Caros foristas,
Encontro-me num possível momento de transição profissional, onde poderei passar de uma situação em que disponho de veículo de empresa, para um desafio que não inclui este benefício.
E se isso acontecer, acho que darei o salto para um EV, numa utilização talvez menos óbvia, considerando aquilo que os Evs são mais talhados (que é o consumo urbano).
Ao invés, além das voltinhas normais rotineiras (nada de destaque), irei necessitar que o EV consiga fazer tiradas de ~230km a 130/140km/h.
Ou seja, seria um EV para papar km em AE (dentro dos limites indicados).
Vivendo a meio de Algarve, terei de me deslocar pelo menos uma vez por semana a Lisboa (com regresso provavelmente noutro dia ou no próprio mas com tempo no meio para recarregar), e mensalmente uma ida e volta a Sevilha (que fica sensivelmente à mesma distância).
Tendo em conta que preciso como mínimo autonomia suficiente para fazer a viagem de ida ou volta de uma tirada (parar a meio para recarregar, não será opção), ando a pensar nos Niro/Kauai 64Kwh. Menos que esta capacidade de bateria, não servirá à partida o meu propósito, a não ser que haja um outro modelo tão económico que mesmo com menos capacidade, possa ser opção.
Idealmente claro que preferia um EV capaz de fazer as idas e voltas de uma assentada, sem ter de recarregar, mas dado o que pretendia gastar, à oferta actual, não me parece exequível. Para isso só talvez um Model 3 LR, ou os novos Ioniq 5 com 73Kwh.
Preferia gastar uns 30.000€ no máximo, o que manifestamente é insuficiente para os modelos indicados, mesmo para os de 64Kwh, já vi que terei de esticar o orçamento para uns 35.000€, de forma a poder chegar às capacidades de bateria que necessito. Mais que este valor, não estava para já virado.
O que vinha perguntar era a vossa opinião/experiência (positiva e negativa) nestes modelos e possíveis alternativas?
1- Pode parecer mariquice, mas os Niro/Kauai já têm uma App que possa dar para seguir cargas e estados no telemóvel? Aqui há uns tempos não havia nada.
2- Tem de ter Android Auto / Apple Car Play.
3- Zoe 50, será para esquecer, correcto? Os 40 diziam fazer uns 300-350km (anunciados), mas em estrada já se via aflito para chegar aos 300km. Mas creio que o 50, não trouxe uma longevidade por aí além.
4- Leaf 64Kwh? Faz sentido, já estando o modelo em fim de vida? É mais eficiente que os Coreanos?
5- Uma das razões para olhar para estes modelos Coreanos, prende-se com a vantagem de provavelmente caber na bagageira uma caixa para 2 cães de 25kg cada, ainda que no Kauai tenho as minhas dúvidas, antes teria de experimentar. Creio que a mala do Niro é um pouco maior.
6- 208/2008 etc, não tem nada com range suficiente, certo?
7- Valerá a pena importar directamente? Vasculhei rapidamente no Mobile.de e não vi preços muito melhores dos que os que vejo praticados por cá. Sugestões? Espanha? França? Algum site que mereça a pena?
8- ...?
Obrigado.
A ter mesmo de avançar, darei por aqui feedback.
Encontro-me num possível momento de transição profissional, onde poderei passar de uma situação em que disponho de veículo de empresa, para um desafio que não inclui este benefício.
E se isso acontecer, acho que darei o salto para um EV, numa utilização talvez menos óbvia, considerando aquilo que os Evs são mais talhados (que é o consumo urbano).
Ao invés, além das voltinhas normais rotineiras (nada de destaque), irei necessitar que o EV consiga fazer tiradas de ~230km a 130/140km/h.
Ou seja, seria um EV para papar km em AE (dentro dos limites indicados).
Vivendo a meio de Algarve, terei de me deslocar pelo menos uma vez por semana a Lisboa (com regresso provavelmente noutro dia ou no próprio mas com tempo no meio para recarregar), e mensalmente uma ida e volta a Sevilha (que fica sensivelmente à mesma distância).
Tendo em conta que preciso como mínimo autonomia suficiente para fazer a viagem de ida ou volta de uma tirada (parar a meio para recarregar, não será opção), ando a pensar nos Niro/Kauai 64Kwh. Menos que esta capacidade de bateria, não servirá à partida o meu propósito, a não ser que haja um outro modelo tão económico que mesmo com menos capacidade, possa ser opção.
Idealmente claro que preferia um EV capaz de fazer as idas e voltas de uma assentada, sem ter de recarregar, mas dado o que pretendia gastar, à oferta actual, não me parece exequível. Para isso só talvez um Model 3 LR, ou os novos Ioniq 5 com 73Kwh.
Preferia gastar uns 30.000€ no máximo, o que manifestamente é insuficiente para os modelos indicados, mesmo para os de 64Kwh, já vi que terei de esticar o orçamento para uns 35.000€, de forma a poder chegar às capacidades de bateria que necessito. Mais que este valor, não estava para já virado.
O que vinha perguntar era a vossa opinião/experiência (positiva e negativa) nestes modelos e possíveis alternativas?
1- Pode parecer mariquice, mas os Niro/Kauai já têm uma App que possa dar para seguir cargas e estados no telemóvel? Aqui há uns tempos não havia nada.
2- Tem de ter Android Auto / Apple Car Play.
3- Zoe 50, será para esquecer, correcto? Os 40 diziam fazer uns 300-350km (anunciados), mas em estrada já se via aflito para chegar aos 300km. Mas creio que o 50, não trouxe uma longevidade por aí além.
4- Leaf 64Kwh? Faz sentido, já estando o modelo em fim de vida? É mais eficiente que os Coreanos?
5- Uma das razões para olhar para estes modelos Coreanos, prende-se com a vantagem de provavelmente caber na bagageira uma caixa para 2 cães de 25kg cada, ainda que no Kauai tenho as minhas dúvidas, antes teria de experimentar. Creio que a mala do Niro é um pouco maior.
6- 208/2008 etc, não tem nada com range suficiente, certo?
7- Valerá a pena importar directamente? Vasculhei rapidamente no Mobile.de e não vi preços muito melhores dos que os que vejo praticados por cá. Sugestões? Espanha? França? Algum site que mereça a pena?
8- ...?
Obrigado.
A ter mesmo de avançar, darei por aqui feedback.
Comentário