Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ajuda na compra de carro elétrico vs híbrido vs gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ajuda na compra de carro elétrico vs híbrido vs gasolina

    Boa tarde a todos,

    Gostaria de pedir uma ajuda para a compra de um carro. Devo dizer desde já que percebo muito pouco de carros e não tenho nenhuma preferência em especial, o meu objetivo é que seja económico e seguro.


    1. Que tipo de carros gostas? Não tenho nenhum preferência em especial, desde que não seja muito grande tipo carrinha. Gosto de SUV, ou citadinos normais.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Citadino ou utilitário.
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Sem preferência
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Por vezes sim, 1-2 vezes por semana
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 500km/semana, ou seja cerca de 25000km/ano. Tenciono reduzir a km mas só em 2-3 anos.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Sim, sobretudo em auto-estrada, mas com distâncias diárias máximas de 250km
    8. Os consumos terão grande importância? Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? Não
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Valor máximo por volta dos 30 mil, mas estou numa política de quanto menos conseguir por um carro económico e seguro melhor.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Indiferente


    Basicamente pretendo um carro para a realização de algumas viagens frequentes (tipo Porto - Braga, Porto- Trofa, Porto-Vila Real), diárias. Para evitar os custos de combustível tinha pensado inicialmente num elétrico com autonomia de cerca de 300km, mas tenho receio que o investimento inicial a que sou obrigada só me compense daqui a uns largos anos (pelas minhas contas em 4-5 anos).
    Assim, fico na dúvida na compra de um usado com poucos km a gasolina/gasóleo ou então um híbrido (apesar destes já caírem para valores mais elevados).
    Agradeço desde já a ajuda.

    #2
    Para esses kms eu sugiro um elétrico.

    Não sei como fez as contas, para concluir que só iria compensar ao fim de 4/5 anos.

    Pergunto:
    Comparou carros equivalentes, teve em consideração o IUC, manutenção de rotina, manutenção sem ser de rotina, economia de carregamento em bi-horário, se for possível.

    É que, 25.000kms por ano, assim por estimativa, pode dar uma economia superior a 300€ por mês, 300€x48(meses)=14.400€ de poupança em 4 anos... Atenção que isto é com pouco rigor.

    Edit: Fui consultar as minhas folhas de cálculo, pois já fiz esse estudo, para 25.000kms por ano, a poupança total são 368€ por mês em relação a um carro a gasolina.
    Editado pela última vez por pedrolima678; 25 April 2022, 17:32.

    Comentário


      #3
      E porque não equacionar o mesmo para o EV? Um usado?

      Comentário


        #4
        Com esse orçamento deve dar para procurar um Kia Niro 64 kwh, a autonomia chega para fazer isso sem grande stress

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carloscolin Ver Post
          Com esse orçamento deve dar para procurar um Kia Niro 64 kwh, a autonomia chega para fazer isso sem grande stress
          Hmm, por acaso há uns meses havia Kia/Hyundai de 64 kWh por 33 ou 34 k€ no SV, mas agora só vejo a 41 : Pesquisar Hyundai novos para venda | Standvirtual

          Comentário


            #6
            se for para fazer 250km em AE, por menos de 30000 euros é muito dificil sinceramente. Para todo o resto de percursos é perfeito um eletrico

            Comentário


              #7
              Para esses km sugiro um diesel. Um hibrido em autoestrada nao é grande coisa, é mais para quem usa muito um carro em cidade e ocasionalmente viagens longas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                Para esses kms eu sugiro um elétrico.

                Não sei como fez as contas, para concluir que só iria compensar ao fim de 4/5 anos.

                Pergunto:
                Comparou carros equivalentes, teve em consideração o IUC, manutenção de rotina, manutenção sem ser de rotina, economia de carregamento em bi-horário, se for possível.

                É que, 25.000kms por ano, assim por estimativa, pode dar uma economia superior a 300€ por mês, 300€x48(meses)=14.400€ de poupança em 4 anos... Atenção que isto é com pouco rigor.

                Edit: Fui consultar as minhas folhas de cálculo, pois já fiz esse estudo, para 25.000kms por ano, a poupança total são 368€ por mês em relação a um carro a gasolina.
                Talvez fosse interessante partilhares essas contas, não estou a ver tamanha poupança, a não ser que assumas um cenário muito favorável para uns e desfavorável para outros !?

                2.000 km/mês num carro económico e com uma condução económica são 100 lts de combustível por mês (diesel).

                Com cupões, low cost, poupa-mais, etc. mesmo com o gasóleo caro como está, significam uns 170/180 euros mês.

                Um elétrico deve gastar uns 50 ou 60 euros no mínimo ? Depois introduzindo, IUC, manutenções, etc. acho difícil chegar a essas diferenças

                Comentário


                  #9
                  Os elétricos são sempre carregados à noite em casa com tarifa bi horária, os combustão sempre com BP Ultimate sem qualquer desconto

                  Comentário


                    #10
                    Eu tentaria um eléctrico, tendo condições para carregar em casa, um e-Niro parece-me uma excelente opção.

                    Faço as contas assim por alto, considerando gasóleo vs eléctrico:
                    Gasóleo média de 5.5 x 2€/l= 11€/100 kms (eu sei que o gasóleo vai descer em Maio, mas depois ninguém sabe muito bem o que vai acontecer, estou a dar uma margem)
                    Eléctrico média de 18 x 18cts/kw= 3.24€/100 kms (considerei média de 15 + 20% para perdas no carregamento e aumentos futuros)

                    Diferença são 7.76 €/100 kms que multiplicando pelos 25K kms/ano revelam uma poupança de 1940€ a somar IUC, podemos falar de 2100€/ano. Portanto em 4 anos são 8400 €. Como a manutenção é imprevisível, não fiz contas nesse particular. Mas atenção que não havendo nada oneroso para trocar nos primeiros anos, diria que deve andar ela por ela, já que p.e., o Niro faz revisões de 15 em 15 mil kms e a maior parte dos carros a gasóleo faz de 30 em 30 mil kms.

                    Comentário


                      #11
                      Alguém que põe a economia como prioridade consegue consumos mais baixos e compra gasóleo em low cost e promoções.

                      Portanto em vez dos 11 €/ litro, apontava para 8/9 euros e uma diferença anual para o elétrico de 1.200/1.300 euros.

                      P.S. Não te esqueças de adicionar o custo do rent a car ao elétrico, quando quiseres fazer aquela viagem maiorzinha

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                        Talvez fosse interessante partilhares essas contas, não estou a ver tamanha poupança, a não ser que assumas um cenário muito favorável para uns e desfavorável para outros !?

                        2.000 km/mês num carro económico e com uma condução económica são 100 lts de combustível por mês (diesel).

                        Com cupões, low cost, poupa-mais, etc. mesmo com o gasóleo caro como está, significam uns 170/180 euros mês.

                        Um elétrico deve gastar uns 50 ou 60 euros no mínimo ? Depois introduzindo, IUC, manutenções, etc. acho difícil chegar a essas diferenças
                        Vou tentar explicar as minhas contas:

                        Foi uma comparação entre o carro a gasolina e consumo REAL em cidade (8,5l/100) e um BMW i3.

                        Combustível 2€ litro
                        Eletricidade 0,10€/kW (bi horário)

                        Combustível: 354€ gasolina vs 29€ eletricidade

                        IUC: 12,50€/mês carro gasolina vs 0€ elétrico

                        Manutenção mês: 51€ carro gasolina vs 7,50€ elétrico.
                        Nesta rubrica, considerei, desgaste de pneus, calços e disco de travão, muito menor no elétrico e também embraiagem e mais umas coisitas...

                        Nestas contas não considerei o seguro, pois agora tenho seguro de danos próprios e no carro a gasolina tinha contra terceiros.

                        PS: Acho que não me esqueci de nada.

                        Comentário


                          #13
                          pedrolima768, não referes qual o carro a gasolina

                          Estás a comparar segmentos iguais? Um carro a gasolina que consome 8,5l/100 e cidade não será um carro a gasolina adequado para a cidade. Só fazes cidade?

                          Os carros elétricos gastam menos pneu? Julgava que devido ao superior binário fosse o contrário. Os pneus do teu I3 não devem ser nada baratos (devido às medidas especiais. Estou enganado?

                          Comentário


                            #14
                            além de que o preço do combustível, é sempre "subjetivo"
                            energia, vai buscar o custo especifico do bi horário,
                            então e a gasolina, eu coloco a 1,86€ na repsol por exemplo (com os respetivos descontos, nem falo das low cost)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                              Alguém que põe a economia como prioridade consegue consumos mais baixos e compra gasóleo em low cost e promoções.

                              Portanto em vez dos 11 €/ litro, apontava para 8/9 euros e uma diferença anual para o elétrico de 1.200/1.300 euros.

                              P.S. Não te esqueças de adicionar o custo do rent a car ao elétrico, quando quiseres fazer aquela viagem maiorzinha

                              Tentei fazer algo médio, mas para quem consegue colocar um carro a gasóleo a gastar 8-9€/100kms também consegue baixar dos 18Kw/100 kms num eléctrico. Acaba por ajustar-se.

                              Claro que fazer futurologia não é fácil, no que aos preços dos combustíveis e electricidade dizem respeito. E manutenção idem...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Tentei fazer algo médio, mas para quem consegue colocar um carro a gasóleo a gastar 8-9€/100kms também consegue baixar dos 18Kw/100 kms num eléctrico. Acaba por ajustar-se.

                                Claro que fazer futurologia não é fácil, no que aos preços dos combustíveis e electricidade dizem respeito. E manutenção idem...
                                Se considerares gasóleo a 2 euros, mas utilização do Poupa Mais, fica a 1,5

                                Com consumos de 5 litros (Megane ou classe A 1,5 diesel + condução cuidada) fica em 7,5 Euros e meio. É possivel menos ainda ....

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                  Se considerares gasóleo a 2 euros, mas utilização do Poupa Mais, fica a 1,5

                                  Com consumos de 5 litros (Megane ou classe A 1,5 diesel + condução cuidada) fica em 7,5 Euros e meio. É possivel menos ainda ....
                                  Fica a 1.5 euros quando fica.
                                  Tens de colocar no mínimo 16 litros e para ficar a esse valor tens de meter 32 euros e descontar 8 euros.
                                  Tirando as alturas promocionais dos euros a triplicar, 8 euros de descontos são 160 euros em compras Pingo-doce.

                                  Falo por experiência própria que nem sempre dá.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                    pedrolima768, não referes qual o carro a gasolina

                                    Estás a comparar segmentos iguais? Um carro a gasolina que consome 8,5l/100 e cidade não será um carro a gasolina adequado para a cidade. Só fazes cidade?

                                    Os carros elétricos gastam menos pneu? Julgava que devido ao superior binário fosse o contrário. Os pneus do teu I3 não devem ser nada baratos (devido às medidas especiais. Estou enganado?
                                    Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                    pedrolima768, não referes qual o carro a gasolina

                                    Estás a comparar segmentos iguais? Um carro a gasolina que consome 8,5l/100 e cidade não será um carro a gasolina adequado para a cidade. Só fazes cidade?

                                    Os carros elétricos gastam menos pneu? Julgava que devido ao superior binário fosse o contrário. Os pneus do teu I3 não devem ser nada baratos (devido às medidas especiais. Estou enganado?
                                    Falha minha, o carro que tinha era um AUDI A3 1.4 TFSI Sportback.
                                    Acho que se pode considerar do mesmo segmento, sendo que o i3, tem mais espaço interior (4 lugares), mas mala mais pequena.

                                    Sim, faço cerca de 90% dos kms em cidade.

                                    Sim, os elétricos gastam menos pneus, discos e calços, devido à travagem regenerativa, faz com que tenhas travagens muito mais suaves e consequentemente menor gasto de pneus, calços e discos.

                                    Mais uma vez sim, os pneus do i3, são mais caros que os do Audi; os do Audi custavam cerca de 85€ e os do i3 são cerca de 130€, mas esta diferença, está contemplada nos custos de manutenção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SalvadorP Ver Post
                                      Se considerares gasóleo a 2 euros, mas utilização do Poupa Mais, fica a 1,5

                                      Com consumos de 5 litros (Megane ou classe A 1,5 diesel + condução cuidada) fica em 7,5 Euros e meio. É possivel menos ainda ....
                                      Ó Salvador, então andamos aqui a "tentar adivinhar" o preços dos combustíveis e electricidade, os custos da manutenção de um ICE vs um eléctrico e agora também temos que considerar as campanhas promocionais?

                                      Já chega (e sobra) de variáveis...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                        Ó Salvador, então andamos aqui a "tentar adivinhar" o preços dos combustíveis e electricidade, os custos da manutenção de um ICE vs um eléctrico e agora também temos que considerar as campanhas promocionais?

                                        Já chega (e sobra) de variáveis...
                                        E ainda falta o custo de aquisição do veículo (novo ou usado) e o valor comercial do mesmo ao fim de determinado espaço temporal.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                          Falha minha, o carro que tinha era um AUDI A3 1.4 TFSI Sportback.
                                          Acho que se pode considerar do mesmo segmento, sendo que o i3, tem mais espaço interior (4 lugares), mas mala mais pequena.

                                          Sim, faço cerca de 90% dos kms em cidade.

                                          Sim, os elétricos gastam menos pneus, discos e calços, devido à travagem regenerativa, faz com que tenhas travagens muito mais suaves e consequentemente menor gasto de pneus, calços e discos.

                                          Mais uma vez sim, os pneus do i3, são mais caros que os do Audi; os do Audi custavam cerca de 85€ e os do i3 são cerca de 130€, mas esta diferença, está contemplada nos custos de manutenção.

                                          E qual o espaço temporal que consideraste nas tuas contas? É que se consideraste troca de embraiagem na manutenção de um ICE, o espaço temporal deve ter sido bem grande não? Quantos anos? Quantos kms por ano?

                                          EDIT: Vi agora que falaste em 25k por ano e 4 anos. Mas um veículo ICE, em condições normais, não muda embraiagem aos 4 anos ou 100k kms. Muitos nem no dobro desse tempo/quilometragem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por PauloRaposo Ver Post
                                            E qual o espaço temporal que consideraste nas tuas contas? É que se consideraste troca de embraiagem na manutenção de um ICE, o espaço temporal deve ter sido bem grande não? Quantos anos? Quantos kms por ano?

                                            EDIT: Vi agora que falaste em 25k por ano e 4 anos. Mas um veículo ICE, em condições normais, não muda embraiagem aos 4 anos ou 100k kms. Muitos nem no dobro desse tempo/quilometragem.
                                            Comprei os dois usados.
                                            O Audi vendi, para comprar o i3, nessa altura o Audi tinha 120.000 kms.

                                            O espaço temporal, são cerca de 6 anos.
                                            Editado pela última vez por pedrolima678; 26 April 2022, 22:47.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                              Fica a 1.5 euros quando fica.
                                              Tens de colocar no mínimo 16 litros e para ficar a esse valor tens de meter 32 euros e descontar 8 euros.
                                              Tirando as alturas promocionais dos euros a triplicar, 8 euros de descontos são 160 euros em compras Pingo-doce.

                                              Falo por experiência própria que nem sempre dá.
                                              Com poupa mais, ivaucher e meter nas bombas do pingo doce, estou a "pagar" o gasóleo á media de 1,38€, antes da guerra andava nos 1,16€.
                                              Tenho de fazer as compras da mercearia para o mês, por isso...160€ até é pouco em mercearia para uma família de 5.
                                              Faço mais ou menos os mesmos kms que o criador deste tópico, com a diferença de no meu caso ser na maioria nacional.
                                              A minha megane 1.5dci está com uma média de 4,8l/100kms e consigo melhor se andar a pisar ovos. ..portanto, é como diz o outro, são muitos números, é fazer as contas.

                                              Atenção que não quero com isto dizer que aconselho carro diesel. Cada caso é um caso, para mim não comprava EV.
                                              mas para 2º carro, para as voltas pequenas e para a mulher andar, que faz poucos kms por ano, já ando a equacionar isso.

                                              EDIT: uma correção, faço cerca de metade dos kms que o criador do topico refere.
                                              Editado pela última vez por KingTDI; 26 April 2022, 22:48.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                Vou tentar explicar as minhas contas:

                                                Foi uma comparação entre o carro a gasolina e consumo REAL em cidade (8,5l/100) e um BMW i3.

                                                Combustível 2€ litro
                                                Eletricidade 0,10€/kW (bi horário)

                                                Combustível: 354€ gasolina vs 29€ eletricidade

                                                IUC: 12,50€/mês carro gasolina vs 0€ elétrico

                                                Manutenção mês: 51€ carro gasolina vs 7,50€ elétrico.
                                                Nesta rubrica, considerei, desgaste de pneus, calços e disco de travão, muito menor no elétrico e também embraiagem e mais umas coisitas...

                                                Nestas contas não considerei o seguro, pois agora tenho seguro de danos próprios e no carro a gasolina tinha contra terceiros.

                                                PS: Acho que não me esqueci de nada.
                                                Não estou a ver, muito sinceramente, como são apenas 90€/ano de manutenção no I3, ou noutro eléctrico qualquer, ainda para mais considerando toda a manutenção incluindo pneus (imagina que duram 4 anos x 25 mil kms/ano, ou seja aos 100 mil kms gastas 520 € + 20 € alinhamento de direcção, que dividindo por 48 meses dá 11.25 €). Só em pneus gastas mais desses 7.50€/mês, fora as revisões, que desconheço como são no I3.

                                                Depois a questão embraiagem...eu já tive (e tenho ainda) carros muito rodados, na casa dos 300 mil kms e com embraiagem e bimassa de origem e nunca troquei uma embraiagem simplesmente porque não foi preciso. Não fiz contas ao meu ICE sobre os custos de manutenção, por isso nem vou entrar pelos 51€/mês, apesar de me parecer exagerado assim à 1ª vista. Mas acho que a diferença (43.50€/mês) é que está francamente alargada...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                  Com poupa mais, ivaucher e meter nas bombas do pingo doce, estou a "pagar" o gasóleo á media de 1,38€, antes da guerra andava nos 1,16€.
                                                  Tenho de fazer as compras da mercearia para o mês, por isso...160€ até é pouco em mercearia para uma família de 5.
                                                  Faço mais ou menos os mesmos kms que o criador deste tópico, com a diferença de no meu caso ser na maioria nacional.
                                                  A minha megane 1.5dci está com uma média de 4,8l/100kms e consigo melhor se andar a pisar ovos. ..portanto, é como diz o outro, são muitos números, é fazer as contas.

                                                  Atenção que não quero com isto dizer que aconselho carro diesel. Cada caso é um caso, para mim não comprava EV.
                                                  mas para 2º carro, para as voltas pequenas e para a mulher andar, que faz poucos kms por ano, já ando a equacionar isso.

                                                  EDIT: uma correção, faço cerca de metade dos kms que o criador do topico refere.
                                                  Bom, o autovoucher já acabou e sempre foi temporário. Quem faz contas daqui para a frente, não o pode considerar. Quanto às trocas das campanhas, há muito gente que não usa o Pingo Doce, seja porque acha caro, seja porque tem mais perto outros supermercados, etc. Depois para 25 mil kms/ano e conseguir essa "poupança" de 25% não é nada fácil...por outro lado há quem não abasteça na BP, ou sequer combustíveis simples.

                                                  Acho que é mais fácil e assertivo considerar, de uma forma geral, um valor médio das low-cost para os combustíveis e um valor médio do Kw (sem bi-horário). Dito isto, obviamente que cada um tem a sua realidade e isso é de valorizar no âmbito particular e não geral.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                                    Não estou a ver, muito sinceramente, como são apenas 90€/ano de manutenção no I3, ou noutro eléctrico qualquer, ainda para mais considerando toda a manutenção incluindo pneus (imagina que duram 4 anos x 25 mil kms/ano, ou seja aos 100 mil kms gastas 520 € + 20 € alinhamento de direcção, que dividindo por 48 meses dá 11.25 €). Só em pneus gastas mais desses 7.50€/mês, fora as revisões, que desconheço como são no I3.

                                                    Depois a questão embraiagem...eu já tive (e tenho ainda) carros muito rodados, na casa dos 300 mil kms e com embraiagem e bimassa de origem e nunca troquei uma embraiagem simplesmente porque não foi preciso. Não fiz contas ao meu ICE sobre os custos de manutenção, por isso nem vou entrar pelos 51€/mês, apesar de me parecer exagerado assim à 1ª vista. Mas acho que a diferença (43.50€/mês) é que está francamente alargada...
                                                    Estas foram as minhas contas, baseadas na minha experiência, vale o que vale...

                                                    Mas mesmo desprezando a diferença dos custos de manutenção, o elétrico ainda tem uma vantagem superior a 300€.

                                                    PS: O custo da manutenção periódica do BMW i3, são 160€ de 2 em 2 anos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                                      Com poupa mais, ivaucher e meter nas bombas do pingo doce, estou a "pagar" o gasóleo á media de 1,38€, antes da guerra andava nos 1,16€.
                                                      Tenho de fazer as compras da mercearia para o mês, por isso...160€ até é pouco em mercearia para uma família de 5.
                                                      Faço mais ou menos os mesmos kms que o criador deste tópico, com a diferença de no meu caso ser na maioria nacional.
                                                      A minha megane 1.5dci está com uma média de 4,8l/100kms e consigo melhor se andar a pisar ovos. ..portanto, é como diz o outro, são muitos números, é fazer as contas.

                                                      Atenção que não quero com isto dizer que aconselho carro diesel. Cada caso é um caso, para mim não comprava EV.
                                                      mas para 2º carro, para as voltas pequenas e para a mulher andar, que faz poucos kms por ano, já ando a equacionar isso.

                                                      EDIT: uma correção, faço cerca de metade dos kms que o criador do topico refere.
                                                      Como já disse, tirando as alturas a triplicar os euros, para teres os 8 euros, de modo a conseguires 25% de desconto, tens de gastar 160 em compras.
                                                      Não é necessário muito mas isso dá para 16 litros. Uns 300 kms num diesel Se fizeres 1200 kms, já precisas de 640 euros de compras.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Se bem percebi, o gasóleo é quase de borla (desde que com um cartão) e os elétricos não servem para deslocações longas.

                                                        Isto está bonito...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por pedrolima678 Ver Post
                                                          Estas foram as minhas contas, baseadas na minha experiência, vale o que vale...

                                                          Mas mesmo desprezando a diferença dos custos de manutenção, o elétrico ainda tem uma vantagem superior a 300€.

                                                          PS: O custo da manutenção periódica do BMW i3, são 160€ de 2 em 2 anos.
                                                          Estou aqui a tentar acompanhar as tuas contas, até porque tenho mesmo curiosidade nelas:
                                                          160€:24=6.67€/mês

                                                          Se referes que 7.5€/mês de custos de manutenção com tudo, então só há espaço para 83cts/mês para pneus, pastilhas, e mais o que precisar. Algo está aí a falhar, até porque no post anterior já mostrei (acho que não estou errado) que os pneus mesmo durando 100 mil kms, só aí são 11.25€/mês.

                                                          EDIT: o que está a bold não estou a discutir, até porque a tua experiência é citadina com um carro a gasolina e ainda por cima em Bi-horário, portanto nada a dizer, na tua realidade. Basta termos um carro a diesel (ou gasolina) a gastar 5-5.5 vs eletricidade a custar 18cts/kw+20% de perdas, e a poupança diminui drasticamente. Agora temos sempre que enquadrar na realidade de cada um, e neste caso nem sei qual é.
                                                          Editado pela última vez por Ecoflex; 27 April 2022, 21:44.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                            Como já disse, tirando as alturas a triplicar os euros, para teres os 8 euros, de modo a conseguires 25% de desconto, tens de gastar 160 em compras.
                                                            Não é necessário muito mas isso dá para 16 litros. Uns 300 kms num diesel Se fizeres 1200 kms, já precisas de 640 euros de compras.
                                                            Atenção que de forma alguma defendo os ICE e detrimento dos EVs. Mas as contas, para carros do tipo familiares, complicam-se quando um EV custa mais 10.000€.
                                                            10.000€ abatidos nas manutenções e selo que diferem de um ICE para um EV, é muito.

                                                            Ao uso que dei ao meu último diesel, em 250.000kms não gastei 10.000€ em manutenções. Incluindo a troca de 2 correias de distribuição.
                                                            Não incluindo obviamente pneus e travões, um EV também os gasta.
                                                            A Diferença abate-se no valor do combustível usado em cada um.
                                                            Feitas as contas se calhar fica elas por elas...

                                                            Isto se não houver aluguer de baterias.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X