Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Que carro comprar para a familia, quando não se percebe nada de carros?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Que carro comprar para a familia, quando não se percebe nada de carros?


    Boa tarde a todos,

    Como o titulo indica, não sou grande conhecedor de carros, e estou a ter alguma dificuldade em filtrar o que existe à venda, sobretudo no que toca às motorizações, e quais os motores que deram problemas ou não.

    Respondendo às questões:

    1. Que tipo de carros gostas? Carros tipo station wagon
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? D- Médio Superior
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? VW, Skoda mas mantenho a mente aberta
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, duas crianças, mais as tralhas na mala, provavelmente todos os dias
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Sim
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? O carro atual anda a fazer cerca de 12 000 Km/ano, penso que esse valor irá aumentar no futuro
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Periodicamente, mas não rotinamente
    8. Os consumos terão grande importância? Sim
    9. A potência do motor terá grande importância? Não ligo muito a isso, qualquer coisa é melhor do que o carro que tenho agora
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Só com carros velhos
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? O meu orçamento é de 10 000 €
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, qualquer coisa a partir de 2010/2011

    Conforme descrito acima, ando à procura de uma carrinha familiar, com bastante espaço atrás, fiável, segura e confortável

    Pessoalmente, não sou fã de SUVs pelo que tenho andado a considerar carrinhas e para já as que tenho debaixo de olhos são o Skoda Otavia break, Passat Variant, Golf Variant (a partir de 2013 o volume da mala é de 603L, estou correto?) ou o Seat Leon ST.

    Já percebi que são todos alimentados por motores VW e a maioria dos que vejo à venda teem um motor 1.6 TDI 105 HP ou 2.0 TDI 140 HP no caso das Passats. Destas duas motorizações, quais são os anos a evitar para tentar minimizar problemas? (já li acerca das EGR, FAP, etc... mas não consigo perceber a partir de que ano os problemas ficaram +/- resolvidos)

    Considerando que não tem problemas de maior, a manutenção destes carros é fácil, ou são coisas complicadas que precisam sempre de ir à marca?

    Eu sei que o orçamento é curto, e que provavelmente só vou conseguir algo com alguns anitos, com isso em mente com quantos km é que devo considerar algum como uma boa opção? As passats e golfs são dificeis de ver à venda com menos de 200mil Km, os restantes já tenho visto com menos. O que é que posso considerar uma boa compra?

    O unico destes carros que já conduzi foi o Otavia 1.6 TDi de 2010 do meu sogro. Em cidade morre um bocado, mas na semana que andei com ele achei-o bastante confortável e as prestações em autoestrada são suficientes para mim. Em AE teve um problema em que perdeu a potência, não deixou de andar, mas deixou de ter potencia disponivel. Passado um bocado voltou, e eu fiquei sem perceber o que era, não acendeu nenhuma luz (estavam 40 ºC lá fora, é relevante?). Isto é sinal dos tais problemas de injetores, EGR ou FAP que tanto se fala nesses motores? Só para ter uma referência.

    Por fim, se fosse para vocês, o que é tentariam procurar?

    Pronto, para já são essas as questões. Se me conseguissem ajudar a focar a minha pesquisa um bocado, ficava-vos muito agradecido. Carros não são mesmo a minha praia
    Um abraço e obrigado
    Editado pela última vez por Elcook; 01 July 2022, 22:21.

    #3
    Obrigado pela pesquisa, estão aí uns bons negócios! São é um pouco pequenos para o que procuro, cometi um erro no post inicial, já editei.

    Eu ando sempre com a casa atrás, por isso preciso de uma mala grande. O carro atual tem 480L de bagageira, e a maioria das vezes não chega, quando nascer o 2° então...

    A minha linha de base é o Skoda do sogro, que tem mais 100L, ando à procura de algo nessa ordem, daí ter falado naqueles 4 carros

    Comentário


      #4
      Nos meus critérios de pesquisa (de 2012 para cá, máximo de 125.000 km) vi uma Peugeot 508 que pode ser interessante, mas tem o motor 1.6 THP de "má fama".

      Se a idade não for preponderante, podes aventurar-te também em alguns segmentos D, se bem que isso às vezes é relativo, pois há vários segmentos C com a bagageira maior.

      NOTA: as 308 SW, que também sugeri, têm das maiores bagageiras do segmento: 602 litros!! Se isto não te chega, precisas de um furgão!
      Editado pela última vez por LinoMarques; 01 July 2022, 22:48.

      Comentário


        #5
        Mais sugestões, incluindo a tal 508. As Citroën C5 também são bastante espaçosas. Alarguei a busca a partir do ano 2010 e até 150.000 km:

        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhN4r.html
        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Ph6Hr.html
        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhpGQ.html (outro carro bastante espaçoso a todos os níveis, uma das referências do segmento)
        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8Pihw7.html


        Esta já está um bocado mais rodada, mas o preço é bom, bem como o motor, o espaço, o equipamento...

        https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PgvOM.html

        Comentário


          #6
          Se a mala é uma condicionante, sempre tens o Renault Talisman, usado, com uma mala referencial de 608 litros...:

          Comentário


            #7
            https://www.standvirtual.com/anuncio...-ID8PhhOC.html

            Comentário


              #8
              Para os kms que fazes e fazes pouca AE o melhor seriam carros a gasolina.
              Carros a diesel é para ter problemas no filtro de particulas.

              Comentário


                #9
                Originalmente Colocado por Elcook Ver Post
                Obrigado pela pesquisa, estão aí uns bons negócios! São é um pouco pequenos para o que procuro, cometi um erro no post inicial, já editei.

                Eu ando sempre com a casa atrás, por isso preciso de uma mala grande. O carro atual tem 480L de bagageira, e a maioria das vezes não chega, quando nascer o 2° então...

                A minha linha de base é o Skoda do sogro, que tem mais 100L, ando à procura de algo nessa ordem, daí ter falado naqueles 4 carros


                Olha que as versões SW do segmento C, basicamente todas (ou todas mesmo) tem mais de 500 litros e algumas, como o caso da Skoda Octavia, tem os tais 600l

                Comentário


                  #10
                  fogo, eu tenho 340lts de mala e com 2 miudas chega perfeitamente. levo o mínimo indispensável, não ando feito carregador a carregar e descarregar! nem segundo carrinho comprei para nenhuma das duas! mais tralha não preciso eu!

                  cuidado com essa passat 1.4TSI. importada mesmo agora com 12 anos, motor com bastantes problemas, caixa automática (para mim um problema), preço exorbitante...
                  se queres algo sem ser problemático, embora com motor normal, tens realmente as 508sw ou as C5. Há muitas por aí.

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                    Se a mala é uma condicionante, sempre tens o Renault Talisman, usado, com uma mala referencial de 608 litros...:
                    E ler o post original, que até está parcialmente a Negrito? :

                    Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? O meu orçamento é de 10 000 €

                    Comentário


                      #12
                      Só vejo recomendação a diesel, não tem filtro de particulas?
                      É que ele referiu 12000kms ano e pouco faz de nacionais e AE.

                      Comentário


                        #13
                        A questão é que nos anos possíveis para ele a oferta em gasolina é bastante reduzida. Ainda assim encontrei alguns como a carrinha 508 ou a Passat.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                          E ler o post original, que até está parcialmente a Negrito? :
                          e depois quando eu recomendo 1000€ acima para se negociar caem em cima!
                          já agora, não era eu que comprava um carro com 150 mil feitos em 5 anos. de certeza que é importado. em PT quase que nem os de frota têm estes kms com 5 anos, fora as exceções óbvias. dá uma média de 30 mil por ano. quero ver quem os comprar a querer trocar de carro aos 10/12 anos e estarem nos 280, 300 mil e não haver quase ninguém a querer pegar neles...


                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                          Só vejo recomendação a diesel, não tem filtro de particulas?
                          É que ele referiu 12000kms ano e pouco faz de nacionais e AE.
                          não deixas de ter razão, mas a oferta é muito reduzida. por vezes aparece alguma astra ou insignia de 140cv ou alguma TCE, mais recentemente as 1.0 vw mas ainda a preços relativamente altos. de resto quase não há nada.

                          Comentário


                            #15
                            E desde quando 30.000 km/ano é alguma coisa de especial?

                            Quando era estudante no Norte e a mulher já estava a fazer estágio a 25 km da faculdade, chegámos a fazer médias de 35.000/36.000 km anuais e mesmo assim não é nada de excepcional.

                            Comentário


                              #16
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              E ler o post original, que até está parcialmente a Negrito? :


                              Estava a ver que não dizias nada!...

                              Agora a sério, o orçamento disponível não me parece que dê para cumprir, com fiabilidade a médio prazo, todos os condicionalismos de exigência que ele indicou, principalmente estes:

                              "...tentar minimizar problemas..."; "...D- Médio Superior..."; "...carrinha familiar, com bastante espaço atrás, fiável, segura e confortável..."; entre outros...

                              No demais, como bem sabemos todos, os orçamentos iniciais que estipulamos para a compra do carro novo (...) seguinte normalmente (OK, frequentemente...) são ultrapassados... Daí que, mesmo tendo em mente o limite orçamental indicado, considerei o patamar de exigência no segmento pretendido, aliando muito espaço atrás e com muito conforto, segurança e fiabilidade, afigurando-se-me ser a sugestão que apresentei uma das melhores opções, em modelos já com "alguns" anos, que conheço e sei que é fiável! É que, convenhamos, €10.000 não dá para muita margem...

                              Comentário


                                #17
                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                E desde quando 30.000 km/ano é alguma coisa de especial?

                                Quando era estudante no Norte e a mulher já estava a fazer estágio a 25 km da faculdade, chegámos a fazer médias de 35.000/36.000 km anuais e mesmo assim não é nada de excepcional.
                                só para colocar isso em perspetiva, aos preços actuais, 35 mil km num diesel daria cerca de 350 euros por mês em gasóleo.

                                Comentário


                                  #18

                                  Comentário


                                    #19
                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Nos meus critérios de pesquisa (de 2012 para cá, máximo de 125.000 km) vi uma Peugeot 508 que pode ser interessante, mas tem o motor 1.6 THP de "má fama".

                                    Se a idade não for preponderante, podes aventurar-te também em alguns segmentos D, se bem que isso às vezes é relativo, pois há vários segmentos C com a bagageira maior.

                                    NOTA: as 308 SW, que também sugeri, têm das maiores bagageiras do segmento: 602 litros!! Se isto não te chega, precisas de um furgão!
                                    Obrigado LinoMarques! Realmente tenho de afinar melhor as minhas pesquisas pelo google, tinha ficado com a ideia que as 308 SW tinham uma mala mais pequena. 600L é mais do que suficiente! Até é dos carros que mais gosto (a partir de 2013, a versão mais antiga não me atrai nada), e parece haver bastante escolha.

                                    Os motores mais comuns que vejo são o 1.6 HDI 120 cv e o 1.2 Puretech 110 cv. Neste momento os Km que faço talvez não justifiquem um motor a diesel, mas eu acredito que daqui a uns meses a situação vai mudar. Não encontro grandes criticias a estes motores, e os consumos da versão HDI são espectaculares. Para todo o caso recomendarias qualquer um deles?

                                    Comentário


                                      #20
                                      Admito que acho o carro bem bonito, mas está um pouco acima do que posso pagar. Obrigado

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por Elcook Ver Post
                                        Obrigado LinoMarques! Realmente tenho de afinar melhor as minhas pesquisas pelo google, tinha ficado com a ideia que as 308 SW tinham uma mala mais pequena. 600L é mais do que suficiente! Até é dos carros que mais gosto (a partir de 2013, a versão mais antiga não me atrai nada), e parece haver bastante escolha.

                                        Os motores mais comuns que vejo são o 1.6 HDI 120 cv e o 1.2 Puretech 110 cv. Neste momento os Km que faço talvez não justifiquem um motor a diesel, mas eu acredito que daqui a uns meses a situação vai mudar. Não encontro grandes criticias a estes motores, e os consumos da versão HDI são espectaculares. Para todo o caso recomendarias qualquer um deles?


                                        A escolher os Puretech, fazer em mente que há certos quesitos a verificar a a encurtar as manutenções.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Originalmente Colocado por MRFxpto Ver Post
                                          Para os kms que fazes e fazes pouca AE o melhor seriam carros a gasolina.
                                          Carros a diesel é para ter problemas no filtro de particulas.
                                          Eu sei que tens razão, tenho andado a ler sobre isso. Penso que os Km não se vão manter os mesmos daqui a uns meses. Atualmente nem andamos com o carro todos os dias, mas quando passarem a ser dois miudos para levar à escola, acho que vai passar a fazer bem mais quilómetros diariamente.

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                            fogo, eu tenho 340lts de mala e com 2 miudas chega perfeitamente. levo o mínimo indispensável, não ando feito carregador a carregar e descarregar! nem segundo carrinho comprei para nenhuma das duas! mais tralha não preciso eu!

                                            cuidado com essa passat 1.4TSI. importada mesmo agora com 12 anos, motor com bastantes problemas, caixa automática (para mim um problema), preço exorbitante...
                                            se queres algo sem ser problemático, embora com motor normal, tens realmente as 508sw ou as C5. Há muitas por aí.

                                            Haha no meu caso, mais espaço houvesse, mais tralha lá ia dentro. Andamos muito na rua, e levamos sempre a casa atrás, bicicleta do miudo, trotinetes, manta de pic-nic... e agora a juntar a isso, um carrinho de bébé (são cada vez maiores, já repararam?)

                                            Comentário


                                              #24
                                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                              A escolher os Puretech, fazer em mente que há certos quesitos a verificar a a encurtar as manutenções.
                                              Nos puretech desagradou-me um pouco o consumo (no papel claro), será que compensa mesmo a diferença entre as duas motorizações?

                                              Podes dar alguns exemplos desses requesitos?

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post


                                                É que, convenhamos, €10.000 não dá para muita margem...
                                                Não... se tivesse 100 000 € nem vos estaria aqui a melgar

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Originalmente Colocado por Elcook Ver Post
                                                  Nos puretech desagradou-me um pouco o consumo (no papel claro), será que compensa mesmo a diferença entre as duas motorizações?

                                                  Podes dar alguns exemplos desses requesitos?

                                                  Os Puertech tem tido problemas, na questão da correia de distribuição, consumo de óleo... etc.

                                                  A marca já reconheceu existir esse problemas e algumas unidades tem sido revistas, mas em outras, tem assobiado para o lado.

                                                  Há um tópico sobre isso até.

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Quando estiveres a ver o carro que venhas a escolher, quando a quilometragem for considerável ter em atenção que pode ser oriundo de tvde...já andam muitos por aí...mas alguns bons negocios...ainda a semana passada uma talisman carrinha de 2017 com mais de 100mil vendeu-se num dia por cerca de 13mil euros...
                                                    Por vezes aparecem negocios interessantes.

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                                      Os Puertech tem tido problemas, na questão da correia de distribuição, consumo de óleo... etc.

                                                      A marca já reconheceu existir esse problemas e algumas unidades tem sido revistas, mas em outras, tem assobiado para o lado.

                                                      Há um tópico sobre isso até.
                                                      Obrigado!

                                                      Gosto bastante dos 308, se calhar vou tentar ver algo com esses motores HDI, até há bastante escolha.

                                                      Só tenho de convencer a chefe a gastar o extremo máximo do orçamento disponível... Há algum forum por aí com dicas para isso?

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        Originalmente Colocado por Elcook Ver Post
                                                        Haha no meu caso, mais espaço houvesse, mais tralha lá ia dentro. Andamos muito na rua, e levamos sempre a casa atrás, bicicleta do miudo, trotinetes, manta de pic-nic... e agora a juntar a isso, um carrinho de bébé (são cada vez maiores, já repararam?)
                                                        Pah, isso dos carrinhos de bebé todo-o-terreno-para-o-deserto ... ainda hoje me arrependo de ter comprado uma treta dessas e depois o que fez 90% do serviço foram daqueles desdobraveis tipo bengala que na altura custavam 18 euros no Carrefour (foi há uns tempos).

                                                        "À primeira qualquer um cai, à segunda cai quem quer"

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por Elcook Ver Post
                                                          Eu sei que tens razão, tenho andado a ler sobre isso. Penso que os Km não se vão manter os mesmos daqui a uns meses. Atualmente nem andamos com o carro todos os dias, mas quando passarem a ser dois miudos para levar à escola, acho que vai passar a fazer bem mais quilómetros diariamente.
                                                          Mesmo que faças mais kms de nada adianta se for em ritmos de cidade.
                                                          Mesmo eu que faço todos os dias AE (12kms para cada lado) os kms são poucos para funcionar direito a eliminação das particulas.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X