Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de chaço

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de chaço

    Tenho que comprar um carro para a Maria e gostava que tivesse os seguintes requisitos: caixa automática, até 5000€/6000€, 4 lugares, mais recente possível e AC.

    1. Que tipo de carros gostas? Manutenção mais barata possível

    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? A ou B

    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Trio C1, Aygo, 107

    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sempre, crianças.

    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não

    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Cerca de 10kms dia

    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Só ambiente urbano

    8. Os consumos terão grande importância? Quero um chaço poupadinho.

    9. A potência do motor terá grande importância? Não

    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não

    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Máximo 5000€/ 6000€

    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Gostava que fosse o mais recente possível.


    Da pesquisa que já fiz, encontrei um C3 Pluriel, um Clio de 2003 e alguns 107, todos com caixa automática. As cx que equipam estas viaturas são fiáveis ou há relatos do problemas crónicos?

    Há outros problemas relatados que deva ter em atenção?

    Ando a tentar convencer a Maria a desistir da Caixa Automática e com isto ir ver alguns Fiat Punto. Tenho ideia que o motor 1.2 da Fiat é bastante fiável, mas ela não quer abdicar da cx auto e não encontro nenhum Fiat com cx auto, com este limite de preço

    Obrigado pela ajuda.

    #2
    Fica por exemplo este Classe A, pelas suas dimensões, já que é do tamanho de um Clio ou Pluriel


    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PgMbN.html


    Já agora, o Pluriel, se pretendes ter infiltrações de água... olha que é o "bom caminho".



    Fica aqui outro, também pelas dimensões em si.


    https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PgdUz.html

    Comentário


      #3
      Obrigado Nto, sim o Pluriel sei que tem um histórico mau com o tejadilho.

      Esses que colocas já está é bem rodados. Acho que prefiro um segmento A mas menos rodado.

      E em relação às caixas auto, há relatos de grandes problemas nas caixas dos carros que mencionei (excluindo do Pluriel)?

      Comentário


        #4
        Eu tive um Toyota Yaris com caixa automomática (manual robotizada) e foi um cancro.

        Comentário


          #5
          Sobre as caixas, só vendo mesmo.

          Mas sabendo de antemão que a maioria desvaloriza por completo a troca da valvulina (seja em caixa manual ou auto), deixa-me sempre de pé atrás.

          Como se sabe, nem a reposição da valvulina é feita, quanto mais a troca da mesma.

          Portanto e qualquer que seja a opção, é trocar a dita valvulina se não houver histórico ou a existir, se for duvidoso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
            Eu tive um Toyota Yaris com caixa automomática (manual robotizada) e foi um cancro.


            Nas buscas apareceu um, mas sabendo de facto que houve várias queixas (e também conheci um de perto), não coloquei o mesmo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
              Eu tive um Toyota Yaris com caixa automomática (manual robotizada) e foi um cancro.
              Podes dar mais pormenores? Não é só vir aqui enxovalhar...

              Comentário


                #8
                Uma prima minha teve um Toyota Aygo Automático e, tirando na primeira semana ter tido um problema estranho em que os módulos de determinadas funções foram-se desligando, não teve qualquer stress em cerca de 200.000km.
                A caixa não deu qualquer problema. Até gostei de o conduzir, tinha era uma bagageira que eu intitulava de porta-luvas traseiro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                  Podes dar mais pormenores? Não é só vir aqui enxovalhar...
                  Posso. Carro comprado novinho em folha! Originalmente a calibração do software já está longe de ser espetacular. Uma caixa automática com boa calibração, quase parece que te está a ler os pensamentos da mudança que deve usar... Aquela era só mais ou menos. Era principalmente a primeira que esticava sempre muito. Um gajo a sair com o carro de manha gelada, e estupida da caixa levava o carro quase ás 3000rpm (diesel) a passar de primeira para segunda.

                  E pergunta vocês? Ok, e mudas mais cedo em modo manual... Problema é, em modo manual, o software não deixava engrenar segunda antes dos 22kph, que já tinha uma rotação algo alta para um carro frio. Mas curiosamente antes dos 8kph podias meter segunda, até parado. Segundo o manual a caixa deixava meter segunda antes dos 8kph para ajudar em situações de neve.

                  Depois o algoritmo era estupidamente básico. Só te deixava mudar manualmente a parti dos 22kph, mas a partir dos 21 já te reduzia para primeira lol. Ou seja, muitas vezes com o motor frio (e mesmo quente) estás numa situação que queres meter segunda o mais cedo possível, mas se te desleixas e mudas de mudança aos 22kph, ele tenta meter segunda, mas como entretanto desceste para os 21, ele manda um solavanco e volta a meter primeira . Então a subir acontecia muitas vezes porque a caixa é lenta como os dos primeiros smart. Numa subida tinhas de ir prai em primeira até aos 26 ou 27kph, senão no tempo de meter mudança, ele voltava para os 21 e voltava a reduzir... Não faço ideia como o software passou a calbriação de uma marca como a toyota, mas passou.

                  Questou de "feitio não defeito" à parte, progressivamente a caixa foi ficando cada vais mais trapalhona, aqui por avaria técnica que nunca conseguimos perceber. A caixa começou a controlar a embraiagem de forma muito brusca. tipo uma pessoa a aprender a conduzir. Largava a embraiagem de forma ao carro ficar maio aos soluções. Trocamos o sensor da embraiagem e não resolveu. Abrimos a caixa (180mil km), e o disco de embraiagem estava em muito bom estado. Mas especialmente a frio, mandava altas cacetadas a arrancar e meter mudanças.

                  Uma vez, ficamos presos num parque de estacionamento porque o carro ficou com a caixa encravada. Empurramos o carro para dar uns solavancos porque ele aparentemente estava meio engatado, e lá desencravou e conseguimos ir embora pra casa, e nunca voltou a acontecer.

                  Caixas aparte, depois o carro andou um mês que se desligava em andamento sem dar qualquer erro na centralina e acabou mais tarde por ter injetor a pingar que provocou cavitação e gripou os bronzes com 200mil km, e mandamos o carro com os porcos, que cancro.

                  A seguir comprei um Alfa Romeo Brera com 300mil km e não me deu chatisses nenhumas. Na altura pensei, se é para ficar parado na estrada, pelo menos fico a olhar para uma coisa bonita

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho uma conta antiga quando este forum ainda se chamava Autohoje, e tinha um diario de bordo disso. Isto em meados de 2006-2007

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PugGT Ver Post
                      Podes dar mais pormenores? Não é só vir aqui enxovalhar...
                      fez uma referência a uma má experiência...existem mais...

                      https://forum.motorguia.net/boxes/81...locidades.html

                      a mesma noutro fórum ... https://www.toyotistas.com/forum/node/20715

                      esta opinião como é russa não deve contar:

                      Toyota Corolla, Prius, Auris, Yaris, Aygo com transmissão manual robótica Freetronic(robô) 2006-2009 ano de fabricação
                      Na última geração de modelos Toyota Corolla, Auris, Prius, Yaris, Aygo definir transmissão manual com automático controle robótico Freetronic (o robô) Aisin. Com transmissões de dadosproblemas surgem com muito mais frequência do que com transmissões automáticas clássicas .
                      Muitas vezes, depois de 20-30 mil quilômetros, falha unidade de controle eletrônico transmissão robóticaFreetronic - MMT (A MT). Quando uma eletrônica de controle importante falha,o bloqueio MMT começa a gerar sinais de controle incorretos da embreagem comer caixa de velocidades. Nesse caso, geralmente há deslizamentos e / ou choques ao trocar de marcha.
                      Se a avaria não tiver sido reparada atempadamente (substituição ou reparação da unidade de controlotransmissão robotizada Aisin M MTi scanner de revendedor de adaptação obrigatória subsequenteToyota ), devido a um controlo incorrecto, a parte mecânica da caixa de velocidades falha rapidamente.
                      Além disso, a embreagem nesses carros está sujeita a desgaste rápido, o que ocorre frequentemente durante os primeiros 40 mil km

                      https://tdiesel.ru/pt/typical-breakd...-solution.html

                      resumindo malta com toyota yaris e caixa robotizada com problemas não é problema é feitio por isso não venham para aqui enxovalhar!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                        Posso. Carro comprado novinho em folha! Originalmente a calibração do software já está longe de ser espetacular. Uma caixa automática com boa calibração, quase parece que te está a ler os pensamentos da mudança que deve usar... Aquela era só mais ou menos. Era principalmente a primeira que esticava sempre muito. Um gajo a sair com o carro de manha gelada, e estupida da caixa levava o carro quase ás 3000rpm (diesel) a passar de primeira para segunda.

                        E pergunta vocês? Ok, e mudas mais cedo em modo manual... Problema é, em modo manual, o software não deixava engrenar segunda antes dos 22kph, que já tinha uma rotação algo alta para um carro frio. Mas curiosamente antes dos 8kph podias meter segunda, até parado. Segundo o manual a caixa deixava meter segunda antes dos 8kph para ajudar em situações de neve.

                        Depois o algoritmo era estupidamente básico. Só te deixava mudar manualmente a parti dos 22kph, mas a partir dos 21 já te reduzia para primeira lol. Ou seja, muitas vezes com o motor frio (e mesmo quente) estás numa situação que queres meter segunda o mais cedo possível, mas se te desleixas e mudas de mudança aos 22kph, ele tenta meter segunda, mas como entretanto desceste para os 21, ele manda um solavanco e volta a meter primeira . Então a subir acontecia muitas vezes porque a caixa é lenta como os dos primeiros smart. Numa subida tinhas de ir prai em primeira até aos 26 ou 27kph, senão no tempo de meter mudança, ele voltava para os 21 e voltava a reduzir... Não faço ideia como o software passou a calbriação de uma marca como a toyota, mas passou.

                        Questou de "feitio não defeito" à parte, progressivamente a caixa foi ficando cada vais mais trapalhona, aqui por avaria técnica que nunca conseguimos perceber. A caixa começou a controlar a embraiagem de forma muito brusca. tipo uma pessoa a aprender a conduzir. Largava a embraiagem de forma ao carro ficar maio aos soluções. Trocamos o sensor da embraiagem e não resolveu. Abrimos a caixa (180mil km), e o disco de embraiagem estava em muito bom estado. Mas especialmente a frio, mandava altas cacetadas a arrancar e meter mudanças.

                        Uma vez, ficamos presos num parque de estacionamento porque o carro ficou com a caixa encravada. Empurramos o carro para dar uns solavancos porque ele aparentemente estava meio engatado, e lá desencravou e conseguimos ir embora pra casa, e nunca voltou a acontecer.

                        Caixas aparte, depois o carro andou um mês que se desligava em andamento sem dar qualquer erro na centralina e acabou mais tarde por ter injetor a pingar que provocou cavitação e gripou os bronzes com 200mil km, e mandamos o carro com os porcos, que cancro.

                        A seguir comprei um Alfa Romeo Brera com 300mil km e não me deu chatisses nenhumas. Na altura pensei, se é para ficar parado na estrada, pelo menos fico a olhar para uma coisa bonita
                        Bolas...
                        Neste caso o Toyota foi o cancro e o Alfa o fiável.
                        Curiosamente a minha prima não teve problema nenhum, tirando o tal em que o carro tinha uma semana, prontamente resolvido pela Toyota. Dessa vez num sábado á noite o vendedor foi ter connosco ao parque de estacionamento do Almada Forum e nos deu boleia para casa, enquanto o carro foi de reboque para a Toyota.

                        Comentário


                          #13
                          O meu foi obviamente um limão... Posso ter sido um caso isolado a nível de fiabilidade. A calibração era pessima, e isso não era o meu, são todos assim.

                          Nos toyotistas deve ter lá um tópico meu também.

                          Comentário


                            #14
                            Tive um Citroen C1 de 2009, foi impecável em diversos aspectos e uma diversão de conduzir.
                            Alguma duvida, dispõe.

                            Perfeitamente compativel com urbano e economia.

                            Infelizmente não conheço a caixa auto ( manual robotizada )

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                              Posso. Carro comprado novinho em folha! [...snip...] ... e gripou os bronzes com 200mil km, e mandamos o carro com os porcos, que cancro.
                              O que me espanta foi teres aguentado o carro 200.000km!

                              Comentário


                                #16
                                para andar 10 ou mesmo 20kms por dia, seja em trânsito ou não e a pessoa não tendo problemas motores que a impeçam de conduzir caixas manuais, para quê estrangular uma pesquisa destas, ainda para mais numa caixa de fósforos? mas isto sou eu, que nem gosto de caixas automáticas e só conduzi uma vez um X6 com isso... não é para mim, mas não entendo essa fixação por caixas automaticas!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                  para andar 10 ou mesmo 20kms por dia, seja em trânsito ou não e a pessoa não tendo problemas motores que a impeçam de conduzir caixas manuais, para quê estrangular uma pesquisa destas, ainda para mais numa caixa de fósforos? mas isto sou eu, que nem gosto de caixas automáticas e só conduzi uma vez um X6 com isso... não é para mim, mas não entendo essa fixação por caixas automaticas!
                                  Acho que estás a ver mal a coisa, é exatamente nas voltinhas e pára-arranca das cidades que a caixa automática proporciona maior conforto e despreocupação.

                                  Nas tiradas de 200 km em auto-estrada na mesma mudança não tem vantagem nenhuma uma caixa auto.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Se conseguires uma tomada para carregar, acho que este faz "Check" nos teus requisitos todos:


                                    https://www.standvirtual.com/carros?...pe%5D=electric

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                      Acho que estás a ver mal a coisa, é exatamente nas voltinhas e pára-arranca das cidades que a caixa automática proporciona maior conforto e despreocupação.

                                      Nas tiradas de 200 km em auto-estrada na mesma mudança não tem vantagem nenhuma uma caixa auto.
                                      eu não estou a ver mal a coisa, eu sei perfeitamente isso, mas quis dizer que para fazer 10kms por dia não se justifica uma caixa automática, ainda por cima em veículos mais antigos. só se for um trânsito compacto todos os dias a toda a hora...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                        para andar 10 ou mesmo 20kms por dia, seja em trânsito ou não e a pessoa não tendo problemas motores que a impeçam de conduzir caixas manuais, para quê estrangular uma pesquisa destas, ainda para mais numa caixa de fósforos? mas isto sou eu, que nem gosto de caixas automáticas e só conduzi uma vez um X6 com isso... não é para mim, mas não entendo essa fixação por caixas automaticas!
                                        Vai dizer isso à minha Maria [emoji16]

                                        Sou um praticante de happy wife happy life.

                                        Agora a sério, a minha mulher já não conduz há vários anos e agora que retomou tem conduzido o meu, que é automático. Meteu na cabeça que o dela também tem que ser automático. Já lhe mostrei que a oferta de carros com caixa manual é muito mais vasta do que com caixa auto, mas disso ela não abdica.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          Tive um Citroen C1 de 2009, foi impecável em diversos aspectos e uma diversão de conduzir.
                                          Alguma duvida, dispõe.

                                          Perfeitamente compativel com urbano e economia.

                                          Infelizmente não conheço a caixa auto ( manual robotizada )
                                          Obrigado. Li num anúncio que o motor a gasolina é de corrente. É verdade?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                            Se conseguires uma tomada para carregar, acho que este faz "Check" nos teus requisitos todos:


                                            https://www.standvirtual.com/carros?...pe%5D=electric
                                            Desta não estava à espera, mas de facto preenche os requisitos e sim tenho garagem.

                                            Mas elétrico será o meu quando trocar o que tenho atualmente e aí vou optar por um muito mais recente. Este já leva 10 anos no lombo, não fico muito seguro com o estado das baterias desse carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Se conseguires uma tomada para carregar, acho que este faz "Check" nos teus requisitos todos:


                                              https://www.standvirtual.com/carros?...pe%5D=electric

                                              Convém tirar a limpo o que quer dizer exactamente o item "Contrato de bateria: Incluído" ( Usados Peugeot iOn - 5 000 EUR, 68 360 km, 2012 | Standvirtual )

                                              Já guiei uma ou duas vezes o gémeo C-zero que havia em car-sharing - é espartano, nem um sensor tem, mas para cidade resolve bem.


                                              (Repito que o "Tens onde carregar eléctrico" já devia fazer parte do inquérito ...)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                eu não estou a ver mal a coisa, eu sei perfeitamente isso, mas quis dizer que para fazer 10kms por dia não se justifica uma caixa automática, ainda por cima em veículos mais antigos. só se for um trânsito compacto todos os dias a toda a hora...
                                                Epah não é pra ti mas é pra ele.....ou melhor para a futura condutora, apre !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post
                                                  Convém tirar a limpo o que quer dizer exactamente o item "Contrato de bateria: Incluído" ( Usados Peugeot iOn - 5 000 EUR, 68 360 km, 2012 | Standvirtual )

                                                  Já guiei uma ou duas vezes o gémeo C-zero que havia em car-sharing - é espartano, nem um sensor tem, mas para cidade resolve bem.


                                                  (Repito que o "Tens onde carregar eléctrico" já devia fazer parte do inquérito ...)
                                                  Julgo que apenas a Renault teve essa ideia do aluguer de bateria, mas sim, convém saber.

                                                  Eu não me admirava que a bateria ainda estivesse acima dos 90% mesmo com 10 anos.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                    Julgo que apenas a Renault teve essa ideia do aluguer de bateria, mas sim, convém saber.

                                                    Eu não me admirava que a bateria ainda estivesse acima dos 90% mesmo com 10 anos.
                                                    Também tenho essa ideai de ter sido só a Renault.

                                                    Eu há um par de anos alinhei para um dos mais notórios comedores de baterias, um Leaf I de 2015, e no entretanto perdi uns 3 ou 4 km de alcance adivinhado com carga total. Acho que a app LeafSpy mostrava SOH de 75.x% aqui há uns dias.

                                                    Foi barato, para experimentar, gostei e hoje em dia tenho pouco medo da degradação das baterias.

                                                    É claro que pode não apetecer arriscar 5k€, mas eu o ano passado gastei mais de metade disso na reparação de um motor turbo-diesel. Pode ser que a Mapfre (ou outra) faça uma garantia que cubra a bateria, eles fazem esses seguros para venda de usados, e penso que os vendem a particulares, não só a stands.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                                      Obrigado. Li num anúncio que o motor a gasolina é de corrente. É verdade?
                                                      É sim.
                                                      Mas muitos sofreram do mal da bomba de água ( a do meu começou a ameaçar e quinou aos 60 mil, nao parou mesmo mas ja estava no limite ) e um rolamento ( ?? ) da embraiagem que era de plastico em vez de metal ou la o que era, que tb n durou mt.
                                                      De resto, impecavel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                                        Obrigado. Li num anúncio que o motor a gasolina é de corrente. É verdade?

                                                        Sim, é .

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Na parceria dos trigémeos, o motor a gasolina era tricilindrico da Toyota, o mesmo 1.0 VVTi do Yaris. O motor diesel era 1.4 HDI da PSA.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                            Na parceria dos trigémeos, o motor a gasolina era tricilindrico da Toyota, o mesmo 1.0 VVTi do Yaris. O motor diesel era 1.4 HDI da PSA.


                                                            Correcto, sendo que no caso do Yaris, o de 2ª geração.

                                                            Já que o 1º Yaris, ainda teve o 1.0 VVTI 4 cilindros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X