Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida Reserva Automovel - Registo de Propriedade

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Duvida Reserva Automovel - Registo de Propriedade

    Boa Tarde,

    estou em fase de aquisição de viatura usada , contudo foi avisado pelo stand que o carro em questão tem ainda no "Livrete" a menção a uma reserva de propriedade a uma instituição financeira tendo a dívida sido já liquidada. Sendo que o antigo proprietário passaria no stand entre hoje e amanhã para apresentar prova dessa liquidação.

    Contudo existe em mim algum receio.

    Isto é, será possivel o stand/vendedor passar o registo do carro para mim quando existe ainda uma reserva sem comprovativo de liquidaçao?

    Se assim for, significa isto que a divida poderá transitar para o novo proprietário ?


    Obrigado.

    #2
    Se não tiveres documentação da entidade credora libertar a reserva podes correr o risco....

    Já vendi um carro com reserva em que saldei a mesma e foi-me entregue documentação referente a isso, documentação essa que entreguei ao novo proprietário não fosse ele correr o risco de assumir um crédito em falta.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por GreenArcher Ver Post
      Boa Tarde,

      estou em fase de aquisição de viatura usada , contudo foi avisado pelo stand que o carro em questão tem ainda no "Livrete" a menção a uma reserva de propriedade a uma instituição financeira tendo a dívida sido já liquidada. Sendo que o antigo proprietário passaria no stand entre hoje e amanhã para apresentar prova dessa liquidação.

      Contudo existe em mim algum receio.

      Isto é, será possivel o stand/vendedor passar o registo do carro para mim quando existe ainda uma reserva sem comprovativo de liquidaçao?

      Não. Nem mesmo com o comprovativo de liquidação. Para novo registo de propriedade só mesmo com a extinção de reserva emitida pela entidade financeira.

      Se assim for, significa isto que a divida poderá transitar para o novo proprietário ?

      Não transita nada, porque é impossível efectuar novo registo.

      Obrigado.
      A bold.

      Comentário


        #4
        Atadinho, que assim seja... :D

        Comentário


          #5
          O Atadinho já respondeu a quase tudo.
          Atenção que neste caso, terá de ser pago o equivalente a 2 registos: o da extinção da reserva de propriedade e a venda para o novo proprietário.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
            O Atadinho já respondeu a quase tudo.
            Atenção que neste caso, terá de ser pago o equivalente a 2 registos: o da extinção da reserva de propriedade e a venda para o novo proprietário.
            Uma pequena correção:

            Não são 2 registos. É uma alteração de dados(extinção de reserva +/- 30€) e um registo(novo proprietário +/- 60€). Que embora seja feito tudo ao mesmo tempo e com a emissão de apenas um DUA, temos que pagar as duas coisas...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
              Uma pequena correção:

              Não são 2 registos. É uma alteração de dados(extinção de reserva +/- 30€) e um registo(novo proprietário +/- 60€). Que embora seja feito tudo ao mesmo tempo e com a emissão de apenas um DUA, temos que pagar as duas coisas...
              Eu sei que já foi há muitos anos (2006) e pode ter mudado, mas a minha mulher comprou um carro a uma tia com reserva de propriedade e pagou exactamente o dobro para o colocar em seu nome.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                Uma pequena correção:

                Não são 2 registos. É uma alteração de dados(extinção de reserva +/- 30€) e um registo(novo proprietário +/- 60€). Que embora seja feito tudo ao mesmo tempo e com a emissão de apenas um DUA, temos que pagar as duas coisas...
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Eu sei que já foi há muitos anos (2006) e pode ter mudado, mas a minha mulher comprou um carro a uma tia com reserva de propriedade e pagou exactamente o dobro para o colocar em seu nome.
                Em 2005 ou 2006, comprei um carro com reserva de propriedade (já tinha a documentação com extinção da reserva), e sei que paguei mais de 150€.
                Não me lembro exactamente a razão do valor , mas sei que tive de fazer 2 registos (1 para extinguir a reserva de propriedade e outro para passar para o meu nome).

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                  Eu sei que já foi há muitos anos (2006) e pode ter mudado, mas a minha mulher comprou um carro a uma tia com reserva de propriedade e pagou exactamente o dobro para o colocar em seu nome.
                  Originalmente Colocado por MLopes Ver Post
                  Em 2005 ou 2006, comprei um carro com reserva de propriedade (já tinha a documentação com extinção da reserva), e sei que paguei mais de 150€.
                  Não me lembro exactamente a razão do valor , mas sei que tive de fazer 2 registos (1 para extinguir a reserva de propriedade e outro para passar para o meu nome).
                  Posso estar enganado, não sou eu que costumo pagar... Mas vou tentar confirmar.

                  Edit: Cá está: https://dre.pt/dre/legislacao-consol...75775-49562375 -- Fazendo online acho que é mais barato.
                  Ou vocês pagaram multa por exceder os prazos ou fizeram o registo num notário/solicitador/etc e pagaram pelo "serviço".
                  Editado pela última vez por Atadinho; 28 April 2022, 14:47.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Atadinho Ver Post
                    Posso estar enganado, não sou eu que costumo pagar... Mas vou tentar confirmar.

                    Edit: Cá está: https://dre.pt/dre/legislacao-consol...75775-49562375 -- Fazendo online acho que é mais barato.
                    Ou vocês pagaram multa por exceder os prazos ou fizeram o registo num notário/solicitador/etc e pagaram pelo "serviço".
                    No meu caso foi numa loja do cidadão, portanto sem intermediários. Não me lembro quanto era na altura (os mesmos 65€ ???), mas sei que a minha mulher pagou o dobro, por causa da extinção da reserva de propriedade. Ela vinha bastante chateada com isso.

                    P.S. Não tenho ideia de ser fora de prazo...

                    EDIT:
                    Vi com a data de 2006 e não faz menção à extinção de reserva de propriedade (ou então estou a ver mal). Eram 60€ na altura. Pagou 2 registos, disso não tenho qualquer dúvida.


                    Editado pela última vez por Ecoflex; 28 April 2022, 16:29.

                    Comentário


                      #11
                      Em 2016 fui eu que fui tratar à conservatória do averbamento de um carro de um amigo que vinha com reserva de propriedade do antigo dono e foram 90€.
                      Editado pela última vez por nmyguel; 29 April 2022, 13:47.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por nmyguel Ver Post
                        Em 2006 fui eu que fui tratar à conservatória do averbamento de um carro de um amigo que vinha com reserva de propriedade do antigo dono e foram 90€.
                        A única explicação que encontro é alguém dos serviços não ter feito as coisas como deveria ser, e depois acaba-se por pagar 2 registos, em vez de 1 e meio.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                          A única explicação que encontro é alguém dos serviços não ter feito as coisas como deveria ser, e depois acaba-se por pagar 2 registos, em vez de 1 e meio.

                          Enganei-me, foi em 2016, já corrigi.

                          Comentário

                          AD fim dos posts Desktop

                          Collapse

                          Ad Fim dos Posts Mobile

                          Collapse
                          Working...
                          X