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Resolver problema com a Norauto...

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    Resolver problema com a Norauto...

    Boas,
    ISto vai ser talvez um pouco longo, espero que aguentem e possam ajudar...
    Lamentavelmente, numa simples troca de 4 pneus, a Norauto Coimbra estragou-me com alguma gravidade as 4 jantes da minha carrinha Skoda Superb com 4 anos, que até aí se encontravam como novas. Deve ter sido ao colocar o pneu novo, rasparam os rebordos todos até ao metal e, não contentes, ainda estragaram a face de algumas. Na altura, se não tenho sido eu a reparar e a chamar a atenção, não me iam dizer nada!!!! Se tenho saído da oficina não ia ser nada com eles. Enfim, como vi e acusei na hora (era óbvio, o metal todo raspado e a monte....) assumiram mandar para reparar, o que fizeram. Mas vieram da suposta reparação sem repor o metal em falta e pintadas "às três pancadas"! Reclamei de novo e, desta vez, lá assumiram que não estava bem e mandaram de novo para reparar. Eis que voltam mais uma vez sem reparar (rebordos defeituosos e com metal em falta) e ainda cheias de defeitos na pintura (lixo, má aplicação e até tinta em falta em certas zonas, que só não é mais evidente porque o primário de base é também acizentado)!!! Mais, na montagem dos pneus voltaram a estragar 2 das jantes!!! Voltei a reclamar e desta vez não quiseram saber, mandaram só um mail a dizer que estava reparado e pronto a ser levantado!!! Escrevi no livro de reclamações e enviei carta de reclamação à sede da empresa. A resposta foi épica! Argumentos deles:
    - marcaram comigo 4 vezes e eu não compareci (mentira, contactaram para marcar mas a minha vida não é isto...)
    - A Norauto não tem obrigação de repor as jantes ao estado origina de fábrica, apenas de reparar os danos que causou (que não fez, porque estão lá!)
    - As jantes estão certamente melhores agora do que quando lá entraram porque o carro já tem 60.000 km

    (Ou seja, eu tenho que ser mau condutor e as jantes devem ser material de desgaste, porque estarem como novas com 60.000Km parece impossível!)
    - Eu estou a tentar obter benefício ilegítimo quando pedi a substituição das jantes se não as repararem como deve ser (pois, eles atiram com tinta para disfarçar e eu tenho que aceitar!)
    - Apresentaram fotos tiradas pela oficina em como as jantes estão todas bonitas e brilhantes (mas pela distância e pelo ângulo a que foram tiradas mais valia serem de satélite...)

    Enfim, fiz nova reclamação no livro electrónico, desta vez com as provas fotográficas dos defeitos presentes nas jantes e que até um cego vês: A tinta com lixo, com bolhas e outros defeitos; zonas sem tinta (furações dos parafusos, interior de alguns raios e rebordo junto ao pneu); os rebordos irregulares dos danos que causaram e fotos dos NOVOS danos que causaram, em tudo iguais aos primeiros. Resposta: As jantes já foram reparadas duas vezes, lamentamos que não tenha ficado satisfeito, não voltamos a reparar!

    Alguém já teve este tipo de problemas? Como é que se lida com gente desta laia?
    Agradecido por qualquer comentário/ajuda!

    #2
    Não consigo adicionar fotos para mostrar os danos/defeitos...

    Comentário


      #3
      As fotos devem ter uma resolução muito grande e têm que ser reduzidas.

      Comentário


        #4
        Obrigado!

        jante 1.jpg
        jante 2.jpg
        jante 3.jpg
        jante 4.jpg
        jante 5.jpg
        jante 6.jpg

        Comentário


          #5
          Pelo que vejo nas fotos, essa reparação das jantes não foi mais que um pintor a lixar e pintar. Não foram reparadas...

          Comentário


            #6
            Nas alturas livres que tiveres, agarras no carro, e levas para a frente da Norauto em questão. Depois fazes uns cartazes a mencionar a vista de trabalho que fizeram, com letras bem legíveis, de forma a os outros clientes verem. Se conseguires desmontar as jantes e ir praticamente para a entrada da Norauto melhor.

            Podes ainda mencionar que o pós venda e livro de reclamações não funciona.

            Isto para dizer, que em último reduto, nada como atacar o marketing e o bom nome de uma casa para se verem apertados e porem a mexer

            Comentário


              #7
              @Lynx Essa é exactamente a minha opinião: não foi feita reparação nenhuma! Foi um "disfarça e manda embora". As jantes estavam absolutamente como novas quando lá entraram! Sou extremamente cuidadoso com o carro, até lhe aplico cera de vez em quando! Aliás, esqueci de mencionar que o acabamento nem é sequer igual ao original, que era um prata acetinado. O que lá meteram é uma tinta cinza metalizado cheio de flocos, parece tinta de carroçaria e levanta, inclusive, sérias dúvidas quanto à durabilidade... Mas pronto, sou eu que tenho que me chatear com isto e a pô-los em tribunal porque, mesmo tendo visto as fotos da segunda reclamação, para eles está tudo bem. É quase inacreditável...
              Editado pela última vez por pcspinheiro; 28 April 2022, 14:29.

              Comentário


                #8
                @Pittboxer Não digo que não seja má ideia, mas não tenho vida para isso... Mas vendo que me estragaram as mesmas jantes DUAS VEZES! nem imagino a quantidade de pessoas que saem de lá com elas no mesmo estado mas nem reparam. Ou reparam tarde demais e depois não é nada com a Norauto porque não foi sinalizado na hora. Estou extremamente desgostoso com isto. Se fosse eu a estragar assumia e pagava para reparar, mas estragarem eles as 4 de uma só vez??? Já conduzo há 25 anos, já mudei muitas vezes de pneus, nunca vi tal azelhice!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por pcspinheiro Ver Post
                  @Lynx Essa é exactamente a minha opinião: não foi feita reparação nenhuma! Foi um "disfarça e manda embora". As jantes estavam absolutamente como novas quando lá entraram! Sou extremamente cuidadoso com o carro, até lhe aplico cera de vez em quando! Aliás, esqueci de mencionar que o acabamento nem é sequer igual ao original, que era um prata acetinado. O que lá meteram é uma tinta cinza metalizado cheio de flocos, parece tinta de carroçaria e levanta, inclusive, sérias dúvidas quanto à durabilidade... Mas pronto, sou eu que tenho que me chatear com isto e apo-los em tribunal porque, mesmo tendo visto as fotos da segunda reclamação, para eles está tudo bem. É quase inacreditável...
                  Curiosidade, qual é a marca do Pneu em questão e as medidas?

                  Comentário


                    #10
                    São Good Year Vector 4 seasons, 215/60 R16

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por pcspinheiro Ver Post
                      São Good Year Vector 4 seasons, 215/60 R16
                      Nem são pneus difíceis de montar! Se eles tivessem que montar uns Potenza S01 com a medida 245/35 R18 desfaziam a jante toda!!!!

                      Apenas usei os "Hipermercados" das oficinas no meu GTC em 2008 para carregar o AC uma vez e estragaram o pipo de entrada do Gás e a resposta foi que não tinham meios para substituir o pipo danificado. Reclamação no livro e nunca mais coloquei em Norautos/Feuverts/Roadys etc....

                      Comentário


                        #12
                        @pcspinheiro, honestamente, só te irás safar com o envio de uma carta do "teu" advogado. Com tudo isto que passaste, podes inclusive exigir que te sejam pagas todas as despesas de deslocação e tempo perdido para resolveres um problema que não foste tu que causaste - e que anda não ficou resolvido.
                        Pior que a Norauto do Fórum, só mesmo a Feu Vert do AlmaShopping. É com cada história que por lá se dá

                        Se precisares de algum contato de um advogado em Coimbra, apita


                        BTW: em Coimbra, deves ter umas 10 casas de pneus que fazem melhores preços que a Norauto...

                        Comentário


                          #13
                          Pois, já me disseram que não são difíceis de montar, a parede é alta e macia. Só lá fui porque foi fácil encontrar estes pneus que queria em stock. Conduzo bastante no Norte, em zonas de muita chuva, e preferi estes a pneus de verão. Foi claramente falta de formação ou de atenção ao trabalho. Deixo uma foto exemplo do "serviço" inicial... onde dá também para perceber que o novo acabamento não é de todo igual...

                          Mas no teu caso também não resolveram o problema por meio de um serviço externo? Ou seja, o dano ficou do teu lado e a reclamação caiu em poço sem fundo?

                          jante 8.jpg
                          jante 7.jpg

                          Comentário


                            #14
                            @Tsport Pois, acredito que haja. Só lá fui porque tinha uma viagem longa prevista e não queria fazer 1600 Km com pneus já muito usados... e tinham estes que eu queria em stock. O quanto me arrependo, mais valia ir com eles usados que nem estavam tão maus quanto isso. Cada vez que recebo resposta deles até me dá volta ao estômago, são de uma presunção inacreditável. Então a resposta à minha carta que foi para a sede é de apetecer meter dentro a cara do gajo... Como o carro já tem 60.000 Km as jantes estão certamente em melhor estado agora!!!??? Nem sei se ria, se chore...

                            Não sei se uma carta de advogado serve de nada. Eles acham que tem a faca e o queijo na mão e penso que só mesmo um contacto de centro de arbitragem lá vai. E mesmo assim...
                            Editado pela última vez por pcspinheiro; 28 April 2022, 15:21.

                            Comentário


                              #15
                              Boa sorte com a resolução, infelizmente não me espanta nada tb tive uma chatice com a Feuvert há uns tempos que num simples alinhamento de direção conseguiram estragar o pipo interno do pneu resultado no dia a seguir queria ir trabalhar e tinha o pneu vazio, não fosse o meu irmão estar em casa e me safar queria ver quem me pagava o dia

                              Comentário


                                #16
                                Agradeço as respostas e opiniões. Do meu lado não vou desistir até que seja um juiz a dizer-me que não tenho razão. Até lá, a Norauto pode dizer que não à vontade... O certo é que as jantes estavam impecáveis até lá entrarem e agora estão neste estado lamentável, que à primeira vista nem parece muito mal, mas está um horror e tenho a certeza que em menos de um ano estão prontas para o lixo. A tinta já está a descascar numa das zonas que danificaram de novo...

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                                  #17
                                  Por acaso um amigo relatou-me à pouco tempo o mesmo numa Norauto, no caso dele foram 2 das 4 jantes que ficaram com o rebordo todo assassinado, semelhante a uma das fotos que colocaste. Assumiram e a reparação foi bem feita.

                                  Abre uma queixa num julgado de paz e dada a ineficácia das 2 reparações pede como compensação um jogo novo e equivalente de jantes. Convém pedires um orçamento à marca para teres logo um ponto de partida de valores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É melhor um julgado de paz ou um centro de arbitragem automóvel? As opiniões no Google do centro de arbitragem de Coimbra são péssimas... Eu até acredito que a casa que faz as supostas reparações é que tenha culpa de não estar a fazer o trabalho decente. Mas o certo é que a Norauto não quer saber, e voltou a estragar as jantes e não quer saber...
                                    Editado pela última vez por pcspinheiro; 28 April 2022, 15:46.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pcspinheiro Ver Post
                                      Agradeço as respostas e opiniões. Do meu lado não vou desistir até que seja um juiz a dizer-me que não tenho razão. Até lá, a Norauto pode dizer que não à vontade... O certo é que as jantes estavam impecáveis até lá entrarem e agora estão neste estado lamentável, que à primeira vista nem parece muito mal, mas está um horror e tenho a certeza que em menos de um ano estão prontas para o lixo. A tinta já está a descascar numa das zonas que danificaram de novo...
                                      tira novas fotos e mete as datas em que tiraste as outras e estas fotos. é mais uma prova.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu tenho tudo documentado em fotos, que ficam na Google Photos com o timestamp do dia em que foram tidadas. Eles é que estão a ser palermas porque não é o carro de nenhum deles. Se fosse, tenho a certeza que teriam outra atitude... Mas a resposta que recebi da sede da Norauto à minha reclamação escrita foi um chorrilho de idiotices taõ grande que, quando li, nem queria acreditar! Eu continuo sem perceber que espécie de empresa de reparação de jantes que se preze envia este tipo de serviço para fora DUAS VEZES!!! Leva-me a acreditar que foram entregues a algum artista de esquina que lhes atirou com alguma tinta metalizada para cima... Fico desgostoso cada vez que as vejo e até nem as tenho lavado para não ver a desgraça, porque me enerva... Enfim... na Norauto, como fiz questão de lhes dizer, nem mais uma lâmpada!

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                          Feu Vert do AlmaShopping. É com cada história que por lá se dá
                                          Essa tem uma cruz à porta, além de incompetentes são careiros

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por pcspinheiro Ver Post
                                            Boas,
                                            ISto vai ser talvez um pouco longo, espero que aguentem e possam ajudar...
                                            Lamentavelmente, numa simples troca de 4 pneus, a Norauto Coimbra estragou-me com alguma gravidade as 4 jantes da minha carrinha Skoda Superb com 4 anos, que até aí se encontravam como novas. Deve ter sido ao colocar o pneu novo, rasparam os rebordos todos até ao metal e, não contentes, ainda estragaram a face de algumas. Na altura, se não tenho sido eu a reparar e a chamar a atenção, não me iam dizer nada!!!! Se tenho saído da oficina não ia ser nada com eles. Enfim, como vi e acusei na hora (era óbvio, o metal todo raspado e a monte....) assumiram mandar para reparar, o que fizeram. Mas vieram da suposta reparação sem repor o metal em falta e pintadas "às três pancadas"! Reclamei de novo e, desta vez, lá assumiram que não estava bem e mandaram de novo para reparar. Eis que voltam mais uma vez sem reparar (rebordos defeituosos e com metal em falta) e ainda cheias de defeitos na pintura (lixo, má aplicação e até tinta em falta em certas zonas, que só não é mais evidente porque o primário de base é também acizentado)!!! Mais, na montagem dos pneus voltaram a estragar 2 das jantes!!! Voltei a reclamar e desta vez não quiseram saber, mandaram só um mail a dizer que estava reparado e pronto a ser levantado!!! Escrevi no livro de reclamações e enviei carta de reclamação à sede da empresa. A resposta foi épica! Argumentos deles:
                                            - marcaram comigo 4 vezes e eu não compareci (mentira, contactaram para marcar mas a minha vida não é isto...)
                                            - A Norauto não tem obrigação de repor as jantes ao estado origina de fábrica, apenas de reparar os danos que causou (que não fez, porque estão lá!)
                                            - As jantes estão certamente melhores agora do que quando lá entraram porque o carro já tem 60.000 km

                                            (Ou seja, eu tenho que ser mau condutor e as jantes devem ser material de desgaste, porque estarem como novas com 60.000Km parece impossível!)
                                            - Eu estou a tentar obter benefício ilegítimo quando pedi a substituição das jantes se não as repararem como deve ser (pois, eles atiram com tinta para disfarçar e eu tenho que aceitar!)
                                            - Apresentaram fotos tiradas pela oficina em como as jantes estão todas bonitas e brilhantes (mas pela distância e pelo ângulo a que foram tiradas mais valia serem de satélite...)

                                            Enfim, fiz nova reclamação no livro electrónico, desta vez com as provas fotográficas dos defeitos presentes nas jantes e que até um cego vês: A tinta com lixo, com bolhas e outros defeitos; zonas sem tinta (furações dos parafusos, interior de alguns raios e rebordo junto ao pneu); os rebordos irregulares dos danos que causaram e fotos dos NOVOS danos que causaram, em tudo iguais aos primeiros. Resposta: As jantes já foram reparadas duas vezes, lamentamos que não tenha ficado satisfeito, não voltamos a reparar!

                                            Alguém já teve este tipo de problemas? Como é que se lida com gente desta laia?
                                            Agradecido por qualquer comentário/ajuda!

                                            É uma coisa de tirar qualquer um do sério, principalmente quem tem brio nas suas coisas. A minha solidariedade.
                                            Já fizeste o que tinhas a fazer, agora só falta tentar levar o caso a tribunal, o que vai ter custos, mas se é uma questão de honra força.

                                            Eu sempre tive como principio levar o carro a estes sítios apenas para serviços corriqueiros, mas também eu passei por uma situação vergonhosa de incompetência que acabou por se resolver ao fim de meia dúzia de visitas e horas de chatice.
                                            Nessas visitas percebi que quem lá trabalha, e vi muitos por lá a fazer de conta que trabalham, vi inclusive bate-bocas entre supervisor e mecânicos, com os mecânicos literalmente a mandá-lo à *****, é do pior que o ser humano produz com uma formaçãozeca em mecânica, é malta que mais ninguém quer, que mais ninguém dá emprego e acabam onde mais ninguém quer trabalhar, shoppings/fins de semana/turnos rotativos.
                                            Era uma feuvert, já faliu.
                                            A partir daí, nem para encher os pneus volto a esses estabelecimentos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por pcspinheiro Ver Post
                                              Enfim... na Norauto, como fiz questão de lhes dizer, nem mais uma lâmpada!
                                              Esse tipo de lojas/oficinas (Norauto, FeuVert, Roady, etc) só mesmo em desespero, eles nem uma mudança de óleo sabem fazer em condições.

                                              É fugir a sete pés...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já me aconteceu mas foi numa firestop
                                                Metem uns putos maçaricos a mudar pneus e depois dá nisso.
                                                No meu caso reclamei verbalmente mas o puto pediu desculpa sem querer, deixei seguir. Mas também não estavam novinhas.

                                                No seu caso é uma questão de insistir. A Norauto tem seguro para pagar isso. Só tem de resolver.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Peço desculpa a todos, mas fazer algum serviço numa dessas oficinas é simplesmente como último recurso ou então por desconhecimento...

                                                  Assim como recorrer a clínicas de saúde em centros comerciais...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por CarLegends Ver Post
                                                    Peço desculpa a todos, mas fazer algum serviço numa dessas oficinas é simplesmente como último recurso ou então por desconhecimento...

                                                    Assim como recorrer a clínicas de saúde em centros comerciais...
                                                    Eh pá... não é para trocar uma caixa de velocidades ou um conjunto embraiagem/volante motor bimassa, mas apenas trocar uns "reles" pneus...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A DECO costuma ajudar, mesmo para quem não é assinante...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        DECO? Podes afirmar isso na primeira pessoa...?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                          A DECO costuma ajudar, mesmo para quem não é assinante...
                                                          Já fui sócio da DECO já solicitei ajuda, e o serviço prestado para mim resume-se ao serviço das Norautos e Feuvert.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                            A DECO costuma ajudar, mesmo para quem não é assinante...
                                                            Costuma? Não deviam gostar de mim na altura, então...

                                                            Comentário

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