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Quais são as marcas de carros que menos avariam? 2022

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    Quais são as marcas de carros que menos avariam? 2022

    Sondagem realizada junto de automobilistas em Portugal, Bélgica, França, Itália e Espanha responde: estas são as marcas e os modelos que menos avariam.
    Estudo promovido por cinco associações europeias de defesa do consumidor, incluindo em Portugal, reuniu as opiniões de mais de 52 mil consumidores sobre o histórico de fiabilidade de 326 modelos de automóveis de 37 marcas diferentes, em 523 versões com motorizações distintas.

    Com base nas respostas a um questionário online, os consumidores fizeram a sua avaliação do respetivo modelo, acrescentando informações como o ano do veículo, os quilómetros percorridos e todos os problemas, decorrentes da utilização do seu automóvel. A pontuação final foi calculada pelos especialistas com base nesses critérios, sem considerar as intervenções necessárias para a manutenção regular do veículo, nem arranjos devidos a algum acidente.

    Marca mais confiável é repetente

    Dos três primeiros classificados neste estudo, a Lexus repete a posição de marca mais confiável. Os asiáticos dominam o ranking de fiabilidade, já que além dos três japoneses que ocupam o pódio (Subaru e Toyota, em 2.º e 3.º, respetivamente) há também dois construtores sul-coreanos (Hyundai e Kia). O primeiro fabricante europeu neste estudo é a espanhola Seat.

    A marca com a pior pontuação em termos de confiabilidade relatada por mais de 52 mil condutores europeus foi a norte-americana Tesla.

    O ranking de 2022, por marcas:

    Lexus: 95%
    Subaru: 93%
    Toyota: 91%
    Mitsubishi: 89%
    Kia: 89%
    Suzuki: 89%
    Hyundai: 87%
    Honda: 87%
    Mazda: 85%
    Seat: 85%
    Dacia: 85%
    Skoda: 84%
    Nissan: 82%
    DS Automobiles: 82%
    Volkswagen: 82%
    Smart: 82%
    Peugeot: 82%
    Mercedes-Benz: 82%
    BMW: 82%
    Mini: 82%
    Ford: 80%
    Citroën: 80%
    Audi: 80%
    Volvo: 80%
    Renault: 80%
    SsangYong: 80%
    Porsche: 76%
    Opel: 76%
    Fiat: 76%
    Jeep: 72%
    Lancia: 68%
    Chevrolet: 68%
    Jaguar: 68%
    Land Rover: 64%
    Alfa Romeo: 64%
    Tesla: 60%

    Quais são as marcas de carros que menos avariam? (motor24.pt)

    #2


    Coincidencia do caraças!

    Fiat: 76%
    Jeep: 72%
    Lancia: 68%
    Chevrolet: 68%
    Jaguar: 68%
    Land Rover: 64%
    Alfa Romeo: 64%
    Tesla: 60%

    Comentário


      #3
      Seria curioso desmistificar quantas destas avarias surgem por falta de manutenção adequada e depois a malta dizer que é culpa do carro.

      Será que se fossem considerados apenas viaturas cujo plano de manutenção fosse integralmente cumprido em stand da marca, afetaria consideravelmente as posiçoes na tabela?

      Duvido que alguem roubasse o 1º lugar à Lexus. É carro que não se vê na oficina da esquina... O mesmo com os hibridos da Toyota.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
        Seria curioso desmistificar quantas destas avarias surgem por falta de manutenção adequada e depois a malta dizer que é culpa do carro.

        Será que se fossem considerados apenas viaturas cujo plano de manutenção fosse integralmente cumprido em stand da marca, afetaria consideravelmente as posiçoes na tabela?

        Duvido que alguem roubasse o 1º lugar à Lexus. É carro que não se vê na oficina da esquina... O mesmo com os hibridos da Toyota.
        Oficina de esquina o que vês mais em hibridos é os civic IMA e uns PSA, habitualmente DS5 e 508 RXH...

        Lexus na oficina de esquina vês os IS200 a gasosa de 2001...

        Depois stand da marca....tens alguns que até se "enganam" na especificidade do óleo... ir ao stand da marca nem sempre é sinónimo de qualidade e de bom serviço... quem não tenha planos de manutenção associados acaba por não compensar...a Kia lá agarra a malta ao stand com os 7 anos e agora as marcas com as extensões de garantia...mas é uma roleta russa.

        tens ideia concerteza que tinhas concessões bmw há uns anos que os mecânicos da marca afirmavam que as caixas auto eram vitalicias, não necessitavam de manutenção...e não era um nem dois zezinhos de oficina de marca a dizerem isso... (bem sem manutenção duravam até berrar...é verdade)...

        Mas genericamente a malta estica ao máximo as intervenções maiores...e depois nem toda a gente procura o melhor preço nas peças por isso os valores também disparam com as carteiras a encolherem em plafond... até há uns meses era manutenção do carro ou os livros da escola dos putos agora o foco é gasosa e dinheiro para as ferias no fim do verão logo se vê a manutenção.

        Depois tens malta que compra maquina relativamente acessiveis para o que eram em novos e depois não há fundo de maneio para manter...exemplo prático bastante comum até...bmw x6 de 2008/09 e depois mudar pneus só com crédito...
        Editado pela última vez por midnightblack; 15 June 2022, 10:18.

        Comentário


          #5


          Comentário


            #6
            A Lexus está sempre no topo destes ranking. Isso quer dizer algo.

            É curioso ver marcas do mesmo grupo e com níveis muito diferentes. Reparem que, no caso do grupo VW e Renault, as mais baratas estão em melhor posição. Creio qe isso estará relacionado com a menor introdução de tecnologia recente, isto é, uma grande parte dos equipamentos que um Dacia leva já estão mais de que testados.

            Comentário


              #7
              E em alguns mercados a Dacia assume o logotipo Renault...

              Comentário


                #8
                Os Jaguar, Land Rover, Alfa Romeo e Tesla não me parece que andem a fazer revisões na oficina da esquina...

                Comentário


                  #9
                  os PSA estão estranhamente altos com a quantidade de problemas graves que tiveram de motores nos últimos 10-15 anos, nomeadamente 1.2 puretech e os 1.6 thp

                  Comentário


                    #10
                    Estes estudos dão apenas uma pequena ideia MAS que vale bem mais que os foruns e mesas de café.

                    Certo é que, a coisa vai-se alterando mas pouco.
                    No global, continuam a sair listas +/- equivalentes ao longo dos anos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                      os PSA estão estranhamente altos com a quantidade de problemas graves que tiveram de motores nos últimos 10-15 anos, nomeadamente 1.2 puretech e os 1.6 thp
                      ????
                      Estão mais que na média que os problemas de outras marcas....
                      O que não falta são marcas com problemas cronicos em diversos motores.

                      PSA não está estranha, tem tido boa pontuação em vários estudos destes desde ha mts anos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post
                        os PSA estão estranhamente altos com a quantidade de problemas graves que tiveram de motores nos últimos 10-15 anos, nomeadamente 1.2 puretech e os 1.6 thp
                        As marcas francesas tens de ir ver as revistas e sites franceses da área. Não há maior critico que os franceses para as marcas domésticas.

                        Tens aí muito hibrido a diesel psa no mercado nacional que tem o módulo elétrico só a fazer lastro...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eagle88 Ver Post
                          A Lexus está sempre no topo destes ranking.
                          E as marcas italianas e inglesas sempre no fundo, malditas coincidências, os anos passam mas a ordem não muda é uma cabala mundial

                          A Tesla não percebi que tipo de problemas a levou a ficar tão mal.

                          Comentário


                            #14
                            Eu o ano passado descobri porque é que os Toyotas não avariam.

                            Andei com o bólide da minha mãe uns dias enquanto o meu faziam uma intervenção. Logo no primeiro dia, com piso molhado quase perdia o controle do carro a 30 à hora numa curva pouco acentuada.

                            O carro tinha tido ido à concessão onde é feita a manutenção para uma revisão e IPO.

                            Quando o meu ficou pronto pedi ao mecânico para dar uma vista de olhos no Toyota porque tinha um comportamento em curva péssimo e travava mal.

                            Tinha 1 amortecedor empenado e os discos dianteiros todos cobertos de corrosão

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              A Tesla não percebi que tipo de problemas a levou a ficar tão mal.
                              Os problemas da tesla nem se deve tanto a avarias, mas antes de reclamações de acabamentos, soldaduras sem tratamento, falta de pintura, folgas que aparecem frequentemente.

                              Comentário


                                #16
                                As Premium só estão cá para baixo porque o cliente é mais exigente que os outros…



























                                … deixem me correr! Dão me algum avanço sff, estou em baixo de forma?!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                  As Premium só estão cá para baixo porque o cliente é mais exigente que os outros…



























                                  … deixem me correr! Dão me algum avanço sff, estou em baixo de forma?!
                                  A Lexus desmente-te

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    A Lexus desmente-te
                                    As Premium… Germânicas! A Lexus é um mundo efectivamente à parte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Como dono de um Lexus confirmo que a marca é absolutamente aborrecida até na fiabilidade

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por InspetorMax Ver Post
                                        Eu o ano passado descobri porque é que os Toyotas não avariam.

                                        Andei com o bólide da minha mãe uns dias enquanto o meu faziam uma intervenção. Logo no primeiro dia, com piso molhado quase perdia o controle do carro a 30 à hora numa curva pouco acentuada.

                                        O carro tinha tido ido à concessão onde é feita a manutenção para uma revisão e IPO.

                                        Quando o meu ficou pronto pedi ao mecânico para dar uma vista de olhos no Toyota porque tinha um comportamento em curva péssimo e travava mal.

                                        Tinha 1 amortecedor empenado e os discos dianteiros todos cobertos de corrosão



                                        Isso infelizmente dos amortecedores é de deitar mãos à cabeça.

                                        Como se sabe, na IPO o teste que fazem é apenas verificar a diferença de eficiência entre os amortecedores do mesmo eixo. Como tal, se a diferença não ultrapassar o valor predefinido na IPO, o carro passará sempre, mesmo que os amortecedores estejam mortos ou em vias disso.


                                        Ainda hoje de mana, vinha atrás de um Jazz de 04/2012 (ora que supostamente fez IPO recentemente), em que a roda traseira do lado direito, em qualquer pequena depressão da estrada, andava ali a roda aos saltinhos constantes, como se fosse uma bola... sempre aos saltos.


                                        Mas apenas para alertar e isto no caso foi um Jazz, mas não é a primeira nem será a ultima vez, que constato isso ao circular atrás de viaturas, independentemente da marca/modelo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                          As Premium… Germânicas! A Lexus é um mundo efectivamente à parte.
                                          a usar os botões de 1989 também não é difícil

                                          p.s. Há mais um lugar no teu carro de fuga?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                            a usar os botões de 1989 também não é difícil

                                            p.s. Há mais um lugar no teu carro de fuga?
                                            Já não se fazem botões como em 1989!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Alguém sabe a metodologia destes estudos? Quero acreditar que é com base num universo comparável (ex.: carro com kms similares, que percorrem distâncias idênticas por ano, com a mesma idade, mesmo tipo de utilização, mesmo tipo de assistência, modelos similares, etc), mas será que é?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu sempre comprei e aconselhei carros com base nos rankings.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Veritati Ver Post
                                                  Alguém sabe a metodologia destes estudos? Quero acreditar que é com base num universo comparável (ex.: carro com kms similares, que percorrem distâncias idênticas por ano, com a mesma idade, mesmo tipo de utilização, mesmo tipo de assistência, modelos similares, etc), mas será que é?

                                                  E até... mesma exigência por parte dos seus usuários/detentores.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não quero nem vou defender a Alfa pois já "têm idade para se defenderem sozinhos"!

                                                    Quero apenas apresentar um outro ponto de vista sobre o assunto: à 1ª vista, parece que a Lexus é perfeita e imune a problemas. Infelizmente, não é!

                                                    Se bem lembro do último estudo/artigo que li, a Lexus tinha uma média de 144 avarias por cem carros e a Alfa duzentas&pouco.

                                                    Ora, isto para dizer que também avariam, também devem ter limões nas suas fileiras, e que a diferença entre o topo e a base da pirâmide não é abissal como o estudo parece transparecer!

                                                    Claro que, pelo que dizem, a rede de concessionários nacionais da marca Japonesa é exímia no tratamento dos problemas, na atenção ao cliente, e um exemplo a seguir.

                                                    Assim, estando satisfeitos com a resposta da marca a um eventual problema, quantos clientes da Lexus terão omitido a verdade para manter o status e elan da marca e preservar a sua imagem pensando no valor de mercado? Fica a pergunta.

                                                    Que fique claro que não estou, de forma alguma, a tirar o mérito à Lexus pois até o CEO da Alfa (Jean Pierre Imperato), afirmou publicamente que é o exemplo que eles estão a seguir com o Tonale: intolerância total com os fornecedores e zero problemas à saída da fábrica de Pomigliano de Arco)!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      o que interessa para o estudo é que nos 10 primeiros lugares, os nove de cima são asiáticos, especialmente japoneses. salva-se o 10º e de uma marca low cost.
                                                      agora não designam que tipo de avarias, se os carros são equivalentes em si em kms e anos, não indicam de que x a x anos é que os carros têm, se vão à marca ou ao mecânico de confiança ou se ambos, etc, etc, etc. no entanto, continuam a afirmar que os asiáticos são dos melhores e são-no, embora a nível de design sejam mesmo "chineses e antiquados".

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Pois isso dos estudos também vi um sobre o consumo dos combustíveis aditivados vs low-cost e a diferença era de apenas 0,13 litros em 12000 kms e depois vejo pessoal em foruns a afirmar que nota diferenças em apenas um abastecimento que andará ali nos 700 kms.
                                                        Já não se sabe o que é mais fiavel ou não.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aquelas que tiverem a manutenção em dia, principalmente

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                                                            As Premium… Germânicas! A Lexus é um mundo efectivamente à parte.
                                                            A Lexus cá também é um mundo à parte no tratamento dos clientes no Após-venda por que vende pouco e assim tem outro tipo de atenção ao cliente.

                                                            Tivesse ela o volume de vendas da Toyota e queria ver se continuavam igual.

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