Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Técnicas de venda para automóveis usados de particular

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Técnicas de venda para automóveis usados de particular

    O que pretendo com este tópico, é tentar perceber que técnicas podem ser usadas para ajudar a vender melhor um automóvel usado.

    Como por exemplo, quais as plataformas onde costumam ter mais êxito, como visualizações, favoritos e abordagem de compra? Costumam usar StandVirtual, OLX, CustoJusto, FAcebook Marketplace, Grupos de Facebook de vendas, outro?

    Que tipo de Vocabulário usam? Costumam por "veiculo para venda, para mais informações contacte" ou costumam fazer um anuncio bem descritivo de todas as características do veiculo?
    AS fotos, tiram muitas, a todos os pormenores? ou meia dúzia costuma chegar? Existem ângulos específicos,que melhoram o aspecto do carro, ou não ligam a isso, nem que o sol esteja de frente?
    Costumam incentivar o interessado a visitar o veiculo presencialmente?
    Ou são o tipo de vendedor que mete o numero de telemóvel colado nos vidros do carro, estacionado em algum ponto?

    O preço costumam logo anunciar o preço que pretendem, ou dão sempre por cima para haver margem de negociação?
    Que outras técnicas usam, ou podem ser usadas para vender por maior valor, ou vender mais depressa?

    #2
    Colocar o VIN do automóvel, demonstra seriedade.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
      Colocar o VIN do automóvel, demonstra seriedade.
      Curiosamente é raro o anúncio que vejo que tenha lá na descrição. Porque será?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
        Curiosamente é raro o anúncio que vejo que tenha lá na descrição. Porque será?
        Pela mesma razão que muitos optam por tapar a matrícula.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
          Curiosamente é raro o anúncio que vejo que tenha lá na descrição. Porque será?
          Porque o comprador comum não sabe o que pode fazer com isso, uma larga maioria nem sabe o que é o VIN...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Picard Ver Post
            Pela mesma razão que muitos optam por tapar a matrícula.
            Tapar a matrícula tem implicações mais abrangentes.

            Aqui no fórum temos/devemos tapar matrículas de fotos de carros que publicamos e não é por falta de seriedade...

            Comentário


              #7
              Um preço realista é a melhor tecnica...

              Comentário


                #8
                Boa parte dos anúncios tidos como de particulares são na realidade de intermediários... Uns mais sérios que outros.

                Portanto, eu tentaria dar a ideia que o carro está em meu nome e que o tenho comigo há x tempo

                Comentário


                  #9
                  Eu não faço vida de vender carros nem tenho isso como hobby, mas já vendi vários.

                  Para mim, o que funciona é ser o mais transparente possível. Não oculto, não minto, não dou tangas. Digo tudo o que sei sobre o carro e não tento dourar a pílula.

                  Tiro fotos de 3/4, preferencialmente ao Sol. Do interior tiro à sombra por causa dos reflexos e manchas que possam deturpar a realidade. Regra geral, tento usar um fundo bonito para as de exterior e um fundo neutro para as de interior, tipo uma parede branca.
                  O carro sempre lavado por dentro e por fora.

                  Quanto à descrição do anúncio, tento ser o mais claro e objetivo possível, sem estar a descrever tudo e mais alguma coisa. Refiro a manutenção, IPO, IUC, etc.

                  Deixo sempre uma nota a dizer que não aceito retomas/trocas.

                  Quando recebo mensagens a perguntar qual é o preço mínimo, não respondo. Quem pergunta isso por mensagem é porque não quer comprar. Anda só a brincar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                    Um preço realista é a melhor tecnica...
                    O que defines por preço realista? O valor real do carro? Ou o valor de mercado? Porque se formos a comprar pelo valor real do carro, são raríssimos os que se encontram. Se for pelo valor de mercado , não vais perder a oportunidade de fazer mais alguns euros, para acompanhar o mercado não é verdade?

                    Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                    Eu não faço vida de vender carros nem tenho isso como hobby, mas já vendi vários.

                    Para mim, o que funciona é ser o mais transparente possível. Não oculto, não minto, não dou tangas. Digo tudo o que sei sobre o carro e não tento dourar a pílula.

                    Tiro fotos de 3/4, preferencialmente ao Sol. Do interior tiro à sombra por causa dos reflexos e manchas que possam deturpar a realidade. Regra geral, tento usar um fundo bonito para as de exterior e um fundo neutro para as de interior, tipo uma parede branca.
                    O carro sempre lavado por dentro e por fora.

                    Quanto à descrição do anúncio, tento ser o mais claro e objetivo possível, sem estar a descrever tudo e mais alguma coisa. Refiro a manutenção, IPO, IUC, etc.

                    Deixo sempre uma nota a dizer que não aceito retomas/trocas.

                    Quando recebo mensagens a perguntar qual é o preço mínimo, não respondo. Quem pergunta isso por mensagem é porque não quer comprar. Anda só a brincar.
                    Concordo com tudo o que dizes, fora o que está a negrito. Apesar de eu não perguntar qual o valor minimo, mas pergunto sempre se o valor é negociavle (nem que seja 100 euros), se não for, a não ser que o carro tenha já um preço realista (dependendo do ponto de vista) perco logo o interesse.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                      Boa parte dos anúncios tidos como de particulares são na realidade de intermediários... Uns mais sérios que outros.
                      Como assim? que intermediários são esses?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                        Tapar a matrícula tem implicações mais abrangentes.

                        Aqui no fórum temos/devemos tapar matrículas de fotos de carros que publicamos e não é por falta de seriedade...
                        Quais são os perigos associados a facultar o VIN?

                        Comentário


                          #13
                          Lavar o carro e com ele ainda molhado tirar fotos. Vender sempre o carro de noite. Não indicar que o carro é de senhora, quando me dizem isso é logo para cancelar o negócio.

                          Comentário


                            #14
                            Evitar a frase “já não se fazem carros como este” quando se está a vender um carro velho e banal.

                            Comentário


                              #15
                              Eu tenho vendido os meus carros com muita facilidade, uso as seguintes técnicas:

                              -Muitas fotos e com qualidade, com a matrícula à vista.

                              -Descrição detalhada e sem adjetivos ridículos ou texto floreado.

                              -Carro lavado e com interiores impecavelmente limpos - tanto nas fotos como no test drive.

                              -Preço ajustado aos valores de mercado ou ligeiramente abaixo da média, muito perto do valor pretendido. Depois dos interessados verem e experimentarem o carro, recuso-me a baixar o valor.

                              Tem funcionado muito bem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                Quais são os perigos associados a facultar o VIN?
                                Eu falei em matrículas, não falei em VIN.

                                Comentário


                                  #17
                                  o problema do VIN e matricula é que apesar de úteis, é necessário desembolsar e não é pouco, no caso do site '' https://www.automovelonline.mj.pt/ '' são 10 euros só para ver o nº de proprietários, se é importado , e se tem processos.

                                  Neste site : '' https://eportugal.gov.pt/servicos/ob...cas-de-veiculo '' são 30 euros para supostamente ver se o nº de kilometros foi martelado de forma escandalosa (não devia ser aceite sequer mas, aparecem veículos com menos kilometros totais numa inspecção em relação à do ano anterior, sempre com a mesma desculpa, que o quadrante avariou , blablablá).
                                  Uma forma de contornar/reduzir kilometros reais, é quando o proprietário/stand tiver forma (o próprio ou algum amigo) de acesso à centralina, e meter poucos Km's/ano.
                                  Portanto, só tendo acesso à centralina do carro é que realmente se consegue saber o nº real de kilometros.

                                  o VIN - ou nº de quadro do veiculo, serve para se obter todas as informações técnicas e características do carro, a kilometragem (até à ultima inspecção) e o histórico legal do automóvel, mas verdade seja dita , o primeiro site já nos informa do mesmo e o segundo , dá-nos uma kilometragem aproximada do mesmo, este VIN é mesmo para tirar a limpo duvidas sobre a origem do mesmo e do nº de acidentes (registados pelas seguradoras) que o mesmo possa ter tido.

                                  o VIN serve para o seguinte;
                                  ''... Informações sobre
                                  danos e colisões;
                                  • Cronologia do veículo;
                                  • Quilometragem do veículo;
                                  • Fotos de veículos;
                                  • Verificação dos bancos de dados de veículos roubados;
                                  • Dados técnicos e equipamentos; ...''


                                  Para o VIN temos este site que para se ter relatório completo terá que se pagar

                                  '' https://www.autodna.com/ ''

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                    Vender sempre o carro de noite.

                                    Seriedade na venda...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                      Quais são os perigos associados a facultar o VIN?
                                      os perigos de sermos honestos é que há muito vigarista por aí e não é só em Portugal.

                                      Com esses elementos, vão pôr o nosso veiculo à venda em esquemas de burlas e no fim ainda sobra para nós em tribunal (na pior das hipóteses), termos que provar que desconhecíamos de todo que o nosso veiculo estava à venda.

                                      Outros marginais, usam o VIN de veículos de gama alta, para forjar veículos idênticos (marca, modelo, cor etc) mas furtados de outros países. Neste caso até os documentos são falsos, e por incrível que pareça, conseguem vender os mesmos em mercados paralelos (África etc).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                        O que pretendo com este tópico, é tentar perceber que técnicas podem ser usadas para ajudar a vender melhor um automóvel usado.

                                        Como por exemplo, quais as plataformas onde costumam ter mais êxito, como visualizações, favoritos e abordagem de compra? Costumam usar StandVirtual, OLX, CustoJusto, FAcebook Marketplace, Grupos de Facebook de vendas, outro?

                                        Que tipo de Vocabulário usam? Costumam por "veiculo para venda, para mais informações contacte" ou costumam fazer um anuncio bem descritivo de todas as características do veiculo?
                                        AS fotos, tiram muitas, a todos os pormenores? ou meia dúzia costuma chegar? Existem ângulos específicos,que melhoram o aspecto do carro, ou não ligam a isso, nem que o sol esteja de frente?
                                        Costumam incentivar o interessado a visitar o veiculo presencialmente?
                                        Ou são o tipo de vendedor que mete o numero de telemóvel colado nos vidros do carro, estacionado em algum ponto?

                                        O preço costumam logo anunciar o preço que pretendem, ou dão sempre por cima para haver margem de negociação?
                                        Que outras técnicas usam, ou podem ser usadas para vender por maior valor, ou vender mais depressa?
                                        Todas as técnicas aqui enumeradas são válidas, mas quando se está a fazer um negócio de particular a particular no final tudo se resume ao preço. Portanto a melhor técnica é afixar um preço competitivo face ao mercado para o carro/características.
                                        O erro de muitos particulares é ir consultar o standvirtual (usado preferencialmente por profissionais) e pensar que tem uma mina de ouro para vender.
                                        Portanto o carro pode estar lavado e as fotos magnificas com um cenário por trás maravilhoso, mas se estiver ao mesmo preço de outro vendido por profissional com garantia, não vai vender.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                          Lavar o carro e com ele ainda molhado tirar fotos. Vender sempre o carro de noite. Não indicar que o carro é de senhora, quando me dizem isso é logo para cancelar o negócio.
                                          Adoro, ou seja, esconder o real estado exterior do carro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                            O que defines por preço realista? O valor real do carro? Ou o valor de mercado? Porque se formos a comprar pelo valor real do carro, são raríssimos os que se encontram. Se for pelo valor de mercado , não vais perder a oportunidade de fazer mais alguns euros, para acompanhar o mercado não é verdade?



                                            Concordo com tudo o que dizes, fora o que está a negrito. Apesar de eu não perguntar qual o valor minimo, mas pergunto sempre se o valor é negociavle (nem que seja 100 euros), se não for, a não ser que o carro tenha já um preço realista (dependendo do ponto de vista) perco logo o interesse.
                                            Um preço realista é ir ver carros do mesmo ano e mesmo motor, ordenar pelo preço minimo e alinhar o carro mais coisa menos coisa, por aí...
                                            E não fazer como alguns que alinham pelo carro mais caro da net e depois ficam anos e anos com o carro a venda.
                                            Exemplo: 320d e90 de 2006 não faltam deles a 5500€/6000€... se tivesse um destes para venda, dependendo um pouco dos extras e estado o valor realista era 6500€. E não olhar para cima e ver aquelas aves raras a 11000€ e alinhar o nosso anuncio por esses...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                              Lavar o carro e com ele ainda molhado tirar fotos. Vender sempre o carro de noite. Não indicar que o carro é de senhora, quando me dizem isso é logo para cancelar o negócio.
                                              Isso cheira a ciganice por todo o lado!

                                              Quanto às senhoras, depende das senhoras. Se for uma jovem nos seus 20 a uma senhora até aos 50s ainda sou capaz de ver o carro. De resto jovens machos com a testosterona nos píncaros á procura de acasalamento, até aos 25s onde dá para tirar a pinta que andam na escáfia, qual Mazepin, a estragar carros com o dinheiro dos papás para impressionar os amigos, ou idosos a partir dos seus 70s também fujo logo do negócio
                                              Editado pela última vez por Pittboxer; 13 May 2022, 15:37.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Pittboxer Ver Post
                                                Isso cheira a ciganice por todo o lado!

                                                Quanto às senhoras, depende das senhoras. Se for uma jovem nos seus 20 a uma senhora até aos 50s ainda sou capaz de ver o carro. De resto jovens machos com a testosterona nos píncaros á procura de acasalamento, até aos 25s onde dá para tirar a pinta que andam na escáfia, qual Mazepin, a estragar carros com o dinheiro dos papás para impressionar os amigos, ou idosos a partir dos seus 70s também fujo logo do negócio
                                                Achas?
                                                A minha mulher é capaz de andar com as jantes a raspar no chão, não consegue sentir um pneu vazio.
                                                Nível do óleo? Nível da agua? O que é isso? "Isso são coisas para tu veres."

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Vou contar uma "estória" que partilharam comigo como sendo real e até me disseram onde ficava o stand:

                                                  Um dado stand de "beira da estrada", mas até com alguma dimensão e bem localizado estava com um problema crónico de vendas e alguém teve uma ideia genial:
                                                  Contratar uma empregada simpática, nova, gira e que soubesse de automóveis...

                                                  Resultado 1: as vendas dispararam, o dono deixou a mulher e juntou-se à empregada!!!
                                                  Resultado 2: o stand acabou por falir porque a "nova" mulher era uma debulhadora de dinheiro...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por JGibao Ver Post
                                                    Adoro, ou seja, esconder o real estado exterior do carro.
                                                    Eu acho que as fotos devem mostrar da forma mais fidedigna o estado do carro. Quando alguém vai ver um carro ao vivo e repara que o vendedor escondeu propositadamente alguns aspetos negativos do carro, isso é logo uma red flag.

                                                    A honestidade e seriedade, além de serem atitudes que todos devemos cultivar, também ajudam a vender carros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                                      Lavar o carro e com ele ainda molhado tirar fotos. Vender sempre o carro de noite. Não indicar que o carro é de senhora, quando me dizem isso é logo para cancelar o negócio.
                                                      Tens de distribuir uns destes aqui à clientela


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Vou contar uma "estória" que partilharam comigo como sendo real e até me disseram onde ficava o stand:

                                                        Um dado stand de "beira da estrada", mas até com alguma dimensão e bem localizado estava com um problema crónico de vendas e alguém teve uma ideia genial:
                                                        Contratar uma empregada simpática, nova, gira e que soubesse de automóveis...

                                                        Resultado 1: as vendas dispararam, o dono deixou a mulher e juntou-se à empregada!!!
                                                        Resultado 2: o stand acabou por falir porque a "nova" mulher era uma debulhadora de dinheiro...
                                                        Já vi uns vídeos do TikTok feitos por um stand que deve ter aprendido com esses.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Por acaso estou em vias de colocar o carro à venda. Vou tirar apontamentos

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu só vendi um carro de forma particular, o resto foi retoma.
                                                            Na altura era o OLX que estava na berra. Todos os carros listados do mesmo ano e intervalo de km, um circulo de 100km na localização e meti à venda com o preço mais baixo do OLX. Na mesma semana estava vendido.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X