceu-me uma das coisas mais insólitas dos últimos tempos.
        Adquiri um veiculo (motociclo) em Novembro, comprado num stand muito bem conceituado da zona.
        Após cerca de 6 meses de uso do mesmo, hoje por estranho que pareça recebo uma chamada do stand a informar-me que tenho que deixar a mota no stand pois precisam de a levar a uma inspeçao B em breve. (amanhã iria embarcar numa viagem de 2000 km!!)

        O mesmo pelos vistos se prende com um sinistro que a mesma teve pouco antes de eu a comprar.
        Questiono o responsavel do stand se posso circular com a mota, ao qual ele me responde que não, ao qual de seguida questiono se poderia ter circulado este tempo todo com ela, ao qual ele me responde que tambem nao deveria ter andado, mas que ainda bem que correu tudo bem.

        Posto isto, qual acham a melhor opção daqui para a frente com base na v/ experiencia??

        Informaram-te antes de fazeres negócio que a mota teve um acidente que tivesse de ser inspeccionada para conformidade?
        Se não, manda esse negócio para os porcos, e se não quiserem anular o negócio, ameaça-os com um processo de falta de informação, que poderia pôr a tua segurança e a dos outros em risco, ameaça com um pedido de indmnização, pelo que escrevi e por teres andado a circular com a mota, sem que ninguem te tivesse informado, foi um risco para ti e para outros, um risco já concretizado.
        Ou seja sem saberes cometeste uma infracção sem culpa nenhuma.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Samtron Ver Post
          Não queria ser tao bonzinho a esse ponto…
          É demasiado fácil para o stand, e assim não aprendem a lição …
          Sinceramente, e infelizmente, estás em Portugal.

          O que significa que isto está bom é para os malandros. E por aqui me fico

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Samtron Ver Post
            Não queria ser tao bonzinho a esse ponto…
            É demasiado fácil para o stand, e assim não aprendem a lição …
            Como já foi referido, anula o negócio e se quiseres ir mais longe até tens direito a um indemnização por perdas (devido a teres comprado em Novembro e agora já está tudo mais caro).
            Atenção com a mota que se ela estiver ilegal para circular e fores mandado parar pela brigada de trânsito estás sujeito a multa e talvez suspensão da carta de condução. E de nada te serve se foste enganado ou não.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Samtron Ver Post
              Boa noite a todos,

              Hoje aconteceu-me uma das coisas mais insólitas dos últimos tempos.
              Adquiri um veiculo (motociclo) em Novembro, comprado num stand muito bem conceituado da zona.
              Após cerca de 6 meses de uso do mesmo, hoje por estranho que pareça recebo uma chamada do stand a informar-me que tenho que deixar a mota no stand pois precisam de a levar a uma inspeçao B em breve. (amanhã iria embarcar numa viagem de 2000 km!!)

              O mesmo pelos vistos se prende com um sinistro que a mesma teve pouco antes de eu a comprar.
              Questiono o responsavel do stand se posso circular com a mota, ao qual ele me responde que não, ao qual de seguida questiono se poderia ter circulado este tempo todo com ela, ao qual ele me responde que tambem nao deveria ter andado, mas que ainda bem que correu tudo bem.

              Posto isto, qual acham a melhor opção daqui para a frente com base na v/ experiencia??
              diz-me uma coisa chegaste a ter o registo/título de propriedade da Mota na mão?

              Comentário


                #8
                Situação de todo incompreensível.

                Como referido, resolvia o negócio em si.

                Comentário


                  #9
                  eu anulava o negócio imediatamente e pedia mais algum para compensação de risco e de aumento de preços dos veículos desde novembro, nem que fossem 500 ou 1000€. claro que eles não devem ir na cantiga no primeiro caso e muito menos no segundo. é ameaçá-los veementemente que vais fazer queixa imediata na psp por burla consumada e por falta de informação ou omissão de informação e que irás tratar do caso com um advogado.

                  agora sendo mais coerentes, sabes que isso irá arrastar-se e ou resolve-se com uma carta do advogado, ou com os julgados de paz antes de ir para tribunal ou então só mesmo em tribunal daqui a uns anos (contaria com uns 2 no mínimo, o que a teu favor só resultará no acumular de "juros" pelo tempo que ficaste sem a mota e no qual tiveste que comprar outra ou através de outros meios).

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                    eu anulava o negócio imediatamente e pedia mais algum para compensação de risco e de aumento de preços dos veículos desde novembro, nem que fossem 500 ou 1000€. claro que eles não devem ir na cantiga no primeiro caso e muito menos no segundo. é ameaçá-los veementemente que vais fazer queixa imediata na psp por burla consumada e por falta de informação ou omissão de informação e que irás tratar do caso com um advogado.

                    agora sendo mais coerentes, sabes que isso irá arrastar-se e ou resolve-se com uma carta do advogado, ou com os julgados de paz antes de ir para tribunal ou então só mesmo em tribunal daqui a uns anos (contaria com uns 2 no mínimo, o que a teu favor só resultará no acumular de "juros" pelo tempo que ficaste sem a mota e no qual tiveste que comprar outra ou através de outros meios).
                    Contar com a chatice, ansiedade e tudo mais (nomeadamente e eventualmente HH de advogados).

                    Não compensa, pelo menos em PT.

                    Arruma e pede o € de volta.

                    Se se negarem, aí sim, avançar com tudo

                    Comentário


                      #11
                      sim, não compensa, mas não estou a ver o stand a aceitar devolver de bom grado pelo menos o dinheiro e voltar a ficar com a mota. quando muito, retribui algum do que foi pago, tipo 500€ ou assim para as chatices que poderia ter tido (não sei valores da mota). ou então o user é um musculado e tatuado que vai lá exigir e mete meto ao susto com o falatório intimidante.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por m4nn1pul0 Ver Post
                        Informaram-te antes de fazeres negócio que a mota teve um acidente que tivesse de ser inspeccionada para conformidade?
                        Se não, manda esse negócio para os porcos, e se não quiserem anular o negócio, ameaça-os com um processo de falta de informação, que poderia pôr a tua segurança e a dos outros em risco, ameaça com um pedido de indmnização, pelo que escrevi e por teres andado a circular com a mota, sem que ninguem te tivesse informado, foi um risco para ti e para outros, um risco já concretizado.
                        Ou seja sem saberes cometeste uma infracção sem culpa nenhuma.

                        num motociclo não ha nada que se possa ver num sinistro (é diferente do deixar cair)

                        Num sinistro mais ou menos não ha nada para ver, é inspeção B imediatamente ou perda total, porque bainhas/braco oscilante e quadro são logo postos em causa. Por isso a segurança do veiculo é logo posto em causa.

                        Comentário


                          #13
                          Conseguiste saber pelo stand ou por outra via se realmente foi devido a sinistro?
                          Independentemente do motivo, não deixa de ser uma situação lamentavel que nunca deveria acontecer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                            Como já foi referido, anula o negócio e se quiseres ir mais longe até tens direito a um indemnização por perdas (devido a teres comprado em Novembro e agora já está tudo mais caro).
                            Atenção com a mota que se ela estiver ilegal para circular e fores mandado parar pela brigada de trânsito estás sujeito a multa e talvez suspensão da carta de condução. E de nada te serve se foste enganado ou não.
                            Sim já me informei com a GNR e efetivamente não posso circular com a mota, nem poderia ter andado este tempo todo!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AntonioGT Ver Post
                              diz-me uma coisa chegaste a ter o registo/título de propriedade da Mota na mão?
                              Após muita insistência, passado cerca de 1 mês e meio recebi o livrete da Mota em casa.
                              No meio disto tudo, estamos a falar de uma Mota no valor de 7000€…!!
                              Foi a Mota que sempre idealizei e vejo assim um sonho “destruído”
                              O melhor mesmo seria tentar averiguar se realmente foi um grande acidente ou apenas uma queda pra o lado que originou a hospitalização do condutor …

                              Comentário


                                #16
                                Tenta anular o negocio ... mas com Stand's só com um bom advogado ao barulho.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como é que alguém que compre um carro ou mota usada consegue saber se este tem de passar numa inspeção tipo B?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Billboard Ver Post
                                    Como é que alguém que compre um carro ou mota usada consegue saber se este tem de passar numa inspeção tipo B?
                                    Tecnicamente se há obrigação de ipo B é porque tambem houve apreensão de documentos e para os reaver só depois de aprovado.

                                    Agora não sei que falcatruas ou falta de comunicação entre organismos públicos existem para acontecerem casos como o do OP que diz já ter o DUA em nome dele.

                                    Quanto muito o normal e possivel seria alguem passar a declaração de venda ee respectiva documentação da apreensão a um eventual comprador e só depois deste estar munido da ficha de aprovação é que o imt emitia e enviava o novo DUA.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      sim, não compensa, mas não estou a ver o stand a aceitar devolver de bom grado pelo menos o dinheiro e voltar a ficar com a mota. quando muito, retribui algum do que foi pago, tipo 500€ ou assim para as chatices que poderia ter tido (não sei valores da mota). ou então o user é um musculado e tatuado que vai lá exigir e mete meto ao susto com o falatório intimidante.
                                      Felizmente contam-se pelos dedos as vezes que tive de recorrer a advogados... Mas já aconteceu.

                                      Uma advogada amiga e que não precisa de dinheiro, costuma aconselhar-me por amizade... Aos 50 anos valorizo muito o direito preventivo...

                                      Relato um episódio, interessante:

                                      um dos meus carritos com suspensão airmatic necessitou de 2 amortecedores.

                                      Comprei numa casa nacional, pois no concessionário oficial aceitam montar as peças compradas fora.... Mas claro se houver raia não assumem nada...

                                      Depois de montar os dois amortecedores novos, dessa casa, passado pouquíssimo tempo, creio que 1 mês, surgiram barulhos, uns estalos fortes... No concessionário, fez-se um diagnóstico com recurso a uma espécie de estetoscópio, e foi possível concluir que a responsabilidade vinha dos novos amortecedores...

                                      Liguei para o fornecedor dos amortecedores e naturalmente pediram-me os amortecedores desmontados para enviar para o fabricante e sujeitar a testes... Isso implicaria uma paragem do carro em elevador na oficina por mais de um mês. Expliquei que não seria possível manter o carro a ocupar um elevador... Disseram que não tinha outra forma de resolver...

                                      Por minha conta e risco, desmontei os amortecedores defeituosos e coloquei uns na marca (custaram o dobro). Expliquei ao Srs que queria a devolução do dinheiro por já ter resolvido com equipamento de origem...

                                      Responderam que não podiam assumir, bla, bla, bla...

                                      Mais 2 ou 3 emails, sempre de forma cordial, a "exigir" a devolução do dinheiro...

                                      Entretanto, recebo resposta, por email, de advogado da empresa (um clássico). Coloco a minha advogada em CC nos emails, mas sempre eu a responder. O tom de email foi sempre o mesmo: "meus Srs, o V/equipamento tinha defeito, perdi a confiança mo V/produto e não me resolveram a situação de forma pronta, por isso já instalei equipamento original...".

                                      Sempre abater na mesma tecla, até que lhes envio email a informar que me vou deslocar à empresa deles para resolvermos a questão presencialmente, pós não aceitaria outra solução que não fosse a devolução do valor, pois já tinha resolvido o problema... Solicito data e hora, preferencialmente à luz do dia...

                                      No dia seguinte recebi email com a informação que me iriam devolver o dinheiro...

                                      Claro que não sou de andar à porrada com ninguém, mas o direito em Portugal desde logo com a presunção de inocência é um embroglio...

                                      As vezes um encosto/abre olhos não faz mal a ninguem!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                        Felizmente contam-se pelos dedos as vezes que tive de recorrer a advogados... Mas já aconteceu.

                                        Uma advogada amiga e que não precisa de dinheiro, costuma aconselhar-me por amizade... Aos 50 anos valorizo muito o direito preventivo...

                                        Relato um episódio, interessante:

                                        um dos meus carritos com suspensão airmatic necessitou de 2 amortecedores.

                                        Comprei numa casa nacional, pois no concessionário oficial aceitam montar as peças compradas fora.... Mas claro se houver raia não assumem nada...

                                        Depois de montar os dois amortecedores novos, dessa casa, passado pouquíssimo tempo, creio que 1 mês, surgiram barulhos, uns estalos fortes... No concessionário, fez-se um diagnóstico com recurso a uma espécie de estetoscópio, e foi possível concluir que a responsabilidade vinha dos novos amortecedores...

                                        Liguei para o fornecedor dos amortecedores e naturalmente pediram-me os amortecedores desmontados para enviar para o fabricante e sujeitar a testes... Isso implicaria uma paragem do carro em elevador na oficina por mais de um mês. Expliquei que não seria possível manter o carro a ocupar um elevador... Disseram que não tinha outra forma de resolver...

                                        Por minha conta e risco, desmontei os amortecedores defeituosos e coloquei uns na marca (custaram o dobro). Expliquei ao Srs que queria a devolução do dinheiro por já ter resolvido com equipamento de origem...

                                        Responderam que não podiam assumir, bla, bla, bla...

                                        Mais 2 ou 3 emails, sempre de forma cordial, a "exigir" a devolução do dinheiro...

                                        Entretanto, recebo resposta, por email, de advogado da empresa (um clássico). Coloco a minha advogada em CC nos emails, mas sempre eu a responder. O tom de email foi sempre o mesmo: "meus Srs, o V/equipamento tinha defeito, perdi a confiança mo V/produto e não me resolveram a situação de forma pronta, por isso já instalei equipamento original...".

                                        Sempre abater na mesma tecla, até que lhes envio email a informar que me vou deslocar à empresa deles para resolvermos a questão presencialmente, pós não aceitaria outra solução que não fosse a devolução do valor, pois já tinha resolvido o problema... Solicito data e hora, preferencialmente à luz do dia...

                                        No dia seguinte recebi email com a informação que me iriam devolver o dinheiro...

                                        Claro que não sou de andar à porrada com ninguém, mas o direito em Portugal desde logo com a presunção de inocência é um embroglio...

                                        As vezes um encosto/abre olhos não faz mal a ninguem!!!
                                        Deduzo que quem devolveu o dinheiro é uma excelente empresa. Porque legalmente não tinham que o fazer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por magico10 Ver Post
                                          Deduzo que quem devolveu o dinheiro é uma excelente empresa. Porque legalmente não tinham que o fazer...
                                          Tou certo disso! A minha advogada informou-me que não tinham essa obrigação
                                          ..

                                          Eu tb tenho empresa e tb já devolvi dinheiro sem ser "obrigado"...

                                          Acredita, existem problemas que eu prefiro pagar para não ter...

                                          Comentário

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